Os preços dinâmicos estão dominando o mercado imobiliário?

Imagem ilustrativa de capa de um profissional analisando a precificação dinâmica.

Você já imaginou poder ajustar os preços dos seus imóveis de forma inteligente e automatizada, levando em consideração a sua concorrência, localização e demanda de mercado?

Marcas como Uber, 99 e Amazon já utilizam essa estratégia e chegou a vez do mercado imobiliário ser contemplado com essa nova dinâmica. 

É indiscutível como a tecnologia está transformando as práticas tradicionais no mercado imobiliário. E entre essas inovações, destaca-se a precificação dinâmica, que promete remodelar a forma como os imóveis são avaliados e vendidos. 

Desse modo, para entender melhor como tudo isso funciona, preparamos esse conteúdo completo sobre o conceito de precificação dinâmica, quais os fatores que geram esses preços dinâmicos e como ela está dominando o mercado imobiliário.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é precificação dinâmica?

A precificação dinâmica é uma estratégia utilizada por empresas que possuem o objetivo de modificar em tempo real os preços dos seus produtos ou serviços de forma automatizada de acordo com as variáveis que afetam o mercado.

Desse modo, as marcas podem oferecer um preço mais atrativo ao cliente e posicionar-se de forma muito mais competitiva no mercado em que está inserida.

Essa estratégia de preços dinâmicos também contribui para que as épocas de poucas vendas se tornem menos difíceis, pois possibilita que os ajustes de preços sejam feitos de acordo com a demanda de um determinado produto ou serviço.

Portanto, já existe uma tendência muito forte nos países europeus e norte americanos para a consolidação desse tipo de estratégia, que está sendo implementada no Brasil.

Precificação inteligente

É importante destacar que existe uma diferença entre os conceitos de precificação dinâmica e precificação inteligente. 

O que diferencia esses dois conceitos é na quantidade de dados analisados. A precificação inteligente é baseada em uma análise de dados muito mais densa e complexa, no qual é necessário ter ao seu lado pessoas especializadas nesse tipo de pesquisa.  

E a precificação dinâmica é um pouco mais simples de realizar e acessível de uma empresa adotar na vendas de seus produtos.

Como funciona a precificação dinâmica?

A precificação dinâmica trabalha de forma automatizada. Um software é utilizado para reunir os principais dados específicos do seu segmento de mercado que vão influenciar no preço do seu produto ou serviço.

Dessa forma, a partir da análise da ferramenta que você escolher utilizar,  os dados serão verificados e “cruzados” para que assim seja encontrada a melhor oportunidade e o melhor preço para o cliente. 

Em vista disso, são realizadas análises constantes pelo software e o preço atualizado em tempo real, dentro da margem estipulada. 

Portanto, um grande exemplo para entender melhor essa forma de precificação são as empresas de passagens aéreas. Os preços oscilam de forma contínua e se modificam de acordo com diversos fatores, como evento, shows, datas comemorativas do ano e entre outros.  

Imagem ilustrativa de uma reunião sobre precificação dinâmica.

Quais fatores geram os preços dinâmicos?

Para que a precificação dinâmica possa ser benéfica e gerar lucro para uma empresa ela precisa levar em consideração duas métricas: volume e margem.

Volume: pela lógica, quanto maior o volume e número de ofertas de um produto ou serviço, consequentemente maior será a necessidade de expor um preço mais atrativo para o público.

Por isso, utilizando uma ferramenta ou um software de precificação, será realizado um monitoramento como a pesquisa do usuário, lojas visitadas por ele e o preço ofertado pelo seu concorrente. 

Margem: estipular uma margem de valor junto a pesquisa automatizada é fundamental para manter os preços adequados no seu segmento de mercado e você não ser surpreendido com algum prejuízo.

Quais os benefícios da precificação dinâmica?

Por ser uma estratégia baseada em muita pesquisa e dados atualizados, a precificação dinâmica se mostra com inúmeras vantagens para as empresas que optam por implementar no seu negócio.

Maximizar a receita

A precificação dinâmica permite que as empresas ajustem seus preços de acordo com a demanda, o que significa que podem cobrar preços mais altos quando a demanda está alta e reduzir os preços quando a demanda está baixa. 

Otimização de margens

A estratégia de precificação dinâmica permite que as empresas encontrem o equilíbrio certo entre maximizar a receita e manter margens de lucro saudáveis. 

