O que faz um despachante imobiliário?

Imagem de um despachante imobiliário.

A compra ou venda de imóvel é uma transação significativa que envolve diversos trâmites legais e burocráticos. 

Para se responsabilizar por esse processo complexo, muitas pessoas recorrem a um profissional especializado conhecido como despachante imobiliário. 

Este especialista desempenha seu papel na facilitação de transações imobiliárias, assegurando que todos os requisitos legais sejam cumpridos e que o processo transcorra de maneira suave e eficiente.

Sua expertise abrange a análise de documentação, a resolução de pendências legais e a coordenação de diversos aspectos envolvidos na transferência de propriedade. 

Portanto, nessa publicação reunimos tudo que você precisa saber sobre o que faz um despachante imobiliário, qual a diferença para um corretor de imóveis e muito mais.

Assuntos que você irá encontrar:

O que faz um despachante imobiliário?

O despachante imobiliário é um profissional encarregado de facilitar e agilizar os procedimentos burocráticos envolvidos nas transações de compra e venda de imóveis. 

Sua atuação vai além do simples manejo de documentos, englobando desde a avaliação jurídica até o fornecimento de orientações estratégicas.

Basicamente, um despachante imobiliário alivia o fardo dos processos para a imobiliária, enquanto identifica potenciais obstáculos através de uma análise detalhada e condução cuidadosa dos documentos. 

Dessa forma, esse profissional desempenha diversas funções que exigem grande atenção. E por isso, é necessário possuir conhecimentos em áreas como direito imobiliário, tributário, civil e administrativo.

Suas principais funções incluem:

  • Avaliar e gerenciar o encaminhamento de documentos e contratos;
  • Representar o cliente legalmente perante órgãos públicos e privados;
  • Facilitar a obtenção de escrituras e certidões necessárias para financiamentos;
  • Defender o contratante em instâncias públicas e privadas;
  • Regularizar dívidas;
  • Auxiliar na resolução de conflitos entre as partes envolvidas na transação jurídica;
  • Lidar com as burocracias inerentes à negociação.

Como ser um despachante imobiliário?

Embora não exista um curso específico para essa profissão, é recomendável ter uma formação em áreas relacionadas, como Direito, Administração, Gestão Imobiliária ou Contabilidade. 

Esses cursos oferecem uma base sólida para entender os aspectos legais e administrativos das transações imobiliárias. 

Além disso, a experiência prática é um diferencial. 

Trabalhar em imobiliárias, cartórios ou escritórios de advocacia especializados em direito imobiliário pode oferecer uma visão prática dos procedimentos e desafios enfrentados no dia a dia.

Investir em cursos de capacitação e especialização na área imobiliária também é uma excelente maneira de se destacar no mercado. 

Esses cursos podem abordar temas como legislação imobiliária, registro de imóveis, tributação e outros tópicos relevantes. 

Além disso, é importante desenvolver habilidades de comunicação e negociação, pois o despachante imobiliário precisa lidar com diferentes partes envolvidas nas transações, como compradores, vendedores, agentes imobiliários e órgãos governamentais. 

Desse modo, com a combinação certa de educação, experiência prática e habilidades interpessoais, é possível se tornar um despachante imobiliário bem-sucedido e contribuir para o setor imobiliário.

Diferença entre despachante imobiliário e corretor de imóveis

Como falamos anteriormente, o despachante imobiliário se concentra nos aspectos burocráticos, como análise legal, resolução de pendências e interação eficiente com entidades governamentais.

Em contrapartida, o corretor imobiliário atua como intermediário entre o comprador e o vendedor, especializando-se na identificação e oferta de imóveis, negociação, eficiência nas vendas e consultoria ao cliente.

Portanto, o despachante entra como facilitador legal e o corretor como estrategista no processo imobiliário. 

Despachante imobiliário precisa de CRECI?

Sim, o despachante imobiliário precisa ter registro ativo no CRECI.

Agora se o profissional já é um corretor de imóveis e atua na área, basta verificar se o registro está ativo e assim regulamentar a situação como despachante imobiliário.

Se você é um profissional que possui conhecimentos nas áreas de administração, direito e entre outros e não possui o registro do CRECI, é possível entrar com uma ação judicial para atuar como despachante documentalista de imóveis.

Quanto ganha um despachante imobiliário?

De acordo com a Talent, o salário médio de um despachante imobiliário iniciante no Brasil é de aproximadamente R$18.000 por ano, o que equivale a cerca de R$9,23 por hora. 

Mas lembre-se que esse valor varia de acordo com as diferentes regiões do país e nível de experiência na função.

Imagem de duas profissionais conversando sobre como ser um despachante imobiliário.

Como funciona o pagamento de um despachante imobiliário?

Geralmente, os despachantes imobiliários estabelecem suas taxas com base em diferentes métodos de pagamento, tais como:

Porcentagem do valor do imóvel: alguns despachantes preferem cobrar uma porcentagem do valor total do imóvel como honorários. Essa taxa pode variar de acordo com as condições do mercado e do acordo entre o cliente e o despachante.

Cobrança por serviço específico: em certos casos, o despachante pode escolher cobrar por serviços específicos realizados durante a transação, como a emissão de certidões ou a elaboração de documentos.

Taxa fixa: o profissional cobra um valor pré-estabelecido pelo serviço realizado, sem levar em consideração o valor do imóvel ou a complexidade da operação. Esse valor pode variar conforme a localidade e os serviços prestados.

Por que contratar um despachante imobiliário?

A contratação de um despachante imobiliário é fundamental para garantir a fluidez e a simplicidade das operações no setor imobiliário.

Dessa maneira, ao contar com os serviços de um despachante, tanto as imobiliárias quanto seus clientes se beneficiam da expertise na navegação pela burocracia, na resolução eficiente de questões pendentes, na gestão rigorosa de prazos e na comunicação eficaz com entidades governamentais.

Portanto, a presença de um despachante imobiliário adiciona um importante fator de confiança e segurança nas negociações imobiliárias.

Como escolher um despachante imobiliário para sua imobiliária?

No processo de escolher o despachante imobiliário ideal é importante focar em características específicas, como a experiência prévia do despachante em negócios semelhantes, sua reputação estabelecida no mercado e sua competência comprovada com um número significativo de clientes atendidos.

Ademais, fatores práticos, como uma comunicação clara, adaptabilidade, rapidez na solução de contratempos e a adoção de tecnologia no ramo imobiliário, são elementos que contribuem para o estabelecimento de uma parceria de sucesso.

E se você gostou desse conteúdo e está buscando por um ferramenta que agiliza os processos da sua imobiliária, aproveite para conferir a nossa publicação sobre CRM Imobiliário e acelere o desempenho da sua equipe!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.