Seguro conteúdo: o que ele cobre?

Imagem ilustrativa de capa de um imóvel que possui seguro conteúdo.

Existem diversos tipos de seguros de imóveis. Independente se é para prédios ou casas, ou até mesmo condomínios, todos eles podem ser protegidos de eventuais danos que possam vir a acontecer.

Por exemplo, o seguro condomínio, que é obrigatório, protege o prédio como um todo, ou o seguro residencial, também conhecido como seguro incêndio ou seguro fogo, que serve para proteger, assim como o nome sugere, a unidade residencial de possíveis explosões e danos causados por incêndio.

Entre esses vários tipos de garantias que podem ser aplicadas aos imóveis, o seguro conteúdo é uma delas, e por se tratar de uma proteção que não é obrigatória, acaba gerando diversas dúvidas.

Por isso, separamos nesse artigo as principais informações que você deve saber em relação a esse tipo de garantia para que não reste dúvidas na hora de utilizá-lo em seu negócio imobiliário.

Nesse artigo você encontrará:

O que é seguro conteúdo?

O seguro conteúdo é uma modalidade de seguro que oferece proteção e garantia aos bens que estão dentro de uma residência, ou também estabelecimento comercial.

Em outras palavras, é um investimento que tem como objetivo garantir a recuperação de itens em caso de algum imprevisto vir a ocorrer no imóvel. Isso inclui situações como incêndios, explosões, desastres naturais, entre diversos outros eventos.

Ou seja, ter como disponibilizar essa proteção aos seus clientes é uma forma de fazer com que eles se sintam mais seguros e tranquilos em relação a essas diversas situações.

Por isso, essa opção se torna tão interessante para seus clientes, e também para seu negócio imobiliário, sendo uma opção muito inteligente de se pensar caso ainda não tenha.

Como o seguro conteúdo funciona?

Esse tipo de seguro de imóvel passa a funcionar após a contração do serviço, em que o cliente deve escolher seu plano, de acordo com os valores dos bens que deseja proteger, e caso aconteça algo, ele será indenizado de acordo com o valor contratado.  

Essa proteção pode ser adquirida tanto pelo inquilino como pelo proprietário. Por exemplo, ao colocar uma casa mobiliada para locação, essa proteção pode ser muito útil para o locador.

Além disso, o seguro conteúdo também pode ser utilizado em imóveis comerciais, ou seja, pode ser uma ótima opção possuir a disponibilidade desse serviço em sua empresa, pelo vasto público que pode ser atingido.

Quem paga esse seguro?

Antes de responder essa pergunta, é importante entender como funciona o pagamento de outros tipos de seguros de imóveis, que são obrigatórios, como por exemplo o seguro residencial.

Segundo a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/ 91), em seu artigo 22, VIII, tem como obrigação do locador a contratação e pagamento dessas proteções, no entanto, essa responsabilidade pode ser do inquilino caso haja uma cláusula no contrato de locação.

Já no caso do seguro conteúdo, é um pouco diferente, principalmente porque a contratação dessa proteção é opcional e com isso pode gerar algumas dúvidas em relação a essa garantia.

Justamente por se tratar de uma garantia que é oferecida de forma facultativa, o pagamento é feito de forma integral pelo morador da residência, seja o proprietário ou o inquilino em caso de locação do imóvel.

O que esse seguro cobre?

Diferentes de outros tipos de seguros, que tem como objetivo garantir a segurança da estrutura física da residência, o seguro conteúdo visa trazer essa proteção para itens pessoais dentro do imóvel.

Ou seja, essa proteção é fundamental para garantir que eventuais objetos pessoais perdidos por conta de acidentes ou incidentes sejam cobertos pela garantia.

No entanto, é importante ressaltar que os itens segurados podem variar de acordo com o plano da empresa que presta esse serviço, por isso é essencial já deixar claro ao cliente o que está ou não protegido por essa garantia.

Imagem ilustrativa de um negócio imobiliário sendo fechado.

Diferenças para outros seguros;

Ao avaliar os tipos de seguros presentes no mercado, é possível identificar uma grande variedade de opções disponíveis. E para conseguir constatar qual o serviço ideal para sua carteira de imóveis, é importante saber diferenciá-los.

Por exemplo, o seguro incêndio é limitado apenas ao imóvel em si, desse modo a proteção é apenas para a parte estrutural da residência, sendo uma taxa obrigatória e paga pelo morador, seja ele inquilino ou proprietário.

Já o seguro condominial, que também é indispensável, é destinado à garantia da infraestrutura do condomínio, como a fachada do prédio, áreas comuns utilizadas pelos moradores, e seu pagamento é dividido entre as residências que fazem parte desse conjunto.

Portanto, esses seguros diferenciam-se bastante do seguro conteúdo, que além de não ser obrigatório, também traz proteção para os bens materiais que possam ser perdidos em meio de acidente ou condições climáticas.

Qual a importância do seguro conteúdo?

Agora que você já sabe o que é e quais as diferenças desse seguro para os demais, é necessário que você tenha em mente qual a importância dessa proteção. Pois, vai além de ser apenas uma forma de garantir os bens do seu cliente.

Por exemplo, esse seguro pode ser muito útil para o proprietário que coloca seu imóvel mobiliado para locação, seja apartamento ou uma casa, pois com essa garantia, é possível proteger seu alto investimento na residência, evitando grandes prejuízos no futuro.

Para o inquilino, mesmo com o imóvel alugado, essa proteção também vai ser muito importante, pois seus bens pessoais também são frutos de um grande investimento, e ter que fazer essa reposição pode sair muito cara.

Além disso, é ótimo para sua imobiliária oferecer esses serviços, podendo ser uma ótima vantagem competitiva em relação a outros negócios, que não oferecem esse tipo de seguro, pois os clientes podem optar pelo negócio que os faça se sentirem mais protegidos.

Como você pode ver, o seguro conteúdo é uma ótima opção para oferecer em seu negócio, e como sabemos que às vezes os clientes possuem objeções acerca da contratação desses serviços, separamos para você nosso conteúdo sobre vendas de seguros residenciais.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.