Melhore sua comunicação com o cliente no mercado imobiliário

A comunicação com o cliente começa no momento em que ele entra em contato com você, seja esse contato sendo através de anúncios, redes sociais, site do seu negócio imobiliário ou ainda de uma forma mais direta por chat, e-mail ou presencialmente. 

Desde então, diversos cuidados podem ser tomados para que uma comunicação eficaz e estratégica aconteça. Em cada uma das etapas da venda é preciso agir de uma maneira que reforce e demonstre a importância dada ao cliente.

Transmitir a mensagem correta, torna mais fácil e positivo o processo de busca por um imóvel. Pois, é desta forma que se constrói um ambiente favorável e que incentiva o cliente a comprar uma propriedade. 

Portanto, proporcionar experiências positivas durante a negociação, informar corretamente e comunicar de maneira inteligente e perspicaz pode ser decisivo para impulsionar suas vendas.

Desse modo, nesta publicação você irá ficar por dentro da importância que uma boa comunicação com o cliente agrega no seu negócio imobiliário e ainda encontrará dicas de como melhorar o seu contato com o cliente.

Assuntos que você irá encontrar:

A importância de uma boa comunicação com o cliente

Manter uma boa comunicação com o cliente, desde o início até o pós-venda, é fundamental para transmitir confiança, aumentar o reconhecimento de marca e reafirmar sua relevância no mercado.

Você pode achar que realizar um bom atendimento e mostrar-se à disposição é o mínimo, e, sim, você está certo. Mas ainda é preciso trazer esse assunto em discussão, pois manter um bom relacionamento com o cliente é um fator de muita importância para fechar um negócio.

E muito mais que fechar um negócio é possuir clientes satisfeitos que recomendam sua empresa.

Ainda mais quando nos referimos ao mercado imobiliário, onde os corretores(as) por exemplo, na maioria das vezes mantém um longo relacionamento com o lead até se tornar cliente. 

E é papel desse profissional conduzir o possível cliente na busca do melhor negócio a ser fechado. 

Por isso, a importância em se preocupar com essa etapa no processo de negociação. Aprender e saber realizar uma boa comunicação com o cliente contribui para deixá-lo mais à vontade e mais seguro com você.

Vantagens para seu negócio imobiliário

Como falamos anteriormente, para que um bom relacionamento com o cliente seja realizado, o corretor(a) de imóveis precisa ser um guia e conduzir o cliente a tomar a melhor decisão de acordo com seu perfil, qual o investimento necessário e entre outros fatores.

Pois, quando você como profissional entende a importância e consegue exercer de forma mais cuidadosa, preocupando-se com o cliente, os resultados tendem a melhorar.

Desse modo, para conseguir visualizar as vantagens de uma boa comunicação com o cliente no seu negócio imobiliário é interessante ter em mente os seguintes tópicos:

Tenha paciência no processo

Um primeiro contato é o primeiro passo de um longo processo de relacionamento com lead ou cliente, por isso é preciso amadurecer essa relação e criar confiança para ter sucesso.

Sendo assim, uma boa comunicação imobiliária auxilia na sua compreensão do estágio do funil de vendas que determinada onde a pessoa se encontra, contribuindo para uma linguagem mais assertiva e objetiva.

Fidelize seu cliente

Fechar uma negociação deve ser a porta de entrada para inúmeras possibilidades que você como atuante no mercado imobiliário, deve utilizar para fidelizar seu cliente.

Tratar não apenas como um objetivo final, mas sim, como uma forma de proporcionar uma experiência positiva em todo o processo de negociação, pois adquirir um imóvel é um momento delicado e importante. 

E mesmo que, no mercado imobiliário, a compra, venda ou locação de imóveis possa não ser corriqueira para o mesmo cliente, lembre-se que clientes contentes recomendam seu negócio.

Imagem ilustrativa de uma corretora de imóveis em uma reunião com o cliente.

Como melhorar sua comunicação com o cliente?

Agora que você já entendeu a importância que uma boa comunicação com o cliente possui, trouxemos algumas dicas para que você possa colocar em prática no seu negócio imobiliário.

Identidade da sua marca

Levar em consideração as cores utilizadas, as fontes escolhidas e as imagens presentes em cada uma das peças é o mínimo para garantir uma boa comunicação. Você pode procurar  um profissional de marketing para melhorar esses critérios na sua empresa.

Seja ela uma placa, uma fachada, o layout do seu site ou uma postagem para as redes sociais, é imprescindível pensar cada elemento para constituir suas mídias e assim, destacar seu negócio no mercado imobiliário.

Conversa com o cliente

Observe sua linguagem corporal, pois segundo o professor Albert Mehrabian, “93% da comunicação humana é feita através de expressões faciais e movimentos do corpo”. 

Tente conduzir a negociação demonstrando confiança, sendo amigável e estando disponível para responder dúvidas. Dando mais informações de maneira honesta! 

Esteja preparado e tenha conhecimento sobre o imóvel do qual você está falando para evitar enganos e garantir uma negociação ágil e eficaz, por exemplo.

Conheça o perfil do seu cliente

Entenda o perfil do seu público e saiba o que eles querem adquirir. Assim que entra em contato com você, o(a) possível comprador(a) deve ser cadastrado no seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente. 

Para que você saiba com quem está falando e possa argumentar de forma estratégica e inteligente. Utilizar todas as potencialidades que um CRM para o mercado imobiliário oferece é primordial para realizar uma negociação de maneira mais simples e ao mesmo tempo mais eficiente.

Saiba adaptar sua linguagem

Conhecendo cada perfil, obviamente a sua forma de comunicação com o cliente deve seguir abordagens distintas. 

Novas gerações estão se tornando consumidores no mercado imobiliário, conquistando seu primeiro lar, por exemplo, e você deve estar preparado para negociar com essas pessoas.

Desse modo, suas estratégias de negociação precisam estar alinhadas com o perfil do seu cliente, para que você consiga impulsionar suas vendas e gerar confiança nos seus clientes.

E se você gostou desse conteúdo e quer aprender mais sobre estratégias de comunicação para o mercado imobiliário, acesse nosso Jet Academy e mantenha-se atualizado.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.