Como usar ChatGPT no mercado imobiliário: 4 aplicações práticas

Imagem ilustrativa de um corretor de imóveis usando o ChatGPT junto ao título do blogpost.

É fato que o avanço da tecnologia ocorre de forma acelerada e que cada vez mais presenciamos a inteligência artificial fazendo parte da rotina pessoal e profissional das pessoas. 

Esse crescimento vem trazendo benefícios e facilidades para o dia a dia, no momento em que otimiza o tempo e contribui para tornar diversas atividades menos trabalhosas. Como por exemplo, a Alexa, uma assistente virtual da Amazon que dominou casas e se você não possui, certamente conhece alguém que a adquiriu.

Diante disso, o surgimento do ChatGPT é uma aposta que está transformando negócios, principalmente os do mercado imobiliário. Essa inteligência é basicamente um algoritmo que oferece ao usuário(a) uma maneira rápida de conversar e obter respostas de qualquer assunto que você imaginar.

Por isso, neste artigo vamos contar tudo o que se sabe até o momento sobre o ChatGPT, como utilizá-lo de forma prática e ainda entender como a inteligência artificial pode auxiliar você no mercado imobiliário.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é ChatGPT?

O ChatGPT significa “Generative Pre-Trained Transformer”, um algoritmo de chatbot autônomo, criado pela OpenAI, baseado em inteligência artificial que permite a criação de texto e a entrega de respostas sobre diversos assuntos.

A OpenAI, fundada no ano de 2015 em São Francisco na Califórnia (EUA), é um laboratório que conduz pesquisas em inteligência artificial que possui como objetivo desenvolver e promover a IA de forma que beneficie a humanidade. 

Para treinar o modelo, a equipe da OpenAI usou uma abordagem chamada "pré-treinamento não supervisionado", que envolveu a exposição do modelo a grandes quantidades de texto e a criação de um conjunto de parâmetros que o modelo usa para gerar respostas. 

Depois que o modelo foi pré-treinado, a equipe da OpenAI refinou-o em tarefas específicas, como tradução de idiomas, criação de perguntas e respostas, desenvolvimento de artigos, letras de músicas, códigos de programação e entre outros. 

Inclusive um dos parágrafos acima foi escrito pelo próprio ChatGPT, você consegue adivinhar qual?

Imagem da página do site OpenAI.
Página inicial da OpenAI.

A seguir o texto de introdução presente na home do site da OpenAI:

“Treinamos um modelo chamado ChatGPT que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda as perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas.”

“O ChatGPT é um modelo irmão do Instruct GPT, que é treinado para seguir uma instrução em um prompt e fornecer uma resposta detalhada.” 

O que é chatbot e para que serve?

O chatbot representa um assistente virtual que conversa com as pessoas através de uma interface de conversação, como uma janela de chat. Ele é treinado para simular uma conversa humana e pode ser programado para responder a perguntas comuns, fornecer informações, realizar tarefas simples, entre outras funções.

Existem basicamente dois tipos de chatbots: os chatbots baseados em regras e os chatbots baseados em inteligência artificial. Os chatbots baseados em regras são programados para seguir um conjunto de regras pré-definidas.

Já os chatbots baseados em inteligência artificial utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para aprender com as interações e melhorar as respostas ao longo do tempo.

As principais vantagens é utilizar o chatbot para otimizar o atendimento ao cliente, relacionar-se com clientes e leads, compartilhar informações internas, falar com os usuários em qualquer local e até automatização de vendas.

Como funciona essa inteligência artificial?

O ChatGPT foi treinado utilizando o chamado “Reinforcement Learning from Human Feedback", uma técnica que usa o feedback humano para ajustar os modelos da Inteligência Artificial. 

Desse modo, seu modelo de linguagem GPT-3.5, possui a capacidade de facilitar a rotina das pessoas, tanto pessoal quanto profissional, conseguindo contextualizar assuntos, elaborar textos, códigos de programação e entre outros.

Além disso, o funcionamento do ChatGPT pode ser dividido em três principais etapas:

Pré-treinamento

Essa IA é pré-treinada em uma quantidade elevada de dados textuais para aprender a estruturar a linguagem e as relações semânticas entre as palavras. Isso é feito usando um modelo de linguagem de auto-supervisão, no qual se consegue prever a próxima palavra em uma frase.

Fine-tuning

Nessa segunda etapa, o ChatGPT, assim como o nome do título afirma, é refinado em um conjunto de dados específicos para tarefas em particular. 

Por exemplo, se o ChatGPT for usado para responder perguntas sobre um determinado assunto, ele será treinado em um conjunto de perguntas e respostas relacionados a tal conteúdo. Sendo assim, contribui para que ocorra uma adaptação ao vocabulário e ao contexto específico da tarefa em questão. 

Geração de respostas

A partir deste ponto, o ChatGPT pode gerar respostas para as perguntas ou declarações mais diversas escritas nele. Essa inteligência artificial é capaz de entender o contexto da conversa, o assunto abordado e gerar respostas plausíveis, naturais e coerentes.

