Home Staging: como vender imóveis de forma mais rápida?

Imagem ilustrativa de capa de um imóvel que a técnica de home staging foi aplicada.

O "Home staging" é um termo utilizado para uma técnica que comprovadamente pode aumentar as vendas de imóveis. Ele se trata de uma forma de valorização do espaço residencial. E, ao proporcionar a criação de um ambiente mais acolhedor para compradores em potencial, tende a acelerar o processo de vendas.

Entendemos que desafios estão sempre presentes no mercado imobiliário, portanto, estar por dentro das principais tendências e estratégias pode ser a ferramenta que faltava para qualificar ainda mais esse processo e tornar possível uma boa valorização e venda de um imóvel.

E é por isso que falaremos hoje sobre as origens do home staging, o passo a passo de aplicação dessa técnica e ainda quais são os profissionais qualificados para colocá-la em prática.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é home staging?

O home staging, em português encenação de casa, funciona a partir da ideia de retirada de características muito particulares dos antigos donos, de um cuidado especial a cada canto e da composição de um espaço que possa refletir uma personalidade acolhedora, para que futuros moradores possam se imaginar em casa.

O seu objetivo é criar ambientes criativos, reorganizar os móveis, valorizar as peças, maximizar a luz, entre outros. Tudo para que o cliente veja o imóvel como sendo seu. Um local agradável, receptivo e desejado.

E para compreender o impacto real e das possibilidades que essa técnica lhe permite no campo de venda de imóveis, a NARS, National Association of Realtors, realizou uma pesquisa, nos Estados Unidos. 

Os resultados apontaram que o tempo de venda é 50% mais rápido após o uso do home staging, possibilitando ainda que o imóvel possa ser valorizado em até 15% de seu valor real.

Origens do home staging: Barb Schwarz

Barb Schwarz, corretora imobiliária americana, é a responsável por criar a concepção de home staging, ainda na década de 1970.

Visionária, percebeu que a forma de residir e a maneira de vender um imóvel possuem diferenças fundamentais. Ao compreender isso, entendeu ainda que esse processo precisa possibilitar que se olhe uma casa, enquanto corretor e vendedor, através da perspectiva de um comprador.

Esse conceito possibilita que os pontos fortes de um imóvel consigam ser trabalhados e ainda mais valorizados, através de rearranjos de móveis, limpeza, organização, pintura e um cuidado meticuloso com cada espaço. Essa estratégia se fundamenta também em premissas de áreas de conhecimento de marketing, design e psicologia.

Como funciona a técnica?

Alguns cuidados especiais e passo a passo precisam ser seguidos para sua aplicação. 

O objetivo principal é o de proporcionar um estímulo aos sentidos, pois eles permeiam a relação das pessoas com o mundo à sua volta e são também uma importante porta de acesso a sentimentos e sensação de segurança e bem-estar.

E, ao explorar isso, facilitamos as chances de ser criada uma conexão entre um imóvel e moradores.

1. Utilize a experiência e imagine-se no lugar de um comprador

Sabemos que, enquanto profissionais do mercado imobiliário, já existe uma preparação e a construção de um olhar capaz de ver as potencialidades e limitações de uma residência.

A diferença é que, com o home staging, pode-se trabalhar mais ativamente a partir disso, de maneira a construir melhorias e amenizar pontos que, em outro momento, poderiam afetar a valorização de um espaço.

A começar pela catalogação de desgastes, reparos hidráulicos e elétricos e toda e qualquer característica que possa auxiliar a construir um ambiente mais propício para uma conexão emocional com moradores em potencial. E, ao realizar esses ajustes, buscar também uma decoração que os ajude a projetar, naquele espaço, seu futuro.

Leia também: Vale a pena reformar imóveis para revenda?

2. Despersonalize o ambiente

Uma atenção especial deve ser dada a este item, que pode acabar confundindo muitos profissionais. 

