Topo
como vender imoveis no facebook

Como vender imóveis com o Facebook

Que o Facebook é uma ferramenta essencial na sua estratégia de marketing digital, você já sabe. Que as redes sociais são uma aliada para captar clientes e reforçar a presença da sua marca, você também já sabe. Agora, será que você está usando o Facebook da melhor forma no seu marketing imobiliário?

Tornar seu negócio atrativo e funcional nesse meio é imprescindível e pode auxiliar você a conquistar clientes e, quem sabe, concretizar vendas. A maioria das empresas sabe da importância de ter uma página no Facebook, mas pecam em fazer um planejamento das ações para utilizar esta mídia de forma efetiva.

Só no Brasil são em torno de 130 milhões de usuários ativos por mês, 8 em cada 10 brasileiros que possuem acesso à internet estão no Facebook. Ou seja, se a maior parte da população está ativa nessa rede social, faz sentido dizer que a maior parte das empresas esteja também. E você, já aderiu essa ferramenta à sua empresa?

Por que anunciar no Facebook?

  • Investimento relativamente baixo com possibilidade de definir o tipo de público, dia e hora da semana, além de permitir algo muito importante: interação;
  • Possibilita vários formatos de publicação como divulgar a página, patrocinar os posts, ofertas específicas, fazer enquetes, anúncio de vendas, publicar vídeos ao vivo e webcards, links externos e mais;
  • Integração com outros mídias sociais como Instagram;
  • Completo arsenal de ferramentas de gerenciamento dos indicadores, com relatórios em tempo real de campanha do seu marketing imobiliário.

Talvez você precise de uma ajudinha, então vamos lá! Tudo começa com sua página (não um perfil, mas uma página!). É necessário ter uma página específica para a sua empresa, não pega bem misturar perfil pessoal com vendas. Criar uma página é um processo simples, vamos mostrar aqui um passo a passo inicial para você entender melhor como divulgar no Facebook.

1) Nessa nova atualização, a plataforma realocou a opção “Criar” bem pertinho de outras ferramentas que são bastante utilizadas, na barra superior;

2) Ao clicar em Criar, você deverá selecionar a opção “Página”;

3) Na sequência, a opção “Começar”, na seção “Negócio ou marca”;

4) Dê o nome à ela e defina o ramo no qual seu negócio pertence. Para a área imobiliária existem diversas opções, selecione a que melhor se encaixa com a sua proposta.

Quais tipos de anúncio existem no Facebook?

No primeiro caso é possível criar anúncios de diversos tipos para se comunicar com os clientes.

Imagens simples

Os anúncios conseguem maior alcance quando se compõe de uma imagem única com pouca ou nenhuma escrita. O alcance nesses casos é muito maior do que uma imagem com muita escrita, por exemplo.

Uma boa foto de um de seus imóveis pode ser uma boa ideia nesse caso. É importante, claro, se dedicar às fotos para que elas fiquem atrativas.

Carrossel

Uma possibilidade de anúncio é o carrossel. No carrossel você coloca vários pequenos anúncios relacionados e os divulga juntos.

Para o mercado imobiliário essa é uma ótima alternativa. Isso porque esse tipo de anúncio é ideal para divulgar vários imóveis de uma só vez. Contudo, é bom reunir os imóveis por algum tema ou característica em comum. Posts com propósitos e públicos muito distintos tendem a ter um menor alcance no Facebook.

Vídeos

Os vídeos também geram bom engajamento no Facebook. Produzir vídeos para a sua página pode ser uma boa estratégia para engajar seus possíveis clientes.

Existem vários tipos de conteúdo em vídeo que você pode produzir para as suas redes sociais.

Para esse tipo de mídia, no Facebook, é importante não utilizar links. Os links possuem pouco alcance, enquanto vídeos postados diretamente na plataforma possuem um alcance mais alto.

Links

Evite colocar links sozinhos. Links com miniaturas possuem um baixo alcance.

Coloque os links junto à imagens dos seus imóveis e eles terão um maior alcance. Além disso, essa é uma forma de incentivar os seus seguidores do Facebook a entrarem em seu site imobiliário.

Assim você consegue mais leads (clientes em potencial) e aumenta o tráfego do seu site, o que vai melhor a SEO (Otimização de motores de busca).

O que você deve explorar no Facebook?

A presença de uma empresa na internet é baseada em suas ações conjuntas em diversas plataformas. Uma estratégia de marketing bem feita considera o que é mais efetivo para o canal que você está usando.

Sendo assim, seu marketing imobiliário deve considerar um plano específico para cada canal. Se você fez um anúncio para o jornal e quer aproveitar o mesmo no Facebook, é possível que não seja uma boa estratégia.

Primeiro porque os formatos de anúncios em jornais são diferentes do Facebook.

Segundo porque anúncios no Facebook funcionam melhor se forem mais direcionados e objetivos. Diferente do Jornal, onde geralmente há anúncios de vários imóveis ao mesmo tempo.

