A comunicação e as relações são as ferramentas que movem o negócio. Dedicar parte do seu tempo conhecendo novas pessoas é parte fundamental do sucesso em qualquer área, especialmente na área comercial. O networking no mercado imobiliário traz muito retorno de vendas e faz parte das atitudes de um corretor de sucesso.
Para você deixar a timidez de lado e buscar novas oportunidades de negócio, separamos aqui dicas de como construir um networking de corretor de imóveis.
Antes de tudo, você precisa investir em você, na sua comunicação pessoal e no seu marketing pessoal. Isso inclui a forma como você se veste, a forma como você interage com os outros, a sua comunicação não verbal, lugares que você frequenta, etc.
Se você sente alguma dificuldade nestas áreas, procure cursos que te ajudem a melhorar e observe o comportamento de outro corretor imobiliário que faça isso bem, que seja uma inspiração para você.
Como ele age? Onde ele vai? O que ele lê? Tenha um modelo para seguir e depois passe a “imitar”, até encontrar o seu jeito para ser um corretor de sucesso através do networking também!
Networking no mercado imobiliário
Existem muitas formas de ampliar seu networking, e envolve não só o mais óbvio, mas pensar fora da caixa e buscar alternativas. As oportunidades estão em todos os lugares, até naqueles que você menos espera.
Networking no mercado imobiliário não se refere somente à atividades que fechem a venda, mas a uma relação de confiança, onde você também deve dar o seu melhor, oferecer soluções, para poder pedir.
Não basta conhecer alguém e não alimentar esta relação. A melhor forma de fazer networking de qualidade é estar disponível para ajudar sem esperar nada em troca.
Pense nos vários cartões de visitas acumulados na sua mesa e reflita quantas destas pessoas você mantém contato? O que pode ser reativado, onde você pode colaborar?
Dicas de locais para melhorar seu networking
- Lançamentos de empreendimentos
- Eventos e feiras do setor
- Treinamentos, workshops e palestras do mercado imobiliário
- Cursos de TTI
- Vizinhança
- Seu prédio
- Comércio local
- Redes sociais
- Filiação a sindicatos do seu setor
Lugares atípicos
- Feiras de decoração
- Eventos de construção
- Cartórios
- Prefeitura
- Bancos
- Eventos de Instituições, sindicatos e afins
- Clube que você frequenta
- Ações de voluntariado, igreja
- Viagens (puxe conversa com seu colega do banco do avião)
- Seus amigos
E a lista segue, porque, na verdade, em qualquer lugar você pode encontrar pessoas com interesse na compra e/ou venda, investidores e pessoas do meio que podem te ajudar no futuro.
Também é importante você investir num bom cartão de visitas e estar sempre com ele no seu bolso. Quando for participar de eventos, interaja, converse com as pessoas que você não conhece, saia da sua mesa e circule.
Seja um atuante em algumas entidades de classe da sua região. Participe ativamente, lidere projetos e vire referência. Participar de projetos como líder é uma ótima forma de conhecer mais gente e ser chamado para futuras negociações.
O que é importante no networking
Estabelecer uma relação ganha-ganha: o objetivo do networking não é acumular nomes na sua lista e sim formar relações sadias e honestas onde todos possam se beneficiar. Não pense tudo como dinheiro, mas invista na relação. Indique clientes para sua rede, busque soluções para quem precisa, ofereça apoio, faça pequenos favores e construa uma reputação para ser lembrado.
Peça indicações: não tenha medo de pedir indicações, mesmo que não tenha relação com o seu negócio. Talvez você precise de um advogado para alguma situação pessoal e tenha alguém da sua rede que pode ajudar. Consuma os produtos/serviços da sua rede também! Faça a economia girar!
Cultive as relações: cultive relações sólidas, se faça presente – física e virtualmente. Convide para um café, um almoço, uma caminhada, aceite convites. Mande um whats ou email, ligue. Lembre das pessoas em postagens nas redes, lembre e seja lembrado.
Pense no networking como a forma que você trataria pessoas da sua família. É uma relação parecida: estar presente, prestar apoio, pedir ajuda, ajudar, resolver pendências, etc. Ter uma rede rica e bem alimentada aumenta as oportunidades do corretor imobiliário ter sucesso e fechar melhores negócios.
Usando as redes sociais a seu favor
O LinkedIn é uma ótima forma para consolidar networking. Tenha uma página ativa, mantenha seu perfil atualizado, participe de grupos de discussões, adicione pessoas a sua rede, comente postagens e faça artigos. Fique de olho no que está passando na sua timeline, pode haver oportunidades ali!
Igualmente, o Facebook e o Instagram são termômetros da sua rede. O que a comunidade está fazendo? Que hashtags estão sendo usadas? Adicione pessoas da rede de seus amigos que possam lhe interessar. Publique, comente e compartilhe conteúdos interessantes.
Ah, vale lembrar que:
- Caso mude de endereço ou telefone, comunique;
- Mantenha ativa sua lista de contatos no seu CRM;
- Mande mensagens de aniversário, pêsames e parabenização por alguma conquista;
- Seja grato a quem te ajudou;
- Respeite seus concorrentes;
- Comunique o que você precisa.
E por último: sorria! É uma ótima porta de entrada. As pessoas se aproximam, você estabelece confiança, passa simpatia e cria conexões.
Eaí, gostou das dicas? Compartilha com a gente!