5 motivos para utilizar o Pinterest no seu negócio imobiliário

Não é nenhuma surpresa que as redes sociais estão cada vez mais inseridas nas estratégias de marketing imobiliário. Por isso, neste artigo falaremos sobre a importância do Pinterest para o corretor de imóveis. 

O Pinterest é uma plataforma que ainda é pouco explorada no mercado imobiliário, mas que apresenta um potencial surpreendente.

Algumas semanas atrás, fizemos um post sobre 5 redes sociais indispensáveis em qualquer estratégia de marketing imobiliário. Pois bem, ainda que o Pinterest não seja exatamente uma rede social, se eu pudesse acrescentar uma 6ª ferramenta, certamente seria ele.

Com foco na exibição de conteúdo visual, o uso do Pinterest para corretor de imóveis pode fazer toda a diferença no seu fluxo de geração e nutrição de leads. 

Antes de revelar os 5 motivos para usar o Pinterest no mercado imobiliário, eu preciso explicar sobre o que se trata essa plataforma.

O que é Pinterest?

Ao contrário do que muitos pensam, o Pinterest não é bem uma rede social. De acordo com os próprios criadores da plataforma, ela funciona como um mecanismo de descoberta visual. 

Nele os usuários procuram por inspirações e referências visuais para inúmeras coisas do seu dia a dia. Desde modelos para uma nova tatuagem, até exemplos de decoração para uma suíte. 

O nome Pinterest vem da junção das palavras em inglês “Pin”, que significa alfinete, com “interest”, que significa interesse. E é essa a função da plataforma: servir como uma grande rede de conteúdos visuais, onde o usuário vai “alfinetar” e salvar aquelas que mais lhe interessam. 

Por exemplo, se uma pessoa acessar o Pinterest em busca de referências de decoração para área gourmet. A ferramenta exibe uma série de imagens com esse propósito e permite que o usuário salve as inspirações que lhe interessem e as organize em pastas pessoais. 

Cada imagem corresponde a um “pin” e os murais são chamados de “boards”.

Em seguida, confira os 5 motivos de uso do Pinterest para corretor de imóveis.

CRM-imobiliário

5 motivos para ter um Pinterest no mercado imobiliário

1. Saia na frente dos concorrentes

Assim como diz um velho ditado popular da língua portuguesa: “Quem chega primeiro, bebe água limpa”.

Recentemente, o Pinterest alcançou a marca de 400 milhões de usuários mensais ativos e o Brasil é um dos mercados da plataforma que mais crescem no mundo todo.

Em poucos menos de 3 anos, a ferramenta triplicou a sua base de adeptos no Brasil, que atualmente representa cerca de 12% do tráfego mundial. Hoje a plataforma conta com mais de 46 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente.  

Entretanto, ainda é raro encontrar corretores e imobiliárias utilizando o Pinterest em suas estratégias digitais. Com o potencial enorme que ele oferece somado à pouca concorrência presente, quem sair na frente terá larga vantagem no domínio da plataforma. 

Como mostrado, a plataforma vem crescendo exponencialmente no Brasil. No entanto, eu sei que somente números não são suficientes para incentivar o uso do Pinterest para corretor de imóveis.

Por isso vamos ao próximo motivo.

2. Extraia o máximo das fotos dos seus imóveis

Não é nenhuma novidade que as fotos têm um papel fundamental em qualquer anúncio de imóveis. É através dessas imagens que o cliente pode ter o primeiro contato com o seu possível futuro imóvel.

E como mencionado, o Pinterest é um mecanismo de descobertas e inspirações visuais. E por que não utilizar os seus imóveis como referência na plataforma?

Ele será um espaço gratuito de divulgação dos seus imóveis, que além do tráfego nativo da ferramenta, pode levar novos visitantes para o seu site.

Você ainda pode reunir os pins em pastas diferenciadas e montadas estrategicamente de acordo com os interesses mais comuns entre os usuários.

Mas tome cuidado!

O Pinterest para corretor de imóveis deve seguir o propósito da ferramenta e servir de inspiração. Portanto use apenas as melhores imagens que tiver. Publicar fotos de baixa qualidade, com o ambiente bagunçado ou com rachaduras na parede só irão te prejudicar.

3. Use-o como mecanismo de geração e nutrição de leads

O Pinterest para corretor de imóveis pode ser aproveitado tanto para geração, quanto para nutrição de leads e clientes. 

É possível se comunicar com o público interno da plataforma através dos métodos mais tradicionais explicados no tópico anterior.

Contudo, você também pode utilizar a plataforma como um verdadeiro catálogo de imóveis, na nutrição dos leads e em negociações com atuais clientes. 

Através do Pinterest, o cliente pode indicar visualmente todas as características que deseja no imóvel. Com essas referências você consegue compreender suas necessidades e identificar quais imóveis do seu portfólio mais se encaixam nesses atributos.

Além disso, conforme os seus pins e boards forem atualizados, você também pode compartilhá-los com a sua base de leads, mantendo-os sempre por dentro das novidades.

Ebook Guia de Fidelização de clientes para imobiliárias

4. Aproveite as inúmeras parcerias

Não é de hoje que os negócios imobiliários e as empresas de arquitetura andam lado a lado. E se existe um lugar perfeito para encontrar novas parcerias, definitivamente esse lugar é o Pinterest.

Dentro da plataforma, as categorias de decoração e arquitetura estão entre as mais pesquisadas no mundo inteiro. E é claro que no Brasil não seria diferente.

Em pouco tempo, o Pinterest se tornou a sensação entre os arquitetos ao redor do país. Os profissionais que souberam aproveitar os benefícios da ferramenta, criaram uma incrível máquina de vendas.

Portanto, se você tem interesse em novas oportunidades de networking e colaborações com escritórios de arquitetura, você precisa estar no Pinterest.

5. Pinterest ADS

Sim, é isso mesmo que você está pensando. Na semana em que produzimos este artigo, o Pinterest lançou a sua nova ferramenta de publicidade. Agora é possível utilizar tráfego pago para patrocinar seus pins e murais. 

Se você compreendeu os motivos que eu te apresentei ao longo do post, com certeza entendeu o potencial gigantesco dessa nova funcionalidade. 

O nível de assertividade que esses anúncios podem atingir é impressionante. 

Tudo indica que, com isso, será muito mais fácil exibir o imóvel perfeito para o cliente ideal. Além da geolocalização, o algoritmo terá como base todas as características visuais que o usuário demonstrou interesse durante a navegação. 

Embora o Brasil seja o primeiro país da América Latina a receber a novidade, por enquanto o recurso só está disponível para um grupo restrito de marcas, como: O Boticário, Eudora, Mobly, Samsung, Diageo, AMARO, Itaú e Westwing.

banner gestão de imóveis e crm jetimob
You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.