Turnover: 10 ações fundamentais para reduzir a rotatividade de corretores na sua imobiliária


Tempo de Leitura: 8 minutos

O mercado imobiliário ainda é reconhecido como um meio que oferece pouca estabilidade ao profissional da área. E não é para menos. A alta taxa de turnover dentro das imobiliárias ainda é um fator que preocupa bastante, tanto corretores, quanto gerentes e diretores.

Quem atua no dia a dia de uma imobiliária sabe que o segmento enfrenta grandes problemas relacionados à intensa rotatividade de colaboradores.

Por um lado, os corretores de imóveis sofrem com a instabilidade dos seus cargos. Por outro, os gestores também se preocupam com a dificuldade em reter bons talentos dentro da empresa.

Pensando nisso, preparamos uma lista completa com as 10 ações fundamentais para reduzir o turnover dentro da sua imobiliária. 

Se você é gerente ou diretor de um negócio imobiliário, recomendo que acompanhe o texto até o final para aplicar as ações e diminuir a rotatividade dos seus funcionários.

No entanto, esse artigo também é altamente indicado para corretores e demais colaboradores de uma imobiliária. Isso porque, conhecendo as melhores práticas, você será capaz de entender qual o nível de esforço que a sua empresa faz para valorizar os membros da equipe.

O que é turnover?

Turnover é o termo utilizado para descrever o fluxo de contratações e saídas de uma empresa, ou seja, a rotatividade dos colaboradores.

Em geral, um turnover é considerado alto quando a empresa contrata e demite muitos funcionários em um curto período de tempo. Isso significa que o negócio tem dificuldades para manter os colaboradores.

Atualmente, esse fenômeno afeta a grande maioria das imobiliárias ao redor do país. Sobretudo se considerarmos que, normalmente, os corretores de imóveis não possuem vínculo empregatício com as empresas em que atuam. 

Dessa forma, a barreira de entrada e saída desses profissionais se torna muito baixa.  Facilitando a perda de bons colaboradores e dificultando a entrega de resultados da equipe.

Para se aprofundar no tema e entender melhor os fatores que aumntam a rotatividade da equipe, acesse o nosso conteúdo completo sobre ações de endomarketing para imobiliárias.

10 ações fundamentais para reduzir o turnover na imobiliária

Portanto, sem mais delongas, vamos direto para o assunto principal deste artigo.

1 → Diagnóstico das causas do turnover

Eu sei que pode parecer cliché, mas é muito mais difícil resolver um problema sem saber quais são as causas.

O primeiro passo a ser dado é a realização de um diagnóstico. Você precisa entender quais os motivos que levam a uma rotatividade tão alta na sua empresa.

O ambiente e as condições de trabalho são únicos em cada imobiliária. Por isso, cada uma possui dores e necessidades diferentes. Cabe à gestão analisar por que existe um turnover elevado dentro do negócio e, assim, identificar qual é a melhor estratégia para solucionar o problema.

Uma boa alternativa é executar periodicamente uma pesquisa de clima organizacional.

2 → Consistência no processo seletivo

As ações de prevenção ao turnover começam desde o processo seletivo de novos membros da equipe. 

Um dos principais aspectos que contribuem para o aumento na rotatividade são as falhas existentes ainda durante o processo de recrutamento e contratação. 

É preciso definir com clareza quais as competências desejadas no profissional. Além disso, é essencial que as suas características sejam compatíveis, principalmente, com a cultura da empresa.

3 → Onboarding

O onboarding é o processo de integração de um novo colaborador com a cultura e a metodologia da empresa.

Implementar um onboarding na sua imobiliária garante que o funcionário recém chegado se adapte da melhor maneira possível. 

E o onboarding não se trata apenas de dar boas vindas e mostrar em qual sala o novo funcionário irá trabalhar. Para o procedimento ser bem executado, é importante que o recém chegado conheça todos os colegas de equipe, a metodologia de trabalho, a história da empresa, os softwares que irá utilizar, dentre outras informações essenciais.

4→ Realize treinamentos e capacitações

Um dos segredos para reter talentos na sua imobiliária é valorizar a presença de cada colaborador. 

E uma das melhores formas de valorizar o público interno é oferecer, frequentemente, treinamentos e capacitações. Isso prova que a empresa investe no desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores.

