Topo
Objetivos e metas são fundamentais para alcançar sucesso

Como planejar seus objetivos para 2019

A cada término de ano, nos deparamos com objetivos que foram alcançados, ou não. Trabalhar com objetivos e metas é imprescindível para que o(a) corretor(a) de imóveis e o(a) profissional que trabalha com o mercado imobiliário alcance o desejado sucesso a cada ano que passa.

O final do ano é ótimo para estabelecer metas que você quer atingir no próximo ano e realizar as que não conseguiu. Entretanto, é necessário definir objetivos e metas que sejam possíveis de atingir.

Muitas vezes o estímulo se perde facilmente quando definimos números que sabemos serem quase impossíveis de alcançar. Portanto, é importante que você consiga encontrar o equilíbrio. Estabelecer planos que sejam possíveis de realizar e que também sejam desafiadores, mas nunca inviáveis ou distantes da sua realidade.

Se você, corretor(a) de imóveis, tem dificuldades de definir suas metas, comece estudando a sua realidade e o seu mercado. Verifique o desempenho que você está tendo e conheça seus potenciais e suas dificuldades. A partir do contexto em que você está, será possível definir objetivos mais realistas e possíveis de serem alcançados. Com o tempo, você pode começar a se desafiar cada vez mais.

Carreira

Antes de pensar no que você quer para o seu negócio imobiliário, pense em você, em sua carreira. Definir o que você quer fazer nos próximos anos da sua carreira e como vai chegar até esses objetivos pode estimular você a tornar seus sonhos possíveis. Tenha cuidado na hora de planejar seu futuro, defina suas metas e priorize as que você considera mais importantes.
O mais importante é que você consiga enxergar os caminhos para alcançar cada objetivo. Depois disso, concretizá-los vai depender unicamente de seu esforço e desempenho.

Metas pessoais

Além da carreira, defina também metas para as realizações pessoais que você quer atingir. Se você quer muito fazer uma viagem ou mesmo adquirir um bem, registre isso. Dessa maneira, você consegue planejar o melhor jeito para alcançar cada um de seus objetivos. Fazer com que tornem-se mais palpáveis e fazer o exercício de imaginar maneiras para alcançar cada meta pode ser fundamental para que você realmente as concretize.

Definir objetivos pessoais pode estimular você a alcançar suas metas profissionais.

Pequenos passos que fazem a diferença…

Muitas vezes,as metas não precisam ser complexas para servirem de incentivo. Sem dúvida, saber o que você quer e que pode chegar lá já é o primeiro passo para que você se sinta capaz de alcançar sucesso.

Vamos supor que você queira passar mais tempo com a sua família nos finais de semana, por exemplo. Essa é uma meta que não precisa de dinheiro, nem mesmo de tanto esforço para ser alcançada. Quando você conseguir organizar sua rotina e reservar esse tempo a mais que deseja para seus familiares, vai se sentir realizado(a) e satisfeito por ter chego lá.

Existem diversos outros pequenos objetivos que você pode querer cumprir. Arrumar a casa, colocar uma papelada fora ou sair mais com seus amigos. Quando você começar a alcançar esses objetivos, o processo fica mais rotineiro e você consegue ficar mais preparado(a) para estabelecer metas mais difíceis.

Objetivos profissionais

Depois de conseguir administrar seus próprios objetivos, é interessante pensar também no seu negócio. O primeiro passo para que você consiga definir as metas que deseja que sua imobiliária alcance é saber em que local você está (isso pode ser feito através de uma análise de concorrência ou de mercado). A trajetória do seu negócio e o contexto em que ele está inserido são fundamentais para pautar a definição das suas metas.

Organize seus contatos e suas negociações e converse com seus colegas, funcionários e clientes. A partir daí, monte a sua percepção sobre o seu negócio imobiliário. É dessa análise que podem surgir demandas de ferramentas que você precisa contratar ou de mudanças que precisam ser feitas para garantir a definição de seus objetivos.

Se você vende 10 imóveis por mês e gostaria de vender 15, encontre maneiras de tornar isso possível (estratégias de marketing, por exemplo). Caso queira melhorar a comunicação de sua imobiliária, talvez seja preciso contratar um profissional para lhe ajudar nisso. Se quiser fazer uma gestão profissional do seu negócio, é fundamental que decida investir em um CRM imobiliário para isso.

Defina uma meta e analise se:

  • É específica (você sabe exatamente que meta é essa);
  • É mensurável (você tem números e dados que comprovarão que aquela meta foi alcançada);
  • É alcançável (você sabe que a realização dela é possível);
  • É relevante (diante do momento em que você ou seu negócio imobiliário estão, ela faz sentido e realmente importa);
  • É temporal (tem um prazo estipulado para ser realizada).

Todos estes critérios fazem parte da metodologia SMART, que pode ser utilizada por você para auxiliar no processo de definição das metas.

Quando você encontra dificuldades na hora de traçar suas metas, pode prejudicar seu progresso e atrasar a execução delas. Muitas vezes, estamos batalhando por metas que nem deveríamos ter estabelecido. Isso prejudica nosso rendimento e pode nos causar a sensação de frustração.

Para evitar esses problemas, você pode buscar auxílio de metodologias como a SMART. Além disso, não pode esquecer de se conhecer e ter domínio sobre seu negócio. Nesse sentido essa premissa vai facilitar muito a sua criação de metas reais e realmente relevantes.

Faça a sua parte!

Aproveite o final do ano para fazer um diagnóstico de suas ações e atitudes. Cabe a cada um de nós o esforço necessário para que alcancemos nossos objetivos. Alcançar nossas metas diárias ou realizar um sonho que planejamos durante grande parte da vida depende muito do que fazemos a respeito disso.

Liste suas realizações do ano do ano que passou e quais delas ainda não foram realizadas. A partir disso, comece a pensar nos próximos passos, reconsiderando cada uma das metas que você havia estabelecido. Assim, você vai detectar se vale a pena continuar ou se na verdade ela não faz mais sentido para você.

É normal que mudemos de opinião. Isso também pode ocasionar que mudemos de objetivos. O que não podemos esquecer é que precisamos nos manter motivados para alcançar cada uma de nossas metas. E é por isso que precisamos definir cada objetivo com cautela, atenção e planejamento.

[Total: 4    Média: 3.8/5]