3 vantagens em negociar imóveis do tipo loft

Imagem ilustrativa de um imóvel do tipo loft.

Se você trabalha no mercado imobiliário já deve ter ouvido falar em loft, esse tipo de imóvel tem se tornado cada vez mais procurado, virando uma verdadeira tendência no mercado, tanto para compra como para locação.

Cada vez mais o loft tem ganhado essa popularidade e destaque dentro dos negócios imobiliários, pois vem sendo bastante procurado, principalmente em grandes centros urbanos.

Isso ocorre pois a vida na cidade é dinâmica e mais agitada, o que consequentemente faz com que as pessoas passem menos tempo dentro de casa.

Mas o que é loft? Quais as características e vantagens desse tipo de imóvel? 

Neste artigo iremos abordar essas questões, e também, separamos algumas dicas para você começar a investir nesses imóveis com a sua imobiliária. 

Nesse artigo você encontrará:

O que é loft?

Loft é um tipo de apartamento que possui como característica mais marcante, a falta de divisórias entre os seus cômodos, o que deixa a impressão do ambiente ser mais espaçoso, mesmo se tratando de um imóvel com uma metragem menor.

Esses imóveis geralmente são construídos em edifícios antigos, que passam por uma reforma para se adaptarem às necessidades dos moradores atuais, fazendo com que esses apartamentos tenham uma aparência única, diferenciando-se dos demais.

Qual a origem desse imóvel?

A origem do loft tem duas versões que são discutidas, muitos defendem que esses imóveis surgiram na França por volta da década de 50, enquanto outros acreditam que tenha sido nos Estados Unidos nos anos 60/70.

Porém, realmente, esse tipo de imóvel surgiu na França. Acredita-se que o motivo é que os franceses precisavam de espaços grandes para guardar as suas pinturas, e por isso passaram a utilizar os galpões, o que tornaram-se suas moradias também.

Embora esse modelo de apartamento urbano tenha se popularizado em Nova York, esses imóveis foram inspirados naqueles criados pelo arquiteto francês Le Corbusier

3 principais características de um loft

Como vimos, os lofts possuem algumas características únicas, que os diferenciam dos demais, e para que não haja nenhum engano com esse tipo de imóvel, separamos 3 principais características.

1. Sem divisórias e pé direto alto

A primeira, e mais notável, é o conceito aberto que ele possui. Isto é, não há paredes dividindo os cômodos, tornando um espaço, embora não muito grande, com um aspecto mais amplo. 

Além disso, se destaca a altura do apartamento, pois outra característica presente nos apartamentos lofts é o pé direito duplo de, pelo menos, 3,20 metros.

2. Ambiente bem iluminado

Além do espaço amplo, janelas grandes e amplas dos lofts são uma das principais características, permitindo que o ambiente seja bem iluminado, com a entrada da luz natural no apartamento durante o dia.

3. Mezanino

Normalmente esse tipo de apartamento possui um mezanino, que é comum de se utilizar como espaço de dormitório para ter uma divisão mais clara entre a área de dormir e a de convivência.

Essas são apenas algumas características comuns nesse tipo de imóvel, mas vale lembrar que esses apartamentos podem variar, mesmo nesses aspectos, dependendo do local e das preferências dos moradores.


Além de saber quais as principais características dos lofts, é importante ter em mente que existem alguns outros imóveis que possuem alguns desses mesmos aspectos, e no entanto se diferenciam.

Diferenças entre loft e outros imóveis

Como visto acima, existem alguns imóveis que possuem características semelhantes aos lofts, como por exemplo: kitnets, flats e studios. No entanto é importante destacar que mesmo com essas semelhanças, cada um possui seus próprios atributos.

Kitnet

Imagem ilustrativa de um kitnet.

Os kitnets são apartamentos compactos, que não chegam a ter 50 metros quadrados, como é comum nos lofts, e possuem os ambientes conjugados, ou seja, sala, quarto e cozinha ocupando o mesmo espaço. Além disso, não é necessário possuir o pé direito alto.

Flat

Imagem ilustrativa de um fllat.

O flat ou também apart-hotel é um ambiente compacto, tem paredes que separam os cômodos e possui as regalias de um hotel como serviço de quarto, lavanderia e refeição, só que não tem a mesma rotatividade de um hotel, já que a pessoa mora no flat.

Studio

Imagem ilustrativa de um studio.

O studio é um apartamento menor, com cerca de 30 metros quadrados, possui espaços um pouco mais livres, no qual o imóvel pode ou não apresentar divisórias entre os seus cômodos, variando de acordo com as necessidades do morador.

Ao entender as diferenças entre esses tipos de imóveis, você poderá escolher aquele que melhor atende às necessidades de seus clientes.

3 vantagens de negociar imóveis do tipo loft

Como esse tipo de imóvel é muito versátil e pode se adequar a diversos tipos de pessoas e necessidades, é muito vantajoso investir nele para sua imobiliária. Por isso, separamos algumas vantagens em negociar esses imóveis em seu negócio.

1. Novos públicos

Entre uma das principais vantagens de investir em lofts é que disponibilizar esses imóveis pode atrair novos públicos para seu negócio imobiliário. Isso porque os lofts chamam atenção de diversos públicos, como por exemplo:

  • Casais sem filhos;
  • Pessoas que querem morar sozinhas;
  • Jovens que procuram o primeiro imóvel.

Esses são alguns dos públicos que podem ser atraídos ao disponibilizar esses imóveis pela sua imobiliária, ou seja, caso esteja procurando atrair novos públicos para sua empresa, investir nesses imóveis é uma ótima opção.

2. Investimento e despesas menores

Além disso, por se tratar de um imóvel menor, o investimento para adquiri-lo é reduzido, assim como os custos de implementar melhorias no apartamento.

Do mesmo modo que as despesas dessas residências são mais baratas, por exemplo, o IPTU, imposto cobrado pelas prefeituras, é respectivo ao tamanho do imóvel. Dessa forma, o custo dessa taxa é inferior em comparação à outras residências.

3. Valorização

O loft é um imóvel que está cada vez mais sendo valorizado, tanto pelo cliente como pelos corretores, o que resulta em um bom retorno financeiro de forma rápida para sua imobiliária. 

Portanto, como você pode ver, negociar imóveis do tipo loft pode ser uma ótima opção para sua imobiliária. E caso queira estar mais atento às técnicas de venda para utilizar em seu negócio, você pode acessar nosso conteúdo com estratégias para vender imóveis parados.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.