Home Staging: como vender imóveis de forma mais rápida?


Tempo de Leitura: 5 minutos

Home staging é o termo utilizado para uma técnica que pode aumentar as vendas que já foi testada e comprovada. É uma forma para valorizar o imóvel e acelerar as vendas, tanto para o dono como para o corretor de imóveis e/ou imobiliária.

O termo home staging foi criado pelos americanos e usa o design de interiores para valorizar a propriedade e vender mais. A ideia é tirar a personalização dos espaços para que o prospect consiga se visualizar lá, como se estivesse em sua casa. Os imóveis que usam o home staging, comprovadamente, possuem maior poder de atração.

O objetivo do home staging é criar ambientes criativos, reorganizar os móveis, valorizar as peças, maximizar a luz, entre outros. Tudo para que o futuro cliente veja o imóvel como sendo seu. Um local agradável, acolhedor e desejado!

Vamos apresentar algumas dicas de como vender mais usando o home staging e, com isso, valorizar os imóveis do seu site. É interessante que você tenha a ajuda de um profissional – arquiteto ou designer. Vale o investimento!

Para te ajudar nessa decisão, saiba que a NARS (National Association of Realtors) realizou uma pesquisa, nos Estados Unidos, onde os resultados apontaram que o tempo de venda é 50% mais rápido após o uso do home staging. E tem mais: este imóvel pode ficar valorizado em até 15% do valor real.

Dicas de Home Staging

Organização

Já parou para pensar quanto tempo leva para alguém gostar ou não de algo? Pesquisas indicam que fica entre 60 a 90 segundos para tomarmos uma decisão. Você já ouviu a expressão “ a primeira impressão é a que fica”, né? Pois é.

Se tivermos chance, uma má impressão pode ser modificada com o tempo. Entretanto, se tivermos apenas uma oportunidade de fazer certo, devemos garantir que tudo se sairá bem.

Ninguém gosta de casa bagunçada. Retire brinquedos de crianças, roupas espalhadas e entulhos que estiverem em excesso. Cuide da parte interna dos armários também!

Deixe balcões e prateleiras mais livres. Tire o pó, retire papéis espalhados, etc. O importante é que a vista seja agradável, sem bagunça!

Espelhos

A função principal dos espelhos é ampliar os espaços e iluminar o ambiente. Mas para isso eles precisam estar limpos e em bom estado (sem ranhura, lascas, etc.). Também deve estar na posição correta para valorizar o ambiente.

Faça um revisão nos seus espelhos. Se precisar de pequenos ajustes ou reformas, vale a pena investir para aumentar suas chances de vendas.

Despersonalização

Sabe aquela história de um lugar para chamar de seu? Todo mundo que compra um imóvel já tem na cabeça um padrão de estilo que seja mais próximo do que ele teria na sua casa.

É quase como ganhar na loteria encontrar um imóvel que acerte perfeitamente o estilo de alguém. Sendo assim, é fácil tirar a personalidade do dono atual para deixar espaço para o futuro dono sonhar e visualizar o que ele pode colocar lá.

Este é o objetivo da despersonalização. Retirar objetos, fotos e coisas muito pessoas que não estão alinhados com a vida da pessoas que vai olhar o imóvel. Todos estes objetos tiram a atenção de quem está visitando, sem falar na questão da sua privacidade e segurança.

A importância dos cheiros

Coisa boa é entrar em um lugar com um cheiro bom, agradável e que remeta à memórias emocionais. No mercado, há várias opções de cheiros personalizados (que você pode encomendar baseado na memória olfativa que você quer despertar) ou sprays/incensos com diferentes essências.

Circulação

A circulação dentro do imóvel é um ponto importante no Home Staging. Tire os móveis que possam atrapalhar a circulação para facilitar o movimento da pessoa no imóvel. Nada de poluição visual.

Acerte na estratégia

É importante entender a estratégia da técnica de Home Staging. Sua função é tornar o imóvel mais atraente para o comprador, redecorando e aproveitando os pontos fortes dele.

A ideia é usar a criatividade, bom gosto e alguns truques – como os passados aqui neste artigo. Tudo isso pode acelerar as vendas em até 70%!

O Home staging é um serviço que pode ser, inclusive, vendido como um valor agregado na sua imobiliária. Não é caro e traz excelentes resultados. São diversas técnicas que podem ser utilizadas para potencializar as fotos no site e vender mais.

Vale até treinar algum funcionário seu para saber fazer ou contratar um bom fotógrafo e incluir isto nos custos de um serviço ofertado (extra). É mais um diferencial para você e para o seu negócio.

Nestes tempos de crise, é importante que você procure formas de se diferenciar no mercado. Home Staging é uma ótima forma de fazer isso.


Relacionados