O mercado imobiliário está em constante evolução e comprometer-se com a qualificação dos seus corretores é um passo enorme na frente da concorrência.

5→ Ofereça equipamento e estrutura ideal

Outro ponto fundamental na redução do turnover é garantir toda a estrutura necessária para a execução de um bom trabalho. Não dá para exigir que um corretor atenda vários clientes se você só fornecer uma planilha para acompanhamento.

Se você deseja profissionais de ponta, ofereça estrutura de ponta. Atualmente, imobiliárias que continuam presas a processos analógicos e manuais estão ficando para trás no mercado. 

Portanto, lembre-se de investir em recursos que alavanquem a produtividade da equipe, pois, consequentemente, o retorno será muito maior na receita ao final do mês.

Invista em um excelente CRM imobiliário e forme uma equipe de apoio completa com bons profissionais de marketing, atendimento, secretariado e demais funções administrativas.

6 → Plano de carreira

Como já mencionado anteriormente, a barreira de entrada e saída dos corretores de uma imobiliária é bem baixa. Isso porque os corretores de imóveis, ainda que vinculados a uma imobiliária, são profissionais autônomos, que não possuem vínculo empregatício com a empresa.

Logo, essa instabilidade permite que a qualquer momento o corretor deixe a sua atual empresa para se vincular a uma concorrente ou até mesmo se dedicar à atuação individual.

Por isso, para diminuir a instabilidade da profissão, muitas imobiliárias já estão adotando um plano de carreira com suas equipes. Dessa forma, o colaborador da empresa tem estipulado metas e planejamentos para o futuro, que lhe darão segurança para construir o seu caminho de crescimento dentro da empresa.

7→ Ações de endomarketing

É impossível falar de clima organizacional e ambiente de trabalho sem falar de endomarketing. Ele é o responsável por promover a boa imagem da imobiliária para o público interno.

Quem não gosta de um happy hour de vez em quando? Ou de receber um bolinho no dia do aniversário? 

As ações de endomarketing não precisam ser mirabolantes para serem assertivas. Apenas garanta que elas cumpram o objetivo principal de melhorar a imagem da empresa para os colaboradores.

CRM-imobiliário

8 → Comissões justas

As comissões aplicadas no mercado costumam variar em uma média de 5 a 10% a depender do tipo de negociação. Todavia, não é segredo que muitas imobiliárias optam por métodos alternativos de comissionamento dos corretores.

O problema é que nem sempre esses percentuais condizem com o esforço dedicado pelo corretor. E claro que ninguém quer receber menos do que deveria, provocando uma insatisfação no profissional, que prefere buscar oportunidade em outro lugar.

Sendo assim, não tente levar vantagem em cima do esforço de seus colaboradores. Se a sua imobiliária não tem condições de oferecer uma remuneração muito acima da concorrência, pelo menos pratique a média habitual do mercado. 

Você ainda pode atrair bons profissionais com outras estratégias de endomarketing.

9 → Métricas de performance

Outra maneira de manter a equipe motivada e reduzir a rotatividade é utilizar indicadores de desempenho.

Desafie os corretores, estipule metas e objetivos coerentes. Dê condições que possibilitem extrair o máximo do potencial dos colaboradores, mas, é claro, sempre recompensando todo esse esforço posteriormente.

A gente sabe que o início da corretagem imobiliária nem sempre é dos melhores. E o desafio da primeira venda ainda é uma experiência frustrante para muitas pessoas, que preferem desistir da profissão logo no começo.

Por isso, esse tipo de incentivo é fundamental para manter o ânimo e a determinação de quem não consegue obter bons resultados.

funcionalidades do sistema de locação da jetimob

10 → Converse com os funcionários

Por fim, lembre-se que o papel do gestor não é só cobrar e se preocupar com o lucro. Um gestor de excelência deve assegurar o bem-estar e o equilíbrio da empresa.

Para isso, é indispensável realizar conversas e reuniões individuais com cada membro e coletivas com os diversos setores. 

O exercício da escuta ativa também é parte crucial do diagnóstico. Para conhecer os pontos positivos e negativos, oportunidades de melhoria e evolução da imobiliária, é necessário ouvir todas as partes.

E se o alto turnover é um obstáculo atual da sua imobiliária, não há ninguém melhor que os próprios colaboradores para ajudar a identificar as principais causas e encontrar soluções para esse problema.


Relacionados