Segundo com o site Kissmetrics, postagens que aliam texto e imagem têm 53% mais curtidas, 104% mais comentários e 84% mais cliques. Então, dedique tempo para ilustrar bem suas publicações e consiga atrair mais engajamento de seu público. Para isso você pode contratar uma agência publicitária ou um freelancer que trabalhe com direção de arte e/ou social media.

Esse profissional criará conteúdo e gerenciará sua página, emitindo relatórios a respeito do desempenho dela e ajudando a otimizar seu trabalho. Uma boa dica é a criação de infográficos com assuntos atuais, eles geram muitos compartilhamentos.

Personalize sua página

Caso você ainda não tenha, comece definindo uma boa identidade visual para a sua empresa e aplique-a também nas redes sociais. No meio digital, o seu perfil funciona como o seu cartão de visitas. Por isso é importante que seu cliente se depare com um visual que seja agradável e que deixe claro o posicionamento de seu negócio.

O Instagram, que agora também pertence ao Mark Zukemberg, mostrou através de atualizações recentes que, para ter relevância, é necessário ter um bom conteúdo e não apenas boas curtidas. Mais adiante falaremos melhor sobre relevância.

De volta ao Facebook, a capa da página e as imagens das publicações precisam ser pensadas e trabalhadas estrategicamente. Como falamos aqui algumas vezes, já existe muito do mesmo. Portanto, vale (muito) a pena tornar o seu negócio imobiliário profissional, sério e autêntico.

O Facebook estabelece algumas regras básicas para as imagens, por isso procure mais sobre dimensões no Google. Para a foto de perfil, por exemplo, recomendamos que use sua logomarca. A resolução mínima deve ser de 180x180px para que não haja distorções.

A foto de capa é como um complemento para a foto de perfil, uma síntese rasa da empresa. Essa foto pode (e deve) ser alterada de tempos em tempos. Exponha ofertas, uma foto da campanha de marketing atual ou uma causa que sua imobiliária esteja apoiando, por exemplo.

Descreva a empresa!

Como fazer isso? Clique em “Sobre”, na barra lateral esquerda da página. Lá, você terá acesso a várias personalizações de informações sobre a página e sobre a empresa. São informações de contato, como endereço, telefone, e-mail, site e outros detalhes úteis, como descrição da empresa e tópicos relacionados.

Você também precisa definir um nome de usuário. Isso irá personalizar a URL da sua página dentro do Facebook, como por exemplo, https://www.facebook.com/imobiliáriasuacasa. Isso é importante para que não só o lead lhe ache com mais facilidade, mas também para que o Google reconheça o seu nome na internet.

Ao longo da página você verá outros elementos, com 3 colunas, uma que é fixa (da esquerda), a coluna do meio onde você publica suas coisas e a coluna da direita onde há as informações “sobre”, vídeos, eventos e outros.

Nas “abas personalizadas”, à direita, há diversas categorias que você pode escolher para aparecerem ali. Pense em quais informações um visitante no Facebook precisa para tomar sua decisão de compra. A partir disso, você já consegue ir montando sua página. Uma dica interessante é olhar a página de outras imobiliárias que sejam referência (no Brasil e/ou no mundo) para ter algumas idéias.

Botões Call-to-action (CTA)

Esses botões aparecem abaixo da imagem de capa e têm por objetivo incentivar as pessoas a realizarem ações importantes em sua página. Algumas possibilidades que você pode utilizar são: “faça reserva agora”, “ligue agora”, “compre agora”, “assista ao vídeo”, “envie mensagem”, etc.

É importante lembrar aqui que uma estratégia de divulgação no Facebook possui duas fases. A primeira se refere à etapa de definição de conteúdo e personas (público alvo). Já a segunda é a fase de melhoria de performance.

O Facebook prioriza as atualizações que os usuários irão curtir, comentar, clicar, compartilhar ou passar algum tempo lendo – o que chamamos de engajamento. Isso porque, quanto mais engajador for o conteúdo, mais você voltará a aparecer no Facebook – e mais a rede social poderá alcançar seu objetivo de conectar pessoas.

Seu marketing imobiliário deve levar isso em consideração, criando postagens que tenham relevância para seu cliente. Veja algumas dicas:

  • Use sempre fotos de alta qualidade
  • Faça chamadas criativas que mostrem o benefício do produto
  • Gere links que direcionem ao seu site
  • Utilize datas importantes para envolver seu público
  • Faça enquetes, sorteios e afins – para sorteios você pode fazer press kits da sua imobiliária
  • Crie conteúdos que sejam relevantes (relacionados ao seu negócio)
  • Escolha com cuidado os imóveis que você irá anunciar, pois eles devem servir para atrair seguidores e direcionar clientes ao seu site;

Produzir conteúdo no Facebook

As empresas precisam conquistar cada vez mais a atenção de seus públicos de maneira natural. Isto é, quando você oferece um conteúdo de qualidade, pelo qual seu cliente está interessado, há mais chances dele interagir com a sua imobiliária e procurar por você quando decidir realizar uma compra.

Produzir conteúdo próprio é importante e, quando bem feito, garante credibilidade e autoridade no assunto. No entanto, você pode realizar uma boa pesquisa e seleção em sites, blogs e portais que tratem de temas de interesse de seu público, e compartilhar esses materiais em sua página.

