Conheça os diferentes tipos de imóveis e seus desafios de venda

Imagem ilustrativa de diferentes tipos de imóveis.

Na rotina imobiliária dos corretores e corretoras, entender as diferenças entre os tipos de imóveis que estão presentes no mercado é um desafio, porém muito necessário se o principal objetivo é fechar mais negócios.

Compreendendo as características de cada tipo de imóvel, você consegue visualizar o público ideal para cada propriedade, auxiliar de forma mais rápida seu cliente e realizar mais vendas.

Dessa forma, os imóveis são classificados conforme a sua construção ou necessidade de uso. 

E se você quer conhecer com mais detalhes cada um deles e as vantagens para explorar na sua abordagem de venda imobiliária, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre imóveis residenciais, comerciais, rurais, de alto padrão, terrenos e aqueles que ainda estão na planta. 

Tipos de imóveis que você irá encontrar:

Imóveis residenciais

Os imóveis residenciais são aqueles construídos com a finalidade de moradia para uma ou mais pessoas. Seja na área urbana ou rural, eles devem ter uma estrutura para atender as necessidades básicas de um morador, como quarto, cozinha, banheiro e sala. 

Imagem ilustrativa de um tipo de imóvel residencial.

Casa geminada

As casas geminadas, muitas vezes chamada erroneamente de "germinadas", são duas ou mais propriedades construídas no mesmo terreno. Elas geralmente possuem o mesmo visual da fachada, divisão interior idêntica e compartilham o mesmo telhado e parede externa.

Esse tipo de casa é muito comum em condomínios fechados.

Bangalô

Esse estilo de construção é muito popular nos países da Europa e América do Norte. As principais características deste tipo de casa é que ela conta apenas com um andar, tem uma planta pequena e uma varanda que circunda toda a área.

Sobrado

O sobrado é uma moradia que se caracteriza por ter dois ou mais andares. Geralmente possui uma planta ampla, com quartos, suíte, sala de estar e jantar, banheiros e uma área externa aconchegante. Por isso é muito procurado por famílias grandes.

É possível encontrar opções de sobrados para atender diversas necessidades, sendo eles dos mais simples aos mais luxuosos abrangendo diferentes faixas de preços.

Edícula

Sabe aquela construção localizada nos fundos de um terreno? Ela é chamada de edícula. Pequena, a casa costuma contar apenas com os cômodos básicos para um morador: banheiro, sala, cozinha e dormitório.

É muito comum a casa principal contar com uma edícula. Neste caso, ela pode ser utilizada para complementar a área de lazer ou um local para hospedar as visitas.

Apartamento

É considerado apartamento o imóvel construído em estrutural vertical, onde diversas unidades residenciais são separadas por andares e possui uma planta definida com ambientes bem divididos. 

Podem contar com espaço de garagem, uma área para as crianças brincarem, salão de festas e nas opções mais completas, até piscina e academia.

Esse é um dos tipos de imóveis mais procurados de moradia no Brasil, devido à facilidade de financiamento dos modelos populares, à segurança e conforto que os modelos de alto padrão oferecem. 

Eles podem ser encontrados em diversos pontos de uma cidade com plantas para atender famílias de diversos tamanhos.

Kitnet

A kitnet é um imóvel de pequena metragem, com no máximo 35 m². Possui apenas dois cômodos: o banheiro e uma área integrada com quarto e cozinha. No caso de um condomínio com várias kitnets, os moradores podem ainda contar com uma pequena lavanderia compartilhada.

Este imóvel é muito comum em áreas próximas a universidades, locada por estudantes de outras cidades que planejam morar provisoriamente durante o período do curso. Por isso, investir em uma kitnet para aluguel é um ótimo negócio para quem quer ter rendimentos no mercado imobiliário.

Flat

O flat, também conhecido como apart hotel, é um imóvel menor que um apartamento e maior que um quarto de hotel. Ele conta com diversos serviços como lavanderia, limpeza e refeições que podem ser inclusos no condomínio.

Este tipo de moradia é muito procurado por adultos que moram sozinhos e que possuem uma vida corrida.

Studio

O studio vem ganhando seu espaço no mercado imobiliário. A moradia é um tipo de apartamento compacto com planta pequena e ambientes integrados. É muito procurado por jovens adultos que querem praticidade, sem abrir mão do conforto.

Estão localizados em áreas estratégicas das cidades, que contam com mercados, farmácias, áreas de lazer e apresentam um ótimo custo benefício em relação a um apartamento padrão.

Imóveis comerciais

As propriedades construídas com a finalidade de oferecer uma estrutura para uma atividade empresarial são chamadas de imóveis comerciais. O investimento em salas, casas e depósitos que atendam essa demanda é uma excelente forma de aplicar seu dinheiro.

Imagem ilustrativa de um tipo de imóvel comercial.

