Dicas para melhorar a comunicação interna da sua imobiliária


Tempo de Leitura: 6 minutos

Nos dias de hoje, é muito difícil uma empresa sobreviver no mercado sem uma boa comunicação interna. Pensando nisso, neste post eu vou te explicar por que ela é tão importante, além de dar dicas de como criar uma comunicação interna eficiente para a sua imobiliária.

Por muito tempo só se escutava sobre comunicação externa, ou seja, da empresa para o cliente. O principal objetivo desta forma de comunicar é chamar atenção do público de interesse da organização e, por consequência,  estimular mais vendas.

Porém, agora a realidade é outra. Os negócios não podem se preocupar somente com a comunicação mercadológica e deixar de lado a interna. Isso porque os próprios colaboradores podem virar os melhores advogados de marca que você pode encontrar.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna pode ser entendida como uma estratégia de relacionamento com os colaboradores ou uma área da empresa.

Para simplificar, usaremos essa definição: conjunto de ações com a finalidade de engajar os colaboradores e passar informações. Podem ser utilizados vários canais de comunicação como: murais, TV’s corporativas ou o até mesmo email.

Como uma de suas funções é passar informações relevantes entre os colaboradores das empresas, pode-se dizer que a comunicação interna sempre existiu. Ou seja, ela existe em todas as empresas, mas nem todas conseguem gerenciá-la adequadamente.

Um ótimo gerenciamento da comunicação interna pode proporcionar inúmeros benefícios para a sua imobiliária que irei citar daqui a pouco.

Para começarmos, você precisa entender qual o principal objetivo da comunicação interna.

Seu intuito é otimizar a troca de informações dentro da empresa e alinhar os colaboradores com os princípios e objetivos da organização, com a finalidade de engajá-los.

Por que engajar os seus colaboradores é muito importante?

Colaboradores engajados e alinhados com os princípios da sua organização trazem inúmeros resultados positivos, como por exemplo, um aumento bem considerável na produtividade da sua equipe.

Além de bons salários as pessoas estão procurando organizações que elas se identificam com os propósitos e valores e que tenham uma boa comunicação com os seus colegas.

Para tornar o ambiente de trabalho mais aconchegante as empresas precisam colocar em prática algumas ações de melhoria de comunicação interna que você aprenderá mais tarde.

Uma comunicação interna ruim pode gerar muitas implicações como: diminuição da produtividade, falha em projetos, nos objetivos, colaboradores deixando a imobiliária e a perda de novos clientes.

Esses problemas podem ser evitados quando os colaboradores estão engajados e dispostos a vestir a camisa pela sua imobiliária.

Tenha em mente que todo mundo gosta de atenção e estar por dentros dos assuntos. Com seus colaboradores é a mesma coisa.

Funcionários gostam de serem ouvidos e de mostrarem suas próprias opiniões. Não crie uma ditadura ao impedi-los de se expressar e participar da cultura da sua imobiliária.

Nos dias de hoje só sobrevivem os negócios que sabem a importância de funcionários engajados.

Dicas para melhorar a comunicação interna da sua imobiliária

Conheça bem a sua imobiliária e os seus colaboradores

É muito importante que você identifique o que os seus colaboradores precisam para ajudar o trabalho deles.

Você precisa entender os seus colaboradores, saber os suas limitações, o que os move, saber os seus nomes e tratá-los muito bem.

É essencial que os colaboradores se sintam bem com a sua presença e acima de tudo saibam que você estará ali para o que eles precisarem.

Planejamento da comunicação interna

É preciso planejar a comunicação interna. Assim como você planeja qualquer área, ela também precisa de metas e métricas. Defina objetivos coerentes, que façam sentido para a sua imobiliária e que sejam alinhadas com o seu propósito final. Algumas mais comuns são:

  • aumentar o alinhamento dos colaboradores com os discursos da organização;
  • alavancar o nível de satisfação dos funcionários;
  • diminuir o turnover da empresa;
  • melhorar a participação de profissionais nas reuniões estratégicas ou nas ações sociais da companhia;
  • impulsionar o índice de metas alcançadas por funcionário ou equipe.

Em seguida, faça uma análise dos resultados e verifique o que você pode melhorar.

Boa comunicação

É de extrema importância que você tenha uma comunicação aberta e agradável com a sua equipe.

Seja transparente e claro nas suas falas. Conte para seus colaboradores as novidades, os resultados, peça a opinião deles, já que eles fazem parte do negócio tanto quanto você. Ele presencia o que acontece no dia a dia da sua imobiliária.

Essa prática evitará ruídos como fofocas desagradáveis, que sempre geram mais problemas do que normalmente percebemos.

Lembre-se de mostrar que você está disposto a ouví-los.

Seja um bom líder

Escute seus colaboradores, principalmente quando eles têm um feedback para te passar. Não ignore! Muitas vezes é difícil analisar e entender nós mesmos. Se o seu colaborador está falando isso para você é porque algo está errado. Peça opinião de outras pessoas, comece a analisar a si mesmo.

Assuma seus erros, afinal você também é humano e, sobretudo, seja ético. Imagine que você trabalha em uma imobiliária como corretor e seu diretor tomou uma atitude muito antiética. O que você vai sentir? Você continuará trabalhando naquele local?

Se coloque no lugar dos seus colaboradores e pense que tipo de líder você gostaria de ser e qual tipo de líder eles estão precisando no momento.

Porém, não vamos falar somente de feedbacks negativos, é importante que você como líder crie a cultura de feedbacks positivos na sua imobiliária. Como consequência, os profissionais se sentirão valorizados e dispostos a ajudar a imobiliária a alcançar os melhores resultados.

Crie momentos

É sua responsabilidade fazer os colaboradores se sentirem em casa. Por isso, crie momentos de integração entre eles, como almoços e happy hours. Isso ajudará também na integração de novos membros.

Outra dica importante é: desburocratize. Obstáculos entre as áreas podem resultar em formação das famosas panelinhas. Estude qual a melhor forma dessas informações serem repassadas.

Com todas essas dicas tenho certeza que você irá construir uma cultura muito mais forte e, consequentemente, melhorar a sua comunicação interna.

Benchmarking imobiliario


Relacionados