Ter um espaço para colocar seus imóveis à disposição de seus clientes e conversar com eles é indispensável. Muito do sucesso de um negócio imobiliário está na forma como ele se apresenta – e é nesse contexto que pensamos no site imobiliário.

Ter um site imobiliário é algo que se tornou imprescindível no nosso mercado. Funcionando como o seu endereço na internet, o site deixou de ser um diferencial e tornou-se básico.

A web já faz parte do dia a dia das pessoas e está cada vez mais ligada aos nossos hábitos de consumo. E isso se reflete, obviamente, na aquisição e aluguel de imóveis.

Antes de irmos até uma imobiliária, visitamos páginas de diversas empresas. Além disso, entramos em portais de imóveis, pesquisamos imóveis por região, bairros, etc. Tudo na tentativa de facilitar o processo.

Além de tudo isso, o site pode ser vantajoso por alguns outros motivos que vamos listar a seguir:

1. Te coloca onde o público está

Hoje os hábitos de consumo das pessoas estão diretamente ligados a pesquisa online de preços. De acordo com uma pesquisa do Google, a internet se tornou parte essencial nas compras de imóveis.

Portais de imóveis são eficientes para uma primeira busca, mas é no site para imobiliária que o cliente vai poder ter mais informações e até conversar de maneira mais segura com o corretor de imóveis.

2. Dá destaque para seus imóveis

O uso de um site para imobiliária permite que você utilize diversos recursos. Fotos, depoimentos, vídeos, tour 360º, etc. são alguns deles que podem trazer resultados positivos para suas negociações.

Veja bem: as visitas aos imóveis ainda são relevantes. Contudo, um site bem construído pode economizar tempo nessas visitas e agilizar o processa de compra ou aluguel.

3. Você aparece mais nos resultados de pesquisa do Google

Quando precisam de um imóvel e querem fazer a primeira busca pela internet, seus clientes vão utilizar o Google. Vão buscar características do imóvel que procuram ou mesmo uma imobiliária na cidade onde moram.

Então, é fundamental que seu site esteja otimizado e pronto para aparecer na lista de resultados do Google.

Além de ações realizadas por você, algumas são de responsabilidade da empresa responsável pelo seu site. Certifique-se de que você tem um site responsivo e também que a velocidade de seu endereço na internet é boa.

4. Transmite credibilidade e confiança

Hoje, a existência de um site oficial é um grande gerador de credibilidade para as empresas. O site transmite confiança naquela marca e aproxima o cliente da imobiliária.

Mas isso só vai acontecer se o seu site for o mais completo possível. Então, aproveite o seu endereço na internet para explorar as mais diversas formas de dar respaldo para o seu trabalho.

De forma geral, você vai querer que sua empresa pareça real – no mundo virtual. Algumas formas de aprimorar isso ainda mais são incluir imagens (tanto no seu site como no Google Meu Negócio), vídeos, depoimentos, etc.

5. Capture leads em seu site para imobiliária

Ao oferecer opções para que seu público deixe um e-mail de contato ou converse com você, é possível captar leads.

Esses contatos podem ser utilizados para que você envie campanhas promocionais ou mesmo para que envie conteúdos que fidelizem seus cliente. Claro que, para isso, você precisará antes investir em inbound marketing.

6. Facilita a negociação com os clientes.

Imagine que um cliente se interessa por um imóvel e só vai poder saber qual o valor dele ao ir até sua imobiliária, pois você não divulga os valores no site. Essa barreira além de atrasar o negócio, também faz com que o cliente vá procurar outras opções em sites concorrentes.

Se essa dúvida é esclarecida via chat online, ele tende a se sentir bem atendido e continuar a negociação com você.

De forma geral, a escolha de quais informações colocar ou não em seu site ainda gera muito debate no mercado imobiliário. Vivemos no Brasil uma realidade onde o cliente nem sempre está disposto a negociar com um corretor de imóveis.

Nesse sentido, vale estudar o comportamento dos clientes na região onde você atua. Porém, algumas coisas devem ter uma influência positiva em todos os casos. Como exemplo podemos tomar os detalhes sobre a infraestrutura do imóvel.

Oferecê-los vai agilizar o tempo da tirada de dúvidas e do alinhamento de interesses com o cliente. Isso vai envolver o tamanho do imóvel, quantidades de quartos, etc.

6. Economia e visibilidade

O custo benefício de um site imobiliária é relativamente baixo. Com pouco dinheiro você irá melhorar – e muito, a visibilidade da sua empresa.

Claro que isso precisa estar associado a uma identidade visual e comunicacional fortes – o que vai demandar um investimento um pouco maior. Mas, de forma geral, você terá um retorno satisfatório.

CTA-branding-site-imobiliário

Em que casos não vale a pena ter um site imobiliário?

Essa pergunta pode parecer uma pegadinha mas a verdade é que, em situações específicas, pode ser que o site não faça tanta diferença assim. Vamos falar sobre algumas que vem a mente:

1.Você está tendo dificuldades em gerenciar suas negociações

Se mesmo sem um site você já está tendo mais vendas ou aluguéis do que consegue gerenciar, talvez não seja o momento correto para investir na ferramenta.

Algumas outras atitudes podem se mostrar mais urgentes como por exemplo:

  • otimizar com contato dos clientes através do Whatsapp Business;
  • melhorar a organização do seu negócio com ferramentas como o Google Agenda e um CRM imobiliário;
  • contratar mais funcionários;
  • entre outros fatores que podem possibilitar um maior número de vendas e aluguéis.

2. Você não terá condições de manter seu site imobiliário

Se você acredita que ou não terá tempo ou não terá dinheiro e pessoal para monitorar seu site, talvez seja melhor não fazê-lo.

Ter um site abandonado será pior para sua imobiliária do que não ter um site. Estude bem sua situação e aguarde o momento correto para o lançamento do seu endereço virtual.

3. O seu nicho de mercado é muito pequeno e específico

Por fim, se você mora em uma cidade muito pequena ou se atende um público muito específico talvez o site não seja a melhor solução.

Nesses casos, um relacionamento mais direto com os clientes pode ser muito mais relevante. Mais que isso, pode ser muito mais fácil e eficiente.

Algumas práticas online relacionadas a micro audiências podem ser de interesse especial se você se identificar com esse caso.

Aí novamente vai de você entender quem é o seu público e quais as melhores formas de se relacionar com ele.

A importância do site imobiliário

Por fim, de forma geral, o site imobiliário se mostrará como um forte aliado à sua marca. Com conteúdo de qualidade em seu site você conseguirá engajar ainda mais clientes.

Associe isso à outros métodos de marketing imobiliário e seu negócio se desenvolverá ainda mais.

[Total: 4   Average: 5/5]