Ter um site imobiliário exclusivo ou não? Essa é uma questão que muitas imobiliárias têm. Entenda se vale a pena, e se esse tipo de site se aplica ao seu negócio.

Acredito que depois de tantos textos falando sobre sites, você já deve ter entendido a importância de ter um.

Mais do que ter um site, seja os que vem integrado junto com seu CRM imobiliário ou qualquer outro tipo, é necessário entender se ele atende aos critérios de um bom site. Ou seja, se ele é responsivo e otimizado. Se você não sabe muito bem sobre isso, confira o post que meu colega Gabriel fez sobre como deve ser um site imobiliário para rankear bem no Google e proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Mas não é bem disso que vou falar hoje. O meu post é mais uma reflexão ou uma explicação do que é um site imobiliário exclusivo/personalizado (não os que vem integrado ao CRM). Essa reflexão, por sua vez, é fazer você pensar se deve considerar essa possibilidade.

Sem mais delongas, está na hora de saber o que é um site imobiliário exclusivo…

O que é um site imobiliário exclusivo

Diferente dos sites que vem integrado com o seu CRM, um site exclusivo é um site que você adapta ele as suas necessidades.

Algumas imobiliárias optam por investir em um site personalizado justamente para se destacar dos modelos pré prontos, porque eles também são muito eficientes.

Basicamente, por trás de um site exclusivo existe ou uma empresa que desenvolveu ele ou, até mesmo, um setor de TI dentro de uma imobiliária. É claro que, nesse caso, falamos de grande imobiliárias.

Para complementar ainda mais esse conteúdo, conversei com o Marcelo Barros da W2Lead agência de marketing digital e desenvolvimento de sites para imobiliárias. Confira abaixo como foi essa conversa!

1- Marcelo, quais os motivos que levam uma imobiliária a querer um site exclusivo?
Vários aspectos podem levar a essa decisão, tanto uma questão de vaidade, por ter um site fora dos padrões que os concorrentes tem, quanto pelo sentimento de ser “diferente”. Mas o que pesa de verdade e o que nós deixamos claro em nossas reuniões de prospecção, sempre são os pontos focados no resultado.
Sites padrão, ou templates, geralmente tem um mecanismo/estrutura de SEO iguais aos concorrentes, não levando em consideração o estudo de público alvo e regionalismo, bem como a posição atual do site do cliente, expectativas com o novo projeto e o objetivo com o novo site.
Nos projetos personalizados sempre utilizamos as referências do cliente, porém sem perder a nossa autonomia de criar formas de pesquisa e exibição de imóveis para facilitar a vida do usuário, nosso ponto focal nos resultados.

2-Existe um padrão do tipo da imobiliária que procura esse serviço?
Em sua maioria, são imobiliárias com uma cultura já existente no marketing digital, que já provaram de várias formas de captação e chegaram a conclusão de que “mais do mesmo” não resolve o problema que eles tem.
Imobiliárias com maior fluxo de imóveis são a maior parte das que buscam esse tipo de plataforma.

3-O que é importante levar em consideração na hora de criar um site exclusivo para imobiliária?
Público-alvo é um dos principais aspectos, já que temos que levar em consideração o comportação do usuário dessa imobiliária. Padrões de imóveis são fundamentais para definir a escolha de um wireframe na hora de trabalhar a arquitetura de informação do projeto.

4-Existe alguma circunstância a qual você falaria para uma imobiliária não ter um site exclusivo?
Não. Um site exclusivo lhe trará um retorno garantido a médio/longo prazo, já que trabalhamos fortemente a nossa especialização, que é posicionar bem nossos clientes na SERP (onde os resultados das pesquisas do Google são mostrados).  Mesmo assim a imobiliária tem que estar preparada para dar o passo inicial em seu crescimento digital, estando pronta para realizar os investimentos necessários em mídias digitais pagas.

Benefícios de um site exclusivo

Eu gostaria de deixar bem claro antes de abordar esse tópico: NÃO estou falando que sites que vêm integrados aos sistemas não são bons. Muito pelo contrário.

Os modelos de sites pré prontos são feitos por um profissional especializado. Portanto eles foram pensados e planejados e possuem um designer que serve a diversos propósitos.

