Você sabe como gerir corretores?

O ato de gerir corretores é fundamental! Por isso, para manter o bom funcionamento das atividades de uma imobiliária e para permanecer com bons resultados, é necessário cuidar de muitos fatores. Um desses fatores é o gerenciamento de corretores, sendo a motivação peça-chave para mantê-los bem preparados. Portanto, trouxemos algumas sugestões à você acerca desse assunto.

Gerir vem do ato de exercer gerência. Diante disso, saber administrar, orientar e conduzir corretores é uma tarefa um tanto quanto trabalhosa, porém, não difícil. É preciso pensar, antes de tudo, que um corretor de imóvel pode agir e contribuir diferentemente de outros corretores.

Por esse motivo, o primeiro cuidado necessário ao gerir corretores é atentar para um lado mais pessoal e, após, profissional. Perceba que cada corretor tem suas características e que, quando exercidas em equipe, suas particularidades também se mostram diferentes.

Por isso, pensemos em alguns pontos que ajudam no relacionamento entre diretores, corretores e colaboradores do seu negócio, ponderando alguns tópicos importantes sobre esse assunto e, principalmente, a relevância de saber gerir corretores.

Qual a importância em gerir corretores?

Quem trabalha no mercado imobiliário sabe o real valor de manter uma equipe bem motivada. O que a imobiliária oferece e como incentiva sua equipe também faz muita diferença.

Sabemos que a busca por melhores profissionais é constante. Porém, não podemos esquecer que a busca desses profissionais por um emprego que reconheça suas ações, mesmo que pequenas, também é. Por isso a importância em saber gerir.

Mas por qual motivo o gerenciamento é importante? Primeiro porque o dia a dia da empresa será bastante proveitoso, pois, motivada, a equipe tende a buscar por resultados cada vez melhores. Também vê motivos para estar trabalhando com e para a imobiliária.

Segundo porque com um bom relacionamento entre todos, há mais respeito pelo trabalho um do outro, existe incentivo entre a equipe. Assim, o corretor compreende que o ambiente de trabalho da imobiliária oferece a ele um crescimento profissional maior do que o ambiente de um corretor autônomo, por exemplo.

Terceiro porque motivando tanto a equipe quanto o corretor individualmente a convivência e as responsabilidades dentro da empresa se tornam mais organizadas. Por isso a importância em gerir esses relacionamentos. É o ‘controle’ e a organização que trarão resultados positivos ao seu negócio imobiliário.

O que é preciso para gerir corretores?

O processo de gerir corretores demanda primeiro na escolha de um bom gerente imobiliário. O principal foco de um gerente é saber liderar e também motivar a equipe na intenção de atingir melhores corretores e mais benefícios para a imobiliária.

Por isso, o gerente imobiliário é peça chave para o bom funcionamento das atividades. Claro, não só ele. Existem diversos fatores que auxiliam no crescimento e no desenvolvimento da imobiliária, como por exemplo: o bom relacionamento com o cliente.

Porém, o gerente imobiliário atua no controle das ações dos corretores de imóveis. Ou seja, ele deve saber a importância e o peso que uma boa orientação e uma boa motivação de equipe trazem como influência à imobiliária.

Portanto, o gerente precisa, antes de tudo, de paciência e treinamento. Para poder ensinar e administrar, também é preciso ter conhecimento. O papel de gerir tem como objetivo principal detectar não somente aspectos positivos, mas também onde se encontram as falhas e as faltas e saber como ajustá-las.

Lembre-se que o gerente, ou líder, deve manter uma preocupação que seja constante. No sentido de cuidar e observar dedicadamente o crescimento de cada um e também o bem-estar no ambiente de trabalho entre todos.

Assim, o gerente fortalece as qualidades e foca também em como melhorar as falhas. Agindo dessa maneira, também trabalha sua capacidade de gerir e de liderar, desenvolvendo suas habilidades pessoais e profissionais.

Como gerir corretores de maneira eficaz

Tenha empatia:

Reconheça as pequenas e grandes ações dos corretores. Incentive sempre a melhora. Muitas vezes, incentivar a capacitação e o crescimento individual produz efeito também no trabalho em equipe.

Dê retorno:

É sempre muito importante auxiliar nas funções trabalhando com feedback. Ocorre, às vezes, de o corretor exercer suas atividades em desacordo com o que a empresa defende. Diante disso, o feedback funciona muito bem, tanto em conversas individuais ou coletivas, como em reuniões semanais, por exemplo.

Relacione-se com bom humor:

Corretores também são pessoas. Isso é óbvio! Porém, na correria do dia a dia e com o objetivo de alcançar bons resultados, os diretores e os gerentes podem esquecer que apenas cobrar serviço não funciona. A cobrança é fundamental, mas manter uma boa relação também influencia nas vendas.

Trabalhe a IE:

Já ouviu falar em IE? É a sigla para Inteligência Emocional. Trabalhar a IE consiste em você desenvolver um autoconhecimento que auxilie no momento de gerenciar as suas emoções e as emoções dos outros.

Exija apenas o trabalho que é do corretor

Não solicite ao corretor de imóveis tarefas que não são de responsabilidade dele. Sabemos que a função principal já deixou de ser apenas uma: a intermediação entre cliente e dono de imóvel.

Essa profissão se tornou bem mais abrangente para o mercado imobiliário. Porém, ações que não dizem respeito ao trabalho desse profissional seriam desnecessárias.

Por isso, conhecer o mercado imobiliário e se manter sempre atualizado é fundamental para um corretor de imóveis. Dentre as várias atuações de um corretor autônomo ou que trabalhe em imobiliária, estão: coleta de informações de compra, venda, aluguel, avaliação, valores, financiamentos, contratos, transações, documentações, trâmites da negociação e agendamentos.

Além de exigir que essa função seja realizada com excelência pelos seus corretores, cuide, antes de tudo, se esse profissional está credenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI – do seu estado.

Reconheça e incentive o trabalho do profissional

Com isso, ao gerir seus corretores saiba reconhecer as ações deles, incentive na capacitação profissional e exija o aperfeiçoamento profissional e pessoal. Demonstrar importância ao trabalho realizado é sempre ponto positivo, tanto para o relacionamento quanto para o bom funcionamento das atividades da imobiliária.

Por fim, para que esse gerenciamento seja eficaz, invista em um bom CRM imobiliário, em aplicativos, na aplicação de um funil de vendas, e também em gestões que auxiliem no processo entre os funcionários e sua imobiliária, e da sua imobiliária com o seu público. Sempre com o objetivo de converter para resultados positivos.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.