Topo
campanha-para-o-mercado-imobiliario

Campanhas para o mercado imobiliário: você está passando a mensagem certa?

Com a competitividade do mercado imobiliário, é cada vez mais necessário estabelecer sua marca e realizar um plano de marketing que faça com que ela se destaque em meio a tantas outras. As datas comemorativas representam um papel importante desse planejamento de marketing imobiliário. Neste post, vamos trazer dicas para você construir campanhas para o mercado imobiliário em datas comemorativas.

As datas comemorativas são uma oportunidade para que você se aproxime do seu público, associando sua marca à datas que significam algo na vida das pessoas. Pensando nisso, é importante entender o verdadeiro significado de cada data, não apenas no sentido emocional, mas também no comercial.

Talvez você não seja a pessoa que faz as campanhas da sua própria imobiliária. Se você gerencia uma imobiliária grande, de fato, é muito provável que você contrate uma agência que cuide da sua comunicação. Contudo, consideramos que é muito comum a existência de imobiliárias, construtoras e corretores autônomos que possuem um setor de marketing interno ou que produzam suas próprias campanhas.

Além disso, de qualquer forma, entender a data e como ela pode ser usada no mercado imobiliário pode facilitar a conversa com agências, no caso dessa relação existir.

Cronograma

Vamos ir aumentando esse post com mais ideias de campanhas, conforme as datas forem se aproximando. Nossa previsão de lançamento das partes é:

Dia das mães – postado

Dia dos namorados – postado

Dia dos Pais 29/07

Dia das Crianças 30/09

Black Friday 27/11

Pensando no conceito das campanhas para o mercado imobiliário em datas comemorativas

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar em ideias que se adequem aos ideais do seu negócio imobiliário. O modo como seu negócio imobiliário se comunica vai influenciar o modo como sua campanha será.

Defina um conceito para a campanha

O que isso quer dizer? Que você precisa pensar na sua marca antes de qualquer coisa. Se você observa que sua imobiliária não costuma ter clientes que compram casas para a mãe, essa abordagem pode ter um apelo fraco no público.

É preciso entender o que você oferece normalmente e encaixar o dia das mães, ou qualquer data, dentro disso.

branding-imobiliario

É preciso entender os hábitos de consumo dos seus clientes – mas também experimentar. Talvez uma campanha que dê desconto para mães que visitarem uma casa na semana dos dias das mães tenha um efeito muito positivo, talvez não.

Conhecer a sua própria empresa e o seu público vai ser o que vai fazer sua campanha ser muito positiva, ou muito negativa.

1. Campanhas de dia dos namorados

O dia dos namorados está chegando, no dia 12 de junho, e você pode (e deve) pensar em como se comunicar nessa data.

Assim como no dia das mães, é possível relacionar o sentido emocional da data com o comercial.

O dia dos namorados possui uma finalidade comercial muito grande, onde até mesmo o aspecto sentimental está altamente relacionado com a ideia de presentes físicos. Contudo, dar um imóvel de presente para o/a namorado/a não é a coisa mais comum do mundo.

Por isso, podemos pensar em ideias de posicionamentos de campanhas mais brandas e que explorem a relação entre o sentimental e o comercial da data de forma mais sutil.

Do ponto de vista comercial, é possível pensar na ideia do imóvel como um lugar para se estar com aqueles que amamos. Essa ideia é frequentemente explorada

1. O  posicionamento da campanha de dia dos namorados

Quando pensam em posicionamentos de campanhas para o dia das mães, pensamos primeiro em posicionamentos distintos que se aplicariam imobiliárias. Os posicionamentos imaginados foram:

  • “Somos uma imobiliária focada em realizar os sonhos das pessoas”.
  • “Sou um corretor que busca entender o cliente e trazer o imóvel ideal para ele”.

Assim como na campanha de dia das mães, e como será em qualquer campanha que você desenvolver, o conceito da campanha precisa se encaixar no posicionamento da empresa. Não importa sevocê vai tentar usar a data para vender ou alugar imóveis, ou ainda para reforçar a marca. É essencial que tudo seja coerente e respeite o branding da sua empresa.

2. Como o seu posicionamento se encaixa dentro da data

Então, vamos pensar na campanha de dia dos namorados dentro de cada um desses contextos. Vale lembrar que estas são apenas algumas poucas ideias para te ajudar a pensar nessas campanhas.
Contudo, na hora de produzir campanhas você pode pensar em diversas outras possibilidades que se encaixem em seu posicionamento. Estes são apenas exemplos.