Elas podem aumentar os preços quando a demanda está alta o suficiente para justificar isso, sem prejudicar a lucratividade.

Agilidade nas mudanças do mercado

Com essa estratégia, as empresas podem ajustar os preços em tempo real com base em mudanças na demanda, na concorrência ou em outros fatores de mercado. 

Isso permite uma resposta ágil às condições em evolução.

Aumento da competitividade

A capacidade de ajustar os preços com base na concorrência pode ajudar as empresas a competir de forma mais eficaz, garantindo que seus produtos ou serviços sejam atraentes em comparação com os concorrentes.

Personalização de preços

A precificação dinâmica também pode ser usada para personalizar preços para clientes individuais com base em seu histórico de compras, comportamento de navegação ou outras informações relevantes. 

Isso pode aumentar a fidelidade do cliente e a satisfação.

Redução de estoque

A capacidade de ajustar os preços com base na demanda pode ajudar as empresas a reduzir os níveis de estoque, minimizando a necessidade de liquidação de produtos com desconto no final da temporada.

Eficiência operacional

A automação de processos pode reduzir a carga de trabalho manual e permitir que as empresas otimizem seus preços de maneira mais eficiente.

Melhor previsão de demanda

A precificação dinâmica pode ajudar as empresas a obter insights valiosos sobre os padrões de demanda e comportamento do cliente, o que pode ser usado para melhorar o planejamento de estoque.

O que é precificação dinâmica no mercado imobiliário?

A precificação dinâmica, como discutido até aqui, é a flutuação de preços em tempo real com base na demanda do mercado, nos preços dos concorrentes e em outros fatores relevantes. 

Basicamente é como o mercado de ações, só que nesse caso inserido no mercado imobiliário e utilizado para a venda e aluguel de imóveis. 

Em vez de preços estáticos, as propriedades são avaliadas através de uma abordagem responsiva e baseada em dados.

Uma virada de jogo em preços imobiliários

A BuiltMind, uma startup de tecnologia desenvolvida em Harvard, possui uma abordagem exclusiva para precificação dinâmica explorando tendências de mercado e analisando dados em tempo real. 

Essa prop tec avalia fatores que vão desde o desenvolvimento de bairros até mudanças econômicas mais amplas, garantindo que os preços dos imóveis se alinham com as condições atuais do mercado, por exemplo.

Desse modo, visualizando um cenário onde existiam dados desatualizados, falta de insights de mercado em tempo real e dados imprecisos, a precificação dinâmica realizada de forma correta se mostrou como uma ótima opção para a empresa.

Imagem ilustrativa de uma projeção de preços dinâmicos sendo realizada.

As vantagens para o setor imobiliário

Algumas das vantagens em utilizar a precificação dinâmica no mercado imobiliário é com relação aos lucros maximizados. 

Os preços adaptativos também entraram na lista como uma vantagem, pois as propriedades não são subvalorizadas ou superfaturadas. 

Portanto, os preços dinâmicos refletem o verdadeiro valor de mercado, levando a vendas mais rápidas e compradores satisfeitos.

Superando o modelo tradicional

O modelo tradicional de fixação de preços imobiliários, embora estável, muitas vezes não

consegue capitalizar os picos de mercado ou evitar perdas durante as recessões. 

Os preços dinâmicos atuam como um amortecedor, garantindo que os profissionais do setor imobiliário possam navegar pelos altos e baixos do mercado com confiança.

Ao aproveitar o poder da precificação dinâmica, é possível observar um aumento tangível nas margens de lucro. 

Desse modo, para aqueles que buscam estar um passo à frente no mercado imobiliário moderno, adotar soluções como a precificação dinâmica pode ser um caminho a ser seguido. 

Como a inteligência de dados auxilia na precificação dinâmica?

A inteligência de dados desempenha um papel fundamental na capacidade de uma empresa oferecer preços dinâmicos ao público. 

E é com essa inteligência que é possível realizar tudo o que falamos nesta publicação como a coleta e análise de dados, segmentação do público, a própria precificação dinâmica, a parte de acompanhamento, adaptação e competitividade.

Em resumo, a inteligência de dados permite que as empresas utilizem dados para tomar decisões de precificação mais certeiras, atendendo as necessidades do seu público.

E se você, quer continuar atualizado sobre as mudanças tecnológicas que estão sendo implementadas no mercado imobiliário e sair a frente da concorrência, acompanhe as postagens em nosso blog no módulo de tecnologia e fique por dentro de tudo!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.