6 tipos de infográficos para utilizar no marketing imobiliário


Tempo de Leitura: 7 minutos

O negócio imobiliário sempre foi competitivo. Com a esfera digital saturada de informações, está se tornando mais difícil para os profissionais de comunicação fazer com que seus conteúdos sejam notados. Embora os esforços de marketing de conteúdo façam diferença na quantidade de engajamento que as agências imobiliárias recebem, a melhor maneira de cativar o público é usando recursos visuais fortes, como imagens, gráficos e infográficos de alta qualidade. 

Mas nem todos os profissionais de marketing têm acesso a uma equipe de design gráfico, nem tempo ou capacidade para começar a aprender um software de design gráfico para fazer esses visuais. Vamos examinar a seguir os seis tipos de infográficos que você pode usar como profissional de marketing imobiliário e que são fáceis de criar apenas usando os recursos online disponíveis.

Infográficos com ícones 

O infográfico de ícones tem um estilo visualmente atraente e divertido. Ao contrário da maioria dos outros visuais que combinam fotos e texto, o infográfico de ícones usa quase que exclusivamente ícones para contar sua história, como no exemplo abaixo. 

Os ícones são uma excelente ferramenta visual e transmitem uma grande quantidade de informações de forma fácil e rápida. Eles agem como uma linguagem universal – quase todo mundo sabe que uma mala representa negócios, viagem ou trabalho e que uma lâmpada equivale a uma ideia.

exemplo infograficos de icone

Veja no exemplo abaixo como os ícones facilitam a compreensão das informações e tornam o infográfico mais organizado:

infograficos de ícones

Infográficos Informativos 

O tipo de infográfico mais popular é o infográfico informativo. Os infográficos informativos tendem a ser mais longos, mas com pouco conteúdo escrito. Seu layout pode ser comparado ao de um blog, no sentido de que os infográficos informativos têm seções, subseções, bem como marcadores e listas.

Os infográficos informativos são ótimos para comunicar uma grande quantidade de informações ou para esclarecer um determinado assunto. Ao criar um, é importante selecionar o que é mais importante que o seu público saiba. Com isso, você consegue manter as seções curtas e precisas, fazendo com que o leitor entenda a sua mensagem rapidamente.

Para hierarquizar  e destacar informações, use cabeçalhos, ícones ou marcadores para dividir os segmentos. Outra prática interessante é incluir ilustrações e uma paleta de cores variada para manter o público envolvido. Você também pode numerar as seções ou usar sinalização direcional para ajudar o leitor a seguir o caminho das informações que você forneceu. Assim, esses infográficos, como o exemplo abaixo, fornecem uma visão geral completa de um tópico inteiro de forma fácil de seguir.

exemplo de infografico informativo

Infográficos de lista 

As pessoas adoram listas. Elas são fáceis de ler, quando criadas com um layout adequado, e estimulam o compartilhamento. O que poderia tornar uma lista ainda mais atraente para os leitores? Adicionando elementos visuais como cores, ícones e fontes, como você faria com um infográfico. Quando você está tentando promover seus serviços imobiliários, criar um infográfico de lista faz muito sentido.

O infográfico da lista é dividido em seções, cada uma com seus próprios números e ícones, o que torna mais fácil para o leitor acompanhar e absorver as informações fornecidas. Por isso, eles são muito úteis para criar um passo a passo para orientar seus clientes ou mesmo servir como consulta para o setor de suporte em um manual do funcionário

Você pode brincar com a forma como apresenta a sua lista. Este exemplo de infográfico de lista tem um layout que usa ícones para representar ou reforçar informações e ainda aproveita o poder das listas para informar e envolver os leitores. 

O que vimos com os infográficos informativos é que adicionar números às seções do seu infográfico torna mais fácil para os leitores acompanharem o texto, como você pode ver no exemplo abaixo.

exemplo de infografico de lista

Os infográficos de lista são uma ótima maneira de compartilhar informações de forma sucinta com seu público. Eles também são envolventes e atraentes, o que aumentará as taxas de engajamento de seu conteúdo. 

Infográfico do processo 

O infográfico do processo é uma ótima maneira de ilustrar as etapas de um processo. O layout de um infográfico de processo permite que o profissional de marketing delineie claramente cada etapa. Embora a maioria dos infográficos de processo tenha um layout vertical padrão, esse não é um estilo que você deva seguir. 

Um infográfico do processo também é dividido em seções e pode usar uma série de ícones para compartilhar informações com o leitor. Numerar cada etapa do processo é uma parte importante da criação de um infográfico robusto.

Um infográfico de processo é uma ótima maneira de destacar as etapas para o leitor de uma maneira concisa que o envolva e interesse. Este é o tipo de visual que não deixa nada para ser interpretado – o que o torna uma boa ferramenta para compartilhamento de informações.

Infográficos de relatório 

Há uma variedade de métodos de relatório aos quais um agente imobiliário tem acesso, mas no final das contas, se o seu público não estiver lendo o seu relatório, então esse tempo e esforço foram perdidos. 

Embora os relatórios exijam muito trabalho para serem elaborados, a maioria dos clientes em potencial não tem tempo para ler grandes volumes de informação sobre taxas de mercado para aluguel ou mudanças nas taxas de financiamento, embora seja uma informação importante para eles. Como você transmite suas mensagens aos clientes de uma forma que os engaje? Usando infográficos de relatório

Infográficos são vistos como métodos de atrair e entreter clientes, mas os comerciantes imobiliários também podem usá-los como base para compartilhar dados importantes. Como você pode ver no infográfico do relatório abaixo, este é um excelente visual para dar ao leitor uma grande quantidade de informações relevantes, sem entediá-lo. 


O relatório provavelmente teria cerca de 20 páginas de material escrito e teria exigido muito esforço para ser compilado. Mas, com um modelo para criar relatórios, você pode inserir os dados que possui e aumentar suas chances de interagir com os clientes.

exemplo de infografico de relatorio

Infográfico Estatístico 

Semelhante ao infográfico do relatório, o infográfico estatístico aproveita o poder dos dados para atrair clientes a interagir com você. Eles são orientados por dados e geralmente incorporam um grande número de gráficos e tabelas. Mas um infográfico estatístico não precisa seguir um formato padrão. Você pode usar quase qualquer modelo para compartilhar seus dados, desde que sejam claros e precisos. 

Se você deseja destacar determinados segmentos de dados em detrimento de outros, torne-os maiores, mais arrojados ou acentue sua presença com cores ou ícones. Um erro que os profissionais de marketing podem cometer em relação aos infográficos estatísticos é usar um conjunto aleatório de dados em um infográfico.

Essa não é a melhor maneira de aproveitar esse visual. Deve haver algum contexto ou história para seus dados – o que você está tentando dizer ao seu público? Depois de conhecer a história, você pode reunir os dados em um formato que informará e envolverá seus leitores.

Conclusão 

Existem vários infográficos disponíveis para os comerciantes imobiliários. Os seis que destacamos neste artigo tornarão muito mais fácil para os profissionais de marketing comunicar as informações que precisam para conquistar e fidelizar clientes. 

Conteúdo produzido pela equipe da Venngage.


Relacionados