  • Falar sobre casais jovens, em busca de sua primeira casa, é uma boa pedida para uma imobiliária que se diga focada em realizar sonhos. Mas as possibilidades são inúmeras. É possível falar sobre mudança para casais mais velhos, associar imóveis com o sonho de construir uma família, etc.
  • Se você trabalha com a especificidade do cliente uma campanha sobre diversidade de tipos de casais pode ser uma boa. Mostrar que você oferece imóveis que se adequam à qualquer tipo de casal, que você busca entender o cliente. No vídeo a seguir, dos americanos “The Smith Group”, um grupo que vende imóveis de luxo, eles exploram a ideia de casais de diversos tipos “aproveitando” à vida a dois em imóveis luxuosos. Com uma mensagem simples, que incentiva o amor, a empresa marca presença na data e ainda reforça seus valores e posicionamento.

Não é impossível que algum cliente queira comprar um imóvel de presente de dia dos namorados, mas mesmo se tratando de um público com alto poder financeiro, a data não é a que mais se encaixa nesse contexto. Portanto, pensamos que vale mais a pena pensar na ideia do casal adquirindo um imóvel em conjunto, ou de famílias, do que da ideia de presentear.

Falar, também, sobre como a casa possui um papel importante na criação de memórias do casal é uma boa pedida. A imobiliária Soma, de Santa Maria-RS, uma das poucas a já ter começado sua campanha de dia dos namorados, escolheu uma abordagem nesse sentido.

3. Conceito

Mais uma vez, é importante transformar essas ideias em conceito, através de uma frase ou slogan de campanha, que se divida nas diversas mídias em que você vai investir.

Para saber mais sobre em que mídias investir nas suas campanhas, esse post possui uma sessão falando especificamente sobre isso, próximo ao final.

2. Campanhas de dia das mães

campanha-dia-das-maes-mercado-imobiliario

Vamos pensar no dia das mães em seus dois sentidos: emocional e comercial.

No sentido emocional temos, possivelmente, o significado mais óbvio da data. O dia das mães remete à ideia de que devemos ser agradecidos por tudo aquilo que recebemos de nossas mães, ou da pessoa que correspondeu à ela em nossas vidas.

Mais do que um sentimento de amor que precisa ser demonstrado, a data remete muito à ideia de uma obrigação de retribuição.

Do ponto de vista comercial temos duas possibilidades mais óbvias, ambas muito relacionadas ao sentido emocional.

A primeira é a de vender/alugar. Associar a ideia de agradecimento e retribuição com a compra de um imóvel, ou o aluguel de uma casa de praia são oportunidades reais – ainda que não muito comuns.

Já a segunda abordagem diz respeito a simples manutenção de uma boa comunicação com seus clientes. Nesse sentido o que vai acontecer é que sua campanha vai apenas “se aproveitar” do sentido emocional da data para criar mais um laço na relação imobiliária/clientes. Isso pode parecer frio, mas não precisa ser. Tudo vai depender de como a sua imobiliária se comunica.

1. O  posicionamento da campanha de dia das mães

O seu posicionamento como empresa é, portanto, a primeira coisa que você precisa ter em mente quando pensar em campanhas para o dia das mães no mercado imobiliário.

  • “Somos uma imobiliária focada em realizar os sonhos das pessoas”.
  • “Sou um corretor que busca entender o cliente e trazer o imóvel ideal para ele”.

Esses são exemplos de posicionamento diferentes. É preciso entender que cada imobiliária possui uma posição diferente no mercado, e portanto, deve se comunicar de forma diferente.

O posicionamento online é um resultado do seu posicionamento geral. Ainda assim, ele também é importante para a comunicação da sua empresa. Planejar bem e entender como funciona o posicionamento online da sua empresa ajudará, e muito, quando for criar suas campanhas.

2. Como o seu posicionamento se encaixa dentro da data

Isso pode estar sendo repetitivo, mas o que mais vemos é várias imobiliárias com focos diferentes ocupando o mesmo espaço comunicacional. Entender como o seu posicionamento funciona

campanha-dia-das-maes-mercado-imobiliario

evitará uma “competição desnecessária” nos meios de comunicação – o que não quer dizer que a competição do dia a dia deixará de existir.

Voltando aos exemplos do item anterior, podemos pensar em algumas abordagens de campanhas para o dia das mães  no mercado imobiliário que se encaixam em cada posicionamento:

  • Uma imobiliária que quer realizar sonhos já tem na mão vários conceitos muito bons dentro desse posicionamento. Apelar para o lado emocional, falando sobre como sua mãe te ajudou a realizar os sonhos dela e agora você pode retribuir é uma boa ideia. Esse tipo de campanha, inclusive, já foi realizado e gerou bons resultados.
  • Se você busca entender o cliente, pode focar na variedade de mães, o como você entende as diferenças e está pronto para atender pessoas com histórias diferentes.

Atenção!

Todas essas ideias dizem respeito a ideia de vender imóveis no dia das mães. Contudo, vender pode não ser a melhor escolha para uma campanha. Dependendo do seu público e de como você se relaciona com ele, as campanhas podem, ou até devem, ser menos focadas em vendas.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Falar sobre o lado sentimental no dia das mães, sem mencionar vendas ou ganhos financeiros, é uma boa maneira de fortalecer a relação com seus clientes e fortalecer suas marca.

