Como definir a missão, visão e os valores do seu negócio imobiliário?

Todo negócio surge com alguma motivação dentro do mercado e a sua imobiliária não é diferente disso. Você, corretor, em meio ao dia-a-dia de vendas e visitação, pode acabar esquecendo ou perdendo um pouco da missão, visão e dos valores da sua imobiliária.

Existe uma grande discussão existencial em torno disso: a ideia de querer mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor perpassa a missão de vários (ou quase todos) empreendimentos pelo planeta. Todos queremos tornar o mundo um lugar melhor, mas além disso é importante entender qual a missão, visão e os valores que lhe mantém em atuação.

São esses três termos que determinam o propósito da sua empresa, e também facilitam com que as pessoas que atuam ali dentro entendam por que estão realizando aquela atividade e onde esperam chegar.

No caso dos corretores de imóveis e imobiliárias, a missão, visão e os valores servem para engajar os integrantes e clientes do negócio. Eles carregam os princípios da sua imobiliária, o que ela busca conquistar e quais são as convicções utilizadas neste caminho.

Digamos que você é um corretor de imóveis autônomo e está pensando em montar uma imobiliária junto com alguns amigos, mas não sabe por onde iniciar. Lembre-se que, desde a base da administração e da própria estrutura de vendas, sabemos que a sobrevivência de um negócio sem propósito é muito difícil. As suas atitudes e os seus objetivos dentro do mercado são as caracteristicas que irão definir quais escolhas realizar.

A missão, visão e os valores da sua imobiliária serão os três primeiros itens a serem pensados, visto que uma gama de possibilidades irá se abrir. Através deles, você poderá:

  • Identificar aqueles negócios em que irá atuar;
  • Buscar novos profissionais que enquadram-se no seu tipo de negócio;
  • Realizar o planejamento estratégico da sua empresa;
  • Conquistar clientes conscientes do seu estilo de negócio;
  • Motivar sua equipe de trabalho e mantê-la focada no objetivo da imobiliária.

Ao definir a missão, visão e os valores do seu negócio, você estará abrindo espaço para que os fatores internos sejam trabalhados de forma organizada e com atenção. É impossível corrigir erros estruturais dentro da sua imobiliária, caso não exista nem a espinha dorsal do negócio.

Atente-se também para a visibilidade desses conceitos dentro e fora da sua organização. Invista em dinâmicas que explorem a missão, visão e os valores da sua imobiliária dentro do cronograma de trabalho dos integrantes. Publique na página institucional da sua imobiliária e permita com que seus clientes acessem e entendam as motivações do seu negócio.

Como realizar o planejamento estratégico e definir a missão, visão e os valores da sua imobiliária:

Missão

Você sabe qual a missão da sua imobiliária? Bom, esse conceito aborda o propósito da sua empresa e fundamenta o seu trabalho em uma finalidade: quem é você e como é a sua empresa? por que você trabalha com isso? Por que você é corretor de imóveis? O que você faz?

A missão explora a identidade do seu negócio, revelando aos clientes como a imobiliária está colocada dentro do mercado. Ela é uma declaração sucinta do que sua empresa se propõe a realizar e por que ela está funcionando, todos os integrantes da sua imobiliária, seja corretor de imóveis ou gestor, devem estar ciente da missão.

Um exemplo de missão poderia ser algo semelhante a satisfação das necessidades do cliente, prezando por um atendimento transparente de qualidade.

Visão

Enquanto a missão representa o propósito e a identidade da sua imobiliária, a visão chega para definir os planos e objetivos, ou seja, o que sua empresa será no futuro. A visão é algo com prazo para ocorrer, ela não é uniforme e estável como a missão, já que você poderá conquistar determinado objetivo e alterar os planos para subir ainda mais dentro do mercado. Ela pode ser resumida como a direção em que a sua imobiliária deseja seguir.

A visão é composta tanto pela ideia do que sua imobiliária deseja se tornar juntamente ao por que ela quer atingir esse objetivo. É importante que você chegue a esse caminho e construa coletivamente com todos os membros da empresa, a visão deverá trazer orgulho para quem está atuando no trabalho.

Um exemplo de visão pode ser considerada o reconhecimento da excelência do serviço imobiliário, promovendo confiança e satisfação dentro do mercado.

Valores

Você já definiu qual o propósito da sua imobiliária e onde ela irá chegar, agora está na hora de descobrir como você irá atingir esses objetivos. Os valores são nada mais do que as ferramentas que a sua empresa irá utilizar durante a atuação no mercado, as características e principais crenças da sua imobiliária.

Como ela irá enxergar o cliente? Como será a organização? Como seus clientes devem se sentir? Quais serão as qualidades mais priorizadas durante o serviço? Essas são algumas das perguntas que os valores devem responder.

Sempre tente fugir de clichês como respeito, confiança, atenção… eles são muito importantes para a sua imobiliária, porém também são considerados itens básicos e não irão trazer um diferencial para o seu trabalho.

A missão, visão e os valores podem funcionar como uma espécie de manual de funcionamento para a sua imobiliária, onde você irá encontrar onde quer sua empresa, por que quer isso e como chegar até lá.

A Jetimob se preocupa com a sua imobiliária e tenta ao máximo promover a integração entre as diferentes áreas da carreira de corretor de imóveis. É através de fundamentos como estes que o seu negócio possui uma base sólida de pode alcançar grandes objetivos.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.