Topo
Pessoa mexendo no celular.

Whatsapp Business: implemente-o na sua imobiliária

Um dos novos acontecimentos do mundo online foi o lançamento do Whatsapp Business, o aplicativo para telefones que utilizam o sistema operacional Android (por enquanto), gratuito, que veio para atender a demanda de empresas que querem melhorar o relacionamento com os seus clientes.

Por ser uma grande plataforma de comunicação, o Whatsapp vêm sido usado por empresas há um bom tempo. Segundo um estudo feito pelo Morning Consult, cerca de 80% dos pequenos negócios já usam o aplicativo para falar com seus clientes.
No meio comercial, ele é bastante usado para agendar visitas, vender produtos e serviços e se relacionar de uma forma geral com seus clientes.
Esse lançamento foi um grande avanço na comunicação para as empresas.
E os primeiros países a receberem o Whatsapp Business foram os Estados Unidos, Reino Unido, México, Itália e Indonésia, e depois de muita espera ele finalmente foi lançado no Brasil.
Com a chegada do Business, o usuário não precisa alterar nada. As empresas que devem baixar o app e configurá-lo da melhor forma. O usuário continua tendo controle sobre o que recebe: podem bloquear números, silenciar conversas e reportar mensagens como spam.
O foco maior, são pequenas e médias empresas. O Whatsapp Business facilita a interação com o cliente e possui ferramentas para automatizar, classificar e responder as mensagens. Esta versão é completamente diferente da versão “normal” e traz alguns recursos bem interessantes. Confira abaixo!

Perfil comercial

Você que trabalha com vendas ou precisa falar constantemente com clientes deve usar plataformas que ajudem no seu desempenho. Associado a essas plataformas, você pode usar o WhatsApp Business para melhorar essa comunicação.
Pois das vantagens que tem o app, é que você pode usar esse aplicativo para separar suas conversas e grupos pessoais das profissionais.
E nessa nova ferramenta você deve criar um perfil totalmente comercial com endereço da empresa, site, descrição e e-mail. E para melhorar ainda mais, você pode usar o número do telefone fixo.
E para a criação dessa conta, não é necessário possuir CNPJ ou pagar taxas, mas futuramente recursos pagos e opcionais serão adicionados em suas atualizações.
Esta é uma ótima oportunidade para reforçar sua marca, divulgar promoções relâmpagos, explicar o que você faz e construir uma relação mais próxima com seu cliente.
Estas dicas podem te ajudar a se adaptar ao novo aplicativo:

  • Use a foto da sua marca com uma boa qualidade e no tamanho certo;
  • Faça uma descrição breve mas “vendedora” da sua empresa;
  • Certifique-se que o endereço do seu site e e-mail estejam corretos;
  • Insira corretamente o seu horário de funcionamento;
  • Oriente sua equipe a usar as mesmas informações nos aplicativos que eles baixarem em telefones pessoais, se for o caso.

Ferramenta de resposta

Com este recurso, é possível salvar as mensagens que você envia com mais frequência e responder as perguntas mais comuns de forma mais rápida. Esta tecnologia, chamada de chatbot, já vem sendo utilizada no Messenger e em outras redes sociais. Basicamente, é uma inteligência artificial que você personaliza com mensagens padrão.
Está é uma grande novidade do aplicativo, pois diminui tempo de resposta e facilita a comunicação com seus clientes.

  • Verifique o português antes de salvar as mensagens;
  • Escolha as mensagens com cuidado para não engessar o relacionamento;
  • Organize seus contatos e conversas com etiquetas;
  • Priorize mensagens que sejam objetivas (ex: informações sobre entrega, NF, data de agendamento de visita, etc.).

Mensagens automatizadas

No caso de ausência, feriados, férias coletivas e afins, será possível criar mensagens automatizadas no Whatsapp Business para avisar seus clientes. Além disso, você pode configurar uma saudação para apresentar a sua empresa.

  • Use este recurso para vender. Seja criativo!;
  • Você pode utilizar para fazer agradecimento ou até mesmo uma mensagem de ausência;
  • Utilize uma linguagem mais informal para criar um clima amigável e acolhedor.

API de integração com Facebook ADS

Um dos lançamentos recentes dessa ferramenta é a integração que vem a facilitar a instalação de botões de chat do whatsapp em fan pages e anúncios no Facebook, que é o dono do Whats. Vale ressaltar que quem vai iniciar a conversa é o cliente ou o lead.
Essa integração com o Facebook ADS permite que os anúncios que ao serem clicados levam direto ao whatsapp para iniciar um novo diálogo com informações já programadas pelo usuário.
E informações de cliques, ou conversas iniciadas irão ficar disponíveis no relatório do Facebook ADS.
E assim resultados poderão ser mensurados em suas estratégias que utilizam esse meio.

Estatísticas

Outra ótima notícia é a possibilidade de você ter acesso a números e gráficos sobre seus clientes. É possível ver quais as mensagens mais lidas, o número de mensagens que foram enviadas e quantas delas foram abertas. Este é um recurso importantíssimo para estratégias de marketing.

  • Faça leituras semanais das suas estatísticas para ajustar suas estratégias de marketing;
  • Segmente os grupos e use mensagens personalizadas para cada segmento.

Segurança

A segurança também foi pensada no Whatsapp Business, já que as contas serão checadas e confirmadas. Isso deixa o cliente mais confortável para fazer negociações e passar dados pessoais, sabendo que está, de fato, falando com a empresa certa.

Como baixar o Whatsapp Business?

A empresa deve ser de pequeno ou médio porte e deve ter um número de celular que não esteja vinculado à outra conta do Whatsapp – ou seja, precisa de uma linha diferente.
Caso o celular tenha dois chips, os dois aplicativos (Whatsapp comum e o Whatsapp Business) podem ser usados simultaneamente. Também é possível usar o app no computador, como já se faz com a versão comum.

Novos recursos

Por enquanto, o aplicativo é gratuito, mas no futuro existe uma grande possibilidade de ser pago. Assim como a utilização de propagandas está sendo considerada. O Whatsapp Business tem foco em respostas e relacionamento.
Com certeza, esta é uma excelente notícia e você deve ficar de olho nas atualizações do app aqui no Brasil. É bom se preparar e alinhar a nova proposta com seu marketing e preparar sua equipe.
Com o tempo, mais recursos serão adicionados e todos na sua empresa devem estar preparados para usar o Whatsapp Business, mantendo a mesma linguagem corporativa.
É importante, também, capacitar as pessoas que vão utilizar o aplicativo e ter alguém responsável para cuidar das métricas. Esta é uma parte fundamental da sua estratégia.
Aproveite essa facilidade tecnológica para reforçar sua marca e fazer novas vendas!

[Total: 5    Média: 5/5]