Marketing imobiliário: Como fazer o planejamento de conteúdo

No marketing imobiliário uma das partes mais importantes na hora de fazer a gestão das redes sociais é o planejamento estratégico de conteúdos. 

Mas, essa pode não ser uma tarefa muito simples para os profissionais da área, principalmente quando pensamos em produzir conteúdo para cada uma das redes sociais. 

Por isso alguns materiais como um calendário de postagens para instagram ou facebook pode ser uma ferramenta facilitadora na hora de executar essa tarefa.

Se você é um corretor de imóveis autônomo, por exemplo, é comum que acabe priorizando outras demandas do dia a dia ao invés do planejamento de conteúdo, o que pode acabar resultando em postagens sem estratégia nos perfis das redes sociais.

O mesmo pode acontecer em grandes imobiliárias, mesmo as que tem um setor de marketing interno. Pensar em campanhas e conteúdos para o instagram ou outras mídias sociais exige um planejamento com antecedência para que possa ser bem executado. 

Afinal, é importante lembrar que criar conteúdos que engajam e geram conexão com seus potenciais clientes vai muito além de apenas postar imagens bonitas. 

O que você irá encontrar neste post:

Redes sociais como estratégia de marketing imobiliário 

Uma das principais estratégias de marketing imobiliário é o uso das redes sociais, como instagram e facebook, para gerar valor e conexão com seus clientes em potencial.

As redes sociais oferecem às imobiliárias e aos corretores de imóveis a oportunidade de alcançarem um grande número de pessoas de forma rápida e eficaz, promovendo interações e engajamento com o conteúdo publicado, seja de forma orgânica ou por meio de compra de mídia, os famosos anúncios. 

Por meio de mídias sociais, é possível divulgar informações sobre novos imóveis, compartilhar os diferenciais da empresa e criar campanhas de marketing que podem atrair a atenção de compradores e vendedores.

Além disso, as redes sociais permitem que os corretores de imóveis criem uma presença online autêntica, construam relacionamentos com seus clientes e aumentem a autoridade da sua marca, seja ela pessoal ou da empresa imobiliária. 

Mas, hoje em dia, apenas estar presente no instagram, facebook e outras mídias não é suficiente para se destacar no mercado imobiliário. 

É preciso que essa presença nas redes sociais seja feita de forma estratégica, seguindo um planejamento de conteúdos. 

Qual a importância do planejamento de conteúdo para imobiliárias?

No marketing imobiliário, a importância de um planejamento estratégico de conteúdo é inegável. 

Com a grande competitividade no setor, um conteúdo bem feito pode ser fator determinante para ajudar a construir presença e credibilidade online, facilitando a conexão com os clientes. 

Uma estratégia de conteúdo bem planejada com antecedência tem papel fundamental para melhorar a visibilidade do negócio e dos imóveis disponíveis para negociação, aumentando assim também as vendas. 

Com essa estratégia bem construída é possível aumentar o tráfego para o seu site e gerar leads qualificados

O conteúdo também pode ajudar a educar e nutrir os clientes sobre o seu negócio, imóveis disponíveis e os serviços que você oferece. 

Além disso, o conteúdo também pode melhorar a experiência do usuário, seu cliente em potencial. Por meio de conteúdos informativos e relevantes, você pode ajudá-los a chegar mais rapidamente no momento de decisão de compra, aumentando a confiança no seu negócio.

Para ajudar você nessa tarefa tão importante que é o planejamento de conteúdo, nossa equipe de marketing da Jetimob separou algumas dicas sobre como fazer o planejamento de campanhas da sua imobiliária.

E ainda produziu um calendário de postagens para instagram imobiliário com as datas mais importantes que você deve se atentar em 2023. 

Siga a leitura deste artigo para conferir todas as dicas e baixar gratuitamente o seu calendário para instagram. 

Como montar um cronograma de postagens no instagram?

