Alcance o topo das pesquisas através do SEO para imobiliária

Imagem ilustrativa de uma pesquisa no google.

A criação de sites para imobiliária vem favorecendo muito o mercado deste ramo, tornando-se uma das ferramentas mais efetivas no processo de compra, venda, locação ou permuta de imóveis.

Desse modo, com o avanço da tecnologia, um dos maiores desafios que uma imobiliária ou um corretor(a) de imóveis pode estar enfrentando é o fato de conseguir alcançar o topo dos resultados na busca do Google. 

Isso porque, ainda que a internet seja uma facilitadora nesses processos, ela contribui simultaneamente para a entrada de novas imobiliárias, resultando no aumento de sites e das opções de imóveis disponíveis ao público.

Sendo assim, é imprescindível que o site do seu negócio imobiliário possua um diferencial competitivo na internet e que você consiga aplicar as boas práticas de SEO, contribuindo para o aumento do seu tráfego orgânico.

São muitos os fatores de ranqueamento e muitas práticas que levam o seu site a atingir as primeiras posições.

Por isso, nesta publicação reunimos tudo o que você precisa saber sobre SEO, como funciona o algoritmo do Google, como desempenhar na prática e ainda aprender 10 estratégias para aplicar no seu site.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é SEO?

SEO é a sigla para "Search Engine Optimization", ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca, em português.

Trata-se de um conjunto de práticas e estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade e a classificação de um site nos resultados de busca orgânica dos mecanismos de busca, como o Google, Bing e entre outros.

O objetivo principal do SEO é aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico que um site recebe. 

Isso é alcançado através da otimização de diversos aspectos do site, como conteúdo, estrutura, links e mais, de modo a torná-lo mais relevante e atraente para os mecanismos de busca. 

Quando um site é otimizado de acordo com as diretrizes de SEO, ele tem mais chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca.

O SEO envolve várias técnicas, incluindo a pesquisa de palavras-chave, a criação de conteúdo de alta qualidade, a otimização de tags HTML, a construção de links, a melhoria da velocidade de carregamento do site, a otimização para dispositivos móveis e entre outros.

Também é importante evitar práticas enganosas ou spam, conhecidas como "black hat SEO", que podem resultar em penalizações e na perda de classificação nos resultados de busca.

Dessa forma, o SEO é uma parte fundamental do marketing digital, pois ajuda os sites a alcançarem um público mais amplo, aumentarem sua visibilidade online e, consequentemente, atrair mais visitantes e potenciais clientes.

Portanto, pensando em ajudar o seu site imobiliário a alcançar as melhores posições nos resultados de pesquisa do Google, preparamos o e-book gratuito “SEO – como melhorar o posicionamento do seu site nas pesquisas do Google”. Confira abaixo:

ebook SEO para melhorar seu posicionamento no google

O que são resultados orgânicos?

Os resultados orgânicos, também conhecidos como resultados de busca orgânica, são as listagens de páginas da web que aparecem nos resultados de pesquisa de um mecanismo de busca, como o Google, de forma não paga. 

Eles não são influenciados por anúncios pagos e são classificados com base na relevância e na qualidade do conteúdo em relação às palavras-chave ou frases de pesquisa inseridas pelo usuário.

Quando você realiza uma pesquisa em um mecanismo de busca, como o Google, a página de resultados exibe uma lista de links para sites que o mecanismo de busca considera mais relevantes para a consulta inserida.

Imagem de um pesquisa no Google.

Por isso, os resultados orgânicos são valiosos, pois é uma maneira de atrair tráfego para o seu site sem a necessidade de pagar por publicidade. 

No entanto, a competição por posições nos resultados orgânicos é intensa, e otimizar um site para SEO é fundamental para ter uma melhor classificação nesses resultados e atrair visitantes qualificados de forma orgânica.

Como funciona o algoritmo do Google?

O objetivo principal do algoritmo do Google é fornecer aos usuários os resultados de busca mais relevantes e úteis com base nas palavras-chave que eles inserem na caixa de pesquisa. 

Embora o Google não divulgue todos os detalhes de seu algoritmo, ele considera centenas de fatores de ranqueamento ao classificar páginas da web.

É importante ressaltar que o algoritmo do Google está em constante evolução, e a empresa faz atualizações periódicas para melhorar a qualidade dos resultados de busca e combater práticas de SEO enganosas ou manipulativas. 

Portanto, é fundamental para profissionais de marketing e proprietários de sites acompanhar as diretrizes do Google e ajustar suas estratégias de SEO de acordo com as mudanças no algoritmo. 

