Você sabia que o Código Comercial Brasileiro, até março de 1958, especificava que as mulheres não podiam ser corretoras de imóveis? É difícil acreditar que faz tão pouco tempo que as mulheres conquistaram direitos que são considerados básicos.

Pense bem, faz menos de 60 anos! Hoje em dia, segundo uma pesquisa realizada pelo sistema Cofeci-Creci em 2012, as corretoras de imóveis representam 32,7% dos profissionais inscritos no país, um aumento de 144% na última década.

Ainda temos um caminho muito longo pela frente. Entrevistas com corretoras de imóveis evidenciam o preconceito que ainda existe. Principalmente entre colegas de trabalho do sexo masculino. Ao passo que, muitos clientes, principalmente as mulheres, se sentem mais confortáveis e preferem serem atendidas por corretoras de imóveis.

Mas esse aumento de profissionais femininas no mercado imobiliário se deve, principalmente, à algumas características. Estas as tornam profissionais excelentes para essa área de atuação. A maior atenção aos detalhes, paciência para escutar as necessidades dos (as) clientes, assim como maior percepção do seu entorno, proporcionam um perfil de profissional ideal para conquistar mais clientes e concretizar mais vendas.

Vamos conversar sobre algumas características que tornam as mulheres ótimas corretoras de imóveis. Claro que essas características são apenas um apanhado, bem como não são aplicáveis a todas elas. Cada pessoa, como indivíduo, possui suas idiossincrasias e sua própria forma de atuar na sociedade e no seu ambiente de trabalho.

Atenção aos detalhes

Apresentar um imóvel para um cliente. Tendo que ressaltar cada detalhe de cada cômodo e proporcionando uma visão de como ele ficaria com os móveis, tornando-se realmente um lar para o (a) cliente, é um diferencial que as corretoras possuem.

A criatividade mais aflorada que a maioria das mulheres possui, em relação aos homens, permite que elas vejam além das paredes e características físicas e estruturais dos imóveis. Permite imaginar a decoração e instigar o (a) cliente a imaginar junto com ela, criando uma relação mais sólida já nesse momento.

Empatia

Por serem mais perceptíveis e sensíveis ao seu entorno, as mulheres conseguem conquistar a empatia do (a) cliente mais rapidamente. Saber lidar com diferentes pessoas, perceber uma brecha ou detalhes enquanto conversa com o (a) cliente é um diferencial na hora de conquistá-lo (a) mais rapidamente.

Dessa forma, o relacionamento corretora x cliente é mais natural já desde o primeiro contato. Essa empatia é reforçada pela paciência e atenção, características da maioria das mulheres também.

Atenção e paciência

Saber escutar atentamente, perceber o humor e como o (a) cliente está, seja notando que ele (a) está bem ou não, faz parte de uma percepção mais aguçada.

Conversar e orientar pacientemente o (a) cliente também reforça o relacionamento entre os dois. Ao mostrar que realmente se preocupa com o (a) seu (sua) cliente, a corretora evidencia que faz o seu serviço pensando na satisfação e nas necessidades da pessoa. Além de conseguir obter mais informações sobre o (a) cliente, isso também irá lhe ajudar a concretizar a venda.

Jogo de cintura

Talvez a característica mais importante que as mulheres possuem é a perseverança de não se deixar abalar por coisas que dão errado, bem como barreiras que muitas vezes são impostas.

Acostumadas a muitas vezes serem vistas com preconceito, as mulheres provam que para que continuemos a conquistar mais direitos, não podemos desistir diante de pessoas (e aqui vale colegas de trabalho, concorrentes e clientes que ainda possuem um pensamento atrasado). Essa perseverança ajuda as corretoras de imóveis a persistirem nos seus negócios, o que, muitas vezes, é o necessário para fechar a venda com o (a) cliente.

Independente da profissão, o mais importante é o respeito: ser ético (a), profissional e respeitoso (a) são características que todos os seres humanos deveriam ter e exercer. Parabéns aos corretores e corretoras que possuem e aplicam no seu dia a dia essas características tão vitais e necessárias.

[Total: 0   Average: 0/5]