Conheça as 5 maiores vantagens sobre inbound marketing

Em 2017, através de uma pesquisa, o Google descobriu que a pesquisa online por imóveis é o primeiro passo de cerca de 90% dos compradores e possíveis compradores de imóveis. Este comportamento, associado a diminuição das visitas a imóveis por parte deste público, mostra que o marketing imobiliário precisa se engajar cada vez mais no mundo digital se quiser atrair mais clientes.

Uma forma de atrair este público, cada vez mais “cauteloso”, é aplicar métodos de marketing de atração. O inbound marketing é um destes métodos, mas você sabe do que se trata?

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma estratégia para atrair clientes através da criação de conteúdos personalizados que sejam relevantes para os consumidores em potencial. Deste modo, através do inbound marketing, são os clientes que procuram a a imobiliária ou o corretor, e não o contrário.

Implementar este marketing de atração é um processo que acontece, geralmente, em 4 fases principais: Atração, Conversão, Venda e Fidelização.

Em todas essas fases, sua ferramenta principal vai ser a criação de conteúdo personalizado, mesmo que com diferentes níveis de profundidade. O mais comum é utilizar o funil de vendas para definir a distribuição de conteúdo. Geralmente se estabelece uma proporção de 80/20, 80% para topo de funil e 20% divididos entre meio e fundo.

A construção de todos os estágios precisa ser baseada na persona do comprador da sua empresa. É através da persona, também, que se define o tom da comunicação e todo seu direcionamento.

Quais são as vantagens?

Quem já aplica essa estratégia no setor de marketing do seu negócio imobiliário provavelmente já conhece bem os seus benefícios. Mas, se esse universo é totalmente novo para você, fizemos essa lista para lhe apresentar suas principais vantagens.

Analise se a prática é ideal para seu negócio imobiliário e não perca tempo!

1. Menor custo

As estratégias de marketing tradicional são aquelas que todos nós conhecemos: anúncios de TV, outdoors, jingles nos rádios. É um método ainda muito válido que, ao contrário do que parece, não caiu em desuso. Isso fica visível quando, por exemplo, analisamos as métricas de audiência dos canais televisivos.

No entanto, na grande maioria das vezes o investimento no marketing tradicional possui um prazo não muito extenso de duração e para mantê-lo o custo é relativamente alto.

Relacionando o marketing tradicional com o inbound marketing, percebemos uma diminuição de custos no inbound. Basta investir em profissionais qualificados e boas ações de atração, vendas e relacionamento com clientes.

Segundo a Resultados Digitais, empresa que possui autoridade no assunto, as ações em inbound marketing possuem um custo 62% menor em relação ao marketing tradicional.

2. Pouco invasivo

Ainda contrastando com o marketing tradicional, quem nunca tentou ser convencido a comprar um produto por alguém que bateu na sua porta para vendê-lo? Essa estratégia de venda completamente invasiva não convence mais o consumidor atual.

A ideia do inbound é tornar seu negócio imobiliário atrativo, como já citamos. Isso é feito, entre outras maneiras (marca, autoridade, etc), da seguinte forma. Se apresenta uma possível solução através do seu produto, para um possível problema do seu lead. Leads, apenas para explicar, são os clientes em potencial de conversão.

Pode ser que ele não precise do seu produto neste exato momento, mas falaremos melhor sobre isso no tópico 4.

3. Aumento da autoridade

No marketing digital em geral, uma das atribuições mais importantes é a autoridade. De fato, durante toda nossa vida buscamos referências em pessoas que possuem maior autoridade em determinado assunto do que nós. E isso se repete nas vendas online, bem como no marketing de atração.

Além disso, no mundo digital, possuir autoridade de página e de domínio (que é o endereço do seu site) é importantíssimo para rankeamento no Google e técnicas de SEO em geral.

Essa autoridade, então, é construída através da produção de um conteúdo rico, consistente e relevante. É importante estar atento à produção de outros grandes sites mas sempre criando um conteúdo próprio, jamais copiado.

4. É uma estratégia que educa o lead

É possível que o seu público de atração não precise do seu produto agora. E o inbound está aí para resolver isso. É através do conteúdo que você vai nutri-los para criar um vínculo e, por fim, no momento em que ele precisar, ele vai lembrar de você.

Portanto, é válido criar um conteúdo de qualidade que seja mais voltado para topo e meio de funil. Educação e conversão.

5. Permite análise de métricas

Por fim, talvez a maior vantagem do inbound marketing é a análise de dados. Existem diversas plataformas de rastreamento e monitoramento para calcular métricas dentro do seu site ou blog.

É vantajoso pois, ao contrário do marketing tradicional, é possível acompanhar os resultados em tempo real. Isso permite criar testes para analisar a eficiência das variações, delimitando quem é o seu real público.

Otimize suas vendas

Ao aplicar o inbound marketing ao seu marketing imobiliário, você conseguirá manter relações mais próximas com seus clientes. Eles sentirão que estão sendo tratados de forma exclusiva, mesmo que sua cartela de clientes seja extremamente vasta. Desta forma será mais fácil atrair e manter clientes para o seu negócio.

Os clientes obtidos através do inbound estarão mais próximos da compra ou aluguel do que clientes captados de outras formas, o que vai otimizar suas vendas.

Além disso, você vai poder engajar de forma mais eficiente a maioria esmagadora de compradores, que fazem questão de utilizar a internet como método principal de pesquisa em suas transações imobiliárias.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.