Como fazer a administração de imóveis de forma eficiente?

Imagem ilustrativa de um profissional realizando a administração de imóveis.

Diferente dos outros segmentos do mercado, atuar na administração de imóveis refere-se a uma única palavra: gerenciamento. Isso porque esse profissional lida com questões burocráticas, documentações, e negociações relacionadas à locação ou venda de imóveis.

Ou seja, com esse segmento do mercado imobiliário o proprietário consegue ser assessorado para manter-se regularizado, e assim receber novos moradores.

É importante ressaltar que o número de empresas no setor que estão se especializando em administração de imóveis só cresce no Brasil.

E quando falamos a respeito de locação, a estimativa é de que existam cerca de 10 milhões de unidades alugadas no país de acordo com o CRECI, o que justifica esse crescimento no ramo.

Desse modo, com o avanço no mercado imobiliário junto às novas tecnologias cada vez mais presente na rotina profissional das pessoas, os processos nas imobiliárias que antes eram considerados lentos, por exemplo, hoje podem ser realizados em poucos minutos e de onde você estiver.

Por isso, nesta publicação você irá encontrar tudo sobre administração de imóveis, como funcionam esses processos de administração, o que a lei afirma sobre essa prática e ainda como a tecnologia contribui diretamente para auxiliar esses profissionais.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é administração de imóveis?

A administração de imóveis é uma atividade que envolve o gerenciamento de um ou mais imóveis, visando garantir o seu adequado funcionamento e rentabilidade. 

É realizada por empresas especializadas ou por profissionais autônomos, que atuam como intermediários entre proprietários e locatários.

Entre as principais atividades realizadas na administração de imóveis estão:

  • Busca por locatários: envolvendo a divulgação do imóvel em sites e a realização de visitas guiadas para potenciais locatários;
  • Elaboração de contratos: o administrador de imóveis pode ajudar na elaboração e na revisão de contratos de locação, buscando garantir que as condições estabelecidas sejam justas para ambas as partes;
  • Cobrança de aluguéis: incluindo a emissão de boletos de pagamento de aluguel, a negociação de reajustes e a cobrança de eventuais inadimplências;
  • Manutenção do imóvel: responsável por cuidar da manutenção do imóvel, seja diretamente ou através da contratação de terceiros;
  • Prestação de contas: o administrador de imóveis deve prestar contas periodicamente ao proprietário, informando sobre as receitas e despesas relacionadas ao imóvel.

Portanto, a administração busca garantir que o imóvel esteja sempre ocupado, bem cuidado e gerando receita para o proprietário, ao mesmo tempo em que atende às necessidades e expectativas dos locatários.

Como funciona esse processo de administração?

A administração de imóveis pode ser realizada de diversas formas, dependendo das necessidades e do perfil do proprietário. 

Em geral, existem duas modalidades de administração de imóveis: a administração própria (quando o proprietário cuida diretamente da gestão do imóvel) e a administração terceirizada (quando o proprietário contrata uma empresa especializada em administração de imóveis).

Na administração terceirizada, a empresa contratada é responsável por realizar as principais atividades relacionadas à gestão do imóvel, como a busca por locatários, a elaboração e revisão de contratos, a cobrança de aluguéis e a manutenção do imóvel. 

O proprietário, por sua vez, pode acompanhar o desempenho do imóvel através de relatórios e prestações de contas enviadas pela empresa de administração.

Sendo assim, se recomenda que o proprietário sempre opte por escolher uma empresa de administração de imóveis confiável e com boa reputação no mercado, que possa oferecer um serviço de qualidade e alinhado às suas expectativas.

O que faz um administrador de imóveis?

Sendo uma atribuição legal do corretor de imóveis, previsto pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI, o profissional que é administrador de imóveis contribui no auxílio do proprietário para cuidar do patrimônio.

Como citamos anteriormente, as  tarefas desse profissional envolvem a busca por locatários, elaboração de contratos, cobrança de aluguel, manutenção do imóvel e prestação de contas.

Algumas características são bem-vindas para atuar como administrador, como por exemplo organização, ter conhecimento do mercado financeiro, direito imobiliário e marketing. 

Para saber mais sobre como aplicar o marketing imobiliário nos seus negócios, confira nosso vídeo:

O que a lei afirma sobre essa prática?

No Brasil, a Lei do Inquilinato estabelece as regras e direitos tanto dos locadores quanto dos locatários, no qual se destacam como principais pontos regulamentados: o prazo do contrato de locação, as obrigações de ambas as partes da negociação, garantias exigidas e condições para a rescisão do contrato de locação.

É importante ter conhecimento de que o Código Civil (que trata da propriedade e dos direitos dos proprietários), o Código de Defesa do Consumidor (que estabelece as regras para a relação entre locador e locatário) e as normas de urbanismo e meio ambiente também podem ter impacto na administração de imóveis.

Por exemplo, é na Lei 10.406 do Código Civil que afirma: “Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato”.

Ou seja, um proprietário pode, de acordo com a lei, realizar a contratação de uma imobiliária para a administração de seu imóvel. Portanto esteja sempre atento às leis, ou tenha um profissional para auxiliá-lo. 

Como a tecnologia impacta na administração de imóveis?

O avanço tecnológico apresenta um impacto significativo para os profissionais que atuam na área de administração de imóveis, entre outros segmentos do mercado imobiliário. Pois, querendo ou não, as tecnologias afetam a rotina das pessoas, comportamentos, necessidades e carreiras profissionais.

Portanto, reunimos as principais mudanças e dicas que auxiliam você, profissional do mercado imobiliário, a utilizar essas tecnologias a seu favor.

Sistemas de automação residencial

A automação residencial é um sistema que permite que o administrador de imóveis gerencie diversas funções da propriedade de forma remota. 

Ou seja, conseguir controlar a iluminação, a temperatura, questões relacionadas à segurança e monitoramento de consumo de energia, possibilitando mais conforto e segurança aos locatários.

Tour Virtual

A realidade virtual possibilita que potenciais locatários possam visitar um imóvel sem precisar se deslocar até ele, o chamado tour virtual. É uma maneira utilizada pelos corretores de imóveis de reduzir custos e agilizar os processos de locação e venda.

Marketing imobiliário

Preocupar-se com o marketing é um dos principais pontos para alcançar mais visibilidade. 

Desse modo, os administradores de imóveis conseguem divulgar os imóveis para um público maior, utilizando estratégias em redes sociais, blogs imobiliários, sites, canal no Youtube e entre muitas outras mídias.

Plataforma de gestão imobiliária

Quando falamos em plataforma imobiliária incluímos diversos processos que envolvem uma imobiliária e profissionais que atuam nessa área. 

Por exemplo, através de uma plataforma é possível acelerar seus processos, centralizar informações, acompanhar atividades relacionadas à gestão dos imóveis, integrar portais, realizar gestão de permutas, automatizar cobrança e repasses entre diversas outras funcionalidades.

Sendo assim, se você busca por softwares imobiliários e está em dúvida de qual escolher, confira nossa publicação sobre os melhores softwares imobiliários do Brasil.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.