Imobiliária virtual: o que é preciso para começar


Tempo de Leitura: 6 minutos

É fato: ter um sistema de imobiliária virtual é requisito básico para aumentar as vendas e melhorar seu posicionamento de marca. Existem diferenças cruciais entre sua loja física e sua loja online e, sem dúvidas, uma complementa a outra.

Alguns anos atrás, quando se pensava em abrir uma imobiliária, a preocupação maior era com a localização. Você precisava ser visto para ser lembrado. Seu sistema imobiliário da época compreendia na sede e suas filiais e, talvez, um ponto extra dentro de um shopping.

A internet veio e virou o mundo de cabeça para baixo. Começaram os e-commerces, os sites se proliferaram, surgiram as redes sociais e a forma de se relacionar com o cliente mudou muito. De repente, uma excelente “localização” passou a ser “aparecer em primeiro lugar nas buscas do Google”.

Não que sua loja física, moderna, iluminada e bem localizada na melhor avenida não seja importante. Entretanto, ela passou a ser um apoio de todo um novo sistema imobiliário que começou a surgir com o avanço das tecnologias.

O atendimento ao cliente incorporou Whatsapp, Facebook, e-mails, chats, Instagram, etc. Seu relacionamento com proprietários, compradores, parceiros e corretores de imóveis ganhou outra dimensão. Neste sentido, ter uma imobiliária virtual que permite ter o próprio site e ainda gerencia todas as informações dele é fundamental.

Imobiliária virtual

O primeiro passo é fazer esta integração entre o presencial e o virtual. E isto não inclui só ter uma imobiliária virtual onde você exponha seus imóveis e receba e-mails. Seu site imobiliário precisa ser responsivo e dinâmico.

Isto significa ter muito conteúdo. Vídeos, chat online, uma ferramenta de busca fácil dos imóveis com os principais filtros (número de cômodos, localização, tipo, etc.), etc.

Sobretudo, você precisa fazer com que tudo isso se encaixe com a forma da sua empresa de se comunicar nas redes sociais e em outras mídias que você venha a utilizar.

Pré-requisitos

  • Plano de negócio: mesmo que você já esteja há tempos no mercado, revisitar seu plano estratégico de tempos em tempos é saudável. Reveja suas metas, seu posicionamento de mercado, seus custos e pense nas suas ações virtuais.
  • Contrate certo: dedique tempo para escolher a pessoa certa para a administração do seu negócio virtual. Estude o perfil dos corretores que você já contratou e busque o que mais se encaixa. E, principalmente, deixe claro para todos as metas e obrigações de cada um, pois os corretores deverão se enquadrar na metodologia de trabalho da imobiliária.

Plataforma Jetimob

Print da tela incial da plataforma Jetimob

O uso efetivo das tecnologias possibilita que uma imobiliária de qualquer porte aumente a efetividade de suas vendas com um sistema imobiliário virtual efetivo. Isto implica em ter um site para imobiliária e ter um sistema imobiliário permita que as informações sejam centralizadas e gerenciadas de um local só, facilitando a rotina do trabalho e fornecendo dados importantes para a tomada de decisões. Análise de cálculo de investimento em anúncios e mídias em geral, gerenciamento da performance dos corretores, entre outras coisas.

É importante ter um sistema de hospedagem rápido e que possibilite integração total com várias plataformas (portais de vendas, sistemas de chat, ferramenta de e-mail marketing, site, landing page, etc.). O Jetimob te dá acesso a tudo isso com diferentes planos e vantagens.

Além disso, este sistema é capaz de gerar relatórios significativos para que os gestores tenham controle dos principais indicadores. Número de imóveis disponíveis, número de imóveis cadastrados, imóveis com informações desatualizadas, oportunidades/leads cadastrados por período, quantidade de vendas e assim por diante.

Capacitação

Uma vez escolhido a plataforma, você precisa treinar sua equipe para usá-la. Isto impacta diretamente no seu relacionamento com os clientes. Tenha uma pessoa que seja o administrador do sistema e possa treinar a equipe e ficar de referência para passar orientações posteriores.

Faça testes e simulações e cobre da sua equipe o uso do sistema. Ele deve ser diário e parte da rotina da sua imobiliária para que consiga aumentar as vendas. Aproveite as reuniões gerais para mostrar avanços, valorizar quem está usando a plataforma corretamente e mostrar os resultados e relatórios de indicadores que o sistema. É válido lembrar que o sistema não se alimenta sozinho e o site da imobiliária não gera tráfego sozinho.

Segmentação

Um sistema imobiliário abrange um conjunto de ações, estratégias e ferramentas que dão suporte a um grande plano. Por exemplo: você pode definir que terá uma loja física + site + um ponto móvel + x perfis em redes sociais para gerenciar. Tudo isso é seu sistema de gestão e cada um deve ter ações específicas.

Entretanto, todos respondem a um determinado tipo de público. É comum as imobiliárias venderem de tudo e atuar em diversos mercados, mas quem sabe você pode se tornar referência em imóveis na planta? Ou imóveis de luxo? Pode ser que, quanto mais você segmentar, melhor será seu resultado. Sem falar que fica mais fácil construir a imagem da sua empresa.

A mesma coisa se aplica no seu marketing digital e na sua escolha de mídia offline. Não significa que você não possa ter outras opções, mas dedique mais tempo e investimento no seu foco. Ninguém vende tudo para todo mundo.

Marketing digital

Toda a estratégia de marketing é importante, mas sua estratégia de marketing digital é a cereja do bolo nos dias de hoje. Não adianta ter perfil profissional em várias redes sociais e não ter tempo para interagir, comunicar ou alimentar. É melhor ter somente uma página no Facebook que seja alimentada diariamente, que seja interessante, do que usar várias redes sociais sem compromisso.

Além disso, sua imobiliária virtual deve permitir que você gere listas de e-mails e integre com outras ferramentas para envio de e-mail marketing e captação de leads. Isto faz parte da sua estratégia digital. Tenha um bom funil de vendas adequado ao seu negócio.

Novamente, o CRM do Jetimob permite tudo isso, além de cuidar da sua responsividade de SEO (forma como você aparece no Google), chat integrado, suporte, integração com Facebook, entre outros.

Como vimos, ter um sistema imobiliário que te ajuda a tocar o negócio para frente é extremamente importante e facilita sua vida como gestor. Faça uma boa pesquisa, converse com quem já usa e revise seu modelo de negócio para saber qual a melhor opção para você.

Integrar sua vida física com a vida online é parte do seu “business” e não tem como fugir. E já que você terá que fazer isto, é bom já começar certo, com uma plataforma que de fato te forneça soluções e seja fácil de gerenciar.


Relacionados