WhatsApp Business: implemente-o na sua imobiliária

Um dos mais recentes sucessos do mundo digital foi o lançamento da ferramenta WhatsApp Business. O aplicativo para smartphones com sistema operacional Android ou iOS, que veio para atender a demanda, principalmente, de micro e pequenas empresas que desejam aprimorar o relacionamento com os seus clientes.

Por ser uma grande plataforma de comunicação, o WhatsApp já vem sendo usado por empresas há um bom tempo, mesmo antes da funcionalidade comercial.

No meio empresarial ele é bastante usado para agendar visitas, anunciar catálogos, vender produtos, serviços e nutrir de maneira geral o relacionamento com os clientes. Esse lançamento foi um grande avanço na comunicação para as empresas.

Como mencionamos em nosso post sobre as principais redes sociais para o marketing imobiliário, a versão de negócios do mensageiro já possui mais de 5 milhões de empresas cadastradas.

Com a chegada do Business, o usuário não precisa alterar nada. As empresas que são responsáveis por baixar o app e configurá-lo da melhor forma. O usuário continua tendo controle sobre o que recebe, além de poder bloquear números, silenciar conversas e reportar mensagens como spam.

O WhatsApp Business também facilita a interação com o cliente e possui ferramentas para automatizar, classificar e responder as mensagens.

Apesar de à primeira vista as duas versões do aplicativo parecerem bem semelhantes, a opção comercial traz uma série de recursos inovadores e bem interessantes. Confira abaixo!

Perfil comercial

Você que trabalha com vendas ou precisa falar constantemente com clientes deve usar plataformas que ajudem o seu desempenho. Associado a essas plataformas, você pode usar o WhatsApp Business para melhorar essa comunicação. Isso porque uma das vantagens deste aplicativo é a possibilidade de separar suas conversas e grupos pessoais das profissionais.

Nesta ferramenta você deve criar um perfil totalmente comercial, com endereço da empresa, site, descrição e e-mail. Para a criação da conta não é necessário possuir CNPJ ou pagar taxas, mas futuramente recursos pagos e opcionais serão adicionados em suas atualizações.

Mas mesmo a versão gratuita ainda surge como uma ótima oportunidade para reforçar sua marca, divulgar promoções relâmpagos, explicar o que você faz e construir uma relação mais próxima com seu cliente.

Estas dicas podem te ajudar a se adaptar ao novo aplicativo:

  • Use a foto da sua marca com uma boa qualidade e no tamanho certo;
  • Faça uma descrição breve, mas “vendedora” da sua empresa;
  • Certifique-se que o endereço do seu site e e-mail estejam corretos;
  • Insira corretamente o seu horário de funcionamento;
  • Oriente sua equipe a usar as mesmas informações nos aplicativos que eles baixarem em telefones pessoais, se for o caso.

Ferramenta de resposta

Com este recurso é possível salvar as mensagens que você envia com mais frequência e responder as perguntas mais comuns de forma mais rápida.

Esta tecnologia, chamada de chatbot, já vem sendo utilizada no Messenger e em outras redes sociais. Basicamente, é uma inteligência artificial que você personaliza com mensagens padrão.

Aproveite ao máximo essa funcionalidade, pois ela diminuirá o seu tempo de resposta, otimizando ainda mais a sua comunicação com os clientes.

  • Verifique o português antes de salvar as mensagens;
  • Escolha as mensagens com cuidado para não engessar o relacionamento;
  • Organize seus contatos e conversas com etiquetas;
  • Priorize mensagens que sejam objetivas (ex: informações sobre entrega, Nota Fiscal, data de agendamento de visita, etc.).

Mensagens automatizadas

No caso de ausência, feriados, férias coletivas e afins, será possível criar mensagens automatizadas no WhatsApp Business para avisar seus clientes. Além disso, você pode configurar uma saudação para apresentar a sua empresa.

  • Use este recurso para vender. Seja criativo!;
  • Você pode utilizar para fazer agradecimento ou até mesmo uma mensagem de ausência;
  • Utilize uma linguagem mais informal para criar um clima amigável e acolhedor.

API de integração com Facebook ADS

Um dos lançamentos recentes dessa ferramenta é a integração que vem a facilitar a instalação de botões de chat do WhatsApp em Fan Pages e anúncios no Facebook, que é o dono do Whats. Vale ressaltar que quem vai iniciar a conversa é o cliente ou o lead.

Essa integração com o Facebook ADS permite que os anúncios levem o potencial cliente direto ao WhatsApp da empresa, para iniciar um novo diálogo com informações já programadas pelo usuário. Além disso, informações de cliques, ou conversas iniciadas irão ficar disponíveis no relatório do Facebook ADS.

Estatísticas

Outra ótima notícia é a possibilidade de você ter acesso a números e gráficos sobre seus clientes.

É possível ver quais as mensagens mais lidas, o número de mensagens que foram enviadas e quantas delas foram abertas.

Este é um recurso importantíssimo para estratégias de marketing.

  • Faça leituras semanais das suas estatísticas para ajustar suas estratégias de marketing;
  • Segmente os grupos e use mensagens personalizadas para cada segmento.

Segurança

A segurança também foi pensada no WhatsApp Business, já que as contas serão checadas e confirmadas.

Isso deixa o cliente mais confortável para fazer negociações e passar dados pessoais, sabendo que está, de fato, falando com a empresa certa.

Como baixar o WhatsApp Business?

Para utilizar a ferramenta, a empresa deve ter um número de celular que não esteja vinculado à outra conta do WhatsApp – ou seja, precisa de uma linha diferente.

Caso o celular possua mais de um chip, os dois aplicativos (WhatsApp comum e o WhatsApp Business) podem ser utilizados simultaneamente.

Também é possível usar o app no computador, como já se faz com a versão comum.

Novos recursos

Por enquanto, o aplicativo é gratuito, mas no futuro existe uma grande possibilidade de ser pago. Assim como a utilização de propagandas está sendo considerada. O WhatsApp Business tem foco em respostas e relacionamento.

Com certeza, esta é uma excelente notícia e você deve ficar de olho nas atualizações do app aqui no Brasil. É bom se preparar e alinhar a nova proposta com seu marketing e preparar sua equipe.

Com o tempo, mais recursos serão adicionados e todos na sua empresa devem estar preparados para usar o WhatsApp Business, mantendo a mesma linguagem corporativa.

É importante, também, capacitar as pessoas que vão utilizar o aplicativo e ter alguém responsável para cuidar das métricas. Esta é uma parte fundamental da sua estratégia.

Aproveite essa facilidade tecnológica para reforçar sua marca e fazer novas vendas!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.