Endomarketing imobiliário: como implementar no seu negócio

É inquestionável a elaboração de diversas estratégias no mercado imobiliário para atrair clientes e fechar negócios, porém você entende a importância que é manter a sua equipe engajada? É a partir dessa pergunta que o Endomarketing imobiliário se desenvolve, auxiliando no melhoramento da imagem da empresa, através das perspectivas dos seus colaboradores.

Apesar do Endomarketing no geral ser essencial, sabe-se que a realidade no mercado imobiliário é bem diferente. A maioria das imobiliárias não utilizam essa estratégia ou nem pensam em implementá-la, trazendo o foco total para os clientes externos. Porém é preciso entender que bons negócios só são fechados através de uma equipe composta por bons profissionais, que devem ser reconhecidos no seu ambiente de trabalho.

O Endomarketing imobiliário é uma estratégia que visa o crescimento pessoal de cada profissional, refletindo em uma alta produtividade conjunta, entre todos da sua organização. O que basicamente contribui para a redução do turnover, ou seja, rotatividade de funcionários, fidelizando-os na sua empresa, um assunto que você irá entender melhor nos seguintes tópicos.

Sendo assim, após ler este artigo você saberá o que é Endomarketing para imobiliária, como implementá-lo na sua empresa, a importância dessa estratégia para os seus negócios e ainda se inspirar em grandes marcas que utilizam esse método com excelência. 

O que você irá encontrar:

O que é Endomarketing Imobiliário?

A estratégia de Endomarketing, em geral, é a ideia de enxergar o colaborador da sua empresa como um cliente interno, onde toda a comunicação é voltada ao engajamento dos profissionais que contribuem para o funcionamento de uma determinada organização. Assim como o nome já diz, a definição de “endo” é dentro, um marketing direcionado ao público interno

Quais as melhores pessoas para promoverem uma empresa, se não aquelas que trabalham diariamente nela, certo? Por isso, o Endomarketing Imobiliário se torna tão importante. É uma estratégia que tem como objetivo incentivar e valorizar cada corretor(a) de imóveis dentro da empresa. 

Pois, quando você preza pelas pessoas que contribuem com o próprio trabalho esse mesmo respeito e admiração volta, promovendo a equipe e a empresa no mercado imobiliário através de boas práticas. Basicamente uma via de mão dupla, beneficiando ambas as partes. Nesse caso estamos trazendo vários exemplos para imobiliárias, mas essa estratégia também vale para incorporadoras e construtoras.

Essa estratégia de Endomarketing para o mercado imobiliário não acaba na empresa. No momento em que os profissionais são motivados, evidencia a importância de cada colaborador e assim opiniões positivas e feedbacks são expostos, beneficiando o ambiente de trabalho. 

E ainda levando uma imagem favorável para o público externo da sua imobiliária. Um grande exemplo é a forma como a rede social LinkedIn é utilizada, no qual marcas que engajam sua equipe se tornam destaque e como qualquer outra mídia digital, está visível para milhares de usuários.

Antes de avançar para o próximo tópico, é preciso deixar esclarecido que Endomarketing é uma estratégia diferente do marketing que você já conhece. Enquanto um foca no público interno, a equipe, o marketing traz como objetivo promover a marca e os produtos ou serviços para o seu público externo, ou seja, captar os leads, os chamados clientes em potenciais e entre outros.

Deste modo, para que essa comunicação de Endomarketing Imobiliário aconteça, os setores de Marketing e Recursos Humanos precisam estar muito bem alinhados, para que as ações planejadas funcionem corretamente e os resultados sejam positivos para sua empresa.

A importância dessa estratégia para o seu negócio

Quando lidamos com a gestão de equipes, é essencial que todos que estão contribuindo para uma empresa estejam sempre motivados a dar o seu melhor, e é por isso que o Endomarketing, em diversos segmentos, é tão necessário. Essa estratégia auxilia em motivar cada corretor(a) de imóveis, reforçando a ideia de pertencimento no ambiente de trabalho, desenvolvendo um ambiente leve, saudável, sem estresse e aberto a discussões e feedbacks.

