Os 5 melhores ERPs do mercado imobiliário

Imagem de corretores de imóveis usando um ERP Imobiliário.

A utilização de sistemas de automatização no mercado imobiliário e a implementação de novas tecnologias vem ganhando espaço e estão cada vez mais comuns.

E você, atuante no ramo imobiliário, para não ficar para trás precisa se adaptar às mudanças, principalmente no momento em que essas modificações surgem para facilitar sua rotina profissional.

E isso se dá por seus inúmeros benefícios às empresas e aos profissionais atuantes no mercado imobiliário como: proteção de dados, acompanhamento de equipe, integração de informação, automatização de processos e muito outros.

Portanto, quando entramos nesse mundo de otimização no mercado imobiliário, um dos serviços mais conhecidos é o ERP Imobiliário. 

E se você possui dúvidas em investir em um sistema de ERP Imobiliário e quer saber qual o melhor para o seu negócio, confira neste post.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é ERP Imobiliário?

Denominado como Enterprise Resources Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), um ERP Imobiliário envolve o auxílio na realização da gestão de um negócio imobiliário, no que se refere a questões financeiras e administrativas.

Basicamente, é um sistema de gestão imobiliária que contribui para facilitar processos principalmente para corretores e imobiliárias. 

No qual funciona como um banco de dados que reúne as informações do seu negócio e permite uma alta organização por tudo estar concentrado em um só lugar.

O ERP Imobiliário pode se dividir em 3 tipos de gestão:

  • Gestão de Vendas: oferece mais controle sobre o que acontece no seu negócio imobiliário, realizando funções como gerar a DIMOB em poucos cliques, assinar contratos de forma eletrônica e automatizar processos.
  • Gestão de Aluguéis: auxilia na gestão de aluguéis de imóveis do seu negócio, oferecendo a digitalização de documentos, satisfação de inquilinos e proprietários melhorando o relacionamento da sua equipe com os clientes.
  • Gestão Financeira: facilita o planejamento estratégico do seu negócio auxiliando em manter o orçamento em dia, além de gerar relatórios financeiros possibilitando maior controle nas contas a pagar e receber.

Desse modo, é preciso entender um pouco melhor como esse sistema pode ser vantajoso para o seu negócio imobiliário, compreendendo os motivos de optar pelo software que atende às suas necessidades.

Por que utilizar esse sistema?

Quando falamos em um sistema de gestão de imóveis, as informações se tornam algo de extrema importância, pois são dados da sua empresa e das suas negociações reunidos em um só lugar. 

Por isso a relevância de um ERP Imobiliário, pois é um sistema que além de muitas outras vantagens, oferece segurança tanto para você quanto para as pessoas que confiam no seu trabalho, os clientes. 

Sendo assim, lidar diariamente com os assuntos referentes a rede de imóveis e estar em constante negociação, querendo ou não, faz com que você, como profissional do mercado imobiliário, deixe para trás algumas funções relacionadas à gestão, administrativas e até contábeis.

Portanto, é aí que o sistema de ERP Imobiliário auxilia sua rotina profissional, porque promove mais assertividade na sua tomada de decisão e facilidade nos processos, evitando imprevistos.

Quais os objetivos de um ERP Imobiliário?

Um ERP Imobiliário tem como foco principal auxiliar a empresa a aprimorar a gestão de seus processos comerciais, que englobam vendas, locações, gerenciamento de imóveis, finanças e outros aspectos relevantes. 

Os principais objetivos abrangem:

Otimização

Um sistema de ERP Imobiliário permite a automatização de tarefas recorrentes, como a geração de arquivos de remessa, o envio de boletos aos locatários, a criação de arquivos de retorno e a verificação de inadimplências. 

Isso contribui para a economia de tempo e recursos. Além disso, o sistema auxilia na padronização dos processos de negócios, minimizando erros e elevando a eficiência da equipe.

Agilidade

Com o auxílio desse sistema, as imobiliárias podem obter relatórios e análises detalhadas sobre seu desempenho financeiro, operacional e de vendas. 

Essas informações permitem que a empresa faça escolhas mais informadas e estratégicas sobre investimentos, ações de marketing, entre outros aspectos.

Experiência do cliente

O sistema ERP Imobiliário pode auxiliar a proporcionar um atendimento mais ágil e personalizado aos clientes. 