Como já falamos anteriormente, construir um cronograma de postagens no instagram, ou para qualquer outra rede social, embasado em um planejamento estratégico de conteúdo é fundamental para criar a conexão desejada com seu público alvo. 

E, para isso, elencamos 5 passos que você deve seguir:

1. Defina seus objetivos e estabeleça uma estratégia

Antes de começar a planejar o conteúdo que será postado no Instagram, é importante definir seus objetivos. Para isso, existem algumas perguntas que você pode fazer para si mesmo para ajudar a definir seus próximos passos.  

Quais são os objetivos do perfil da sua imobiliária? 

Você está tentando aumentar o tráfego para o seu site? 

Está tentando aumentar o número de seguidores? 

Ou talvez você esteja tentando aumentar o número de interações e mensagens diretas? 

Definir seus objetivos ajudará você a criar conteúdos focados para esse propósito, permitindo que eles sejam alcançados.

Depois de definir seus objetivos, é hora de estabelecer uma estratégia. Aqui, algumas perguntas também podem ser feitas para ajudar a definir o que fazer.

Quais são os tipos de conteúdo que você vai postar? 

Quais são os temas que você vai abordar? 

Quais são as palavras-chave que você vai usar? 

Estabelecer uma estratégia ajudará você a manter o foco e a criar conteúdo de forma consistente.

2. Conheça o seu público alvo

Como vimos anteriormente, na estratégia de redes sociais para o mercado imobiliário o conteúdo nas redes sociais é uma ferramenta poderosa. 

Com ela é possível atrair novos clientes e aumentar a conscientização da marca. No entanto, para que o conteúdo seja eficaz, é importante conhecer o público-alvo.

O público-alvo é o grupo de pessoas que você deseja atingir com seu conteúdo. Conhecê-lo é importante para que você possa criar conteúdo que seja relevante para eles. 

Por exemplo, se o seu público-alvo são jovens casais que estão procurando comprar sua primeira casa, você pode criar conteúdo que seja útil para eles, como dicas sobre como escolher a casa certa ou como economizar dinheiro durante o processo de compra.

Além disso, conhecer suas personas também ajuda a determinar quais plataformas de mídia social são mais adequadas para o seu conteúdo

Por exemplo, se o seu público-alvo são jovens, então você pode dar mais foco na produção de conteúdo no instagram, rede onde eles estão mais presentes.

Por fim, conhecer o público-alvo também ajuda a determinar o tom e o estilo do conteúdo. Por exemplo, se o seu público-alvo são pessoas mais velhas, você pode querer usar um tom mais sério e profissional em seu conteúdo.

3. Crie um calendário de conteúdo e postagens

Agora que você tem uma estratégia a ser seguida, é hora de criar um calendário de conteúdo para sua imobiliária, o famoso calendário editorial

Um calendário de postagens para instagram imobiliário ajudará você a planejar com antecedência e a garantir que você esteja postando conteúdo consistentemente.

Imagem ilustrativa do time de marketing de uma imobiliário realizando o planejamento de conteúdo.

Dê atenção para as datas comemorativas

No mercado imobiliário existem algumas datas comemorativas importantes que precisam ser levadas em consideração na hora de construir o calendário de conteúdos, como por exemplo, feriados e aniversários das cidades que estão englobadas no seu catálogo de imóveis. 

Além dessas, outras datas como o dia do corretor de imóveis em agosto, o dia do cliente em setembro e a Black Friday em novembro podem render boas campanhas com ótimos resultados na conversão de leads se planejadas com antecedência e aliadas a bons conteúdos constantes. 

A Jetimob criou um material exclusivo para ajudar você a mapear e não perder nenhuma data importante para a criação de conteúdo para as redes sociais do seu negócio imobiliário. 

No fim dessa postagem você encontrará o JetCalendário 2023 - um guia de conteúdos para gestão de redes sociais no mercado imobiliário. 

