Topo
endomarketing-imobiliario

Como colocar em prática o Endomarketing Imobiliário

Já falamos em um post anterior o que é comunicação interna e porque ela é tão importante para a sua imobiliária. Hoje vou te explicar o que é endomarketing imobiliário e porque você deve começar a praticá-lo agora.

Mas então, o que é endomarketing imobiliário?

O endomarketing ou Marketing interno é uma estratégia que enxerga o colaborador como cliente interno. São feitas ações que aumentam a conexão dos colaboradores com a empresa e que fazem com que eles “vistam a camisa” da organização se tornando os principais embaixadores da marca. Resumindo poderíamos dizer que são ações de marketing aplicadas no público interno.

Essa estratégia se torna tão importante porque quem melhor para promover a sua imobiliária do que as pessoas que trabalham, vivem nela todo dia e possuem contato com todos os processos.

O endomarketing imobiliário precisa motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam parte importante dentro da empresa. Criem e desenvolvam uma imagem de bom lugar para se trabalhar. Como consequência, eles tendem a opinar positivamente sobre as vantagens e benefícios da sua imobiliária para amigos, familiares e até mesmo para pessoas no mundo online.

No entanto, para que isso aconteça os setores de Recursos Humanos e Marketing precisam juntar as suas forças, desenvolvendo, por exemplo, atividades que resultem em uma maior motivação da equipe, alinhamento dos colaboradores e principalmente atividades que façam com que os colaboradores se sintam valorizados.

Neste post vou te mostrar algumas dicas para te ajudar a melhorar o Marketing Interno da sua imobiliária.

Por que Endomarketing imobiliário é tão importante?

Colaboradores mais motivados

O endomarketing gera colaboradores mais motivados para a sua imobiliária, já que ela se mostra mais aberta às ideias e sugestões que os seus funcionários oferecem. Ou seja, ela torna-se uma imobiliária aberta a feedbacks.

Produtividade

Com colaboradores mais motivados consequentemente há um aumento na produtividade, já que as pessoas passam a entender porque elas estão trabalhando na sua imobiliária, que os seus esforços estão sendo valorizados e estão gerando resultados. Por isso, é bem importante que a sua imobiliária possua uma cultura de elogios e exemplos.

Menor rotatividade

Devido a cultura de valorização e bem-estar, os funcionários se mostram menos dispostos a deixar a empresa. Afinal, todo mundo gosta de ser bem tratado, não é mesmo?

Além dos benefícios citados acima, acontece uma melhora na saúde mental dos funcionários pela diminuição do stress. Como consequência de tudo isso, a sua imobiliária passa a ter um clima organizacional mais saudável e agradável.

Como implementar o endomarketing imobiliário

Antes de tudo é importante que a sua imobiliária possua uma cultura organizacional bem definida: missão, visão e valores. Isso irá garantir que todos estão alinhados sob as mesmas ideias.

OBS: É muito bom usar a cultura na hora da contratação também. Contrate pessoas que dão match com a sua imobiliária, assim será mais fácil elas se adaptarem com a missão, visão e valores do seu negócio.

Como acontece no Marketing, antes de pensar em alguma estratégia você precisa conhecer o seu público, com o Endomarketing não é diferente. Você precisa entender as dores e dificuldades dos seus funcionários. É legal que você converse com os colaboradores a sobre o que pensam da sua imobiliária, quais são as coisas que precisam ser mudadas e reestruturadas e como a sua imobiliária pode ajudá-los diariamente.

Também, é importante que você mostre realmente que está levando em consideração as sugestões deles e que estão sendo colocadas em prática, assim eles se sentem mais presentes nos processos de decisões da sua imobiliária

Depois de obter essas respostas você pode montar suas estratégias de endomarketing.

Dentre elas: treinamentos, bonificações (acontece de acordo com o desempenho de cada colaborador), ações que envolvem a família dos funcionários, trocas de experiências.

Durante e após o processo de implementação, é fundamental manter pesquisas de satisfação junto aos colaboradores.

Dicas de ações

Comunicação interna

Você deve investir em melhorias na comunicação interna. É importante que os seus colaboradores tenham voz e sejam capazes de expressar suas opiniões, você precisa se mostrar aberto a isso.

Promova treinamentos e palestras

As pessoas estão se interessando cada vez mais em adquirir conhecimentos, em investir em educação. Portanto, promova isso aos seus funcionários, sempre que possível passe treinamentos sobre assuntos que irão ajudá-los no dia a dia. Assim, a sua imobiliária demonstra preocupação em desenvolvê-los profissionalmente.

Integração

Invista em Happy hours, festas de fim de ano, entre outros. É importante também que a integração vá além do ambiente de trabalho. A consequência disso é um aumento nos sentimentos de conexão e amizade.

Benefícios e bonificações

Você pode proporcionar aos seus colaboradores parcerias que auxiliem no bem-estar deles, como por exemplo, vale-academias, cupom em barbearias, salões de beleza.

A Bonificação também é essencial, por exemplo: você pode desenvolver um programa no qual os colaboradores com melhor desempenho ganhem um bônus, uma porcentagem extra no salário ou viagens, passeios, livros. Todo mundo gosta de receber um agradinho por um trabalho bem feito, não é mesmo?

Você pode divulgar esses bons exemplos, o corretor com maior desempenho ganhou o prêmio “corretor do mês”, por exemplo. Isso estimulará uma competição saudável entre eles.

Plano de Carreira

Ofereça oportunidades para cargos mais altos aos colaboradores mais capacitados e motivados. Além disso peça referências de pessoas que podem assumir cargos na imobiliária.

Como consequência eles se sentirão mais motivados, já que verão possibilidades de crescimento dentro da sua imobiliária. E quanto as referências eles sentirão que você confia neles.

Outra dica é: Faça os seus colaboradores, não só você, palestrar ou ministrar workshops ou mini palestras para a comunidade.

Ferramentas digitais que podem auxiliar

Se comunicar usando a internet é essencial em um mundo de tecnologia, existem vários apps e softwares que você pode utilizar como: Slack, Trello e Asana, esses dois últimos têm a finalidade de ajudar na organização e divisão de atividades. todos têm versões gratuitas que vocês podem usar nas suas imobiliárias. Você também pode utilizar grupos no Whatsapp e até no Telegram.

Documento compartilhado

Você pode fazer um documento compartilhado para os seus colaboradores, onde você pode colocar desde informações sobre a imobiliária até informações sobre locais onde eles podem passar as férias, por exemplo.

Além disso, você pode produzir vídeos de treinamentos, por exemplo um vídeo sobre dicas para vender imóveis para recém casados.

E-mail interno

Você pode segmentar os e-mails por equipe e enviá-los. Foque no envio de e-mails personalizados também.

Além de todas essas dicas, é essencial que você entenda que pequenos gestos também fazem a diferença, como por exemplo, comprimentar, chamar os colaboradores pelo nome, elogiar e agradecer os feedbacks passados.

Com todas essas dicas tenho certeza que você irá aplicar uma estratégia de endomarketing imobiliário espetacular!

 

curso de marketing para imobiliária

[Total: 1    Média: 5/5]