Além disso, focar na criação de conteúdo de alta qualidade, na escrita de pessoas para pessoas e na satisfação do usuário é uma abordagem sólida para melhorar a classificação das suas páginas na busca do Google a longo prazo. 

Como funciona o SEO para imobiliária?

As práticas de SEO para sua imobiliária funcionam no momento em que você aplica elas tanto no conteúdo criado, quanto na própria estrutura do site. 

É necessário que todo gestor ou corretor imobiliário atente-se para a elaboração de um conteúdo voltado especificamente para alguém que procura por seus produtos ou serviços, fazendo com que o mesmo encontre seu site mais facilmente.

Se a sua imobiliária aparecer como um dos primeiros resultados nas páginas dos buscadores, é mais provável que ela seja acessada. 

Isso porque cerca de 90% dos usuários do Google clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página do navegador.

Dessa forma, o conteúdo do seu site e as técnicas de SEO são de extrema importância, considerando principalmente os fatores visibilidade, fortalecimento de marca e, consequentemente aumento de conversão e o retorno obtido com seus investimentos em marketing.

Por que investir em SEO para imobiliárias?

Investir em SEO é como desempenhar um papel fundamental na estratégia de marketing online do seu negócio. 

É com essas práticas que você irá conseguir aumentar a visibilidade da sua marca, pois mais pessoas terão facilidade em encontrar o site da sua empresa quando pesquisam por produtos, serviços ou informações relacionadas ao seu setor. 

Reunimos alguns benefícios que podem auxiliar você a entender melhor a importância de aprender as boas práticas de SEO e aplicá-las no seu negócio.

  • Atração de tráfego qualificado: O SEO visa atrair visitantes que estão interessados nos produtos ou serviços que a empresa oferece. Isso significa que o tráfego gerado por meio de pesquisa orgânica tende a ser mais relevante e qualificado, o que aumenta as chances de conversão.
  • Construção de autoridade: Quando um site aparece nos primeiros resultados de busca, ele geralmente é visto como mais confiável e respeitável aos olhos dos usuários. O SEO bem-sucedido ajuda a construir autoridade e credibilidade no mercado.
  • Redução de custos de aquisição de clientes: Comparado a estratégias de marketing pago, como publicidade online, o SEO pode ser mais econômico a longo prazo. Uma vez que seu site esteja bem otimizado e classificado nos resultados orgânicos, ele pode atrair tráfego sem custos adicionais por clique.
  • Análise de dados: O SEO envolve a coleta e análise de dados para entender o comportamento dos visitantes do site e o desempenho das palavras-chave. Isso permite ajustar estratégias para melhorar ainda mais o desempenho ao longo do tempo.
Imagem ilustrativa de profissionais analisando dados.
  • Competitividade: As empresas que investem em SEO têm uma vantagem competitiva, uma vez que podem se destacar e atrair clientes em potencial, mesmo em mercados saturados.
  • Adaptabilidade às mudanças de comportamento do consumidor: À medida que os hábitos dos consumidores evoluem e mais pessoas recorrem à pesquisa online antes de tomar decisões de compra, o SEO permite que as empresas se adaptem a essas mudanças e alcancem seu público-alvo onde ele está procurando informações.
  • Melhor experiência do usuário: As práticas recomendadas de SEO, como otimização de velocidade de carregamento, design responsivo e estrutura de site amigável através de um SEO técnico, também contribuem para uma melhor experiência do usuário. Isso pode resultar em taxas de rejeição mais baixas, maior engajamento e satisfação do cliente.

Em resumo, o SEO é uma estratégia de longo prazo que pode gerar resultados duradouros quando bem executada.

Confira um pouco mais sobre como funciona o SEO para imobiliária na aula 16 do nosso curso de Marketing Digital para Imobiliárias:

SEO on page x SEO off page

O SEO é dividido em duas categorias principais: SEO on page e SEO off page. 

Cada uma delas se concentra em aspectos diferentes da otimização para mecanismos de busca e desempenha um papel fundamental na classificação de um site nos resultados de pesquisa.

SEO on page

O SEO on page refere-se a todas as otimizações e práticas realizadas diretamente no próprio site. 

Isso envolve a otimização de elementos e aspectos internos de uma página da web para melhorar sua classificação nos mecanismos de busca. 

Alguns dos principais elementos do SEO on page incluem:

📣
Palavras-chave;
Conteúdo;
Título da página (H1);
Tags HTML;
Tags de imagem alt;
Estrutura de URLs amigáveis;
Velocidade de carregamento;
Responsividade;
Usabilidade.
Imagem das técnicas de SEO aplicadas em um site.
Exemplos de title, url amigável e H1.

