Topo
missão,visão e os valores

Como definir a missão, visão e os valores do seu negócio imobiliário?

Todo negócio surge com alguma motivação dentro do mercado e a sua imobiliária não é diferente disso. Você, corretor, em meio ao dia-a-dia de vendas e visitação, pode acabar esquecendo ou perdendo um pouco da missão, visão e dos valores da sua imobiliária.

Existe uma grande discussão existencial em torno disso: a ideia de querer mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor perpassa a missão de vários (ou quase todos) empreendimentos pelo planeta. Todos queremos tornar o mundo um lugar melhor, mas além disso é importante entender qual a missão, visão e os valores que lhe mantém em atuação.

São esses três termos que determinam o propósito da sua empresa, e também facilitam com que as pessoas que atuam ali dentro entendam por que estão realizando aquela atividade e onde esperam chegar.

No caso dos corretores de imóveis e imobiliárias, a missão, visão e os valores servem para engajar os integrantes e clientes do negócio. Eles carregam os princípios da sua imobiliária, o que ela busca conquistar e quais são as convicções utilizadas neste caminho.

Digamos que você é um corretor de imóveis autônomo e está pensando em montar uma imobiliária junto com alguns amigos, mas não sabe por onde iniciar. Lembre-se que, desde a base da administração e da própria estrutura de vendas, sabemos que a sobrevivência de um negócio sem propósito é muito difícil. As suas atitudes e os seus objetivos dentro do mercado são as caracteristicas que irão definir quais escolhas realizar.

A missão, visão e os valores da sua imobiliária serão os três primeiros itens a serem pensados, visto que uma gama de possibilidades irá se abrir. Através deles, você poderá:

  • Identificar aqueles negócios em que irá atuar;
  • Buscar novos profissionais que enquadram-se no seu tipo de negócio;
  • Realizar o planejamento estratégico da sua empresa;
  • Conquistar clientes conscientes do seu estilo de negócio;
  • Motivar sua equipe de trabalho e mantê-la focada no objetivo da imobiliária.

Ao definir a missão, visão e os valores do seu negócio, você estará abrindo espaço para que os fatores internos sejam trabalhados de forma organizada e com atenção. É impossível corrigir erros estruturais dentro da sua imobiliária, caso não exista nem a espinha dorsal do negócio.

Atente-se também para a visibilidade desses conceitos dentro e fora da sua organização. Invista em dinâmicas que explorem a missão, visão e os valores da sua imobiliária dentro do cronograma de trabalho dos integrantes. Publique na página institucional da sua imobiliária e permita com que seus clientes acessem e entendam as motivações do seu negócio.

Como realizar o planejamento estratégico e definir a missão, visão e os valores da sua imobiliária:

Missão

Você sabe qual a missão da sua imobiliária? Bom, esse conceito aborda o propósito da sua empresa e fundamenta o seu trabalho em uma finalidade: quem é você e como é a sua empresa? por que você trabalha com isso? Por que você é corretor de imóveis? O que você faz?

A missão explora a identidade do seu negócio, revelando aos clientes como a imobiliária está colocada dentro do mercado. Ela é uma declaração sucinta do que sua empresa se propõe a realizar e por que ela está funcionando, todos os integrantes da sua imobiliária, seja corretor de imóveis ou gestor, devem estar ciente da missão.

Um exemplo de missão poderia ser algo semelhante a satisfação das necessidades do cliente, prezando por um atendimento transparente de qualidade.

Visão

Enquanto a missão representa o propósito e a identidade da sua imobiliária, a visão chega para definir os planos e objetivos, ou seja, o que sua empresa será no futuro. A visão é algo com prazo para ocorrer, ela não é uniforme e estável como a missão, já que você poderá conquistar determinado objetivo e alterar os planos para subir ainda mais dentro do mercado. Ela pode ser resumida como a direção em que a sua imobiliária deseja seguir.

A visão é composta tanto pela ideia do que sua imobiliária deseja se tornar juntamente ao por que ela quer atingir esse objetivo. É importante que você chegue a esse caminho e construa coletivamente com todos os membros da empresa, a visão deverá trazer orgulho para quem está atuando no trabalho.

Um exemplo de visão pode ser considerada o reconhecimento da excelência do serviço imobiliário, promovendo confiança e satisfação dentro do mercado.

Valores

Você já definiu qual o propósito da sua imobiliária e onde ela irá chegar, agora está na hora de descobrir como você irá atingir esses objetivos. Os valores são nada mais do que as ferramentas que a sua empresa irá utilizar durante a atuação no mercado, as características e principais crenças da sua imobiliária.

Como ela irá enxergar o cliente? Como será a organização? Como seus clientes devem se sentir? Quais serão as qualidades mais priorizadas durante o serviço? Essas são algumas das perguntas que os valores devem responder.

Sempre tente fugir de clichês como respeito, confiança, atenção… eles são muito importantes para a sua imobiliária, porém também são considerados itens básicos e não irão trazer um diferencial para o seu trabalho.

A missão, visão e os valores podem funcionar como uma espécie de manual de funcionamento para a sua imobiliária, onde você irá encontrar onde quer sua empresa, por que quer isso e como chegar até lá.

A Jetimob se preocupa com a sua imobiliária e tenta ao máximo promover a integração entre as diferentes áreas da carreira de corretor de imóveis. É através de fundamentos como estes que o seu negócio possui uma base sólida de pode alcançar grandes objetivos.

[Total: 0    Média: 0/5]