Como valorizar imóveis: 5 estratégias para você aplicar

Imagem ilustrativa de uma profissional verificando os índices imobiliários.

Para quem trabalha com mercado imobiliário, prestar atenção na valorização de imóveis é essencial, pois para o investimento imobiliário, seja com a intenção de vendê-lo ou alugá-lo, é importante saber como ter o maior retorno possível desse investimento.

No entanto, ao investir, é preciso estar atento a diversos fatores que podem influenciar a valorização do investimento. Desse modo, para garantir um bom retorno financeiro, vários aspectos devem ser considerados.

Por isso, neste artigo separamos as informações principais sobre o que é a valorização de imóveis, qual a sua importância para o mercado imobiliário, como realizar o cálculo correto, e ainda, listamos 5 fatores que impactam na valorização imobiliária.

Neste artigo você irá encontrar:

O que é valorização de imóveis?

A valorização de imóveis é, basicamente, o aumento do valor do imóvel com o passar do tempo, ou seja, é a diferença de preço, analisando o valor inicial, referente à construção do prédio, e o valor atual de mercado.

Por isso, é importante saber o que é valorização de imóveis e como isso pode impactar seu negócio imobiliário, pois é fator determinante na hora vender ou alugar imóveis.

E também, isso pode ocorrer por diversos fatores, portanto, é de muito importância que os gerentes ou donos de imobiliárias se mantenham informados e por dentro do mercado imobiliário.

Mas antes de ver quais fatores influenciam na valorização, é importante entender o porquê de ter isso em mente é necessário para o mercado imobiliário, e como pode ajudar em seu negócio.

Por que essa valorização é importante para o mercado imobiliário?

A valorização de imóveis pode ser um indicativo importante da saúde do mercado imobiliário em uma determinada região, podendo auxiliar na tomada de decisões estratégicas pelos profissionais da área.

Por isso iremos citar alguns fatores principais que podem influenciar na valorização do seu imóvel, para que você se mantenha informado, e para prestar atenção na próxima vez que for investir em algum imóvel para sua imobiliária.

5 fatores que impactam na valorização de imóveis

É de extrema importância que você esteja sempre atento às diversas maneiras que podem levar à valorização de imóveis, pois isso pode ter um grande impacto na rentabilidade do seu negócio imobiliário.

Por conta disso, é importante que você se mantenha informado e atualizado sobre o mercado imobiliário, para que na hora de investir você tome decisões mais certeiras, para que esse investimento tenha um retorno satisfatório.

Imagem ilustrativa de uma rua com um conjunto de prédios.

1. Localização

Um dos pontos de maior influência na valorização de imóveis, e também, um ponto muito decisivo para os clientes decidirem fechar negócio.

A localização é de extrema importância para o prédio, estar próximo às áreas centrais da cidade é quase certeza que esse imóvel irá valorizar. Isso porque se encontram as melhores opções de redes de serviços no geral.

Sem falar, que normalmente nessas localizações, o acesso a serviços básicos é mais fácil e chega mais rápido do que em lugares mais afastados na cidade.

2. Segurança

Um fator que também se relaciona com a localização, e também é um fator muito decisivo, tanto para o fechamento do negócio como para a valorização.

O imóvel ser seguro, independente se é um imóvel comercial ou residencial, é essencial. As pessoas priorizam a segurança, então ao ver um prédio, ou condomínio que preocupa-se com esse fator, é um bom sinal que pode haver um aumento no valor do imóvel.

3. Condomínio

Investir em um imóvel que esteja dentro de um condomínio fechado, seja vertical ou horizontal, pode ser um fator decisivo para se adotar em seu negócio imobiliário.

Isso porque imóveis em condomínios apresentam algumas características atrativas aos clientes, como por exemplo:

  • Playgrounds;
  • Academia;
  • Piscina;
  • Espaço gourmet;
  • Salão de festas.

Essas áreas de lazer, entre outras características, garantem uma valorização no valor do imóvel, pois cada vez mais é algo que os clientes vêm buscando.

Portanto, ter todas essas opções sem ter que se locomover, especialmente em cidades grandes, onde o trânsito pode ser um fator estressante para as pessoas, torna a vida dentro do condomínio mais cômoda.

4. Infraestrutura

Além desses fatores externos ao imóvel, também deve-se ter em mente que fatores internos são grandes influenciadores na valorização do seu imóvel, e entre esses fatores, a infraestrutura se destaca.

Além de serviços básicos, como água, esgoto, telefonia e internet, o imóvel deve possuir uma boa estrutura, isso envolve o número de cômodos, assim como seu tamanho e se há ou não a necessidade de fazer reformas.

5. Documentação do imóvel

Até mesmo a documentação do imóvel pode influenciar na sua valorização, pois caso esteja irregular, pode tornar mais difícil o processo de fechamento do negócio. Por isso é importante avaliar alguns fatores em relação ao imóvel, como por exemplo:

  • Existência de dívidas;
  • Processo de regulamentação;
  • Falta de escritura.

Após entender melhor os fatores que contribuem para a valorização dos imóveis, é necessário possuir conhecimento de como calcular esse investimento.

Como calcular a valorização?

Para poder calcular a valorização do imóvel, é preciso estar atento aos fatores que influenciam na hora da compra, como por exemplo os fatores citados a cima como segurança, localização e infraestrutura.

Por exemplo, se na região que o imóvel é localizado, tem uma construção de um novo ponto de transporte, ou se tiverem reformas significativas na casa ou apartamento, ou até mesmo no condomínio, são fatores que fazem com que o valor se torne elevado.

Todos esses fatores devem ser analisados, até mesmo para quesitos de comparação, no entanto, é importante ressaltar que não existe uma fórmula única para calcular a valorização, por isso, você pode utilizar os índices de valorização.

Índices de valorização de imóveis

Embora isso dependa de fatores internos e específicos de cada imóvel, é possível ter uma ideia geral utilizando índices de preço, para facilitar a identificar se o valor teve um aumento no valor ou não.

Os índices imobiliários são indicadores importantes, através deles é possível acompanhar diversas informações sobre o valor dos imóveis, pois conseguem fornecer informações importantes para quem vai investir neles.

Como investir na valorização do imóvel?

Para garantir que haja valorização do imóvel, é importante prestar atenção em diversos aspectos que têm influências nesse processo. Dessa forma, seguir algumas dicas para investimentos no imóvel também, pode ser uma grande estratégia, como por exemplo:

  • Reformas em cômodos como banheiro e cozinha, pois são partes do imóvel em que os clientes mais prestam atenção;
  • Investir em painéis solares para o imóvel também ajudará muito a aumentar o seu valor de mercado;
  • Refazer a pintura do móvel, dando a impressão de ser um imóvel novo;
  • Por último, investir em móveis planejados, pois é algo que além de aumentar o valor estético do imóvel, também dá a impressão de ser mais sofisticado.

Seguir essas dicas pode ajudar você a garantir que seu imóvel esteja sempre valorizado e atraente para os compradores em potencial.

Dessa forma, se você quiser se manter atualizado em relação a como aplicar estratégias para acelerar suas vendas, acesse nosso conteúdo sobre home staging.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.