Calendário do mercado imobiliário 2024

Imagem ilustrativa de uma corretora analisando um calendário de 2024.

No marketing imobiliário, uma das partes mais importantes na hora de fazer a gestão das redes sociais é o planejamento estratégico de conteúdo. 

Essa pode não ser uma tarefa muito simples para os profissionais da área, principalmente quando pensamos em produzir conteúdo para cada uma das redes sociais

Por isso, alguns materiais como um calendário de postagens para Instagram ou Facebook pode ser uma ferramenta facilitadora na hora de executar essa tarefa.

Se você é um corretor de imóveis autônomo, por exemplo, é comum que acabe priorizando outras demandas do dia a dia ao invés do planejamento de conteúdo, o que pode acabar resultando em postagens sem estratégia nos perfis das redes sociais.

O mesmo pode acontecer em grandes imobiliárias, mesmo as que tem um setor de marketing interno. 

Pensar em campanhas e conteúdos para o Instagram ou outras mídias sociais exige um planejamento com antecedência para que possa ser bem executado. 

Afinal, é importante lembrar que criar conteúdos que engajam e geram conexão com seus potenciais clientes vai muito além de apenas postar imagens bonitas. 

Por isso, neste artigo vamos auxiliar você a criar estratégias nas redes sociais para a sua imobiliária, desenvolver um planejamento de conteúdo e disponibilizar um e-book completo com todas as datas comemorativas de 2024 para você conseguir planejar suas campanhas.

Assuntos que você irá encontrar:

Redes sociais como estratégia de marketing imobiliário

Uma das principais estratégias de marketing imobiliário é o uso das redes sociais, como Instagram e Facebook, para gerar valor e conexão com seus clientes em potencial.

As redes sociais oferecem às imobiliárias e aos corretores de imóveis a oportunidade de alcançarem um grande número de pessoas de forma rápida e eficaz.

Dessa forma, promovendo interações e engajamento com o conteúdo publicado, seja de forma orgânica ou por meio de mídia paga, os famosos anúncios. 

Por meio de mídias sociais, é possível divulgar informações sobre novos imóveis, compartilhar os diferenciais da empresa e criar campanhas de marketing que podem atrair a atenção de compradores e vendedores.

Além disso, as redes sociais permitem que os corretores de imóveis criem uma presença online autêntica, construam relacionamentos com seus clientes e aumentem a autoridade da sua marca, seja ela pessoal ou da empresa imobiliária. 

Mas, hoje em dia, apenas estar presente no Instagram, Facebook e outras mídias não é suficiente para se destacar no mercado imobiliário. 

É preciso que essa presença nas redes sociais seja feita de forma estratégica, seguindo um planejamento de conteúdos. 

Qual a importância de um planejamento de conteúdo para imobiliárias?

No marketing imobiliário, a importância de um planejamento estratégico de conteúdo é inegável. 

Com a grande competitividade no setor, um conteúdo bem feito pode ser um fator determinante para ajudar a construir presença e credibilidade online, facilitando a conexão com os clientes. 

Uma estratégia de conteúdo bem planejada com antecedência tem papel fundamental para melhorar a visibilidade do negócio e dos imóveis disponíveis para negociação, aumentando assim as vendas. 

Com essa estratégia bem construída é possível aumentar o tráfego para o seu site e gerar leads qualificados. 

O conteúdo também pode ajudar a educar e nutrir os clientes sobre o seu negócio, imóveis disponíveis e os serviços que você oferece. 

Além disso, o conteúdo pode melhorar a experiência do usuário, seu cliente em potencial, por meio de conteúdos informativos e relevantes.

Dessa maneira, você pode ajudá-los a chegar mais rapidamente no momento de decisão de compra, aumentando a confiança no seu negócio.

Por isso, separamos algumas dicas sobre como fazer o planejamento de campanhas da sua imobiliária.

E ainda produziu um calendário de postagens para Instagram imobiliário com as datas mais importantes que você deve se atentar em 2024. 

Siga a leitura deste artigo para conferir todas as dicas e baixar gratuitamente o seu calendário para Instagram. 

Como montar um cronograma de postagens no Instagram?

Como já falamos anteriormente, construir um cronograma de postagens no Instagram, ou para qualquer outra rede social, embasado em um planejamento estratégico de conteúdo é fundamental para criar a conexão desejada com seu público alvo. 

