Aprenda a calcular o Valor Geral de Vendas

Imagem ilustrativa de um corretor de imóveis calculando o vgv.

A etapa de planejamento é uma das mais importantes de um projeto de construção imobiliária, no qual as pesquisas e cálculos devem ser constantemente levantados, a fim de que surpresas negativas sejam evitadas, entre elas, as que envolvem questões financeiras. 

Por isso, o VGV (Valor Geral de Vendas) é um fator decisivo, tanto para construtoras e incorporadoras definirem a viabilidade rentável de um projeto, quanto para imobiliárias e investidores decidirem uma compra na planta.

Através deste valor, é possível visualizar uma projeção de receita a partir do potencial comercial e lucrativo do empreendimento.

Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre VGV, sua importância no mercado mobiliário e como calculá-lo.

Assuntos que você irá encontrar neste artigo:

O que é VGV?

O valor geral de vendas, comumente chamado de VGV, é um cálculo que soma o valor potencial de cada uma das unidades de um empreendimento imobiliário a ser construído. 

A partir desse cálculo, fica mais fácil elaborar uma planilha de custos de um projeto, o que faz toda a diferença dentro de uma avaliação geral de viabilidade e lucratividade do mesmo.

Além disso, profissionais do mercado imobiliário geralmente empregam de 2% a 6% do VGV de um empreendimento para ações de marketing e comissões. Ou seja, quanto maior for a projeção de valor, mais a empresa responsável pelo projeto precisará gastar na divulgação e comercialização dos apartamentos.

No geral, trata-se de um cálculo essencial não só no processo inicial de planejamento de um projeto, mas também ao decorrer do mesmo, já que ele serve como um ponto de referência de quanto o empreendimento poderá render aos envolvidos.

Qual a importância do VGV?

O valor geral de vendas é muito importante, pois auxilia a determinar onde deve investir em cada fase do projeto de construção. Ou seja, é um cálculo de planejamento que serve para facilitar a definição de orçamento e viabilidade do projeto.

Para as imobiliárias e corretores de imóveis, saber calcular o VGV potencial e o VGV vendido contribui para identificar boas oportunidades comerciais.

para as incorporadoras, esse valor traz transparência para a definição de obras, verbas administrativas e desempenho da empresa no mercado.

Como se calcula o VGV?

O valor geral de vendas é obtido pelo seguinte cálculo: o número de unidades de um empreendimento multiplicado por seus potenciais valores. 

Vamos utilizar um exemplo para ilustrar melhor: se uma construtora lançar um empreendimento com 50 apartamentos, e cada um deles custar aproximadamente R$500 mil, o VGV deste projeto será de R$25 milhões.

👉🏼
50 (número de apartamentos) x 500 mil (valor de cada apartamento) = 25 milhões (VGV).

Vale lembrar que o preço acima de 500 mil por apartamento é um valor médio, já que, geralmente, as unidades não valem a mesma coisa - seja pela diferenciação de quartos, suítes, tamanho, entre outros fatores.

3 índices que melhoram a precisão do cálculo

Apesar da característica mutável do VGV, o desconhecimento ou o descuido na hora de realizar seu cálculo pode acarretar em grandes dores de cabeça, já que a efetividade da obra estará embasada em uma métrica equivocada.

Separamos os 3 índices que devem ser levados em conta na hora da sua articulação para que se chegue a um número mais próximo da realidade do ponto de vista comercial.

  1. O BDI (Budget Difference Income), também conhecido como Benefícios e Despesas Indiretas, é um elemento orçamentário que leva em conta despesas extras, como recursos administrativos;
  2. O INCC (Índice Nacional de Custo de Construção) mede a variação de custos das matérias-primas usadas durante uma construção, o que, consequentemente, interfere nos valores dos contratos dos imóveis. É realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  3. O IPC (Índice de Preços do Consumidor) mede a variação de preços de produtos e serviços consumidos por famílias que recebem até 40 salários mínimos.

5 fatores que aumentam ou diminuem o VGV

É importante saber que os valores de venda de todas as unidades são uma estimativa do momento e não devem ser tratados como números fechados, já que seus indicadores são cambiantes. 

Vamos a alguns exemplos de itens que diminuem ou aumentam o VGV na sua concepção e que você deve estar atento(a):

  1. Margem de negociação com futuros proprietários;
  2. Perfil do público-alvo;
  3. Padrão da matéria-prima que será utilizada;
  4. Adendo de outros espaços no empreendimento, como piscina e salão de festas;
  5. Localização do terreno.
Imagem ilustrativa de um corretor explicando sobre o valor geral de vendas.

Como o cálculo é usado na tomada de decisões?

Pelo ponto de vista de construtoras e loteadoras, por exemplo, é importante estipular o VGV para poder estruturar de uma forma mais embasada o orçamento da obra, bem como sua viabilidade financeira e padrão de mão de obra.

Já das construtoras e loteadoras, para imobiliárias e investidores que compram direto da planta, a importância pesa mais em outros índices, como, por exemplo, a margem de lucratividade em relação ao valor potencial de venda no futuro.

Resumindo, entender e saber estipular o VGV influencia diretamente em um maior cuidado em relação a segurança do projeto

Uma empresa que utiliza métodos comprovadamente eficazes e sai na frente em relação a sua concorrência, utiliza índices, cálculos e pesquisas como base e assim se aproxima do êxito. Portanto, sabendo de tudo isso sobre o Valor Geral de Vendas, ficará muito mais simples calcular essa quantia. 

E se você quer saber mais sobre os índices que estão presentes no mercado imobiliário e se manter atualizado acompanhe nossas redes sociais e nosso canal no Youtube!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.