Entenda a importância da captação de imóveis

O envolvimento com o mercado imobiliário significa estar sempre em busca de realizar diversas atividades. Para ser um corretor de imóveis não basta somente saber vender, dominar estratégias de marketing imobiliário ou financeiro, é preciso também saber fazer uma boa captação de imóveis.

Esta é uma etapa essencial em qualquer transação imobiliária, seja no processo da venda ou aluguel de um imóvel. Basicamente, se você não tem imóveis, você não tem o que vender/alugar. Ela deve ser feita de maneira correta para garantir uma negociação bem sucedida.

Se você deseja se destacar e se diferenciar da concorrência, venha aprender um pouco sobre a captação de imóveis e como fazê-lo de forma eficiente, acompanhe!

O que é uma captação de imóveis?

A captação de imóveis representa uma das etapas mais importantes na negociação imobiliária! Consiste em procurar propriedades que estão à venda ou locação para aumentar o portfólio de uma imobiliária ou corretor imobiliário autônomo.

O captador de imóveis deve estar sempre em alerta para possíveis oportunidades que possam surgir. Ele deve conhecer a sua região de atuação, entender as necessidades do mercado, saber identificar as propriedades que podem render uma boa negociação, dentre outras funções.

Qual a importância de otimizar a captação de imóveis?

A captação de imóveis é fundamental para o sucesso de uma imobiliária ou de um corretor independente. Ir atrás de novas oportunidades de negócios que satisfaça as necessidades de procura de seu cliente vai fazer você se destacar frente aos concorrentes.

Além disso, é válido lembrar que essa pode ser uma boa forma de ter um lucro a mais, pois normalmente o responsável pelo imóvel captado recebe um valor ao ter vendido/locado. E obviamente, outro benefício é ter mais imóveis a venda na sua carteira.

Como fazer a captação de imóveis de forma efetiva?

É no processo da captação que podem ser geradas vantagens de vendas do imóvel. Mas, para isso, não basta somente ir atrás de um proprietário e falar que quer vender ou alugar o imóvel.

É necessário passar segurança, mostrar que o imóvel está na mão de uma pessoa qualificada, que ele não irá passar por nenhum problema, e, que conseguirá realizar à venda/locação de maneira eficaz.

Agora você deve estar se perguntando: como passar essa imagem para o proprietário do imóvel? Acompanhe abaixo como esse processo funciona:

1. Tenha uma boa rede de contatos

Estar sempre atento ao mercado imobiliário é o ponto-chave para encontrar boas oportunidades de captação de imóveis. E para isso, é preciso utilizar uma das estratégias mais antigas: a rede de contatos.

Um corretor de imóveis deve ter disposição para visitar lugares comerciais, portarias de prédios, e contatar os proprietários a fim criar um networking dentro da sua área de atuação.

2. Fique por dentro das tendências do mercado

Entender qual a necessidade do mercado é outro ponto essencial na captação de imóveis. O corretor deve estar atento a quais propriedades podem despertar o interesse de seus clientes naquele momento.

Uma forma de fazer isso é sempre se atualizar com as notícias sobre o setor imobiliário pelos meios de comunicação como jornais e sites especializados no setor imobiliário.

3. Atue sempre com profissionalismo

O profissionalismo é uma das bases para conseguir prospectar imóveis. É esse o ponto que será analisado na hora da conversa com o proprietário. Fazer um cliente confiar em você não é uma tarefa fácil, especialmente no mercado imobiliário que envolve transações de grandes valores.

Invista no marketing pessoal, ele diz respeito ao modo como você promove sua imagem. É necessário passar uma boa impressão, mostrar seus valores profissionais e sempre transparecer a sua ética.

4. Selecione regiões estratégicas

Para se diferenciar na captação de imóveis, um corretor deve selecionar regiões para atuar. Dessa forma, ele irá conquistar a confiança dos proprietários dos imóveis e conseguirá entender o perfil de clientes interessados nesta região.

Vale lembrar novamente que o profissional da área deve estar sempre atento às tendências do mercado imobiliário. Um bairro nobre que tinha grande procura já pode não ser mais um lugar promissor para realizar seus negócios. É preciso estar atento às mudanças e adaptar o seu trabalho de acordo.