E, para isso, elencamos 5 passos que você deve seguir: 

1. Defina seus objetivos e estabeleça uma estratégia

Antes de começar a planejar o conteúdo que será postado no Instagram, é importante definir seus objetivos

Para isso, existem algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para ajudar a determinar seus próximos passos.  

🤔
Quais são os objetivos do perfil da sua imobiliária?
Você está tentando aumentar o tráfego para o seu site?
Está tentando aumentar o número de seguidores?
Ou talvez você esteja tentando aumentar o número de interações e mensagens diretas?

Estabelecer seus objetivos ajudará você a criar conteúdos focados para esse propósito, permitindo que eles sejam alcançados. Logo, é hora de decidir uma estratégia. 

Algumas perguntas também podem ser feitas para ajudar a definir o que fazer.

🤔
Quais são os tipos de conteúdo que você vai postar?
Quais são os temas que você vai abordar?
Quais são as palavras-chave que você vai usar?

2. Conheça o seu público-alvo

Como vimos anteriormente, na estratégia de redes sociais para o mercado imobiliário o conteúdo é uma ferramenta poderosa. 

Com ela é possível atrair novos clientes e aumentar a conscientização da marca. No entanto, para que o conteúdo seja eficaz, é importante conhecer o público-alvo.

O público-alvo é o grupo de pessoas que você deseja atingir com seu conteúdo. Conhecê-lo é importante para que você possa criar conteúdo que seja relevante para eles. 

Por exemplo, se o seu público-alvo são jovens casais que estão procurando comprar sua primeira casa, você pode criar conteúdo que seja útil para eles, como dicas sobre como escolher a casa certa ou como economizar dinheiro durante o processo de compra.

Além disso, conhecer suas personas também ajuda a determinar quais plataformas de mídia social são mais adequadas para o seu conteúdo

Seguindo o exemplo, se o seu público-alvo são jovens, então você pode dar mais foco na produção de conteúdo no Instagram ou TikTok, redes onde eles estão mais presentes.

Por fim, conhecer o público-alvo também ajuda a determinar o tom e o estilo do conteúdo. 

3. Crie um calendário de conteúdo e postagens

Agora que você tem uma estratégia a ser seguida, é hora de criar um calendário de conteúdo para sua imobiliária, o famoso calendário editorial. 

Um calendário de postagens para Instagram imobiliário ajudará você a planejar com antecedência e a garantir que você esteja postando conteúdo consistentemente. 

Mas antes, é necessário ter atenção para selecionar as datas que farão sentido com o seu neǵocio e o seu público e saber intercalar os conteúdos.

Dê atenção para as datas comemorativas: No mercado imobiliário existem algumas datas comemorativas importantes que precisam ser levadas em consideração na hora de construir o calendário de conteúdos, como por exemplo, feriados e aniversários das cidades que estão englobadas no seu catálogo de imóveis. 

Além dessas, outras datas como o dia do corretor de imóveis em agosto, o dia do cliente em setembro e a Black Friday em novembro podem render boas campanhas com ótimos resultados na conversão de leads se planejadas com antecedência e aliadas a bons conteúdos constantes. 

A Jetimob criou um material exclusivo para ajudar você a mapear e não perder nenhuma data importante para a criação de conteúdo para as redes sociais do seu negócio imobiliário. 

No fim dessa postagem você encontrará o Jet Calendário 2024 - um guia de conteúdos para gestão de redes sociais no mercado imobiliário. 

Intercale produtos e conteúdos durante a semana: Depois de mapear as datas comemorativas é importante definir os demais conteúdos que vão compor a sua estratégia. 

🤔
Com que frequência você irá postar fotos dos imóveis disponíveis no catálogo?
Como serão postadas as ofertas?
Quais conteúdos e dicas são importantes para o seu público alvo?
Com que tipo de postagem e formato eles interagem mais?

Você pode definir uma estratégia de cronograma de postagens semanais, onde, por exemplo, toda terça-feira será feita uma postagem sobre um imóvel e toda sexta-feira será feita uma postagem sobre dicas de bairro ou lazer na sua cidade de atuação.