Imagem de uma conversa inciada no ChatGPT.
Exemplo de uma resposta no ChatGPT.

O ChatGPT irá substituir os buscadores?

Quando fala-se sobre substituição, logo vem em mente os buscadores do Google e Bing. Portanto, saiba que essas duas grandes empresas estão seguindo caminhos similares nessa disputa por inovação.

O Google revelou que seu chatbot denominado Bard será o concorrente direto do ChatGPT, desse modo, essa IA será capaz também de conversar de forma semelhante a humana, realizar traduções, fornecer novas informações e entre outros.

Sendo assim, as informações são fornecidas pelo modelo de linguagem do Google, a LaMDA (Modelo de Linguagem para aplicativos de diálogo), que afirma possuir um padrão elevado de qualidade e segurança das informações.

Já a Microsoft, anunciou que está trabalhando para levar essa IA para o Bing, no qual será uma versão aprimorada que em suas respostas levarão informações mais recentes aos usuários, diferente do ChatGPT que apresenta em suas respostas dados não tão atualizados.

Portanto, esse recurso da Microsoft ainda está em fases de testes e você pode ser um dos usuários que buscam testar, porém é preciso paciência para entrar na lista de espera, que já passou de mais de 1 milhão de inscrições. 

Como acessar o ChatGPT?

Primeiramente, é importante ressaltar que esse sistema possui versões gratuita e paga, possui o idioma português e que devido a alta busca e acessos tem mostrado grande instabilidade.

Sendo assim, se você nunca criou uma conta no ChatGPT, trouxemos um passo a passo de como se inscrever e como utilizá-lo.

Passo 1

Acesse o site da OpenAI, que já abordamos no primeiro tópico desta publicação, e direcione-se para “Try”, como mostra na parte superior da imagem.

Imagem da tela inicial para acessar o ChatGPT.

Passo 2

Após acessar você será levado para uma página de login, no qual será o momento de criar sua conta.

Imagem de login para o ChatGPT.

Passo 3

Você pode acessar através de 3 maneiras diferentes, sendo elas pelo Google, Microsoft ou criando a conta pela plataforma mesmo. 

Preencha o restante dos seus dados e assim já pode iniciar as perguntas que desejar.

Imagem da tela inicial do ChatGPT.

4 aplicações práticas para utilizar o ChatGPT no mercado imobiliário

Corretores(as) de imóveis, gestores de imobiliárias, construtoras, incorporadoras e entre outras funções que fazem parte de todo o mercado imobiliário, podem enxergar uma maneira positiva de implementar o ChatGPT nos negócios.

Uma pesquisa publicada pelo Sebrae, cita 5 aplicações práticas para serem exploradas pelos empreendedores através dessa inteligência artificial. E reestruturamos para a aplicação no mercado imobiliário.

1. Atendimento ao cliente

Esse chatbot auxilia os colaboradores a responder a perguntas frequentes enviadas para o seu negócio imobiliário fornecendo as informações certas sobre sua empresa, produtos e serviços.

Além disso, pode ser utilizado para desenvolver relatórios financeiros, de vendas e projetos.

2. Marketing automatizado

Outras funções oferecidas envolvem a personalização de mensagens, análise de sentimentos de acordo com o contexto do assunto, gerador de conteúdo e otimização de palavras-chave, criação de legendas para as redes sociais e entre outros tópicos que envolvem o marketing imobiliário, podem contribuir para processos internos mais eficazes.

Além de auxiliar no desenvolvimento de legendas para realizar o cadastro de imóveis em sites e portais imobiliários, prometendo ser um grande facilitador para os corretores e corretoras no mercado imobiliário.

3. Programação

Para a área de programação, mais específica para esses profissionais, o ChatGPT contribui para gerar e traduzir códigos, a partir de exemplos já existentes, prevê futuros bugs e ainda fornece sugestões de códigos.

4. Análise de dados

Coletar e analisar informações é outro diferencial dessa inteligência, pois oferece um modelo de linguagem que realiza tarefas de análise de dados e extrai insights gerando gráficos e tabelas, para assim qualificar melhor a experiência do seu cliente.

Portanto, é possível também a integração com aplicativos e CRMs para aprimorar ainda mais a eficácia dos resultados. Fique por dentro de mais dicas através do nosso vídeo:

O ChatGPT vai mudar rotinas profissionais?

Ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de afirmação, pois é necessário levar em consideração que o ChatGPT ainda é um sistema que apresenta falhas, imprecisões e entre muitos outros tópicos que precisam ser melhorados.

Desse modo, como essa inteligência desenvolve textos a partir de outros já escritos, chega um momento em que a escrita não se torna tão original, por isso utilize essa plataforma de forma consciente.

Porém, novas atualizações estão prometidas para aperfeiçoar essa plataforma e podemos aguardar essas inovações em nossa rotina.

E se você quer saber mais sobre as inovações tecnológicas que impactam o mercado imobiliário pode conferir nossas publicações sobre Ferramentas digitais para o mercado imobiliário e Computação gráfica

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.