Sala comercial

Uma sala comercial é um espaço mais voltado para prestadores de serviços como clínicas médicas, odontológicas, de advocacia, escritórios, provedores de internet, dentre outros, podendo estar localizado dentro de galerias, prédios comerciais e até em alguma área de shoppings.

Andar corrido

É uma modalidade de imóvel comercial onde a comercialização é por andar e não por salas. 

O diferencial de um andar corrido é que ele não tem divisões de paredes e pilares, e o locatário ou comprador pode definir o layout que melhor se adapta ao desenvolvimento das suas atividades. É muito procurado por empresas de grande porte.

Casa

Essa opção vem se tornando comum entre as empresas, que escolhem as propriedades em pontos estratégicos da cidade para seus negócios e adaptam a construção para as suas necessidades.

Se você tem uma casa com potencial comercial, confira o post "Como vender imóveis focando nos seus benefícios".

Depósito

São imóveis imobiliários com uma grande estrutura e possuem a finalidade de estocar produtos e materiais. É essencial para empresas do ramo de vendas como exportadores, importadores, atacadistas e para aquelas que precisam armazenar matérias-primas de produção.

Os depósitos devem estar localizados em pontos estratégicos como próximos de rodovias, estradas ou fornecedores, para facilitar a logística da empresa que irá locar ou comprar o imóvel.

Imóveis rurais

Os imóveis rurais são as propriedades destinadas ao trabalho na agricultura, como agronegócio, pecuária e afins.

Imagem ilustrativa de um tipo de imóvel rural.

Fazenda

Uma fazenda é uma área grande com mais de 40 alqueires que possuem estrutura para produção agrícola. 

Ela pode contar com uma casa principal, locais para criação de diversos animais como galinhas, porcos, ovelhas, roças para a plantação e galpões para guardar insumos e equipamentos.

Muitos donos de fazenda moram na cidade e passam somente alguns períodos do ano na propriedade. Por isso, algumas contam com casas para funcionários e áreas de lazer.

Sítio

O sítio é uma propriedade rural entre 5 e 40 alqueires. Possui as mesmas características estruturais que uma fazenda, mas em menor escala. 

Geralmente é adquirido por pessoas que moram no local, onde as plantações e a criação de animais são a principal fonte de renda da família.

Chácara

É o menor tipo de propriedade rural, entre 10 a 12 hectares. São imóveis que se localizam mais próximos da cidade e podem contar com uma pequena horta, pomares, área de lazer para a família aproveitar o final de semana e alguns animais. 

Imóveis de alto padrão

Um imóvel de alto padrão leva uma experiência única ao morador proporcionando conforto, facilidade e qualidade de vida. Entre os principais atributos deste tipo de imóvel está a qualidade dos materiais utilizados na obra e a personalização dos projetos.

Imagem ilustrativa de um tipo de imóvel de alto padrão.

Casas

As casas de alto padrão, também chamadas de mansões, possuem uma planta ampla que pode incluir suítes, quartos, sala de estar, sala de jantar, banheiros com banheira, além de uma área externa espaçosa com piscina, jardim, academia e tudo que for necessário para o conforto dos moradores.

As casas de alto padrão, como já é de se imaginar, possuem um alto custo de compra e de manutenção. Por isso, é um tipo de imóvel acessível somente a uma parcela da população.

Se você tem uma casa com essas características e deseja vendê-la, confira o post: "As melhores dicas para vender imóveis de luxo"

Apartamentos

Os apartamentos considerados de alto padrão possuem projetos arquitetônicos diferenciados e com acabamentos sofisticados. Algumas unidades de moradia possuem dois ou mais andares com ambientes amplos e espaçosos.

Um condomínio de alto padrão oferece tudo para os moradores se sentirem confortáveis: ótima localização, segurança, privacidade, áreas de lazer com piscina, sauna, parque e mais comodidades.

Terrenos e lotes

Os lotes são as partes fracionadas de um terreno inteiro. São as áreas utilizadas para construções de casas, apartamentos e imóveis comerciais. 

Investir em um lote ou terreno apresenta diversas vantagens: você não precisa pagar condomínio, contas de energia, água, além de ter condições de financiamento facilitadas. Inclusive, este tipo de imóvel não sofre depreciação de valor, e é um ótimo investimento para venda.

Imagem ilustrativa de um terreno.

Imóveis na planta

São aqueles em que é possível negociar a compra quando o empreendimento ainda está na fase de projeto ou com as obras iniciadas. 

A venda de um imóvel na planta é facilitada pelas condições de pagamento oferecidas. O morador pode pagar parcelado diretamente com a construtora e só após a entrega contratar o financiamento, caso necessário.

Imagem ilustrativa de uma pessoa olhando para um imóvel na planta.

E se você gostou de conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de imóveis, mantenha-se atualizado acompanhando nosso blog e confira nosso conteúdo sobre algumas técnicas de home staging para você fechar ainda mais negócios.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.