Por que investir na parceria imobiliária?

A parceria imobiliária está relacionada a grupos de pessoas que pretendem alcançar um objetivo em comum. Mesmo que seja um termo bastante genérico, formar uma parceria demanda bastante paciência e respeito entre ambas as partes no mercado imobiliário. 

Sabemos que existem muitos métodos que auxiliam na melhora das negociações de uma imobiliária. Por exemplo: organizar as atividades, construir bons hábitos e construir um bom relacionamento entre corretor e cliente. 

Contudo, você já pensou em realizar parcerias? Investir em parcerias imobiliárias, é algo que precisa ser ponderado de maneira séria. Visto que, quem nunca optou por esse método deve se sentir inseguro diante de algo novo.

Entretanto, considerar a estratégia de fazer uma parceria imobiliária tem mais vantagens do que você possa imaginar. Confira algumas dicas neste post!

O que é uma parceria imobiliária?

A palavra parceria vem no sentido de reunir/unir um grupo de pessoas com objetivos em comum. A parceria imobiliária tem o intuito de corretores e/ou imobiliárias conseguirem fechar mais negócios.

Como em qualquer parceria é preciso que haja confiança, cumplicidade e lealdade. Portanto, pense bem na utilização dessa estratégia.

Pois, além de formar essa parceria, provavelmente você alcançará bons resultados e iniciará um bom relacionamento de trabalho. 

A parceria pode ocorrer ocasionalmente, quando as imobiliárias se unem apenas para encontrar o imóvel certo para um cliente. E pode acontecer também de maneira duradoura, quando há o compromisso de trabalharem juntos por tempo indeterminado.

Se a negociação com o cliente ocorrer, o valor recebido geralmente é dividido entre corretor e imobiliária ou entre as imobiliárias. 

Quais as vantagens?

Manter uma parceria imobiliária ou até mesmo serem parceiros em um determinado momento, auxilia em muitos aspectos. Trouxemos alguns:

1. Troca de experiências: iniciar uma parceria imobiliária é bastante enriquecedor no sentido de agregar conhecimento, empatia e respeito pelo trabalho do outro. Essa parceria é uma relação que deve gerar confiança e, assim, é possível aprimorar ainda mais os negócios.

2. Multiplicação de imóveis: para os corretores autônomos e até mesmo para imobiliárias de grande marca, a parceria imobiliária auxilia no aumento de imóveis sem ser necessário o processo de captação. Quanto mais parceiros, mais imóveis.

3. Maior visibilidade: é o seu nome ou o nome da sua empresa que está visível. Portanto, você ganha mais visualização e seus imóveis também. Além da sua divulgação, seu parceiro imobiliário também realiza essa divulgação, utilizando seu nome e seus imóveis.

4. Negociação e fidelização de clientes: quanto mais parceiros você tiver, provavelmente mais indicações você terá. Fechar negócios entre parceiros garante pelo menos 50% de uma venda. Melhor do que não vender nada, é aceitar a venda dividida, a troca de experiências e a captação de novos imóveis e clientes.

Como iniciar uma parceria imobiliária

A parceria imobiliária ocorre então com corretores autônomos e/ou profissionais dessa área que se unem por um mesmo motivo e com o mesmo intuito. Os corretores e imobiliárias pretendem fechar negócios, manter e aumentar clientela e aprender com a troca de experiências. 

Uma parceria imobiliária inicia, normalmente, quando um corretor ou imobiliária precisa de auxílio em relação a venda de algum imóvel. Há o processo de venda em aberto, porém, não há uma oferta que seja de interesse do cliente.

O que normalmente ocorre: o corretor ou a imobiliária recorre a outros intermediadores para encontrar algo que atenda às necessidades do cliente. Assim, a negociação é mais rápida e maiores são as chances de tudo se concretizar. 

Mas como reconhecer um parceiro imobiliário? É necessário, primeiro, manter sua rede de contatos. Com ela você deve saber escolher bem com quem fazer contato e com quem iniciar essa parceria. 

Por isso, procure por referências, veja se é possível confiar nessa parceria, estude bem seus concorrentes. Considere a forma de trabalho do seu parceiro, veja se ele faz uso de sistemas para imobiliária parecidos com o seu. Como por exemplo a utilização de um bom CRM imobiliário, o Google Agenda ou um software imobiliário.

Além disso, sugerimos que você construa bem a sua marca e a de seu parceiro para que ela seja facilmente identificada e lembrada. De nada adianta criar parceria com quem pensa muito diferente de você.

Portanto cuide a questão das referências, pois as condições e os cenários podem ser diferentes, sem falar na característica de cada negócio.

CRM-imobiliário

Parte burocrática

Como sabemos, com essa estratégia, e assim como em outras, pode acontecer algo considerado como falha de comunicação. Em muitos casos as parcerias imobiliárias são feitas apenas na palavra e aí está o perigo.

Por mais que o seu parceiro seja alguém confiável e amigo de longa data, é imprescindível realizar um contrato. É preciso definir quem será o responsável pela intermediação, por exemplo. Portanto, acordar quem seguirá o contato com o cliente, dando prosseguimento para negociação, ou se ambos participam desse processo.

Nesse contrato fica combinado todos os direitos e deveres de cada parceiro durante o processo. Assim, fica registrado o trabalho de cada um para uma posterior consulta. Esse contrato deve estar obrigatoriamente assinado por ambas as partes.

A parceria imobiliária é uma saída bastante estratégica. De certa forma, ela traz economia em vários momentos e para ambas as partes. Você e seu parceiro economizam em combustível, em anúncios e em tempo. Utilizando boas fotos dos imóveis, com sites imobiliários ou até mesmo parceria em redes sociais

O tempo é o mais precioso e, muitas vezes, o seu parceiro tem mais visibilidade em determinado bairro da cidade. Digamos que seu cliente tenha interesse em imóveis nesse bairro, você passa o contato de seu cliente para seu parceiro. Assim, trabalhando juntos as negociações se flexibilizam e se concluem mais facilmente. 

Mantenha um bom relacionamento

Antes de tudo, não esqueça que para seguir com um parceiro imobiliário, é preciso criar uma boa relação. Por isso, é interessante praticar o gerenciamento de suas emoções. Você já ouviu falar em inteligência emocional e gestão de pessoas?

A Inteligência Emocional (IE), consiste em você desenvolver um autoconhecimento que auxilie no momento de gerenciar as suas emoções e as emoções dos outros.

Ou seja, auxilia na empatia e no relacionamento entre ambos. Já que bem exercida, essa capacidade só trará vantagens para você e para sua empresa.

A Gestão de Pessoas, para o mercado imobiliário, é de extrema importância. Ela compreende a missão, visão e valores da empresa. É uma estratégia fundamental para desenvolver qualquer empresa.

Por fim, além de cuidar o gerenciamento da sua empresa, esteja ciente que o seu parceiro também desenvolve essas e outras estratégias de gerenciamento. Assim, a caminhada dessa parceria seguirá com um propósito justo e acertado entre ambas as partes.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.