Networking no mercado imobiliário: aprenda a construir conexões

Imagem de pessoas olhando palestra sobre networking no ramo imobiliário.

A comunicação e as relações estabelecidas são ferramentas que podem levar seu negócio a outro nível de sucesso. 

Dedicar parte do seu tempo conhecendo novas pessoas é parte fundamental para prosperar em qualquer área, especialmente na área comercial. O networking no mercado imobiliário traz muito retorno de vendas e faz parte das atitudes de um corretor de sucesso

Além disso, você precisa investir na sua comunicação e no seu marketing pessoal. Isso inclui a forma como você se veste, como você interage com os outros, a sua comunicação não verbal e até mesmo lugares e eventos que você frequenta.

Sabendo da importância de buscar novas oportunidades de negócio, criamos este artigo com dicas de como construir e manter um networking sólido no mercado imobiliário. 

Assuntos que você irá encontrar:

O que é networking?

Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa nada mais que rede de relacionamentos ou rede de contatos. 

No mercado imobiliário, esse conceito pode ser chamado por alguns profissionais de cartela de clientes, pessoas conhecidas durante a carreira. No entanto, o significado de networking é muito mais amplo. 

Networking não está exclusivamente ligado a fechar vendas, mas também a uma rede de confiança e de relacionamentos sólidos

Afinal, o mercado imobiliário é um setor de alta competitividade e possuir um grande leque de contatos relevantes é fundamental para se destacar da concorrência e ser visto como uma referência no setor. 

No entanto, vale lembrar que não basta ter uma longa lista de contatos e não alimentar estas relações. A melhor forma de fazer networking de qualidade é estar disponível para ajudar, criando uma rede de confiança e troca de benefícios.

Essas conexões criadas ao longo da sua jornada no mercado imobiliário podem ser usadas para trocar informações relevantes, buscar oportunidades de negócios, compartilhar conhecimento e obter suporte quando necessário.

Como dito anteriormente, o real objetivo do networking não é acumular nomes na sua lista, mas sim, formar relações saudáveis onde todos possam se beneficiar. Essa rede de apoio pode influenciar diretamente no sucesso da sua carreira. 

Incorporar o networking de uma forma estratégica nas suas atividades do dia a dia pode ser decisivo para o seu negócio imobiliário. Essa ação pode ser a virada de chave para que o corretor identifique com mais facilidade novas oportunidades de negócios, firme parcerias e seja reconhecido como autoridade na sua área de atuação. 

Acesso a oportunidades de negócios

Por meio dessas conexões criadas, é possível obter referências valiosas e ter acesso a informações privilegiadas sobre o mercado de trabalho e novas oportunidades. 

Além disso, estabelecer uma rede de contato com corretores, agentes imobiliários e investidores pode facilitar o acesso a novas propriedades, investidores e clientes em potencial. 

Conhecimento sobre o mercado imobiliário

Que o mercado imobiliário é um setor de alta competitividade e que passa por constantes mudanças todo mundo já sabe. No entanto, você sabia que ter um bom networking pode te ajudar a ficar um passo à frente dos seus concorrentes?

Ao interagir com outros profissionais do setor, é possível trocar informações e insights sobre tendências de mercado, preços, demanda, regulamentação local e novas oportunidades de mercado. 

Sabendo da importância de estar sempre ligado às novidades, é possível ter um domínio maior sobre o mercado imobiliário e se tornar uma referência na área, ampliando a visibilidade para o seu negócio e desenvolvendo autoridade

Se torne uma referência na área

Construir relacionamentos sólidos e relevantes no mercado imobiliário é uma ótima estratégia para alavancar o seu negócio e se tornar uma referência para outros corretores e empresas, aumentando a sua credibilidade e confiança. 

É natural que as pessoas fechem negócios com aqueles que já conhecem e possuem alguma ligação. Portanto, quanto maior for a sua rede de contatos, maior as suas chances de ser recomendado e, consequentemente, fechar negócio

Conseguir indicações também pode ser um dos benefícios do networking. Quando o corretor sabe que é bom no que faz e mostra isso para sua rede de contatos, naturalmente ele se tornará uma autoridade no assunto. 

Em conjunto, essas duas ações podem garantir que o seu nome esteja sendo indicado pela sua rede de contatos e garantindo a entrada de novos possíveis clientes e oportunidades. 

