Pós-venda imobiliário: como manter o cliente apaixonado

Muitos corretores ficam tão focados em fazer uma venda ou em concretizar um negócio que, após conseguirem isso, acabam esquecendo que a pós-venda imobiliária também faz parte do processo e é tão importante quanto a venda em si.

Como em um relacionamento após a fase inicial do namoro, o processo de fazer com que o outro mantenha-se interessado e apaixonado deve ser contínuo. Caso isso não aconteça, a relação se desgasta e perde toda graça que antes existia. Durante a etapa de venda e locação de um imóvel não é diferente, muitas vezes o corretor (a) é excelente enquanto está tentando vender. Depois, ele se torna totalmente ao contrário que era.

De nada adianta ser um corretor (a) perfeito (a) no início e depois deixar de ser. É a partir do pós-venda imobiliário que você irá solidificar o relacionamento que iniciou a construir com o cliente.

O que é o pós-venda imobiliário?

O pós-venda imobiliário é a etapa do estágio onde ele já realizou a transação financeira e adquiriu o produto. No caso de um imóvel, ele acaba de concretizar um sonho. Você já esteve do lado do cliente na hora da indecisão, já tirou todas as suas dúvidas e agora, no pós-venda, deve garantir de que ele não se arrependa da compra.

Mas, principalmente, o pós-venda permite que você fidelize o seu cliente e esse deve ser o seu foco. A venda deve ser consequência. Pense bem: clientes fidelizados indicam você e indicam sua imobiliária. Cliente apaixonado é cliente fiel. Se ele precisar novamente de serviços imobiliários, vai voltar até você. Manter um cliente é muito mais barato e eficiente do que conquistar novos.

Pós-venda imobiliário: como fazer?

1. Cumpra as promessas

Os compromissos firmados antes do fechamento do negócio devem se manter depois. Cumpra as promessas que você fez. O negócio foi concretizado, mas o relacionamento com o seu cliente continua em andamento, não esqueça disso. Grande parte do sucesso pós-venda está relacionado a não decepção do cliente com a compra.

2. Trate ele bem em todos os estágios de compra

De nada adianta empenhar-se em proporcionar um excelente atendimento ao cliente até o fechamento da venda se depois você o tratar de outra forma. O cliente merece sempre ser bem recebido e atendido por você e por sua equipe (caso exista). Agora que você já o conquistou, não permita que ele vá embora.

3. Preocupe-se

Agora que ele é seu cliente, a responsabilidade de ajudá-lo com problemas relacionados ao imóvel também é sua. Muitas vezes, nem é você o responsável por resolver o problema, mas você deve sempre estar de prontidão para auxiliá-lo a encontrar quem é. Infelizmente, é recorrente a impressão do consumidor de que, depois da venda, o vendedor não o ajudará com eventuais problemas. Prove ao seu cliente que ele está errado e preocupe-se com ele mesmo depois da venda.

4. Mostre que ele é especial mesmo após a venda

Cada cliente deve ser único. Pelo menos é assim que ele deve se sentir. Evidencie que você preza por ele e o quanto você é feliz por tê-lo como cliente. O pós-venda é a sua chance de demonstrar para ele que você foi honesto durante toda a transação quando dizia estar preocupado em encontrar a solução ideal para ele, e não somente vender.

5. Desejos e necessidades

Permaneça atento às necessidades dos seus clientes. Procure analisar o mercado e a forma como as pessoas agem. Assim, você conseguirá prever tendências e estar preparado para elas antes que aconteçam. Surpreenda o(a) cliente proporcionando novidades que ele queria, mas nem sabia ainda.

6. Saiba discordar sem magoar

Nem sempre o cliente vai estar certo, e isso vale não só para o pós-venda, mas para todas as etapas do relacionamento de vocês. Quando acontecer o contrário, você deve mostrar com sinceridade e sutileza que aquela opção não é a melhor ou explicar que o que ele acredita não está correto. Ao evidenciar com total transparência o porquê da sua discordância, você também evidencia que realmente se preocupa em ser sincero com ele.

7. Seja profissional

O cliente não tem culpa se você está passando por problemas pessoais ou profissionais. Não desconte nele, isso só irá piorar as coisas para você e para os seus negócios. Aprenda a separar as coisas e não deixe que o cliente perceba que você está tendo um dia ruim, ele possui problemas para resolver também.

8. Prioridade

O dia a dia de um corretor de imóveis pode ser bem corrido, mas você não pode deixar que suas outras atividades e compromissos sejam mais importantes do que o seu cliente. Ele deve vir em primeiro lugar, e isso deve ser evidente. Sentir que está atrapalhando ou interrompendo o dia ou o trabalho de alguém não é uma boa sensação.

9. Deixe o orgulho de lado

Muitas vezes, o cliente vai estar certo mesmo você não aceitando. Mantenha a cabeça aberta, seja receptivo para novas ideias e visões de uma situação, deixe o orgulho de lado e aceite que nem sempre você vai estar certo. Admitir o erro e aceitar o acerto do outro pode ser o diferencial na solidificação de um relacionamento. E mais: use o pós-venda como fase de feedback sobre as suas técnicas de vendas.

10. O entorno também importa

Lembre-se que não basta você prezar pelo bom atendimento e pela construção de um relacionamento sólido e sincero se os seus colaboradores não prezam também. O processo como um todo exige que todos os envolvidos estejam em sintonia, agindo e pensando da mesma forma em relação ao relacionamento com o cliente antes e pós-venda.

Voltando à referência dos relacionamentos românticos, conseguimos perceber com clareza que manter alguém apaixonado(a) é mais fácil do que conquistar. Afinal, você já passou por todo o processo de construção do relacionamento, agora basta fortificá-lo. Com prática, isso acaba se tornando algo natural para você e logo os(as) clientes estarão vindo até você e não o contrário.

Com todas essas dicas práticas de pós-venda, você poderá fidelizar o cliente e até torná-lo um fiel divulgador da marca. As pessoas buscam boas experiências, antes, durante e pós-compra, então providencie uma ótima experiências antes, durante e pós-venda.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.