Falamos sobre esse assunto em um vídeo recente no nosso canal do Youtube, que você confere abaixo.

Por fim, o que vale ressaltar nisso tudo é que se o seu site exclusivo for desenvolvido de maneira correta,  ele poderá ser muito benéfico. E esses benefícios irei falar agora.

Se destaque com a exclusividade do design do seu site

Quando falo em se destacar tendo um site imobiliário exclusivo, falo na questão do design.

Ter essa exclusividade aliada à sua marca pode causar uma ótima impressão visual para quem acessa. Além disso, sua identidade e seu posicionamento online são reforçados.

O que vale ressaltar nesse ponto, porém, é que nada adianta o seu site somente estar bonito e nada otimizado. Sempre busque o equilíbrio disso e deixe bem claro para quem for desenvolver.

Personalização livre

Um outro grande benefício é que você pode personalizar seu site, suas páginas, criar novas categorias e até mesmo inovar na exibição dos seus imóveis.

Todas essas são ações que você não pode fazer em um modelo de site e que podem ser úteis, dependendo dos seus objetivos.

O que levar em consideração com o site imobiliário personalizado

Existem alguns fatores que são necessários ficar atento quando o assunto é site exclusivo. Para que um site imobiliário desempenhe bem, ele deve estar dentro de uma série de fatores. Repito, não basta ser apenas bonito, ele tem que funcionar bem.

Atende aos critérios de um site estruturado para SEO

É meio repetitivo falar sobre isso, mas seu site precisa aparecer nos resultados dos buscadores. Para isso acontecer, ele deve atender critérios que o Google estabeleceu para definir os sites que são melhor ranqueados.

Em resumo esses critérios do Google asseguram que os sites que ranqueam para as primeiras posições proporcionem uma experiência boa para quem acessa. Alguns desses critérios dizem respeito a velocidade de carregamento, se o conteúdo do site é relevante, se ele funciona bem em todos os tipos de dispositivos, etc…

Ebook seo - como se posicionar melhor no google

É responsivo ou adaptativo

Além de ser um critério que o Google leva em consideração, no que se refere ao SEO isso influenciará 100% na experiência do usuário também.

Com as crescentes tecnologias, o número de pessoas que utilizam o celular para acessar sites só aumenta. Então você deve estar atento ao funcionamento do seu site nesses dispositivos.

Cuidado com muitos elementos

Quer deixar personalizado o seu site? Vá em frente. Mas tenha cuidado para não cometer exageros.

Por isso, sempre busque personalizar o site de forma coesa ao seu branding (a construção da sua marca). É importante lembrar o seu objetivo. O que faz com que as pessoas vejam seus imóveis e queiram negociar?

Vale lembrar isso para quem for desenvolver seu site, mantenha o equilíbrio!

Velocidade no carregamento

Nesse tópico eu quero afirmar de maneira bem ousada: se o seu site é lento, as pessoas não vão ficar nele.

Do que adianta ele ser exclusivo se ninguém vai ficar para ver isso? Para saber se seu site tem uma boa velocidade de carregamento, basta colocar seu link nessa página (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-br).

Essa é uma ferramenta da Google, que testa a velocidade de carregamento e te dá dicas de como você pode melhorar isso.

Mais dificuldade na manutenção de site exclusivo

Uma das coisas que, quando se refere a site imobiliário exclusivo, precisa ser lembrada é que a manutenção é mais complicada. Ou melhor, ela é mais demorada.

Portanto, caso decida investir um site personalizado para sua imobiliária, saiba que terá que investir um pouco mais na manutenção.

Integrações de sites imobiliários exclusivos

Como falei acima, é necessário se atentar às integrações e aos serviços que você usa ou poderá usar no futuro.

De nada adianta um site exclusivo lindíssimo se ele não integra com um CRM ou alguma ferramenta de marketing que você necessita.

Um exemplo disso são sites desenvolvidos no WordPress, que podem ser integrados a alguns CRMs.

E aí, você acha que é uma boa sua imobiliária ter um site exclusivo?

[Total: 1    Média: 5/5]