Como melhorar a comunicação interna na sua imobiliária?

Imagem ilustrativa de um líder realizando uma comunicação interna com sua equipe.

A comunicação interna é algo vital para o sucesso de qualquer negócio, e no mercado imobiliário, sua relevância se torna ainda mais evidente. 

Em um setor onde a coordenação entre diferentes departamentos é crucial para fechar negócios, uma comunicação interna eficaz garante que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos da empresa, permitindo uma execução produtiva, precisa e eficiente das estratégias. 

Para grandes imobiliárias, a comunicação interna eficiente é essencial para gerenciar equipes, garantindo que todos os corretores e funcionários administrativos estejam cientes das políticas, procedimentos e objetivos da empresa. 

Além disso, uma boa comunicação interna ajuda a criar uma cultura organizacional sólida, onde os valores e a missão da empresa são claramente compreendidos e compartilhados por todos.

Já nas pequenas imobiliárias, a comunicação interna é igualmente importante, mas pode assumir formas diferentes. 

Com equipes menores, a necessidade de uma comunicação clara e direta é crítica para evitar mal-entendidos e garantir que todos estejam na mesma página.

Portanto, reunimos nesta publicação tudo o que você precisa saber sobre o que é comunicação interna, qual o seu objetivo, a diferença entre endomarketing e muito mais!

Assuntos que você irá encontrar:

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é uma estratégia de relacionamento com os colaboradores ou uma área da empresa.

Ou seja, um conjunto de ações com a finalidade de engajar os colaboradores e passar informações. Podem ser utilizados vários canais de comunicação como: murais, TVs corporativas, e-mail entre outros.

Como uma de suas funções é passar informações relevantes entre os colaboradores das empresas, pode-se dizer que a comunicação interna sempre existiu. 

Ela existe em todas as empresas, mas nem todas conseguem gerenciá-la adequadamente.

Desse modo, esse tipo de comunicação pode ocorrer de líderes para colaboradores ou vice-versa e também é possível que seja realizada entre profissionais do mesmo nível hierárquico.

Quais são os objetivos da comunicação interna?

O objetivo da comunicação interna é assegurar que todos os colaboradores estejam alinhados com a cultura do negócio e informados sobre os acontecimentos da empresa. 

Desse modo, contribui para a prevenção de problemas internos e crises que possam surgir.

Confira outros objetivos importantes da comunicação interna:

📣
Engajar colaboradores;
Melhorar a imagem da empresa;
Abrir espaço para discussões e feedbacks;
Aumentar o sentimento de pertencimento;
Transmitir conhecimentos adquiridos por colaboradores e diretores;
Divulgar as ações da empresa de forma transparente;
Consolidar o cumprimento de normas, condutas éticas e valores institucionais;
Promover a cultura de temas sociais.

Qual a importância da comunicação interna nas empresas?

A comunicação interna é uma estratégia de extrema importância dentro de uma empresa, oferecendo inúmeras vantagens ao ambiente corporativo. Um dos principais benefícios é a melhoria do clima organizacional.

Em um ambiente onde as pessoas não se comunicam corretamente, o local de trabalho pode se tornar pesado e improdutivo. 

No entanto, uma comunicação interna eficaz estimula o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e um espírito de cooperação. 

Isso reduz as distâncias entre departamentos e promove uma equipe integrada e em sintonia, tornando o clima mais leve e a produção mais intensa. 

Desse modo, quando os colaboradores se sentem engajados e motivados com os objetivos da empresa, eles se esforçam mais para contribuir com o negócio resultando em uma maior produtividade.

Além disso, uma comunicação interna eficiente pode diminuir a taxa de rotatividade e amenizar a disseminação de informações falsas. 

Sendo assim, quando os colaboradores entendem os objetivos da organização e se sentem valorizados, a tendência é que permaneçam na empresa por mais tempo, contribuindo de forma significativa. A valorização e a relação de confiança entre líderes e liderados aumentam a motivação, reduzindo as chances de desligamento. 

Como melhorar a comunicação interna na sua imobiliária?

1. Conheça bem a sua imobiliária e os seus colaboradores

É muito importante que você identifique o que os seus colaboradores precisam para ajudar o trabalho deles.

Pois, é essencial que os colaboradores se sintam bem com a sua presença e acima de tudo saibam que você estará ali para o que eles precisarem.