A despersonalização significa, na prática, a retirada de todo e qualquer item pessoal e que carregue de forma acentuada a personalidade de seu antigo morador: objetos, fotografias e qualquer artefato que possa interferir na projeção pessoal dos compradores.

Se um imóvel ainda carrega completamente a história de seu antigo proprietário, pode ficar difícil de conseguir se imaginar vivendo naquele espaço e o tornando seu. Por isso, prefira compor com peças mais neutras, que não criem algum tipo de barreira nessa conexão.

3. Tenha um cuidado maior com as imagens de anúncio

Invista em uma narrativa coesa e coerente com as possibilidades que os compradores têm ao adquirir esse imóvel.

E, junto a isso, lembre-se que somos seres extremamente visuais, portanto, fotos profissionais e especializadas para o mercado imobiliário auxiliam a criar uma atmosfera cativante, que os faça desejar conhecer pessoalmente o espaço.

Home stager: profissional capacitado para o home staging

O home stager é o profissional qualificado para aplicar as técnicas necessárias e auxiliar nesse processo de otimização do espaço. Ele atua em residências de todos os padrões, estilos e tamanhos.

É quem melhor pode explorar as potencialidades dessa ferramenta, a partir do alinhamento de objetivos e de valores possíveis de investimento. É ainda o responsável por realizar uma pesquisa mais aprimorada também a respeito do local onde o imóvel se encontra e das regiões que o circundam.

Esse conjunto de informações o auxiliam, ainda, a compreender melhor as alterações e modificações que trarão mais impacto na imagem a ser construída.

Dicas para renovar a aparência dos imóveis à venda

Imagem ilustrativa de um profissional de home stager.

1. Organização

Uma casa bagunçada transmite uma imagem de desleixo e descuido, portanto, retire brinquedos de crianças, roupas espalhadas e entulhos e demais objetos que estejam em excesso. Cuide da parte interna dos armários também. 

Deixe balcões e prateleiras mais livres. Tire o pó, retire papéis espalhados, etc. O importante é que a vista seja agradável, sem bagunça!

2. Invista em espelhos

A função principal dos espelhos é ampliar os espaços e iluminar o ambiente. Para isso, precisam estar limpos e em bom estado (sem ranhuras e lascas). Também devem estar na posição correta, para valorizar o ambiente. 

Faça uma revisão neles. Se precisar de pequenos ajustes ou reformas, vale a pena investir para aumentar suas chances de vendas!

3. Despersonalização

Sabe aquela história de um lugar para chamar de seu? 

Quem adquire um imóvel já imagina um padrão de estilo que seja mais próximo do que teria em sua casa. É preferível, então, retirar a personalidade do atual morador, para deixar espaço para que o futuro dono consiga projetar e visualizar seu toque pessoal no ambiente.

Este é o objetivo da despersonalização. A remoção de objetos que não estejam alinhados com as expectativas e possibilidades das pessoas que irão visitar o imóvel. 

Mas isso não significa, ainda, deixar o espaço sem aquele toque de aconchego. Apenas se atente a uma estética mais branda.

4. A importância dos cheiros

Enquanto um dos sentidos, um cheiro agradável pode nos remeter a memórias positivas e acolhedoras. Com isso, vale a pena investir em aromas e fragrâncias que possam auxiliar na concepção dessa atmosfera hospitaleira.

5. Acerte na estratégia

O Home Staging é um serviço que pode ser, inclusive, vendido como um valor agregado em sua imobiliária. 

Compreenda o quanto essa técnica pode auxiliar no impulsionamento de vendas e mostrar o quanto sua empresa compreende e é, de fato, especializada no mercado e em suas mais variadas possibilidades e estratégias!

Esse pode ser um importante diferencial nos serviços prestados e a garantia de melhor fluxo de vendas.

E caso deseje estar sempre atualizado nas principais informações do ramo imobiliário, continue acompanhando nosso blog. Aproveite e confira ainda nossa matéria sobre como se tornar um especialista em imóveis de luxo e qualifique ainda mais o seu trabalho!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.