O aumento da produtividade é outro fator que influencia, no momento em que o Endomarketing imobiliário é aplicado. Pense, se ao seu lado estão pessoas motivadas que reconhecem que seus esforços são valorizados, isso acaba impactando diretamente nos resultados de toda a empresa. 

É como seguir um caminho: valorizar aqueles que colaboram para o desenvolvimento da sua imobiliária, por exemplo, reconhecer essa valorização individual e em equipe, o rendimento se intensifica e os resultados obtidos mostram-se superiores.

Desafios do Endomarketing no mercado imobiliário

Manter um bom relacionamento entre a sua imobiliária e o colaborador é um desafio, por isso que as estratégias de Endomarketing devem estar estudadas antes da sua aplicação. E você como profissional do mercado imobiliário sabe que existem algumas situações e particularidades que podem atrapalhar de alguma forma todo esse processo de Endomarketing que se está discutindo neste artigo. 

Os corretores(as) de imóveis, por exemplo, na maioria dos casos não possuem vínculo empregatício com as empresas, sendo autônomos associados a uma determinada imobiliária, seus meios de remuneração também variam, sendo realizada através de uma comissão por cada negociação fechada. 

O que nos leva a outro fator, se a equipe não é bem gerenciada, a competitividade no ambiente de trabalho é quase que inevitável, ocasionando em um ambiente tóxico para a equipe e para a própria empresa. Desse modo, é necessário ter muito cuidado com essas questões, pois como falamos anteriormente, se o ambiente não está favorável ocorre uma alta rotatividade que também é comum no mercado imobiliário. 

Portanto, se a empresa não promove segurança e ações que irão motivar e equipe é inevitável esse turnover. Portanto, dentro do contexto imprevisível que é o mercado, investir em ações de Endomarketing imobiliário é uma saída que pode otimizar diversos setores da sua empresa.

Como implementar o marketing interno na sua imobiliária

Já comentamos que os setores do Marketing e Recursos Humanos precisam estar trabalhando juntos para que o Endomarketing dê certo e resulte nos objetivos que você busca. Porém, é importante seguir algumas diretrizes que auxiliem na elaboração de um planejamento, trazendo mais eficiência a sua estratégia.

Assim como um método normal da área do marketing, você precisa entender o que o seu público interno precisa e atender às suas expectativas gerando confiança. Por isso, nas ações de Endomarketing tudo o que será prometido deve ser cumprido sem exceções. Se foi proposto a entrega de premiações no final de ano, bônus referentes a determinadas tarefas ou recompensas, esses compromissos criados com os corretores(as) de imóveis, por exemplo, precisam ser cumpridas.

Avaliar corretamente o seu público-alvo, precisa estar no seu planejamento de marketing interno imobiliário. Pois, saber quem são as pessoas que trabalham na sua empresa e o que elas querem ou esperam, propicia a escolha das estratégias certas a serem empregadas. Promover ações que esses colaboradores tenham espaço e voz para exporem seus pensamentos e ideias sobre a empresa também é muito válido. 

Outro tópico de grande relevância e que deve ser respeitado na estratégia de Endomarketing imobiliário,  refere-se a cultura organizacional que precisa estar bem definida. Ou seja, ter bem estabelecidos os valores, posicionamentos, regras de conduta dentro da empresa, missão e visão que a sua organização adota, envolvendo todos que integram sua empresa. 

A partir disso, é possível compreender junto aos colaboradores as melhorias que podem ser feitas e o que pode ser mantido em relação à cultura organizacional já estabelecida. Após todas as ações realizadas, é o momento de mensurar os resultados para ter a certeza que as estratégias aplicadas deram certo e verificar os pontos que precisam ser melhorados. 

Dessa forma, é válido utilizar os indicadores de desempenho, no dia a dia da sua imobiliária, os chamados: nível de satisfação medido pelas pesquisas de clima organizacional, nível de produtividade e entre outros. Conceitos nos quais os profissionais que atuam pontualmente na área de gestão de pessoas, podem auxiliar melhor a sua organização.