Isso envolve a capacidade de acompanhar e atender prontamente às demandas dos clientes, administrar contratos e documentos de maneira mais eficiente e disponibilizar informações atualizadas sobre a situação dos imóveis.

Transparência

Um sistema ERP possibilita às imobiliárias uma perspectiva mais detalhada e ampla de suas operações comerciais. 

Isso permite que a empresa acompanhe seu desempenho em tempo real, reconheça setores que necessitam de aprimoramento e faça escolhas fundamentadas em informações exatas, como questões na gestão financeira e administrativa.

Como escolher o melhor ERP Imobiliário?

Primeiramente, para escolher o melhor ERP Imobiliário para o seu negócio é necessário entender quais as necessidades da sua empresa, para assim compreender qual sistema irá atender você da melhor forma.

Dessa forma, você deve levar em consideração que um com sistema de gestão de imóveis deve contribuir para simplificar os processos do seu negócio imobiliário controlando atividades como fluxo de caixa, distribuição de honorários e demais atividades referentes à gestão de aluguéis, vendas e área financeira.

E se você está nesse momento à procura do melhor ERP Imobiliário e ainda está em dúvida de qual escolher, separamos os 5 melhores do mercado no próximo tópico.

Os 5 melhores ERPs Imobiliários

A seguir fique por dentro dos melhores ERPs Imobiliários e seus respectivos atributos para você optar naquele que atende suas necessidades:

1. Jetimob

A Jetimob é uma empresa de tecnologia e inovação de software para o mercado imobiliário que conta com CRM, Site e ERP Imobiliário. 

É uma plataforma imobiliária que oferece gestão de vendas, aluguéis e em breve proporcionará aos seus clientes o módulo de gestão financeira.

Essa plataforma possui dezenas de recursos e funciona com o intuito de otimizar seu tempo, organizar sua rotina, integrar informações, até funções mais específicas como:

  • Proteger dados;
  • Automatizar cobranças e repasses;
  • Acompanhar o desempenho comercial da equipe;
  • Digitalizar documentos;
  • Melhorar a comunicação entre inquilinos e proprietários.

2. Superlógica

A Superlógica possui um sistema de gestão para o mercado imobiliário com o intuito de facilitar rotinas, oferecendo integração com aplicativos de vistoria, conta digital e entre outros. 

Disponibiliza aos seus clientes uma equipe de customer success para treinamentos e suporte, contatando por e-mail ou telefone, além de apresentar muitos benefícios como: 

  • Programação de régua de cobrança;
  • Realiza acordos para negociação de dívidas;
  • Repasses de locação com split de pagamento.

3. Micro House

A Micro House é uma empresa de tecnologia focada no mercado imobiliário que atua em todo o Brasil desde 1984, promovendo soluções seguras e modernas junto a um atendimento premium.

Possui uma ferramenta completa que otimiza seus processos e aumenta a produtividade no seu negócio através de benefícios como:

  • Dashboard gerencial completa e personalizável;
  • Sem custo de implementação;
  • Área do cliente integrada com o site da sua imobiliária.

4. Sienge

O Sienge é uma empresa que atende exclusivamente o segmento de construção apresentando soluções acessíveis e inteligentes para seus clientes. 

Desse modo, contribui para o aumento da produtividade, promovendo uma gestão assertiva e com os prazos sendo respeitados.

Além disso, a Sienge conta com:

  • facilidade na cobrança e correção de parcelas com os clientes;
  • acompanhamento de diferentes canteiros de obras ao mesmo tempo;
  • relatórios gerados através de dados confiáveis.

5. Universal Software

A Universal Software é uma empresa de tecnologia que busca levar às imobiliárias tradicionais os benefícios que os processos digitais oferecem. 

Sendo assim, utilizando de automações para facilitar a rotina profissional no mercado imobiliário.

Essa empresa apresenta também benefícios relacionados a:

  • Reduzir de custos;
  • Ter um canal de comunicação digital com o cliente;
  • Evitar problemas na rescisão de contrato de aluguel sendo evitados.

Portanto, lembramos mais uma vez que o melhor ERP Imobiliário é aquele que consegue atender às suas necessidades com excelência e agilidade, sem falar na usabilidade que o sistema deve ter, ou seja, ser intuitivo e fácil de usar e apresentar para sua equipe.

E se você gostou desse assunto e quer manter-se atualizado sobre o mercado imobiliário, continue acompanhando nosso blog e conheça nosso canal no Youtube.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.