Dicas de como fazer um contrato de compra e venda de imóvel

“Como fazer um contrato de compra e venda de imóvel?” talvez seja uma pergunta específica demais para um público que está acostumado a lidar com a comercialização de bens imobiliários.

Em algumas situações, o preenchimento de documentações e burocracias durante o expediente é tanto, que não conseguimos parar para entender o porquê desse trabalho estar sendo feito.

É notável que o principal objetivo do cliente para com a sua imobiliária seja realizar a venda ou compra de um imóvel. Ele está requerendo o seu auxílio e experiência para tornar o negócio algo lucrativo e menos problemático.

Saber como fazer um contrato de compra e venda de imóvel é uma das principais exigências da profissão de corretor. Você irá trabalhar diretamente com um fator decisivo e de grande importância para a vida do cliente. Há um alto valor monetário envolvido, além da ligação emocional e das circunstâncias em que essa transferência é realizada.

O contrato de compra e venda do imóvel é um documento que poderá ser tanto público como particular. Ele será útil para formalizar a transferência imobiliária, colocando em pautas os principais tópicos acordados entre o vendedor e comprador do empreendimento.

No momento em que o contrato é um acordo que formaliza e condiciona o negócio entre dois indivíduos e um imóvel, é necessário o cumprimento de algumas especificações. Vamos conversar sobre elas daqui a pouco, visto que precisamos primeiro ter uma breve noção dos direitos que o contrato proporciona para as partes negociantes.

O que é um contrato de compra e venda de imóvel?

Bom, como foi explicado agora a pouco, o contrato de compra e venda é um documento que oficializa e formaliza a negociação de um imóvel. Este instrumento costuma ser utilizado quando o pagamento do imóvel é parcelado, ou se é acordada outras formas de quitação.

O contrato de compra e venda é basicamente um atestado preliminar de que o novo proprietário terá os direitos de usufruir do imóvel, de que a negociação foi concluída com sucesso.

Qual a diferença entre contrato de compra e venda, escritura e registro de imóvel?

Existe uma certa diferença entre o contrato de compra e venda de imóvel, a escritura pública e o registro em cartório. Antes de entrarmos nesta explicação, precisamos deixar claro o que é a posse e a propriedade do imóvel. Enquanto o primeiro permite com que o indivíduo tenha o exercício de poder sobre o edifício, o segundo concede o direito total de propriedade, podendo ele vender, alugar ou morar no imóvel.

Então, explicando mais resumidamente:

  • O contrato de compra e venda de imóvel pertence a um âmbito de troca comercial. É um mecanismo que efetiva e define as regras, valores, prazos e formas de pagamento para a negociação.
  • A escritura pública pode ser feita em um tabelionato ou no cartório de notas, sua principal função é promover para o futuro proprietário determinados direitos de utilização e validação de troca. Não podemos esquecer de que a escritura não transfere o direito de propriedade ao indivíduo.
  • O registro de imóvel é algo um pouquinho mais avançado. Ele é realizado em um cartório de registro e permite a transferência do direito de propriedade do imóvel para o atual dono. Lembre-se de que será esse registro que irá definir quem é o proprietário.

É importante que você, corretor de imóveis, entenda e busque estudar sobre o funcionamento desses três recursos. Eles são essenciais para a manutenção de um negócio imobiliário.

O que um contrato de compra e venda de imóvel precisa ter?

Agora que você já está versado nos documentos necessários para a formalização o acordo, é preciso estudar sobre as partes que compõem o presente contrato de compra e venda de imóvel. A Jetimob separou uma listinha com os itens que não podem faltar:

Dados pessoais do comprador e vendedor

Este é um elemento indispensável para a construção de um contrato de compra e venda: é preciso saber quem está vendendo e quem estará comprando. Destaque esses campos no início do documento, inserindo nome, profissão, nacionalidade, endereço e número de CPF e RG dos todos os indivíduos envolvidos.

Descrição do imóvel

O imóvel precisa estar com identificação completa, contendo a mesma descrição presente no Cartório de registros, além da matrícula e das informações detalhadas dos itens que compõem o edifício.

Multas e formas de pagamento

Esse setor do documento é composto por duas importantes informações: como o pagamento será realizado e quais as possíveis multas perante o descumprimento de alguma cláusula? É preciso deixar claro de que forma o imóvel será pago, seja através de financiamento, dinheiro, cheque, cartão, depósito bancário.

Valor total e data limite para entrega do imóvel

No contrato também constará qual será a quantia total paga pela comprador e em que data o imóvel será entregue. Além dos valores completos, caso exista algum parcelamento, é preciso que esteja especificado o valor de cada parcela e a data de pagamento.

Assinaturas e testemunhas

Consideradas como a finalização do documento, as assinaturas de todos os indivíduos envolvidos, e de duas testemunhas que não estejam relacionadas a negociação, formalizam o acordo. Para garantir uma maior segurança, esse contrato é então registrado em cartório e oficializado legalmente.

E agora? Você, corretor de imóveis, já sabe como fazer um contrato de compra e venda de imóvel? A Jetimob traz para você dicas de como lidar com a burocracia e as situações cotidianas do mercado imobiliário de uma forma simplificada. 

banner gestão de imóveis e crm jetimob
You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.