Ferramentas digitais para o mercado imobiliário

Para vender mais no mercado imobiliário, estar presente no mundo online não é mais um diferencial: é uma condição. Seja você uma pessoa mais “analógica”, que prefere fazer tudo à mão, ou alguém que já se adaptou às ferramentas do meio digital, é fato que o mercado imobiliário tem mudado e, consequentemente, exigido mudanças.

Caso você faça parte do segundo grupo, esse conteúdo é para você. Separamos uma lista de aplicativos e sites que podem lhe auxiliar muito, tanto na vida profissional, quanto pessoal.

18 ferramentas úteis

Vamos dividir o conteúdo em algumas partes para facilitar a leitura. Primeiro falaremos sobre ferramentas relacionadas à fotografia e vídeo, depois à organização e produtividade, à questões técnicas e, por fim, algumas outras ferramentas que podem lhe ser úteis.

Fotografia e vídeo

Aqui pretendo apresentar plataformas para a obtenção e edição desses materiais.

Pexels

Pexels é uma plataforma que disponibiliza um banco de imagens e de vídeos gratuito. Tem quase uma infinidade de arquivos de qualidade muito boa e é bastante fácil de navegar. Você só precisa digitar na caixa de buscas do site o que está procurando, escolher e baixar. Uma dica que serve para todos os bancos de imagem é pesquisar sempre em inglês para ter um maior resultado de busca. Tudo bem não saber a língua, você pode digitar no Google Tradutor o que precisa e ele fará a tradução para o inglês.

Unsplash

Assim como o Pexels, o Unsplash também é um banco de imagens. Na parte superior do site, está disposto um “menu” no qual as fotos estão divididas por categorias. As fotos também são gratuitas.

Visual Hunt

Algo que me chamou a atenção do Visual Hunt, logo de cara, foi a possibilidade de pesquisar por imagens de acordo com uma paleta de cores. Pesquisando nos outros sites, descobri que o Pexels também disponibiliza esse recurso. No entanto, no site do Pexels é um pouco mais difícil de achá-lo. Enfim, Visual Hunt também é uma plataforma de banco de imagens gratuita.

Storyo

O aplicativo permite a criação de vídeos curtos, simples e de forma gratuita. O Corretor de Imóveis pode enriquecer o vídeo com elementos visuais e sonoros complementares, como mapas, música, temas visuais, legendas e títulos. Os vídeos são totalmente editáveis e, após criados, ficam imediatamente disponíveis para serem partilhados nas redes sociais. A ferramenta é gratuita.
E onde edito minhas fotos?

Afterlight

Afterlight é um aplicativo gratuito, disponível para download no sistema Android e iOS. Para quem busca por maior facilidade na hora de editar as suas fotos, ele é ideal. Se você prefere editar pelo computador, uma boa notícia: também é possível baixá-lo para desktop.

Pixlr

A ferramenta é uma das opções mais completas para editar imagens no celular e pelo navegador. Ele é simples de para mexer e mais completo em recursos. O aplicativo possui uma interface intuitiva, com ferramentas ajustáveis que permitem editar suas fotografias através de simples toques na tela do seu dispositivo. O Pixlr é gratuito.

Lightroom

Esse é um aplicativo pago da Adobe e é ideal para quem busca por uma edição mais complexa e profissional. O Lightroom é utilizado pelos profissionais da fotografia e oferece várias possibilidades de edição. No entanto, é provável que você precise fazer algum curso para aprender a usá-lo, dada a sua complexidade.

Add Watermark

A ferramenta permite que você adicione sua própria marca ou informação de contato às suas fotos. Este é uma forma de proteger suas imagens com uma marca d´água. O aplicativo é gratuito.

O sistema do Jetimob possui, entre seus recursos, a inserção automática de marca d’águas nas fotos que são enviadas para o sistema. Esta funcionalidade otimiza o trabalho do Corretor de Imóveis e possibilita que ele elimine esta tarefa que executaria, por exemplo, utilizando o Add Watermark. Desta forma, as fotos ficam protegidas de forma automática e, portanto, mais prática.

Organização e produtividade

Nós aqui do Jetimob também entendemos que organização e produtividade são atributos que caminham lado a lado. Portanto, criamos esse tópico especialmente voltado a esses dois itens tão importantes na jornada e na evolução de qualquer profissional.