Dessa forma, o SEO on page está sob o controle direto dos proprietários do site e é uma parte essencial para garantir que seu site seja relevante para os mecanismos de busca e para os visitantes.

SEO off page

O SEO off page refere-se a estratégias e otimizações realizadas fora do seu site para aumentar a autoridade, a visibilidade e a relevância do site.

As principais estratégias de SEO off page incluem:

Construção de backlinks

Os backlinks são links que apontam de um site para outro. Eles desempenham um papel importante no mundo do SEO e na classificação de páginas nos resultados dos motores de busca.

Quando um site vincula a outro, está essencialmente recomendando o conteúdo desse segundo site como relevante e valioso.

Os mecanismos de busca utilizam esses backlinks como um dos fatores para determinar a autoridade e a relevância de uma página ou site em relação a determinadas palavras-chave.

Marketing de conteúdo

Compartilhamento de conteúdo valioso e informativo em outros sites, blogs e redes sociais para aumentar a visibilidade e atrair links naturais.

Redes sociais

Participação ativa em redes sociais para promover conteúdo, atrair seguidores e envolver a comunidade online.

Avaliações e comentários

Obtenção de avaliações positivas e comentários em sites de avaliação e diretórios de negócios, como o Google Meu Negócio.

Participação em fóruns e comunidades

Contribuição para fóruns e comunidades online relevantes para sua área de atuação, demonstrando conhecimento e autoridade.

Parcerias e colaborações

Colaboração com outras empresas, influencers e sites para compartilhar recursos e promover seu conteúdo.

O SEO off page ajuda a construir a reputação e a autoridade do seu site no mercado online, o que pode melhorar a classificação nos resultados de busca.

Sendo assim, o SEO on page e o SEO off page são duas abordagens distintas, mas complementares, para otimizar um site para mecanismos de busca. 

Ambas são importantes para uma estratégia de SEO eficaz, e os resultados geralmente melhoram quando ambas são implementadas de maneira consistente e estratégica.

O que é SEO local?

O SEO local é uma estratégia focada em melhorar a visibilidade online de um negócio em pesquisas geográficas específicas, levando em consideração a localização.

Ou seja, quando os usuários procuram por produtos ou serviços locais em uma determinada área geográfica, como uma cidade, bairro ou região.

O principal objetivo do SEO local é ajudar as empresas a aparecerem nos resultados de busca quando os usuários estão próximos e procuram por produtos ou serviços que elas oferecem. 

Isso é especialmente importante para empresas físicas, como lojas locais, restaurantes, imobiliárias e prestadores de serviços que atendem a uma clientela local.

Alguns dos principais elementos e estratégias envolvidos no SEO local incluem a otimização de perfis de negócios locais.

As empresas devem otimizar seus perfis em serviços de listagem, como o Google Meu Negócio, Yelp e TripAdvisor. Isso inclui fornecer informações precisas, como endereço, número de telefone, horário de funcionamento e fotos.

Desse modo, o uso de palavras-chave relacionadas à localização, é outro fator importante, como "imobiliárias em Porto Alegre" ou "imóveis para alugar em Blumenau". 

Essas palavras-chave direcionam o tráfego local para o site da empresa.

As estratégias de SEO local também abrangem as avaliações e classificações que o seu negócio recebe, por isso é importante incentivar seus clientes a deixarem avaliações boas e honestas.

E por último mas não menos importante, manter os seus perfis nas redes sociais com a publicação de conteúdos locais pode fazer a diferença no aumento de leads. 

Você pode criar uma linha editorial só com postagens que fazem referência a área em que a sua imobiliária está localizada, por exemplo.

Portanto, o SEO local é especialmente importante para você que busca atrair clientes locais e aumentar a visibilidade da empresa nas pesquisas geográficas, o que pode resultar em um aumento nas visitas físicas e online, ligações telefônicas e conversões.

Como aplicar SEO local na sua imobiliária?

A aplicação de SEO local para imobiliárias é relevante para atrair clientes em potencial que estão interessados em propriedades na sua área de atuação. 

A seguir, estão algumas etapas e estratégias específicas para otimizar o SEO local para sua imobiliária.

Otimize seu perfil do Google Meu Negócio 

Verifique a propriedade da sua imobiliária no Google Meu Negócio. Preencha todas as informações, como nome, endereço, número de telefone, horário de funcionamento e categoria de negócio.

Adicione fotos de alta qualidade das propriedades que você vende ou aluga, bem como fotos do interior da sua imobiliária.

E solicite aos clientes satisfeitos para deixarem avaliações no seu perfil do Google Meu Negócio.