Ações para utilizar na sua empresa

Após entender a importância do Endomarketing imobiliário para a sua empresa e como isso pode afetar diretamente nos negócios, a seguir traremos algumas ações que você pode adotar na sua imobiliária.

💡
Lembrando que essas ações são ideias, ou seja, utilize a criatividade para pensar fora da caixa e não se limitar.

A Comunicação interna e a realização de pesquisas de satisfação nas empresas do mercado imobiliário, são essenciais para saber as dores dos seus colaboradores e mostrar que todos possuem autonomia para falar e expressar seus pontos. Promover palestras e treinamentos para compartilhar experiências e conhecimento que agreguem a rotina de trabalho dos seus corretores(as) de imóveis fazem a diferença, pois uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador, será sempre valorizado pelos mesmo.

É interessante manter essa integração também fora do ambiente de trabalho, onde happy hours e eventos são ótimas opções. Proporcionar, também, benefícios essenciais na contratação e bonificações, em prol da melhora do desempenho dos colaboradores, auxilia em um olhar positivo para a sua imobiliária. E por fim, oferecer um plano de carreira como forma de incentivo, no qual aqueles que se capacitam possuem a oportunidade de crescer dentro da sua empresa, torna-se um diferencial.

Ferramentas que auxiliam nas ações de Endomarketing

O rápido avanço da tecnologia vem para simplificar a comunicação, aproximar pessoas mesmo que a quilômetros de distância, conectar marcas aos seus clientes e o mais importante, facilitar processos. No mercado imobiliário, a utilização da tecnologia otimiza a rotina dos corretores(as) que usufruem de plataformas imobiliárias de gestão, aplicativos e softwares.

O aproveitamento dessa tecnologia é uma aliada para a estratégia de Endomarketing imobiliário. Aplicativos e softwares como Slack, Monday, Asana e Trello são excepcionais para a organização, comunicação interna e divisão de tarefas. Optar pelas redes sociais, também pode ser uma boa estratégia quando não utilizada em excesso, por exemplo, o envio de e-mails personalizados aos colaboradores, pode parecer algo simples, mas desperta sensação de reconhecimento e agradecimento. 

Exemplos de Endomarketing em grandes empresas

Para finalizar, que tal aprender mais um pouco sobre Endomarketing analisando alguns com exemplos? Trouxemos algumas ações realizadas por grandes marcas referência no mercado mundial, que você pode se inspirar e se destacar no mercado imobiliário.

A marca Portobello, fabricante de cerâmicas, foi a responsável por criar o Programa de Desenvolvimento e Crescimento, um plano de carreira profissional que promove o crescimento dentro da empresa. Esse programa chegava até os colaboradores em forma de gibis, cartilhas e jogos de tabuleiro e foi o que incentivou a produtividade, que cresceu 31%.

Outro exemplo, envolve a marca Fiat, a ideia deles é tratar de formas iguais seus colaboradores e clientes externos, dessa forma as primeiras pessoas que fazem o test-drive nos carros lançamentos são os próprios colaboradores. Além da promoção de eventos para a equipe e seus familiares e a disponibilidade de uma plataforma tecnológica que auxilia na comunicação interna.

Na Best Buy, uma empresa de eletrônicos, o projeto de endomarketing girou em torno da criação de um canal de comunicação interna. Após uma pesquisa, percebeu-se que 60% das pessoas que deixavam a empresa eram jovens e a partir da implementação de um espaço direcionado para a comunicação entre os colaboradores, a rotatividade diminuiu para 12%. Um exemplo que mostra a importância de uma pesquisa para a criação de um planejamento estratégico.

Portanto, reconhecer e valorizar cada colaborador é admirar e visar crescimento para a sua empresa, utilizando a tecnologia ao seu favor.

Quer conhecer mais sobre como a nossa plataforma imobiliária pode auxiliar você? 

Comece clicando aqui e aproveite sem compromisso o nosso sistema.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.