5. Tenha um blog

Manter um blog atualizado com conteúdos profissionais é uma ótima forma de conquistar confiabilidade e autoridade no mercado imobiliário. É uma estratégia de marketing digital bastante eficaz e mais barata que os meios convencionais de propaganda.

Você pode publicar textos e artigos para promover conhecimento aos interessados e com isso aumentar o seu networking e, logo, a captação de imóveis.

6. Utilize um e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma ferramenta bastante eficaz na captação de clientes, mas deve ser usado com inteligência. Envie mensagens interessantes às pessoas que se interessam pelo assunto e que podem ser parceiros ou clientes.

Na captação de um imóvel com características específicas, você pode usar esta ferramenta para ajudar você a encontrar a melhor opção e fazer com que os interessados cheguem até você.

7. Se destaque nas redes sociais

Outra estratégia digital que não pode ficar de fora na captação de imóveis são as redes sociais. Com o uso crescente dos meios de comunicação online, quem está fora das principais redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn, está perdendo clientes para seus concorrentes.

Use esse recurso para se promover no mercado imobiliário e passar credibilidade do seu trabalho. Lembre-se sempre de responder seus seguidores e solucionar suas dúvidas, eles têm alto potencial de se tornar clientes.

Confira: Instagram para corretor de imóveis: 4 perfis de sucesso para se inspirar

8. Esteja sempre disponível

Por fim, uma das dicas mais importantes: esteja sempre disponível! O proprietário que está querendo vender ou alugar seu imóvel está procurando um corretor em que possa confiar e tirar suas dúvidas sempre que necessário.

Ofereça sempre mais de um número de contato e diversifique os meios de comunicação. Como já citamos, é muito importante ter um blog, uma rede social e um e-mail profissional. Mais do que isso, é importante checar e responder diariamente às mensagens recebidas. As oportunidades podem surgir de diversas formas!

Principais erros para não cometer na hora de captar imóveis

Assim como algumas ações do corretor podem ajudar, outras podem atrapalhar a captação de imóveis. Confira alguns erros que não devem ser cometidos pelos profissionais do ramo:

1. Não estar atualizado sobre o mercado imobiliário

Da mesma forma como em qualquer profissão, o captador de imóveis deve sempre estudar para aprender cada vez mais sobre sua área. O profissional que não se atualiza fica para trás dos concorrentes e pode perder grandes negociações.

Ler ou assistir a noticiários e estar sempre informado sobre o mercado imobiliário vai construir uma bagagem para argumentar com seus clientes, parceiros e até concorrentes.

2. Descuidar de sua imagem

As pessoas associam muito o trabalho profissional à imagem física. Por isso, não descuide da sua aparência, esteja sempre bem-vestido, cabelos arrumados e no caso dos homens, barba bem feita.

O simples cuidado com você mesmo pode aumentar suas chances na captação de imóveis.

3. Aparecer mais que o imóvel

Na hora de negociar um imóvel para venda ou aluguel, concentre suas descrições e explicações em cima da propriedade em questão. É importante você ser um profissional qualificado, mas isso não necessariamente precisa ficar sendo dito durante a conversa com o seu cliente.

Ele deve sentir que ele e sua propriedade são o foco, e não o corretor.

4. Não transmitir confiança

Na negociação de uma propriedade está envolvido um bem de alto valor, que na maioria das vezes foi conquistado com muito trabalho pelo proprietário. Se o corretor não inspirar confiança, a pessoa não vai querer fechar negócio com você.

O bom captador consegue conquistar o cliente explicando suas perspectivas sobre o negócio e passa a segurança que ele precisa.

5. Não saber avaliar o imóvel

O corretor de imóveis precisa estar informado sobre os valores praticados no mercado imobiliário para pelo menos passar um valor aproximado ao cliente.

Essa informação vai fazer o seu cliente perceber que você está por dentro do mercado imobiliário e aumentar suas chances de conseguir a corretagem.

Se você quer continuar se atualizando sobre a profissão de corretor, continue acompanhando o blog da Jetimob. Confira também o post Ferramentas digitais para o mercado imobiliário.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.