No fim dessa postagem você encontrará o JetCalendário 2023 - um guia de conteúdos para gestão de redes sociais no mercado imobiliário. 

Intercale produtos e conteúdos durante a semana

Depois de mapear essas datas comemorativas é importante definir os demais conteúdos que vão compor a sua estratégia. 

Com que frequência você irá postar fotos dos imóveis disponíveis no catálogo? 

Como serão postadas as ofertas? 

Quais conteúdos e dicas são importantes para o seu público alvo? 

Com que tipo de postagem e formato eles interagem mais? 

Você pode definir uma estratégia de cronograma de postagens semanais, onde, por exemplo, toda terça-feira será feita uma postagem sobre um imóvel e toda sexta-feira será feita uma postagem sobre dicas de bairro ou lazer na sua cidade de atuação.

Conteúdos como notícias sobre investimentos e o mercado imobiliário, dicas de decoração, de entretenimento e entre outros, também podem ser bons conteúdos para sua estratégia. Mas não se esqueça de construí-los sempre pensando nos interesses do seu público alvo. 

4. Escolha os tipos de conteúdo para criar e publicar

Existem muitos formatos de conteúdo para serem explorados na sua estratégia de redes sociais. No instagram, por exemplo, você pode investir em conteúdos de imagem ou vídeo complementados com legendas persuasivas em publicações no feed ou no reels. 

E também pode investir na criação de conteúdo para os stories, que são conteúdos mais rápidos, mas que criam uma conexão e reforço de marca muito grande com o público quando bem utilizados. 

Mas independente dos formatos que você escolher para integrar o seu calendário editorial de postagens, é muito importante dar uma grande atenção para a qualidade desse conteúdo. É preciso que ele gere valor para quem o está consumindo. 

5. Mensure e analise os resultados

Medir os resultados da estratégia e cronograma de conteúdo adotados é parte fundamental do processo, para saber se está funcionando ou não e como é possível melhorar.

Ao medir os resultados, você pode descobrir quais conteúdos estão obtendo mais sucesso, quais estão sendo ignorados e quais precisam de melhorias. Isso ajuda a direcionar a estratégia de conteúdo para que ela seja mais eficaz. 

Por exemplo, se você perceber que as publicações de imóveis em vídeos estão obtendo mais engajamento e interesse do que as que são apenas fotos, você pode focar seus esforços em produzir mais conteúdos em vídeo.

Além disso, a análise e mensuração dos resultados também ajuda a entender melhor o comportamento dos seus clientes em potencial. 

Por exemplo, você pode descobrir quais são os horários em que seus posts têm maior alcance, quais são os assuntos mais populares entre seus seguidores e quais são os tipos de conteúdos que eles mais compartilham. Isso ajuda a direcionar a estratégia de conteúdo para que ela seja mais relevante para o seu público-alvo.


Calendário de postagens para download

Imagem da capa do e-book intitulado Calendário Redes Sociais 2023.

Agora que você já sabe a importância de criar um cronograma de postagens e como definir quais conteúdos e em que formato você vai postar, está na hora de começar a planejar o seu calendário de postagens para não perder nenhuma data ou campanha importante. 

Para ajudar nessa tarefa, a equipe de marketing da Jetimob, plataforma completa para imobiliárias, criou o JetCalendário 2023, um guia completo para a gestão de redes sociais do seu negócio imobiliário, com todas as datas que você precisa dar uma atenção em 2023. 

Para fazer o download gratuito do calendário de postagens e acelerar as suas redes sociais, basta acessar a página do material na JetAcademy: Calendário de conteúdos para o mercado imobiliário 2023.


Se você quer se destacar ainda mais nas redes sociais e elevar o marketing do seu negócio imobiliário, na JetAcademy além do calendário de postagens para gestão de redes sociais você também encontra de forma gratuita:

Curso completo de instagram para imobiliárias;

Curso completo de marketing digital para imobiliárias.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.