2. Planejamento da comunicação interna

É preciso planejar a comunicação interna, assim como você planeja qualquer área, pois ela também precisa de metas e métricas.

Defina objetivos coerentes, que façam sentido para a sua imobiliária e que sejam alinhadas com o seu propósito final. 

Algumas mais comuns são:

  • Aumentar o alinhamento dos colaboradores com os discursos da organização;
  • Alavancar o nível de satisfação dos funcionários;
  • Diminuir o turnover da empresa;
  • Melhorar a participação de profissionais nas reuniões estratégicas ou nas ações sociais da companhia;
  • Impulsionar o índice de metas alcançadas por funcionário ou equipe.

Em seguida, faça uma análise dos resultados e verifique o que você pode melhorar.

3. Comunicação

É de extrema importância que você tenha uma comunicação aberta e agradável com a sua equipe.

Seja transparente e claro nas suas falas. 

Conte para seus colaboradores as novidades, os resultados, peça a opinião deles, já que eles fazem parte do negócio tanto quanto você. 

Essa prática evitará ruídos como fofocas desagradáveis, que sempre geram mais problemas do que normalmente percebemos.

Lembre-se de mostrar que você está disposto a ouví-los.

4. Seja um bom líder

Em continuação ao tópico acima, escute seus colaboradores, principalmente quando eles têm um feedback para te passar. 

Não ignore! Muitas vezes é difícil analisar e entender nós mesmos. Se o seu colaborador está falando isso para você é porque algo está errado. 

Peça opinião de outras pessoas se for preciso e comece a analisar a si mesmo. Assuma seus erros, afinal você também é humano e, sobretudo, seja ético. 

Imagine que você trabalha em uma imobiliária como corretor e seu diretor tomou uma atitude muito antiética. 

O que você vai sentir? 

Você continuará trabalhando naquele local?

Coloque-se no lugar dos seus colaboradores e pense que tipo de líder você gostaria de ser e qual tipo de líder eles estão precisando no momento.

Porém, não vamos falar somente de feedbacks negativos, é importante que você como líder crie a cultura de feedbacks positivos na sua imobiliária. 

Como consequência, os profissionais se sentirão valorizados e dispostos a ajudar a imobiliária a alcançar os melhores resultados.

5. Crie momentos de integração

É sua responsabilidade fazer os colaboradores se sentirem em casa. 

Por isso, crie momentos de integração entre eles, como almoços e happy hours, pois isso ajudará também na integração de novos membros.

Outra dica importante é: desburocratizar. 

Obstáculos entre as áreas podem resultar na formação das famosas panelinhas. Estude qual a melhor forma dessas informações serem repassadas.

Com todas essas dicas tenho certeza que você irá construir uma cultura muito mais forte e, consequentemente, melhorar a sua comunicação interna no seu negócio imobiliário.

Comunicação interna x Comunicação externa

A comunicação interna envolve o compartilhamento de ideias e informações entre os membros da empresa, com objetivo de simplificar e organizar as relações dentro do ambiente de trabalho.

Já a comunicação externa é utilizada para transmitir a mensagem da empresa ao seu público externo, como clientes, fornecedores e a sociedade em geral. 

Dessa forma, abrange questões relacionadas à construção da imagem e posicionamento da sua imobiliária no mercado e entre outros.

CTA-posicionamento-online

Comunicação interna x Endomarketing

A comunicação interna e o endomarketing são duas estratégias que se diferem em seus focos e abordagens.

O endomarketing é uma estratégia de marketing que visa promover a marca da organização para os funcionários e está ligada a elementos estratégicos e à criação de uma cultura de marca dentro da empresa. 

Desse modo, trabalhando na criação de um ambiente de trabalho positivo, onde os colaboradores se sentem valorizados e parte integral do sucesso da empresa. 

As ações de endomarketing podem incluir programas de reconhecimento, eventos internos, campanhas de incentivo e outras iniciativas que fortalecem o senso de pertencimento e orgulho dos colaboradores em relação à empresa.

📣
Portanto, enquanto a comunicação interna se concentra em melhorar a eficiência operacional, o endomarketing foca em fortalecer a identidade corporativa e engajar os colaboradores como embaixadores da marca.

E se você quiser um pouco mais sobre esse assunto, acesse a nossa publicação sobre Endomarketing Imobiliário.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.