Seguro fiança: o que é, como funciona e quais são os valores


Tempo de Leitura: 6 minutos
Se você trabalha como corretor de imóveis, é muito importante conhecer todas as formas de deixar o seu cliente assegurado. E o seguro fiança é uma opção que beneficia tanto o locatário quanto o futuro inquilino. Na hora de locar um imóvel, inúmeras medidas de segurança são pedidas para a garantia do pagamento do aluguel. Porém, a mais recomendada é a opção do seguro fiança. Isso porque, nessa modalidade, não há necessidade de um fiador.

O que é seguro fiança?

Se você tem dúvidas sobre como funciona seguro fiança aluguel, te explicamos. Basicamente, ele é uma espécie de “mensalidade” paga pelo inquilino que não possui fiador e que tem como função cobrir todos os possíveis custos que surjam caso o aluguel não seja pago. Ele também oferece cobertura total sobre as possíveis despesas, danos causados ao imóvel, encargos, multas e taxas de rescisão. Neste post você irá conferir como funciona seguro fiança aluguel na prática. Atualmente, existem várias opções para deixar tanto o locatário como o inquilino seguros durante a vigência do contrato. Cada uma delas é ideal para um tipo de caso, e, por conta disso, é preciso que o corretor de imóveis conheça todas. Contudo, é importante salientar que deve ser escolhida a modalidade que melhor se aplica perante o negócio que está sendo realizado.

Quais as modalidades de garantia que existem e como elas funcionam?

Seguro fiança Nessa modalidade, o inquilino paga um valor mensal para a imobiliária responsável pela intermediação com o locatário e, em caso de não pagamento de aluguel, ele é usado para cobrir todas as despesas que possam surgir. Fiador O fiador nada mais é do que a pessoa responsável pelos gastos caso um inquilino não honre o pagamento de aluguel. Ele precisa ter um imóvel quitado na mesma cidade da negociação e possuir uma renda mensal que possa suprir o valor do aluguel. Cheque caução para aluguel Essa também é uma ótima garantia para quem deseja locar um imóvel. Com o cheque caução para aluguel, o inquilino preenche um cheque comum e anota na parte de trás que ele se trata de um caução. Dessa maneira, ele não será descontado imediatamente, apenas em caso de descumprimento de medidas estabelecidas no contrato de aluguel.

Qual o valor de um seguro fiança?

Muitas pessoas se perguntam qual o valor do seguro fiança? Normalmente, ele costuma custar de duas a três vezes o valor de um mês de aluguel. Contudo, esse montante, diferente do cheque caução aluguel convencional, não é pago de uma única vez. Ele é dividido em 12 parcelas que correspondem a um ano de contrato. Logo, ele precisa ser renovado anualmente por conta de reajustes que possam surgir. Entretanto, apesar dessa modalidade oferecer essa opção de mensalidade, muitos inquilinos/locatários optam pelo pagamento do valor em uma única vez. De qualquer forma, cabe ao corretor de imóveis ou a imobiliária fazer essa mediação e verificar se é vantajoso e possível essa alternativa para todas as partes.

Vantagens do seguro fiança

Tendo em vista que essa modalidade deve ser boa para ambas as partes, vamos citar as vantagens que o locador e o locatário possuem com ela.

Para o locador

  • Dispensa a procura de um fiador;
  • Evita o desembolso imediato do seguro fiança;
  • Mais agilidade na hora de aprovar o contrato;
  • O valor pode ser parcelado.

Para a imobiliária

  • Assistência jurídica da seguradora (se necessário);
  • A análise do cadastro é dispensada e passa a ser feita pela seguradora.

Quais os documentos preciso para o seguro fiança?

Os documentos necessários para o seguro fiança irão depender do tipo de locatário e inquilino. Pessoas físicas precisam apresentar: CPF, RG, holerite mais recente ou os três últimos recibos de pagamento e cópia da Carteira de Trabalho. Caso a pessoa trabalhe como autônomo ou profissional liberal, é preciso apresentar o Imposto de Renda do último ano, bem como o extrato bancário dos três últimos meses. Todavia, se o indivíduo possuir uma MEI, é necessário ambos os documentos mais uma declaração de firma individual. Pensionistas e aposentados também precisam apresentar o último contracheque, em caso de funcionários públicos, e o extrato trimestral do INSS.

Quanto tempo a imobiliária tem para devolver o depósito do seguro fiança?

Atualmente, não existe uma lei que determine um tempo mínimo ou máximo para imobiliária devolver o depósito do seguro fiança. Por conta disso esse período geralmente é estabelecido na hora de elaboração do contrato. Geralmente, esse valor é devolvido cerca de um mês depois do encerramento do contrato. É importante ressaltar, ainda, que muitas imobiliárias não fazem o ressarcimento desse valor. Isso porque ele não é considerado um investimento, mas um gasto mensal como, por exemplo, IPTU e taxa de condomínio. Por conta disso, é essencial esclarecer esse detalhe entre as partes envolvidas na locação. Além disso, também é preciso estabelecer o procedimento para caso de quebra de contrato por uma das partes. De modo geral, o corretor de imóveis precisa conversar com o inquilino e o locatário para estabelecer todos esses detalhes, e, assim, evitar problemas futuros, incluindo medidas judiciais.

Seguro fiança: um cuidado essencial

Assegurar que o cliente não tenha dores de cabeças é uma das principais funções do corretor de imóveis. Por conta disso, invista em uma das formas de seguro citadas acima. Dessa maneira, todas as partes da negociação ficarão satisfeitas. Agora que você já sabe como funciona seguro fiança aluguel, não deixe de começar a usá-lo. Afinal, ele beneficia todos os envolvidos. E a Jetimob, pensando em simplificar a rotina das imobiliárias, está desenvolvendo um software para gestão de locação. Nele vai ser possível gerar contratos, emitir boletos aos inquilinos com repasse automático do valor aos proprietários, totalmente integrado ao aplicativo de vistoria e ao CRM. Portanto, se possuir interesse em saber mais sobre nosso processo de desenvolvimento desse módulo, além de receber benefícios exclusivos no lançamento, deixe seu e-mail abaixo: [activecampaign form=369]

Relacionados