Entenda como o metaverso impacta o setor imobiliário

Se você ligar o noticiário durante a noite provavelmente irá se deparar com um tema que vem ganhando muita força dentro do mercado: o metaverso.

Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso cotidiano, se fala cada vez mais sobre um mundo totalmente virtual, e parece que ele está chegando.

O metaverso promete mudar tudo, desde uma experiência de uma compra de um móvel em uma loja no shopping até mesmo a aquisição de serviços mais complexos.

Esses serviços incluem, inclusive, os que envolvem o mercado imobiliário. Se pensarmos em atividades cotidianas da locação de imóveis, por exemplo, veremos exemplos de visitas, manutenção predial e outras atividades já sendo realizadas com o auxílio de inteligência artificial.

Mas o impacto pode ir muito além disso. A venda de imóveis promete passar por uma grande mudança com a chegada do metaverso, e é sobre qual impacto essa tecnologia realmente vai causar que falaremos no texto de hoje. Então vamos lá!

O que é o metaverso?

Antes de falarmos especificamente sobre o setor imobiliário, precisamos entender o que significa o metaverso. O termo que caiu na boca do povo significa, resumidamente, um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais.

A ideia é digitalizar a maioria, senão todas as atividades do nosso cotidiano. Tudo na medida do possível, claro.

Se você quiser lavar a louça da sua casa, por exemplo, ainda vai ter que fazer no mundo real. Mas pode comprar a esponja e o detergente concentrado no metaverso, testando a sua eficiência, sentindo até seu cheiro e consistência através do metaverso.

Isso é ou será feito através de diversas tecnologias. Algumas que já temos acesso são a realidade virtual, realidade aumentada, criptomoedas, redes sociais, entre outras.

Tecnologias que nos permitem utilizar os sentidos do tato e do olfato também já estão sendo desenvolvidas. Com todas essas ferramentas, poderemos enxergar a construção de um novo mundo dentro da internet. Virtual e real na mesma proporção.

Mas afinal, qual o impacto do metaverso no setor imobiliário?

Bom, agora que você já entendeu melhor o que significa o metaverso, chegou a hora de entendê-lo dentro do mercado imobiliário. Uma das principais dificuldades dos corretores é justamente apresentar os imóveis que estão à venda, correto?

A internet ajudou bastante a trazer mais praticidade para que as pessoas vejam melhor as opções disponíveis.. Através de fotos ou vídeos tivemos um avanço, mas nem sempre tudo é retratado de forma realista ou traz exatamente o ângulo que as pessoas procuram.

Mais que isso, muitas pessoas (para não dizer todas) ainda preferem ver os imóveis com seus próprios olhos.

Por este motivo, o metaverso pode ser uma grande mão na roda para qualquer corretor. Afinal, ele pode apresentar o imóvel de maneira totalmente remota, reproduzindo aquela casa dentro do mundo virtual.

Mas isso não é tudo. Abaixo, separamos alguns fatores que podem representar melhor as vantagens e os impactos do metaverso.

Imóveis e terrenos totalmente virtuais

O primeiro grande impacto que o metaverso traz para o setor imobiliário é a criação de um mundo completamente novo, onde existiram terrenos e imóveis virtuais inseridos dentro dessa realidade.

Aqui não estamos falando da visita virtual, mas de terrenos que só existem no metaverso. Pode parecer absurdo, mas não só é possível como é um mercado que já existe e faturou meio bilhão de dólares em 2021!

Ou seja, a negociação de imóveis virtuais já é para alguns e pode ser uma nova área de atuação possível para muitas imobiliárias e corretores.

Realidade aumentada e hologramas 3D

Além de disponibilizar novas oportunidades de imóveis, o metaverso também promete aperfeiçoar experiências já conhecidas pelos clientes.

Na hora de realizar um tour e escolher o seu destino ideal para alugar, por exemplo. Com a realidade aumentada e os hologramas 3D, a visualização do imóvel e da vizinhança, de maneira detalhada e realista, se torna possível mesmo à distância.

Até mesmo a decoração dos imóveis se beneficiará dessa tecnologia. Se você busca uma porta nova, poderá testar o que funciona melhor, uma porta de aço ou de madeira, com uma cor sólida ou com mais detalhes.

Tudo sem afetar em nada a realidade.

Trabalho totalmente remoto e compras simplificadas

Por fim, o trabalho remoto já se tornou realidade para grande parte dos corretores. Mas através do metaverso isso deve ficar ainda mais explícito.

Isso é possível porque, hoje, todo o processo de negociação pode ser realizado de forma digital. Sem a necessidade da pessoa ir até o imóvel.

Isso faz com que seja muito mais fácil a negociação e impede qualquer tipo de barreira e obstáculos comuns na compra de um imóvel. Além disso, com a expansão nas formas de pagamento, como as criptomoedas ou até mesmo os NFTs, as compras serão feitas de maneira muito mais simples e práticas do que atualmente.

Então, você que trabalha no setor imobiliário está ansioso para as mudanças trazidas pelo metaverso? Conte para gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto. Até a próxima!

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.