A importância das redes sociais para corretores de imóveis

As redes sociais aliadas às estratégias de marketing imobiliário podem virar máquinas valiosas de geração de leads e se tornarem espaços relevantes para corretores e imobiliárias impulsionarem seus negócios.

Desse modo, estabelecer uma presença online pode ser o fator decisivo para chamar atenção de seus possíveis clientes e ainda fidelizá-los.

Além disso, através das redes sociais você também possui a liberdade para interagir com a sua audiência e testar métodos para entender melhor o comportamento do seu público. 

E tudo isso graças ao poder de segmentação que essas ferramentas oferecem, baseadas, por exemplo, em critérios como localização, idade, gênero, ocupação e entre outros.

Portanto, nesta publicação mostraremos como é fundamental compreender a importância das redes sociais para o seu negócio imobiliário, as diferenças entre essas mídias e como a utilização de forma correta pode acelerar suas vendas.

Assuntos que você irá encontrar:

Qual a importância das redes sociais para corretores de imóveis?

Um profissional que se mantém distante das redes sociais, além de estar perdendo possíveis clientes, contribui para que seus concorrentes saiam na frente.

As mídias sociais, principalmente as de relacionamento como Facebook e Instagram, se mostram cada vez mais próximas da rotina das pessoas, moldando comportamentos e incentivando ações.

Ou seja, se você como corretor(a) de imóveis quer receber mais visibilidade e se destacar no mercado imobiliário é necessário marcar presença nessas redes sociais para buscar a atenção dos potenciais clientes e ainda criar um relacionamento com esses leads, assim gerando a conversão tão desejada.

Como o relacionamento com os leads pode fazer a diferença?

A criação das mídias digitais possibilitaram algo único entre as pessoas e empresas: uma maneira informal de interagir e divulgar seus produtos e serviços aos leads e consumidores.

Dessa forma, esse tipo de abordagem só é possível através das ferramentas dentro dessas redes sociais, como caixas de perguntas nos stories do Instagram, comentários em publicações no feed, close friends ou melhores amigos e entre outros.

Esses contatos mais dinâmicos podem encurtar todo o processo de venda evitando qualquer outro tipo de atitude ultrapassada ou invasiva, como a tentativa de prospectar clientes realizando telefonemas o dia inteiro. 

Sendo assim, nessas redes, ambos os lados possuem mais liberdade de escolha possibilitando que chegue até você aquele público que realmente se interessa pelo serviço. 

Mas lembre-se de conhecer sua persona antes de pensar na sua divulgação nas redes sociais.

Primeiros passos para utilizar as redes sociais

As redes sociais para corretores de imóveis, como dito anteriormente, são uma maneira de você interagir com seu público buscando aumentar suas vendas no seu negócio

Porém trouxemos algumas dicas de como você pode iniciar essa jornada nos meios digitais trazendo resultados efetivos para seu negócio. 

Imagem ilustrativa de uma corretora abrindo uma conta nas redes sociais.

Esteja na rede social em que seu público está

Marcar presença nas redes sociais está longe de significar que você precisa criar um perfil em todas as redes, gerenciá-las e investir em todas sem um estudo prévio.

É preciso cautela para entender a sua persona, o objetivo de cada rede social e elencar quais são as redes sociais que ela utiliza e assim direcionar seu foco.

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre a utilização das redes sociais para corretores de imóveis e imobiliárias:

 

Mantenha-se atualizado sobre marketing imobiliário

Quando se discute sobre marketing imobiliário, é preciso compreender que essa área é muito abrangente e é interessante que você estude constantemente para manter-se atualizado e estar um passo à frente dos seus concorrentes.

Contratar uma equipe de marketing ou agência também pode auxiliar muito o seu trabalho, pois otimiza o seu tempo e possibilita que você aprenda junto.

Utilize a criatividade

Primeiramente, você já deve ter ouvido isso, e sim reiteramos que a criatividade não é um dom, mas um exercício de muita pesquisa por referências.

Criar linhas editoriais de conteúdo com foco na sua persona, se inspirar nos seus concorrentes, buscar por conteúdos de empresas fora do Brasil e até mesmo em empresas que não estão diretamente ligadas ao mercado imobiliário, podem auxiliar você.

Essas são algumas das opções para exercitar a criatividade e conseguir estar um passo à frente dos seus concorrentes, se diferenciando, e buscar pela atenção do seu público.

Desse modo, além da criatividade, entender um pouco mais sobre como funciona cada rede social é fundamental para colocar suas ideias em prática. 

5 redes sociais para o marketing imobiliário

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, as 5 redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2022 foram WhatsApp, Youtube, Instagram, Facebook e Tik Tok. 