Como criar um networking eficaz no mercado imobiliário?

Para usufruir de todos os benefícios de um bom networking, é importante não só saber como criar uma rede de contatos sólida, mas também como mantê-la

É impossível criar um networking de sucesso sem estudar o perfil das pessoas que integram a sua rede. Dessa forma, você pode encontrar maneiras de entrar em contato sem parecer intrusivo ou inconveniente. 

O novo conceito de networking

Uma das grandes tendências da atualidade é o “netweaving”, uma evolução mais humanizada do networking. Esse conceito propõe uma nova forma de obter oportunidades profissionais através da troca de experiências sem expectativas

O termo tem uma proposta mais abrangente e efetiva que o conceito atual de networking. Sendo assim, o netweaving trata esse relacionamento com terceiros não apenas como um objetivo profissional de curto prazo, mas com a proposta de criar laços sólidos entre as partes interessadas

Para o criador do conceito de netweaving, Robert Littel, para colocar em prática essas ações é preciso ter a estratégia como seu principal pilar. Unir pessoas sem pensar em ser monetizado por isso e aprender a se posicionar como um recurso estratégico para os outros, estão entre as medidas necessárias para fortalecer sua rede de contatos. 

Ao adotar essa tendência, os corretores de imóveis conseguem enxergar as relações humanas com um novo olhar, fortalecendo seus relacionamentos através da troca de experiências e ideias. 

Dessa maneira, as relações estabelecidas com a rede de contato se tornam mais do que apenas profissionais e os laços de amizade se tornam verdadeiros, sem a intenção de venda

Participe de eventos imobiliários

A participação em eventos profissionais pode ser uma grande fonte de networking para aqueles que desejam iniciar ou fortalecer sua rede de contatos. 

Nesses eventos específicos as pessoas estão abertas a interações, criando um ambiente propício para estabelecer novas conexões. Além disso, esses momentos de interação são ótimas oportunidades para a troca de informações entre corretores imobiliários, gestores e possíveis investidores. 

Como dito anteriormente nesse artigo, se posicionar no mercado, se tornando uma referência, é um passo muito importante para o sucesso no setor imobiliário. Nesse sentido, os eventos oferecem um ambiente rico em possibilidades de criação de conteúdos e marketing pessoal.

Além disso, ao participar de um evento, é possível ter contato com palestras, workshops, painéis de discussão e outras atividades realizadas no espaço que podem ser transformadas em conteúdos para as redes sociais, como vídeos e artigos de blog. 

Dessa forma, esses materiais podem ser compartilhados, contribuindo com a autoridade e alcance do seu negócio. 

Na Jetimob, o Jet Experience é uma das principais ferramentas de networking entre corretores e gestores imobiliários. O evento, que ocorre anualmente, traz os maiores nomes do mercado, em um espaço que estabelece e fortalece parcerias estratégicas.

Utilize as redes sociais ao seu favor

As redes sociais podem desempenhar um papel fundamental na busca por uma rede de contatos sólida. O Linkedin é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que desejam se posicionar no mercado imobiliário.

Essa ferramenta nasceu com o intuito de ser dedicada exclusivamente para o compartilhamento de conteúdos profissionais. O Linkedin também pode ser útil para recrutar talentos e estabelecer parcerias com outros profissionais do setor imobiliário

Criar um perfil relevante e de qualidade no Linkedin envolve ações como: ter uma página ativa, manter suas informações atualizadas, participar de grupos de discussões, adicionar pessoas na sua rede de contatos e interagir em postagens. 

Além disso, outras redes sociais também podem se tornar uma oportunidade de aumentar seu networking. O Instagram e o Facebook, por exemplo, são ótimos para se conectar com novos parceiros e, principalmente, com novos clientes

Como você percebeu, o networking é uma peça fundamental para o sucesso não só do mercado imobiliário, mas para qualquer ramo do mundo profissional. 

Independente da sua área de atuação, lembre que construir e alimentar uma boa rede de contatos pode ser a virada de chave para o aumento de suas vendas e estratégia de parcerias

E se você chegou até aqui e está em busca de aumentar sua lista de contatos no mercado imobiliário, aproveite para garantir agora seu ingresso no Jet Experience 2024.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.