Evernote

A programa é uma espécie de banco de anotações que auxilia na organização das tarefas diárias. O Evernote também pode servir como ferramenta de clipping, ou seja, ele pode guardar textos, artigos e outros tipos de conteúdo para leitura posterior. O aplicativo pode ajudar a organizar tarefas diárias. O programa é gratuito.

Trello

O Trello é o grande queridinho do público e das instituições. É uma plataforma de organização, que permite criar tarefas separadamente e etiquetá-las. A funcionalidade é muito boa porque, no mesmo perfil, é possível gerenciar a organização pessoal e, através de times, observar o andamento das tarefas da sua empresa. O Trello é gratuito!

Asana

A Asana possui a mesma funcionalidade que o Trello porém, eu, particularmente, acho ela mais completa. Além de organizar as tarefas, você poderá visualizá-las no calendário e, assim, enxergar o que é mais urgente, etc.

WeTransfer

O WeTransfer é excelente para transferir arquivos de forma rápida. Ele é gratuito e funciona pelo navegador da web. Você adiciona os arquivos e pode compartilhar o link pelas redes sociais ou por email.

Dropbox

Por meio desse sistema é possível compartilhar arquivos “em nuvem”, ou seja, ele permite que você compartilhe seus arquivos online. O dropbox pode ser útil para quem usa diariamente diversos dispositivos que se comunicam com a internet.

Dessa forma, será possível acessar tabelas e arquivos de qualquer tipo, de qualquer lugar (desde que tenha internet!). Você pode utilizar o dropbox de forma gratuita.

Ferramentas técnicas

Nesse tópico procuro apresentar ferramentas que podem ser úteis especialmente à função do Corretor de Imóveis.

CC Camcard

O aplicativo captura cartões de visita, insere na agenda do smartphone e cria QR Codes. O Camcard inclui um serviço de armazenamento na nuvem que possibilita o acesso aos dados em qualquer computador, via navegador de internet, com criação de senha e sincronização automática. Ele possui versão gratuita.

Sunseeker

Quando estiver em um imóvel você poderá, por meio desse aplicativo, descobrir a posição solar naquele instante, girando seu smartphone ou tablet. O Sunseeker é simples e pode ser muito útil para o seu trabalho. O aplicativo não é gratuito.

Magic Plan

A ferramenta permite que o Corretor de Imóveis meça cômodos e desenhe sua planta a partir de fotos que vão sendo tiradas pelo profissional. A planta pode ser compartilhada gratuitamente com qualquer usuário do MagicPlan, ou pode ser comprada em diversos formatos. O MagicPlan mede ambientes e cria uma planta em poucos minutos. O aplicativo é gratuito, porém, alguns formatos de planta que você desejar criar podem ser cobrados.

CRM

O uso de um CRM Imobiliário é indispensável ao corretor. Através dele será possível otimizar a organização da sua carteira de clientes e criar oportunidades, entre outras funcionalidades importantes. Temos um post completo sobre como o uso de um CRM imobiliário pode gerar mais vendas aqui no blog.

Outras ferramentas

Instapage

A ferramenta permite a criação de landing pages. Este recurso pode auxiliar o Corretor de Imóveis que deseja criar uma página na internet para um empreendimento específico. O instapage disponibiliza templates e modelos de estrutura e tipografia. A ferramenta pode ser utilizada de forma gratuita.

Canva

Adicionei o Canva nessa lista porque ele é incrivelmente prático e possui diversas funções extremamente úteis. O Canva é uma plataforma parcialmente gratuita, ou seja, são disponibilizados alguns recursos (que, na minha opinião, já são suficientes) e, caso você desejar ter acesso a mais possibilidades, precisa pagar por elas.

Portantp, ele é, basicamente, uma plataforma de modelos prontos de diversos arquivos e documentos, como apresentações de slide, currículos, convites, posts para Facebook, enfim. É muito fácil de usar, vale a pena tentar.

Por fim, com essas ferramentas esperamos que o seu trabalho com imóveis fique cada vez melhor e mais fácil. Se você lembrar de alguma especial que não esteja na lista, pode deixá-la nos comentários.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.