Sendo assim, levar em consideração as redes sociais mais utilizadas com aquelas que o seu público utiliza, possibilita mais assertividade na comunicação do seu negócio imobiliário.

Portanto, reunimos as principais informações sobre cada uma dessas redes sociais para você entender melhor como ela pode ou não funcionar para o seu público.

 1. WhatsApp

Imagem da logo da rede social WhatsApp.

Basicamente o WhatsApp funciona para manter contatos, pois é um ótimo meio para conversar com seus clientes, especialmente durante o processo de venda. 

No Brasil, segundo uma pesquisa da We Are Social 2022, no Brasil mais de 160 milhões de pessoas utilizam o Whatsapp.

E para se adaptar a essa demanda mais comercial, atualizações foram realizadas.

Uma delas é o Whatsapp Business, que permite a criação de um perfil comercial com uma série de recursos exclusivos.

Você pode, por exemplo, enviar as ofertas de imóveis diretamente para os celulares dos seus clientes, criar chatbots para atender situações de alta demanda e acompanhar estatísticas sobre o desempenho das mensagens enviadas.

2. Youtube

Imagem da logo da rede social Youtube.

Logo abaixo do WhatsApp está o Youtube, uma rede social que abrange mais de 130 milhões de usuários ativos no Brasil.

O Youtube foi a primeira rede social com o foco total na publicação de vídeos. 

Um formato que favorece o desenvolvimento e produção de conteúdo, no qual possibilita que você fortaleça sua marca, realize lives e ainda consiga atrair um público que já está buscando pelos seus produtos e serviços.

3. Instagram 

Imagem da logo da rede social Instagram.

Fundado em 2010, o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012 e desde então a plataforma não para de crescer no mundo todo. 

Isso se deve principalmente às constantes atualizações que são feitas na ferramenta, com novas funcionalidades e recursos, como o Reels e sua utilização pelo Meta Business Suite, junto ao Facebook.

Com um total de 122 milhões de usuários no Brasil (Fonte: We Are Social), diversos corretores e imobiliárias utilizam o Instagram como meio de se comunicar e aumentar suas vendas.

Sendo assim, por ser mais visual, é um ótimo espaço para divulgar imagens e vídeos de seus imóveis e anunciar produtos e serviços, criar conteúdo, além da liberdade de utilizar influencers para falar sobre sua marca.

Imagem de uma pesquisa sobre o Instagram.

De acordo com o ranking mundial de 2022, o Brasil encontra-se como o segundo maior país no qual usuários seguem algum influenciador digital.

4. Facebook 

Imagem da logo da rede social Facebook.

Em 4° lugar está o Facebook. Fundado em 2004, essa rede social não é apenas uma ferramenta valiosa para venda de imóveis, como também é um ambiente primordial para nutrir o relacionamento com os seus clientes.

Essa rede social ficou por muito tempo como a mais acessada no Brasil, porém na última pesquisa realizada em 2022, contava com 116 milhões de usuários ativos (Fonte: We Are Social).

É importante ter uma página informativa e funcional e aproveitar ao máximo todos os recursos que estão disponíveis no Facebook. 

Dessa forma, você pode anunciar imóveis na sua própria página, em grupos ou no marketplace. Também é possível publicar conteúdos atraindo novos clientes, tanto por meio de mídia paga, quanto de forma orgânica.

5. TikTok

Imagem da logo da rede social Tik Tok.

Por último e longe de ser menos importante está o TikTok. Uma plataforma de entretenimento em formato audiovisual que viralizou principalmente entre os jovens. 

Por se tratar de uma rede social no qual o público que consome, em sua maioria, são de jovens, é necessário uma pesquisa prévia para entender se realmente é o público que você quer atingir.

No Brasil, o número ultrapassa os 70 milhões de usuários no aplicativo (Fonte: We Are Social).

O que postar sendo corretor de imóveis?

Após selecionar as redes sociais que fazem sentido para o seu negócio o próximo passo é criar uma linha editorial de conteúdo para cada rede social escolhida.

Nessa linha de conteúdo você irá elencar tópicos de assuntos que irão ser abordados nas publicações, como por exemplo, dúvidas frequentes de clientes, vídeos de imóveis, depoimento de clientes, datas comemorativas anuais, checklists, dicas de decoração e entre outros.

Seguir um calendário de postagens específicas para o mercado imobiliário pode facilitar muito o planejamento e a rotina de publicações a longo prazo. 

Desse modo, marcar presença online não se limita às redes sociais. Pois, possuir um site para o seu negócio é uma ótima maneira a considerar, se você busca por mais visibilidade no meio digital e aumento do seu faturamento.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.