Conteúdos como notícias sobre investimentos e o mercado imobiliário, dicas de decoração, de entretenimento e entre outros, também podem ser bons conteúdos para sua estratégia

Mas não se esqueça de construí-los sempre pensando nos interesses do seu público alvo. 

Imagem ilustrativa da equipe de marketing analisando o calendário anual.

4. Escolha os tipos de conteúdo para criar e publicar 

Existem muitos formatos de conteúdo para serem explorados na sua estratégia de redes sociais. 

No Instagram, você pode investir em conteúdos em vídeo complementados com legendas persuasivas em publicações no reels, por exemplo.

Investir na criação de conteúdo para os stories, que são conteúdos mais rápidos, mas que criam uma conexão muito grande com o público quando bem utilizados, é uma outra aposta que traz resultados para as marcas.

Mas independente dos formatos que você escolher para integrar o seu calendário editorial de postagens, é muito importante dar uma grande atenção para a qualidade desse conteúdo. É preciso que ele gere valor para quem o está consumindo. 

5. Mensure e analise os resultados

Medir os resultados da sua estratégia de conteúdo é a parte fundamental do processo para saber se está funcionando ou não e como melhorar.

Desse modo, você pode descobrir quais conteúdos estão obtendo mais sucesso e quais estão sendo ignorados. Isso ajuda a direcionar a estratégia de conteúdo para que ela seja mais eficaz. 

Por exemplo, se você perceber que as publicações de imóveis em vídeos estão obtendo mais engajamento e interesse do que as que são apenas fotos, você pode focar seus esforços em produzir mais conteúdos em vídeo. 

Além disso, a análise e mensuração dos resultados também ajuda a entender melhor o comportamento dos seus clientes em potencial. 

📣
Por exemplo: você pode descobrir quais são os horários em que seus posts têm maior alcance, quais são os assuntos mais populares entre seus seguidores e quais são os tipos de conteúdos que eles mais compartilham.

Isso ajuda a direcionar a estratégia de conteúdo para que ela seja mais relevante para o seu público-alvo.

Principais datas comemorativas para imobiliárias

Separamos nesta lista as principais datas comemorativas de 2024 para você utilizá-las em campanhas do seu negócio imobiliário:

  • 13.02 - Carnaval
  • 08.03 - Dia Internacional da Mulher
  • 20.03 - Dia do Contador de Histórias
  • 31.03 - Páscoa
  • 01.04 - Dia da Mentira
  • 01.05 - Dia Mundial do Trabalho
  • 12.05 - Dia das Mães
  • 03.06 - Dia Mundial da Bicicleta
  • 09.06 - Dia do Porteiro
  • 12.06 - Dia dos Namorados
  • 14.06 - Dia Mundial do Doador de Sangue
  • 20.07 - Dia do Amigo
  • 26.07 - Dia dos Avós
  • 11.08 - Dia dos Pais
  • 15.08 - Dia dos Solteiros 
  • 27.08 - Dia do Corretor de Imóveis
  • 07.09 - Independência do Brasil
  • 15.09 - Dia do Cliente
  • 12.10 - Dia das Crianças
  • 31.10 - Halloween
  • 13.11 - Dia Mundial da Gentileza
  • 17.11 - Dia Internacional do Estudante
  • 23.12 - Dia do Vizinho
  • 25.12 - Natal
  • 31.12 - Reveillon 

Sendo assim, vale utilizar a criatividade para explorar ao máximo essas datas ao seu favor. E se você quer ficar por dentro de algumas ideias de estratégias, preparamos um e-book completo e gratuito para você baixar a seguir.

Calendário de postagens para download

Imagem ilustrativa do calendário imobiliário.

Agora que você já sabe a importância de criar um cronograma de postagens, como definir quais conteúdos e em que formato você vai postar, está na hora de começar a planejar o seu calendário de postagens para não perder nenhuma data ou campanha importante. 

Para ajudar nessa tarefa, a equipe de marketing da Jetimob, uma plataforma para imobiliárias, criou o Jet Calendário 2024, um guia completo para a gestão de redes sociais do seu negócio imobiliário, com todas as datas que você precisa dar uma atenção em 2024. 

Para fazer o download gratuito do calendário de postagens e acelerar as suas redes sociais, basta acessar a página do material na JetAcademy: Calendário de conteúdos para o mercado imobiliário 2024.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.