SEO para imobiliárias: como colocar o seu site no topo das pesquisas no Google


Tempo de Leitura: 9 minutos

Atualmente um dos maiores objetivos que uma imobiliária ou corretor pode ter é estar no topo dos resultados na busca do Google. Para isso, é fundamental que você conheça as melhoras dicas e estratégias de SEO para imobiliárias e saiba como utilizá-las ao seu favor.

O ambiente digital favoreceu extraordinariamente o mercado imobiliário no decorrer dos últimos anos, tornando-se uma das ferramentas mais efetivas no processo de compra, venda, locação ou permuta de imóveis.

No entanto, ainda que a internet seja uma facilitadora nesses processos, ela contribui simultaneamente para a entrada de novas imobiliárias. Isso resulta no aumento das opções de imóveis disponíveis.

Desse modo, é imprescindível que o site da sua imobiliária possua um diferencial favorável.

Algo que a destaque entre os concorrentes e auxilie na obtenção de um melhor desempenho nas pesquisas do Google, uma vez que, se ela aparecer entre os primeiros resultados de busca na plataforma, a probabilidade de que seja acessada é superior.

Por isso, neste artigo você irá descobrir como utilizar as boas práticas de SEO para imobiliárias pode fazer o seu site imobiliário alcançar o topo das pesquisas no Google.

O que significa SEO para imobiliárias?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. A prática do SEO consiste em conjunto de ações que tem como objetivo gerar, de forma “gratuita”, orgânica e natural, mais tráfego para seu site.

Esse recurso, utilizado pelos buscadores, visa facilitar o encontro entre o usuário e o conteúdo mais adequado para a sua busca. Ou seja, é isto que nos permite encontrar o que desejamos quando recorremos ao Google, por exemplo.

É necessário que todo gestor ou corretor imobiliário atente-se para a elaboração de um conteúdo voltado especificamente para alguém que procura por seus produtos ou serviços, fazendo com que o mesmo encontre seu site mais facilmente.

Se a sua imobiliária aparecer como um dos primeiros resultados nas páginas dos buscadores, é mais provável que ela seja acessada. Já que cerca de 90% dos usuários do Google clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página do navegador.

O conteúdo do seu site e as técnicas de SEO são de extrema importância, considerando principalmente os fatores visibilidade, fortalecimento de marca e consequentemente aumento de conversão e o retorno obtido com seus investimentos em marketing.

Como funciona o SEO para imobiliária?

As práticas de SEO podem ser aplicadas tanto no conteúdo criado quanto na própria estrutura do site.

Elas funcionam como um ranking de sites otimizados, ou seja, quanto mais preparado for, melhor pontuação seu site terá, em consequência, mais próximo do topo das buscas ele irá aparecer.

Entre as principais segmentações do SEO para imobiliárias está o SEO Técnico, o SEO Off page e o SEO On page, que será o foco deste post.

Pensando em ajudar o seu site imobiliário a alcançar as melhores posições nos resultados de pesquisa do Google, também preparamos o Ebook “SEO – como melhorar o posicionamento do seu site nas pesquisas do Google”.

ebook SEO para melhorar seu posicionamento no google

Para que serve o SEO On page?

Resumidamente, esse desdobramento refere-se a todas as estratégias utilizadas no próprio site da sua imobiliária e, portanto, estão relacionadas diretamente a otimização do conteúdo da sua página.

Dessa maneira, quando seu site atende aos fatores de ranqueamento do SEO On page, seu conteúdo será encontrado mais facilmente pelos usuários durante uma pesquisa.

Assim, as visualizações da sua página na web aumentam e o ranking do seu site entre os resultados apresentados é favorecido.

Isto posto, um dos modos mais simples de aplicar o SEO para imobiliárias é utilizando o Google Meu Negócio.

Ele facilitará um melhor ranqueamento da seu negócio imobiliário nas buscas locais da sua cidade ou região, quando o usuário pesquisar por “imobiliárias”, por exemplo.

Como impulsionar o seu site com técnicas de SEO para imobiliárias

Ainda falando sobre o SEO on page, algumas outras características possuem um impacto direto para sua imobiliária aparecer no Google e se desempenhar cada dia melhor nos resultados de busca da plataforma.

Confira algumas dicas:

Experiência online e mobile

A interface do seu site é um dos aspectos que influenciará o SEO on page da sua imobiliária, já que, quanto maior for a facilidade de acesso, maior será o número de visitantes que ele receberá.

O local onde os ícones, botões, ferramentas, textos, imagens e vídeos são posicionados, devem ser estrategicamente planejados. É preciso favorecer efetivamente a navegação do usuário, levando em consideração a jornada desse público na busca de um imóvel.