E para produzir um bom conteúdo: crie personas. Via Facebook essa estratégia está ainda mais fácil de ser feita, visto que as pessoas divulgam inúmeras informações importantes sobre elas nas redes sociais. Portanto, monitore não apenas a idade e os dados demográficos do seu cliente, atente para interesses pessoais e preferências que o tornam único para o seu negócio. Para isso, também existem softwares que podem lhe ajudar, como o Facebook Ads.

Como já é bastante difundido, o Facebook estabeleceu um algoritmo no seu feed de notícias. Isso significa que, por exemplo, se 2000 pessoas curtiram a página de sua imobiliária e você publicar algo, apenas 200 delas irão receber sua publicação organicamente. A quantidade excessiva de conteúdo postado na rede social exigiu que este “filtro” fosse criado. Caso ele não existisse, cada pessoa teria, pelo menos, 1600 publicações para ler.

Para que esse número seja maior, existe a possibilidade de impulsionar a publicação e, aí sim, segmentar público, etc.

Essa alternativa de promover sua página e pagar alguns anúncios para gerar mais engajamento é bastante válida. Além disso, sempre responda dúvidas e comentários e mensagens dos interessados. Está liberado utilizar uma linguagem mais amigável e convidativa.

Como gerar lista de mailing para trabalhar a prospecção

Fique atento aos clientes que curtiram, comentaram e compartilharam seus posts. Mantenha um contato mais pessoal, peça e-mail e telefone e registre-os em um sistema para corretores como o Jetimob para fazer o processo do funil de vendas. Crie newsletters e permita que eles escolham receber ou não.

Entretanto, atenção! Não é legal ser invasivo, ok? Torne a sua empresa uma referência na área imobiliária, fazendo com que os leads cheguem até você de forma quase que espontânea. Chamamos isso de marketing de atração ou inbound marketing.

Monitore sua performance

O Facebook tem várias ferramentas e relatórios que mostram a performance da sua página e de cada postagem. Quantos curtiram, quantos compartilharam, etc. Por aí você terá uma ideia do que funciona mais e pode ir ajustando sua estratégia. Você encontra estas informações na aba bem acima da sua página chamada “Publishing Tools” e “insights”.

Uma dessas ferramentas para ajudá-lo a conciliar o marketing da própria plataforma com o seu negócio é o Gerenciador de Negócios. Através dela você poderá publicar e rastrear anúncios, gerar ativos e, se desejar, adicionar um analista de marketing parceiro para lhe auxiliar. Basta entrar no site https://business.facebook.com/ e criar uma conta.

Gerenciador de anúncios

Outro recurso disponibilizado pelo Facebook para ajudá-lo a vender através da plataforma é o Gerenciador de Anúncios. Para encontrá-lo, digite “gerenciador de anúncios” na barra de pesquisa do próprio Facebook. Essa ferramenta funciona como um gerenciador de campanhas, através do qual você acompanha todos os resultados: alcance, interação, custo por visualização, etc.

Durante a criação do anúncio, você irá segmentar o público por gênero, idade, localização e por aí vai. Preste atenção na definição dessas informações pois, quanto mais precisas elas forem, mais precisa será a distribuição pelo Facebook e mais precisos serão os relatórios.

E o Marketplace?

Bom, o marketplace é o “mercadinho” online do Facebook. A respeito dele, temos um artigo completíssimo que você encontra clicando aqui.

Permita que o cliente visualize bem os imóveis

De longe, vídeos geram muito engajamento. Invista em vídeos bem produzidos mostrando os imóveis, depoimentos de clientes, animações, explicativos, etc. Você também pode explorar os vídeos ao vivo quando estiver em algum evento ou lançamento importante.

Além de vídeos, outro recurso a ser explorado são os tours 360º, que permite que você mostre de maneira completa uma propriedade. Além disso, as vistas que valorizam um imóvel podem ser ressaltadas e chamar a atenção de seu público. Para utilizá-lo basta que você registre a imagem que deseja disponibilizar a partir do efeito panorâmico, que está presente em smartphones ou a partir de aplicativos específicos que cumprem essa função.

Mostre quem faz acontecer

As pessoas gostam de saber com quem estão falando e isso faz parte das estratégias de inbound marketing. Portanto, com permissão, use fotos do seu time de corretores e colaboradores. Caso convenha, disponibilize um telefone para que seus clientes possam contatá-los. Muitos corretores tem um perfil profissional próprio, vinculado à imobiliária a qual trabalham. É muito importante que estes perfis estejam em consonância com a comunicação da empresa, com identidade similar e mesma qualidade de conteúdo e postagens.

Falar sobre como divulgar no Facebook é um tanto complexo visto que existe muita informação e muitos detalhes. O importante é fazer do seu marketing imobiliário uma convergência de diversas mídias, considerando um boa parte do seu investimento para as mídias sociais. Trabalhar bastante conteúdo, deixar seu site redondo para receber novos visitantes e criar uma relação com seu público. Faça o Checklist da Jetimob e avalie como está a presença online de sua imobiliária.

[Total: 2    Média: 5/5]