Topo
motivação de equipe

Motivação de equipe: 8 dicas de motivação unir e aprimorar seu time


Dentre todas as preocupações dentro de uma imobiliária, a motivação da equipe é uma das principais, senão a principal. Há pouco que se pode fazer sem uma equipe motivada e focada.

O cenário de uma imobiliária se destaca de outros meios principalmente pelo teor da relação do corretor com a imobiliária. O corretor afiliado possui certa liberdade em relação à imobiliária, o que pode enfraquecer a relação entre ambos.

Nesse sentido, é preciso pensar em formas de motivar sua equipe para que ela trabalhe em prol do crescimento da sua imobiliária. É preciso mostrar ao corretor que aquele ambiente é mais adequado e propício ao seu crescimento do que o ambiente de um corretor autônomo.

A relação com o corretor

A relação entre a sua imobiliária e os corretores que trabalham nela precisa ser a melhor possível. Nesse sentido, a motivação da equipe presta um papel importantíssimo.

Práticas de motivação de equipe não apenas melhoram o desempenho dos corretores como também melhoram as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Então, refletindo sobre a relação da imobiliária com o corretor, podemos elencar algumas dicas para melhorar a gestão de sua equipe.

1. Incentive o crescimento profissional e pessoal

Para manter manter uma boa relação com seus colaboradores é preciso incentivar o crescimento profissional deles. Corretores e corretoras, como quaisquer profissionais, buscam crescimento profissional em seus ambientes de trabalho.

Uma imobiliária precisa oferecer oportunidades para que seus corretores e corretoras cresçam profissionalmente ou eles vão procurar por outros lugares para trabalhar, ou vão trabalhar com pouca vontade.

Oferecer chances de crescimento pessoal também é interessante para “envolver” os profissionais com sua empresa. Um ambiente que incentive a interação entre os colegas e que crie relações pessoais valiosas, será mais positivo também no sentido profissional.

2. Entenda o que você tem a oferecer

Saber o que sua imobiliária oferece aos corretores é essencial. É de extrema importância que os corretores entenda porque vale mais a penas trabalhar com uma imobiliária do que de forma autônoma.

Sua imobiliária oferece o que? Infraestrutura? Contatos? Facilidade na documentação?

Os corretores sabem o que terão de vantagens em uma imobiliária, mas podem se esquecer, você não pode. É importante manter uma comunicação interna que lembre os associados as vantagens para eles naquele ambiente.

Claro que o ambiente de uma imobiliária pode não ser positivo para todos os corretores, mas aí entra nossa próxima dica.

3. Saiba o que seus corretores procuram

É de extrema importância entender o que os corretores que trabalham com você buscam. Isso tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal.

As motivações que levam um corretor a escolher trabalhar em uma imobiliária são diversas. Apenas se você realmente conhecer as pessoas que trabalham com você você entenderá o que verdadeiramente pode oferecer para elas.

Se um corretor busca um equilíbrio melhor entre trabalho e família, veja como e se você pode oferecer isso. Se outro corretor busca crescimento profissional veja o que você pode oferecer nesse sentido, e assim por diante.

4. Ofereça comissões adequadas

As comissões são uma parte muito importante na relação imobiliária e corretor. As comissões possivelmente são o ponto mais negativo em não se trabalhar de forma autônoma.

Então, além de oferecer condições de trabalho que sejam favoráveis e interessantes, é importante estabelecer comissões justas que incentivem a equipe.

Em síntese, o sistema de comissões precisa ser transparente. O corretor precisa enxergar o porque daquele valor e entender que a imobiliária tem gastos para que ele possa ter as condições “especiais” de trabalho que citamos anteriormente.

5. Valorize atitudes excepcionais

Quando um corretor exceder metas, ou se destacar de alguma forma, considere algum tipo de bonificação especial. Este tipo de bonificação costuma motivar a equipe e ajuda a imobiliária a atingir suas metas.

Essa bonificação não precisa ser necessariamente financeira. Aqui cabe oferecer prêmios que podem ser mais simbólicos. Alguns dias de folga, um almoço, uma festa da empresa. Avalie o que pode ser mais interessante para os corretores que trabalham com você e estimule em que momento esses “extras” serão dados.

6. Mantenha um sistema de feedback

Manter um sistema de feedback é uma prática essencial para estabelecer uma boa relação com sua equipe. Estabeleça em sua imobiliária um cultura de feedback onde todos entendam quando algo está dando certo e algo não está.

É preciso não apenas entender o que está ou não dando certo, como também é preciso se pensar, em equipe, formas de contornar o que não está dando certo. Além disso é importante traçar estratégias ou estabelecer atitudes que contornam os problemas e mostram para sua equipe que existe uma forma de melhorar, sempre.

Também é de se considerar, quando o feedback for positivo, algum tipo de bonificação, assim como falamos no tópico anterior.

7. Esteja presente

Estar presente é essencial para a motivação da equipe. As pessoas que trabalham com você precisam ver que você também está se esforçando no seu negócio.

Isso é um grande fator motivador e certamente terá um impacto positivo na equipe. Uma equipe que é guiada por ninguém não vai avançar.

8. Seja o exemplo

Não apenas é importante estar presente, bem como é preciso ser o exemplo. Como gerente é preciso mostrar trabalho, estar interessado.

Busque sempre se melhorar profissionalmente e expandir o negócio, e mostre que está realmente investindo seu tempo e esforços naquele negócio.

Em síntese, se você estiver motivado e trabalhando duro, os corretores se sentirão inspirados e farão o mesmo. Agora, se você estiver afastado e desinteressado, participando pouco da sua empresa, os corretores podem se desmotivar e sentir-se distante da empresa também.

A motivação da equipe leva adiante

A motivação da equipe vai ser um fator decisivo no dia a dia da imobiliária.

Uma equipe motivada certamente vai se esforçar mais e obter resultados mais positivos para seu negócio.

Além de motivada, é importante que a equipe seja organizada. Crie um ambiente onde os espaços sejam respeitados e, apesar da competitividade saudável, todos tenham espaço para crescer e se destacar.

Uma boa relação com sua equipe também certamente trará resultados positivos do ponto de vista pessoal. Afinal de contas, é muito melhor trabalhar com pessoas que se entendem e possuem objetivos em comum.
Seguindo essas dicas você vai melhorar a motivação da sua equipe e deve alcançar melhores resultados, vendendo mais e tornando-se um ambiente positivo para os corretoras e corretoras que trabalham com você.

[Total: 4    Média: 3.8/5]