Ademais, além de transmitir a identidade da sua imobiliária, é fundamental que o seu site possua um layout responsivo. Isso significa que ele deve ser adaptado e otimizado para ser acessado em qualquer dispositivo, como o celular ou tablet, por exemplo.

Tendo isso em vista, para compreender melhor como essas características se refletem de maneira palpável no seu site imobiliário, utilizei como exemplo as três páginas mais importantes dos modelos de site disponibilizados no sistema da Jetimob.

Confira abaixo:

Página inicial

pagina inicial site imobiliario modelo jetimob

A página inicial é uma das mais importantes no seu site, já que é nela que os usuários vão ter o primeiro contato com a identidade visual da sua imobiliária. Esse contato é identificado pelo logotipo localizado no canto esquerdo, na área superior.

Em seguida, no lado direito da parte superior, está localizado o menu de navegação, que se mantém fixo em todas as outras páginas. 

Essa ferramenta apresenta os conteúdos e as funções estruturais do site de modo sintetizado, para que, em um passar de olhos, seus usuários encontrem rapidamente o que precisam.

Logo abaixo do menu de navegação, está a função mais importante do site imobiliário, que é a ferramenta de busca dos imóveis.

Sua idealização sucedeu-se após um estudo realizado com a ferramenta Hotjar. Ela disponibiliza uma análise do comportamento dos usuários no site, com base na intensidade de cliques em determinados elementos do site.

mapa de calor da página inicial do site modelo jetimob

Dessa maneira, é possível compreender como esses usuários navegam na página e quais os principais pontos de atenção, de acordo com os movimentos realizados pelo mouse ou conforme descem a barra de rolagem.

Assim sendo, notamos no estudo que o comportamento dos usuários indicava uma maior intensidade nessa ferramenta do site. Isso demonstra a importância da busca dos imóveis estar localizada no topo da página.

Pesquisa dos imóveis

Página de pesquisa dos imóveis modelo de site imobiliário jetimob

Posteriormente, quando a pesquisa dos imóveis é realizada, a próxima página principal do site imobiliário apresenta os resultados para essa busca, indicando a quantidade de imóveis disponíveis.

No lado esquerdo dos resultados de pesquisa, a página apresenta uma coluna que disponibiliza um número maior de características para filtrar os resultados. É possível, então, selecionar as exigências do imóvel, como o número de quartos, banheiros ou disponibilidade de garagem, por exemplo.

Ademais, essa ferramenta também permite selecionar outras especificidades como churrasqueira, elevador, portão eletrônico e salão de festas. Quando selecionados, esses filtros ficam marcados acima da listagem de imóveis, sendo possível retirá-los clicando no X ao lado da opção.

É válido ressaltar que as imagens utilizadas são protótipos do site imobiliário. Portanto, as fotos e valores apresentados nos imóveis são meramente ilustrativos, não correspondendo à realidade.

Detalhes dos imóveis

Página de detalhe dos imóveis site imobiliario modelo jetimob

Totalizando a terceira página mais importante do site imobiliário, está a página de detalhes do imóvel, selecionado na busca anterior.

Nela é possível verificar o nome do imóvel escolhido na pesquisa, bem como o seu endereço. 

Logo abaixo há a seleção de fotos, vídeos, tour 360º, planta e mapa – à medida em que esses aspectos forem disponibilizadas no seu anúncio. Em seguida, encontram-se a descrição, características e comodidades.

Conjuntamente, a coluna ao lado direito do anúncio exibe o valor de venda e/ou locação, ou o custo por temporada, quando for o caso. Subsequente, encontram-se os botões para que os usuários recebam mais informações ou indiquem interesse em visitar o imóvel.

Por fim, há o nome do corretor responsável pelo imóvel. Ainda que incluí-lo seja opcional, esse é um fator que pode melhorar a credibilidade do seu site. Já falamos sobre esse assunto em um dos vídeos do no nosso canal, que você pode conferir logo abaixo:

Como funciona o algoritmo do Google?

O Google analisa diversos fatores para saber qual site é “melhor”, e mesmo que os critérios sejam os mesmos, com o passar dos anos a ordem de importância vem mudando. Com o foco na experiência do usuário, este buscador está otimizando cada vez mais seus algoritmos.

Logo, esse algoritmo está sempre em constante mudança. É importante sempre estar atualizado para não ficar para trás nos rankings de buscas.

São vários os fatores que podem influenciar no seu ranqueamento e é extremamente importante estar atento a eles em seu site.

Se ainda tiver dúvidas sobre como otimizar o seu site imobiliário, confira este vídeo abaixo e aprenda de vez as melhores práticas de SEO para imobiliárias.


Relacionados