Otimize palavras-chave locais

Identifique palavras-chave relevantes para o setor imobiliário na sua área, como "imobiliária em [sua cidade]", "casas para venda em [sua região]", etc.

E use essas palavras-chave de forma estratégica em todo o seu site, incluindo no conteúdo, títulos, metadados e descrições.

Crie conteúdo relevante

Crie conteúdo de blog que aborda tópicos relacionados ao mercado imobiliário na sua região, como análises de bairros, guias para compradores e vendedores locais, e informações sobre tendências de preços.

Destaque propriedades locais em seu site com descrições detalhadas e fotos de alta qualidade.

Mantenha uma presença ativa nas redes sociais, compartilhando propriedades, informações locais e conteúdo que vão além da venda de imóveis, por exemplo.

Crie e promova conteúdo local, como vídeos de passeios virtuais de propriedades e dicas para compradores e vendedores na sua área.

Acompanhe as avaliações online da sua imobiliária e responda de maneira profissional.

E use feedback construtivo para melhorar os serviços oferecidos.

Imagem ilustrativa de uma reunião sobre seo local.

Otimize o seu site imobiliário

Certifique-se de que seu site carregue rapidamente em dispositivos móveis e desktops, pois a velocidade de carregamento é um fator de classificação importante.

Garanta que informações de localização, como seu endereço e número de telefone, estejam visíveis e corretas em todas as páginas do seu site.

E implemente marcações de dados estruturados (Schema.org) nas páginas do seu site para ajudar os mecanismos de busca a entender informações importantes, como endereço e horário de funcionamento.

Obtenha backlinks locais

Tente obter backlinks de sites locais respeitáveis, como associações comerciais, blogs locais e sites de notícias locais.

E considere participar de eventos locais e patrocinar atividades comunitárias para criar oportunidades de obter menções online.

Acompanhe as métricas

Use ferramentas de análise para monitorar o desempenho do seu site e das suas estratégias de SEO, como Google Search Console, Keyword Planner e para uma análise mais avançada o Semrush.

E ajuste sua estratégia com base nos dados e nas tendências de pesquisa locais.

10 estratégias para melhorar o SEO do seu site

Para conseguir aplicar essas estratégias é necessário entender que elas fazem parte dos chamados fatores de ranqueamento.

Os fatores de ranqueamento são critérios que os motores de busca, como o Google, estabelecem para determinar a posição de uma página ou site nos resultados de pesquisa orgânica.

O objetivo dos fatores de ranqueamento é avaliar a relevância, autoridade e qualidade do conteúdo de uma página, para que os mecanismos de busca possam oferecer aos usuários os resultados mais relevantes, autorais e úteis para suas consultas.

Desse modo, separamos os 10 principais fatores que podem auxiliar o seu site alcançar boas posições no Google.

1. Conteúdo autoral

Em publicações para blog, por exemplo, desenvolver uma escrita autoral é um dos fatores que se destacam sendo positivo para o Google.

Em nenhuma hipótese copie a escrita de um outro site, pois isso é motivo de punição, violação de direitos autorais e você ainda pode ser denunciado por plágio.

Por isso, sempre realize pesquisas para embasar o seu texto, convide pessoas que são referências sobre o assunto que você irá escrever ou contrate redatores para auxiliar você nessa parte.

2. Palavra-chave

De todos os passos iniciais na escrita SEO, a escolha da palavra-chave e a inserção dela na sua página é o mais importante.

É essa palavra que irá direcionar todo o conteúdo. Ao escolher as palavras-chave certas, você pode garantir que seu conteúdo seja relevante para o público-alvo que procura informações relacionadas ao seu nicho ou setor.

Portanto, sempre adicione a palavra-chave nos títulos, slug, meta title, no nome do arquivo da imagem que você inserir no post e, obviamente, durante o texto.

3. Formato de imagens

Quando falamos em SEO, tudo que melhore a experiência do usuário e a velocidade de carregamento de uma página é válido.

Dessa forma, é recomendado que todas as imagens que você incluir no seu site sejam em formato webp, pois é um formato leve, que mantém a qualidade e contribui para o desempenho da sua página.

4. Legibilidade e escaneabilidade

Ler um texto com parágrafos longos, sem imagens e subtítulos para separar os assuntos é pouco atrativo, certo?

Por isso, escrever um texto com uma boa legibilidade e escaneabilidade faz toda a diferença e auxilia a guiar o leitor a ler todo o seu artigo.

Mas para contextualizar você, a legibilidade refere-se à facilidade com que o texto pode ser lido e compreendido. 

Os motores de busca consideram a legibilidade como um fator importante na classificação de páginas. 

