Topo
importancia-do-facebook

A importância do Facebook no marketing imobiliário

O Facebook possui uma grande quantidade de tráfego e é uma das, senão a principal rede social do momento. Contudo, qual a importância do Facebook para você que trabalha no mercado imobiliário?

É importante ter consciência da importância do Facebook no marketing imobiliário. São diversos fatores que a tornam extremamente relevante.

Um deles e que certamente dá destaque à plataforma é a enorme quantidade de usuários.

Rede social mais acessada

Prestes a completar 15 anos desde a sua criação, a rede acumulou mais de 2 bilhões de usuários. Com isso a importância do Facebook na vida das pessoas fica cada vez mais clara.

É inegável que a rede possui uma participação enorme no dia a dia das pessoas. Também é inegável o quão importante é que as empresas estejam na rede social. Isso inclui você que é corretor ou que gerencia uma imobiliária.

Não estar no Facebook é desperdiçar uma grande parcela da sua clientela que está na rede social boa parte do dia, todos os dias.

Contato mais pessoal com os possíveis clientes

Além de ter acesso à uma quantidade enorme de usuários, o Facebook também permite um contato mais pessoal com eles.

Através da rede social é possível se comunicar diretamente com os clientes, tanto de forma ativa quanto passiva.

De forma ativa é possível criar campanhas e anúncios que conversem com os clientes. Já de forma passiva é possível criar um espaço que incentive o cliente a entrar em contato pela rede social.

Alguns tipos de anúncio no Facebook

No primeiro caso é possível criar anúncios de diversos tipos para se comunicar com os clientes.

  • Imagens simples

Os anúncios conseguem maior alcance quando se compõe de uma imagem única com pouca ou nenhuma escrita. O alcance nesses casos é muito maior do que uma imagem com muita escrita, por exemplo.

Uma foto de um de seus imóveis pode ser uma boa ideia nesse caso. É importante, claro, se dedicar às fotos para que elas fiquem atrativas.

  • Carrosselimagem do carrossel do facebook

Uma possibilidade de anúncio é o carrossel. No carrossel você coloca vários pequenos anúncios relacionados e os divulga juntos.

Para o mercado imobiliário é uma ótima alternativa. Isso porque este tipo de anúncio é ideal para divulgar vários imóveis de uma só vez.

Contudo, é bom reunir os imóveis por algum tema ou característica em comum. Posts com propósitos e públicos muito distintos tendem a ter um menor alcance no Facebook.

  • Vídeos

Os vídeos também geram bom engajamento no Facebook. Produzir vídeos para a sua página pode ser uma boa estratégia para engajar seus possíveis clientes.

Existem vários tipos de conteúdo em vídeo que você pode produzir para as suas redes sociais.

Para esse tipo de mídia, no Facebook, é importante não utilizar links. Os links possuem pouco alcance, enquanto vídeos postados diretamente na plataforma possuem um alcance mais alto.

  • Links

Evite colocar links sozinhos. Links com miniaturas possuem um baixo alcance.

Coloque os links junto à imagens dos seus imóveis e eles terão um maior alcance. Além disso, essa é uma forma de incentivar os seus seguidores do Facebook a entrarem em seu site.

Assim você consegue mais leads (clientes em potencial) e aumenta o tráfego do seu site, o que vai melhor a SEO (Otimização de motores de busca).

Anúncios mais baratos

Outra grande vantagem do Facebook, ainda no que diz respeito à anúncios, é que anunciar na rede é muito mais barato do que nas mídias tradicionais (TV, rádio, outdoor, etc.). Na rede de Mark Zuckerberg é possível com valores bem mais em conta.

Além disso, também é possível definir um público muito específico para os seus anúncios. Desta forma você entra em contato apenas com quem realmente é um cliente em potencial, economizando tempo e dinheiro.

Incentive os clientes a falarem com você

A importância do Facebook também se mostra no contato com os clientes para suporte ou ajuda. Para muitos, a rede social é um caminho mais simples para entrar em contato com você, por isso você precisa estar disponível.

Responder à mensagens o mais rápido possível vai lhe garantir uma marcação de “Geralmente responde dentro de alguns minutos”. O cliente se sentirá mais à vontade de entrar em contato do que se a previsão de resposta for de “alguns dias”, por exemplo.

Crie e organize eventos

Outra grande vantagem do Facebook é a possibilidade de criar e organizar eventos, associados à página do seu negócio.

A rede social oferece ferramentas simples para criar, organizar e divulgar eventos. Você pode controlá-los através da página de seu negócio, tornando-os ainda mais profissionais.

Entenda a importância do Facebook, mas não exagere no seu uso

Apesar de ser uma rede social que vai te trazer resultados excelentes, saiba em quais momentos você não deve usá-lo.

Trocar informações muito importantes pelo Facebook pode não ser a melhor ideia. Nestes casos prefira o Whatsapp, telefonar ou, preferencialmente, encontre-se pessoalmente com o cliente.

O importante é entender que apesar de suas facilidades, o Facebook não é uma ferramenta adequada para as fases finais da negociação. Além do funcionamento da rede social, que não favorece muito essa fase das negociações, os problemas com segurança de dados de usuários também são algo a se levar em consideração.

Use o máximo que puder da rede para criar um contato consistente e depois leve o cliente para outra mídia. Assim, você aproveita as vantagens da rede social sem se prejudicar.

Use o Facebook à seu favor

A essa altura já pontuamos vários fatores que demonstram a importância do Facebook no seu marketing imobiliário. Afinal, quem não é visto não é lembrado! Também fizemos um infográfico com outra pesquisa feita pela Lopes que trata do perfil dos usuários e que são potenciais clientes.

Além disso, o Mundo Digital cresce a cada dia mais, e o Facebook, em 2017, atingiu a marca de dois bilhões de usuários. Isso representa quase um terço da população mundial. A probabilidade do seu consumidor potencial estar conectado ao Facebook muito alta. Com algumas ferramentas e dicas você pode conseguir alcançar e converter clientes.

As barreiras geográficas caem por terra, permitindo que empresas localizadas na Bahia tenham consumidores fiéis no Rio Grande do Sul. Você, como corretor imobiliário, deve traçar estratégias digitais e as executar. Assim, conseguirá com o tempo ver sua base de clientes e lucros aumentando.

[Total: 3    Média: 5/5]