Contato com clientes: melhore a sua comunicação e aumente suas vendas

As inúmeras facilidades trazidas pela internet fazem com que os vendedores de todas as áreas tenham que se atualizar constantemente. As possibilidades disponíveis para compra e os métodos de realizar vendas precisam ser avaliados e adaptados a todo momento. Hoje, o contato com clientes precisa ser mais ágil e eficiente, e preferencialmente virtual.

No mercado imobiliário o meio digital também tem sua importância. Ainda que uma compra não seja efetivada sem uma visita ao imóvel, ou antes de um estudo mais específico das vantagens e desvantagens ser realizado a comunicação com o cliente precisa ser instantânea.

Uma das formas de possibilitar a comunicação fácil e direta com o cliente é disponibilizar um contato online, como um chat . Alguns profissionais do mercado imobiliário já utilizam essa forma de contato como o principal meio de interagir com seus clientes. Atender pela internet pode ser uma estratégia de relacionamento importante para sua imobiliária alavancar negócios.

A maior vantagem do contato online é o conforto para o cliente. Ele pode estar ou no conforto da sua casa, na rua, no serviço ou em qualquer outro lugar e ainda ser atendido.

As ferramentas de contato online possibilitam que sua imobiliária esteja disponível para atender um novo cliente enquanto ele realiza diversas outras tarefas ao mesmo tempo. Dessa forma, você consegue dar respostas em um curto espaço de tempo e atender as necessidades do consumidor atual.

Melhore o contato com clientes através das redes sociais

As redes sociais também podem auxiliar no processo de vendas de sua imobiliária. Estar nas redes sociais é parte essencial em ter uma presença online sólida. O contato através das redes proporciona um fluxo de informação que é muito mais dinâmico, diminuindo o período necessário para se realizar as negociações.

Facebook

O Facebook é uma das possibilidades de rede social para sua empresa. Se levarmos em consideração o aspecto comunicacional, é uma rede social que nos remete mais à tirar dúvidas.

Usar o Facebook como uma forma de responder perguntas dos clientes, informá-lo sobre produtos (que podem ser divulgados na própria rede social) são atividades comuns à rede social.

Lembre-se que aqui é essencial que você responda o cliente rapidamente, isso porque o Facebook contabiliza o tempo que você demora para responder e repassa essa informação para os usuários.

Whatsapp

O Whatsapp é considerado por muitos corretores a maior plataforma para fechar negócios.
Aqui, assim como no Facebook, é possível tirar dúvidas dos clientes. Mas, mais do que isso, aqui é possível estabelecer uma relação mais próxima com seus compradores.

Pelo Whatsapp você pode investigar as necessidades mais específicas das pessoas e oferecer imóveis que se adequam melhor à elas. Organize seus contatos com a ajuda de um CRM e você verá uma grande evolução no contato com os clientes.

Instagram

Ainda que seja mais incomum relacionar essa rede social com a comunicação direta com o cliente, é possível conversar com seus clientes pelo Instagram.

Aqui, a possibilidade é que a comunicação direta será sempre uma resposta a alguma necessidade do cliente, que pode entrar em contato a partir de alguma postagem ou story.

Crie relações mais genuínas

Utilizar as redes; além de proporcionar comodidade para o corretor e para o cliente, pode ser uma importante ferramenta de relacionamento para sua imobiliária. Através delas é possível manter contato tanto com clientes antigos, quanto com os novos interessados em realizar negócios. O ambiente informal proporcionado pelas redes contribui para uma comunicação mais direta em que o cliente fique à vontade para perguntar, elogiar e criticar se for esse o caso.

Muito mais do que propaganda imobiliária

Para realizar um bom trabalho nas redes também é preciso que o corretor de imóveis tenha alguns cuidados. Nunca esquecer que as redes sociais não são espaços de publicidade pura e simples, e sim ferramentas de relacionamento.

Por isso é preciso elaborar estratégias e agir com perspicácia em cada plataforma em que a sua empresa estiver presente. Além disso, é preciso evitar práticas invasivas e respeitar a privacidade do usuário.

Isso porque, mais do que pensar em uma “propaganda imobiliária”, é preciso pensar em um marketing imobiliário. E parte do marketing imobiliário diz respeito a como se relacionar com os clientes nas redes sociais

Sim, você precisa pensar em como fazer propaganda de seus imóveis. Mas isso não é tudo. Precisa pensar no processo de vendas em fases, especialmente quando falamos no que diz respeito à vendas que se baseiam no meio digital.

Pensando nisso, nós preparamos um ebook sobre posicionamento online no mercado imobiliário, que vai te ajudar a entender, com exemplos práticos, como organizar o seu marketing imobiliário – especialmente no meio digital.

posicionamento-online

Separe o profissional do pessoal

Ao realizar um atendimento, o corretor está em seu espaço profissional deve se comportar como tal. Portanto, por mais redundante que isso soe, mantenha seu perfil profissional o mais profissional possível.

Tente não expor opiniões pessoais, criar polêmicas desnecessárias, etc. Seu perfil profissional deve ser planejado e as postagens dele, assim como o modo como você se comunica através dele, devem estar de acordo com seu planejamento.

No perfil pessoal, existem duas possibilidades. A primeira é que você use o seu perfil somente para fins pessoais.

Nesse caso, você obviamente pode se sentir a vontade para postar e falar qualquer coisa que deseje.

A outra possibilidade é usar seu perfil pessoal como instrumento de vendas. Nesse caso, pense melhor no que postar e como se comunica. Pense se aquilo ue você está comunicando ali está de acordo com o que seu planejamento de marca diz.

Tudo que sua marca faz, não apenas como ela se comunica, mas também o visual, fazem parte do seu branding. Isso vai influenciar diretamente na sua relação com os clientes.

Para entender mais sobre branding no mercado imobiliário, veja nosso ebook sobre o assunto.

branding-imobiliário

Melhore o contato com os clientes

Por fim, investir na comunicação com seus clientes você vai melhorar a imagem da sua empresa. Dessa forma, você irá melhorar seu marketing imobiliário e vender mais.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.