Ou seja, um conteúdo difícil de ler ou compreender pode resultar em uma experiência ruim para os usuários, o que pode afetar negativamente a classificação do seu site.

Dessa forma, é importante usar uma fonte legível, tamanho de texto apropriado, espaçamento adequado entre linhas e parágrafos, evitar parágrafos muito longos e usar cabeçalhos e listas quando apropriado.

Já a escaneabilidade, refere-se à facilidade com que os visitantes podem escanear rapidamente uma página em busca das informações relevantes. 

Os usuários geralmente não leem todo o conteúdo de uma página da web, eles escaneiam rapidamente em busca de pontos-chave.

Para tornar seu conteúdo mais escaneável, é importante usar cabeçalhos descritivos (h1, h2, h3, etc.), parágrafos curtos, listas com marcadores ou numeração, negrito e itálico para destacar informações importantes e usar links internos de forma lógica.

5. Link building

O link building é uma estratégia de otimização que envolve a obtenção de links de outros sites para o seu próprio site.

Quanto mais links de qualidade apontarem para o seu site, maior a probabilidade de ele aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, o que pode resultar em mais tráfego orgânico e visibilidade online.

Sendo assim, isso é feito com o objetivo de aumentar a autoridade e a relevância do seu site aos olhos dos motores de busca, como o Google. 

6. Conteúdos em formato de lista

Esse próximo tópico é como a união de todos os já citados anteriormente.

Quando você desenvolve um conteúdo em lista, você reúne em um único post a boa escaneabilidade, legibilidade, organização de assuntos e contribui para que o seu artigo seja destacado pelos buscadores. 

Características que você encontra nessa publicação que está lendo agora.

7. Responsividade

Ser responsivo refere-se à capacidade de um site ou aplicativo se adaptar e ser exibido de forma adequada em diferentes dispositivos e tamanhos de tela. 

Isso significa que um site responsivo é projetado para oferecer uma experiência de usuário consistente e funcional, independentemente se o usuário está acessando-o em um computador desktop, tablet ou smartphone.

Dessa forma, a responsividade é fundamental para o SEO, pois melhora a experiência do usuário, reduz a taxa de rejeição, atende às diretrizes do Google para dispositivos móveis e afeta positivamente diversos fatores que contribuem para um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa. 

8. Youtube SEO

Se você pensa em produzir vídeos, o YouTube SEO é extremamente importante para o Google, uma vez que ele é o proprietário do YouTube. 

Quando você otimiza seu conteúdo no YouTube, está melhorando sua visibilidade tanto no mecanismo de busca do YouTube quanto no Google em si.

Imagem ilustrativa de um profissional otimizando seu vídeo.

9. Atualizações

Manter uma frequência de atualizações em determinados conteúdos é muito benéfico para a sua estratégia de SEO.

Pois é dessa forma que você consegue mostrar que o seu site e seus assuntos publicados estão em constante melhoria e aperfeiçoamento.

10. Autores

Os seus textos e artigos precisam ter autores reais com biografias verídicas.

O Google sempre irá posicionar melhor as páginas escritas por pessoas que possuem algum tipo de autoridade, justamente pela questão de credibilidade que falamos em diversos tópicos desta publicação. 

Portanto, sempre mostre abaixo de todos os textos criados por você ou pela sua equipe uma foto com a biografia da pessoa que escreveu.

Quanto tempo demora para o SEO dar resultado?

O tempo necessário para ver resultados significativos de uma estratégia de SEO pode depender de vários fatores. 

Não existe um prazo fixo ou universal para o SEO começar a funcionar, pois cada site é único, e a concorrência em diferentes setores e palavras-chave são diversas.

Geralmente, é comum começar a ver alguns resultados iniciais em algumas semanas ou meses após a implementação de uma estratégia de SEO. 

No entanto, resultados significativos e consistentes, como um aumento substancial no tráfego orgânico e nas conversões, podem levar vários meses a um ano ou mais, dependendo dos fatores mencionados acima.

É importante lembrar que o SEO é uma estratégia de longo prazo. Uma vez alcançadas as classificações desejadas, a manutenção e o acompanhamento contínuos são necessários para garantir que o site continue a ser bem classificado. 

Portanto, a paciência e o comprometimento são essenciais ao implementar uma estratégia de SEO eficaz.

Sendo assim, se você busca por um CRM imobiliário que acompanha um site responsivo, intuitivo e que atende às boas práticas de SEO, a Jetimob é o sistema ideal para o seu negócio. 

Acesse o site para realizar um teste grátis e conheça a plataforma imobiliária! 

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.