Criação de blog imobiliário: o que saber antes de começar?


Tempo de Leitura: 9 minutos

Você já deve estar cansado de ouvir isso, mas, em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, é preciso levar o seu negócio para o meio digital. Isso envolve várias práticas de posicionamento digital, desde a criação de um site até o desenvolvimento de um blog imobiliário.

Quando planejar seu posicionamento online é importante ter em mente o que significa se posicionar no meio digital, quais passos dar e o que é importante desenvolver. São vários os fatores envolvidos no posicionamento online, desde como você aparece nas redes sociais, até o seu site próprio e sua presença nos portais imobiliários.

Neste post, porém, vamos falar sobre um fator em específico dentro do posicionamento online: o blog imobiliário. Além disso, seremos ainda mais particulares ao elencarmos os motivos para começar o seu blog e como fazê-lo – além de algumas dicas mais gerais sobre como manter seu blog.

O inbound marketing

Sempre que falamos em criação de blog precisamos falar de inbound marketing. O inbound, diferentemente do outbound, é uma forma de marketing onde os clientes chegam até você.

Claro que os clientes não virão até você sem motivo algum: você precisa oferecer algo em troca. Este algo em troca é, no inbound marketing, conteúdo sobre assuntos relacionados à sua ár20ea de atuação. No mercado imobiliário existem vários tipos de conteúdos que podem ser oferecidos aos seus cliente.

Você pode falar sobre vizinhanças, sobre novidades do mercado imobiliário (que sejam positivas), dicas para otimizar as negociações, entre muitas outras temáticas. Esse conteúdo também pode se apresentar de diversas formas. Tudo vai depender do perfil da sua empresa e do seu cliente.

Estes dois perfis devem ser definidos por você ao pensar na sua marca e no seu branding (que não é nada mais do que sua construção de marca).

CTA-branding

As formas que o conteúdo se apresentam vão desde vídeos e podcasts até ebooks. É importante entender que cada um destes formatos é mais apropriado para uma fase diferente do inbound marketing. Nesse sentido, a criação de um blog imobiliário é apenas uma destas formas.

Por que criar um blog imobiliário?

Sabendo que a criação de um blog imobiliário é apenas uma opção em meio há várias outras, é importante entender que motivo (ou motivos) façam ele ser, ou não, uma boa opção para o seu negócio imobiliário.

Suas motivações podem ser financeiras ou, ainda, podem fazer parte da sua construção de marca.

Um blog não representa apenas um canal onde você irá obter novos clientes. O blog é uma forma de estabelecer sua marca como uma conhecedora do mercado imobiliário. Mais do que isso, o blog vai mostrar que sua empresa não possui apenas um conhecimento genérico sobre o mercado, mas sim conhecimentos específicos sobre o, ou os, nichos em que você atua.

Concluindo: você pode tem necessidades de marca que vão além das financeiras e que podem ser sanadas com a criação de um blog imobiliário. Vamos falar sobre algumas delas.

1. Você quer aumentar seu retorno financeiro

O primeiro motivo é também possívelmente mais óbvio: você quer vender ou alugar mais. Em alguns casos essa será a única motivação que você terá para começar um blog, o que não quer dizer que ela é menos interessante.

Com um inbound marketing bem planejado é você verá seu número de leads* crescendo exponencialmente e fechar ainda mais negócios. Isso acontece porque, com a produção de conteúdos pensados para seu público alvo, você terá leitores que estarão interessados nos seus imóveis.

Para descobrir quem são e conseguir o contato daqueles que estão ‘mais interessados’, você precisa pensar em todas as fases do inbound marketing. Este método vai lhe ajudar a levar o cliente através do funil de vendas, proporcionando um aumento de vendas.

*Leads é uma forma de se referir à seus clientes em potencial.

2. Você precisa melhorar sua imagem entre os clientes

Se você acha que sua imagem precisa, de alguma forma, ser reestruturada, um blog é uma boa pedida. Isso porque o blog é uma ótima ferramenta para expressar a personalidade da sua empresa.

Quando você fizer o processo de construção de uma identidade de marca (que você realmente deveria fazer), irá definir características para sua empresa. Nesse sentido, você possivelmente vai definir um tom de comunicação, preceitos que vocÊ quer ter atrelados à sua marca, etc.

Portanto, se você está tendo dificuldadades em transparecer algumas dessas características que você planejou, o blog pode te ajudar. Através do blog você consegue não apenas mostrar coisas em que sua empresa acredita como também reforçar suas preocupações. Se sua empresa é, ou você quer que seja, conhecida pelo atendimento, por exemplo, você pode pensar em conteúdos que reforcem essa ideia.