É por isso que é preciso entender muito bem o seu público. Fazer pesquisas com seus corretores (ou você mesmo) para entender os seus hábitos de compra, vai ajudar a entender como se comunicar com eles. Só assim você terá certeza de como abordar seus clientes em campanhas de comunicação.

3. O conceito

Quando você entender qual é a abordagem que fará em sua campanha de dia das mães, você precisará transformar essa abordagem em um conceito.

O ideal é que você escreva esse conceito em uma frase que transmita bem o que você quer comunicar. Além disso, é preciso que o conceito se adapte bem a todas as “peças” comunicacionais que você fizer. Mas falaremos disso mais adiante.

Escolha as mídias onde a campanha será veiculada

Até mesmo para entender qual a melhor forma de produzir a campanha, é preciso saber onde ela será realizada. Vamos falar de algumas mídias, digitais e offline.

Mídias digitais

  • Facebook

O Facebook pode até estar perdendo um pouco da sua popularidade, mas ainda é a maior rede social. Fazer uma campanha no Facebook ainda é de bastante valor para o seu negócio imobiliário.

Nele, apelar para o lado emocional, pode ser a melhor alternativa. O compartilhamento faz a diferença e postagens emocionantes sobre as datas comemorativas devem trazer bons resultados.

  • Instagram

O público do Instagram pode estar mais disposto a mensagens relacionadas à ideia de imóveis férias, por exemplo. Isso porque a rede social ainda é associada à uma “aura mais refinada”, de certo modo, que o Facebook.

  • Youtube

Muitos consideram os vídeos como a maior das ferramentas de comunicação hoje. E eles realmente podem ser.

Mais do que fazer uma campanha trazendo uma mensagem sobre o dia das mães ou fazendo propaganda (o que são opções viáveis), os vídeos permitem que você mostre cases com mais eficiência.

O vídeo da Ninho para o dia das mães de 2019 mostra uma boa forma de criar uma ligação entre a sua marca e a data. Isso se dá, especialmente, por que não há uma referência direta ao que a marca faz. Campanhas com este tom podem até não falar sobre comprar ou vender imóveis, mas causam uma reação emocional que liga o seu negócio a bons sentimentos. Isso ajuda a aumentar a lembrança de marca.

 

  • E-mail

O e-mail é, certamente, uma forma de manter o contato com clientes. Mais que isso, o e-mail é plataforma ideal para fazer uma propaganda mais direta dos seus imóveis. Além disso, se você possuir práticas de inbound marketing bem aplicadas em sua empresa, o envio de e-mail será muito bem direcionado, podendo ter efeito imediato nas suas vendas.

Mídias tradicionais (físicas)

  • Cartões

Cartões de dia das mães podem parecer antiquados, mas agradam os clientes mais velhos (e alguns mais novos também). Possuir uma lembrança física da data pode ajudar a melhorar a relação dos clientes com a marca. Isso se aplica às mais variadas datas comemorativas.

Vale observar as reações dos clientes que recebem esses cartões para decidir se você deve aplicar isso às demais datas.

  • Outros

Outdoors, televisão, rádio. Existem várias outras mídias tradicionais onde você pode fazer campanhas para o dia das mães no mercado imobiliário.

Porém, avalie muito bem a necessidade dessas mídias. Alguns públicos ainda estão muito relacionados com essas mídias e terão uma reação muito positiva.

De qualquer forma, elas atingem um público grande e pouco específico. Além disso, dificultam a criação de campanhas que sejam mais específicas para o seu público.

Faça e lance suas campanhas para o mercado imobiliário em datas comemorativas

Com um conceito em mãos e com as mídias escolhidas, você pode lançar sua campanha.

É importante atentar para que o conceito se reflita na sua campanha, em todas as mídias. Destoar do conceito vai fazer com que a mensagem não seja transmitida como deveria.

O lançamento da campanha deve ser feito com cuidado. Pense em como você vai atingir as pessoas e através de que ferramentas. Usar os Ads do Facebook ou do Google é uma ótima opção para atingir um público específico, no meio digital.

Acompanhe os resultados e planeje a campanha para a próxima data comemorativa

Por fim, tenha em mente que a repercussão de uma campanha é definitivamente a parte mais importante.

Com as redes sociais, sua reputação depende somente dos seus clientes, e pode sair do controle sem o cuidado certo. Por isso, fique de olho no que as pessoa estão dizendo sobre sua campanha.

Se preciso, converse com as pessoas, esclareça declarações. Se o erro apontado pelas pessoas for coerente, considere tirar a campanha de veiculação. Nesse caso, é importante falar sobre o ocorrido e se posicionar, esquecer o acontecido não fará nada pela sua marca.

Com campanhas para o mercado imobiliário, em datas comemorativas, bem planejadas e condizentes com o que sua marca propõe, você melhora seu relacionamento com os clientes e ainda fará algumas vendas extras.

[Total: 2    Média: 5/5]