Ser fiel ao seu planejamento de branding é essencial em qualquer situação. Contudo, nesse caso, é preciso ter atenção redobrada. Se você quer mesmo construir uma certa imagem para sua empresa é preciso dedicação e coerência.

Por fim, é importante lembrar: apenas escrever em seu blog não é o suficiente para construir uma imagem. É preciso cuidar das atitudes da empresa em todos os níveis: desde a comunicação online até a interpessoal. Nesse sentido, todas as formas de se comunicar farão a diferença para que a sua empresa possua uma personalidade coerente e coesa.

3. Você precisa mostrar autoridade para seus clientes

Ter autoridade dentro da sua área é um fator de atração para muitos clientes. Ser um profissional bem informado e que entende o que está acontecendo, além de como as coisa acontecem, os clientes sentirão mais confiança no trabalho da sua empresa.

Se você tiver um blog imobiliário, atualizado e pertinente, demonstrará autoridade dentro do mercado. Isso porque, conforme seu blog aumentar, os clientes o terão como uma referência (regional ou nacional, dependendo do seu alcance).

A partir do momento que seu blog se torna referência ele é associado a sua marca. Assim, você estará fazendo com que sua marca seja facilmente lembrada por todos aqueles que já acessaram o conteúdo. Por exemplo, se você oferecer materiais que verdadeiramente auxiliem os clientes no processo de compra ou aluguel, eles pensarão imediatamente na sua marca quando forem realizar este tipo de negócio.

Está preparado para começar um blog?

Para criar um blog imobiliário é necessária muita dedicação e comprometimento. Na verdade, não apenas para criar, mas para mantê-lo e para que ele seja uma verdadeira fonte de resultados – e não uma perca de tempo.

Por isso. é preciso pensar se você, e seu negócio imobiliário, estão prontos para essa tarefa. Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo são:

1. Você tem meios de manter o blog com uma periodicidade razoável?

Estes meios não serão necessariamente financeiros, ainda que vão despender, no mínimo, do seu tempo. É preciso avaliar se você possuirá tempo o suficiente para produzir conteúdo com uma boa peridiocidade. Uma postagem por semana é o mínimo. É importante, também, garantir que o conteúdo possui qualidade e profundidade o suficiente.

Caso não disponha esse tempo, considere a possibilidade de contratar profissionais para realizar esta tarefa. Nesse sentido, você pode tanto montar uma equipe quanto contratar freelancers. De qualquer forma, o importante é garantir que o blog não pare, nunca.

Um blog de sucesso precisa estar sempre atualizado com conteúdo relevante e bem feito.

2. Você planejou personas bem definidas para o seu negócio?

Planejar bem suas personas não é uma atividade que deve ser subestimada. As personas são criações semi-fictícias que representam seu, ou seus, clientes ideais.

A criação delas é importantíssima para que você conheça várias coisas sobre seu blog, como por exemplo:

  • Que tom você deve usar nos textos;
  • O quão profundos precisam ser os seus conteúdos;
  • Em quais tipos de conteúdo você deve focar.

Se está considerando criar um blog imobiliário, é essencial que antes crie uma, ou várias, personas. Isso vai te ajudar a definir quais temas serão mais relevantes para seu blog.

A criação do blog imobiliário

Após a leitura deste texto, você deve ter uma ideia mais clara quanto à criação de um blog. Além disso, você deve ter mais certeza quanto à criação de um blog imobiliário ser uma boa ou má ideia para o seu negócio. Se você não tiver condições de criá-lo e mantê-lo com a qualidade e frequência necessária, talvez seja uma boa ideia esperar um pouco.

Contudo, caso você esteja preparado, seu blog imobiliário certamente trará ótimos resultados para o seu negócio imobiliário. Se você entende que possui bons motivos para começar o seu blog imobiliário, além das condições físicas e financeiras necessárias, você pode começá-lo.

Esta fase vai exigir que você entenda sobre os aspectos técnicos de um blog:

  • O que é hospedagem e domínio?
  • Qual CMS usar?
  • É possível hospedar seu blog no CRM imobiliário utilizado?

Para entender todo o passo a passo para criação do blog imobiliário, tanto do ponto de vista técnico (como começar, que programas usar, etc.); quanto da criação de conteúdo (escolha de temas, confecção de postagens, etc.), acesse nosso novo ebook “Criando seu blog imobiliário do zero”.

criação-de-blog-imobiliário

Agindo com planejamento e seguindo as dicas do nosso ebook, o processo de criação do seu blog imobiliário será facilitado. Além disso, se você pensar no seu blog como parte de um planejamento de inbound marketing, verá ótimos resultados para sua empresa.


Relacionados