Geolocalização: entenda o que é e como usar

Você já parou para pensar como um aplicativo de carona consegue identificar exatamente onde você está, ou como funciona o sistema de entregas de um restaurante? Nos dois casos, o funcionamento eficiente só é possível devido à geolocalização!

Também conhecida como georreferenciação, esse processo identifica informações geográficas, captadas por meio de dispositivos conectados à radiofrequência, satélite e internet. Essa tecnologia é útil para diversas áreas empresariais como marketing, negócios imobiliários e recursos humanos.

Para você entender melhor como a geolocalização pode ser aplicada na rotina de uma empresa, neste post reunimos as principais informações sobre o tema, confira!

O que é geolocalização?

A geolocalização é um recurso tecnológico que consiste em localizar qualquer pessoa ou objeto com base na sua posição geográfica, detectada automaticamente por um sistema de coordenadas.

Sabe quando você viaja para um local e seus aplicativos começam a sugerir restaurantes, lojas, notícias daquela região? Isso acontece porque o seu aparelho celular enviou dados de localização e a web "aproveitou" essas informações para sugerir o que você está precisando naquele momento.

Veja: Especulação imobiliária: o que é e qual o seu impacto no mercado

Como funciona a geolocalização?

Atualmente, a geolocalização é uma ferramenta muito útil em diversas áreas, principalmente para apostas certeiras em estratégias de marketing. Dessa forma, é muito importante as empresas entenderem como ela funciona.

Na prática, a geolocalização capta um sistema de coordenadas, com base na latitude e longitude do local em que um objeto ou pessoa está. Essas informações são obtidas a partir de dispositivos móveis conectados à diferentes categorias de sinais, veja quais são eles:

Wi-Fi

A geolocalização de pessoas ou objetos por Wi-Fi é um método indoor, ou seja, ela é identificada a partir de uma conexão de um aparelho em uma rede sem fio local.

Vale lembrar que o mapeamento por esta rede ocorre mesmo com o GPS desativado.

Sistema de Posicionamento Global (GPS)

O GPS é a via de localização mais conhecida pela maioria, ele funciona a partir da captação de informações de dados de satélites.

Na prática, para uma coordenada exata por este método, é necessário o cruzamento de dados de, no mínimo, três satélites, aos quais é realizada a triangulação.

Radiofrequência

Este tipo de geolocalização funciona via ondas de rádio, em que os dados coletados para a determinar a localização de uma pessoa ou objeto são obtidos por meio de informações fornecidas pelas torres de operadoras de telefonia móvel.

Devido à cobertura de sinal destas empresas, a captação da posição geográfica por radiofrequência é bastante extensa. Isso porque todo aparelho celular que utiliza uma operadora tem seus dados rastreados, mesmo que estejam com o GPS desativado.

GPS assistido (AGPS)

O AGPS é uma via de captação de dados que une a radiofrequência e o GPS. É a forma mais precisa de determinar a geolocalização de algo.

É também mais rápida que o GPS, já que utiliza redes de operadoras de telefonia, comum em todos os lugares.

Funcionalidades da geolocalização

A geolocalização possui algumas funcionalidades que podem ser exploradas no dia-a-dia de uma empresa, que podem ser distribuídas em três categorias:

  • Geomarketing: utilizada para determinar o público e as melhores estratégias de marketing conforme a região da empresa;

  • Geobehavior: capta informações sobre o comportamento de pessoas com o foco em criar estratégias elaboradas e trazer mais consumidores;

  • Geoprocessamento: consiste na análise dos dados obtidos por geolocalização, que podem oferecer informações importantes para que uma empresa trace estratégias com mais assertividade.

Qual a importância da geolocalização para uma empresa?

A geolocalização pode ser considerada uma ferramenta de estratégias de negócios, que pode gerar diversas vantagens tanto para as empresas quanto para o público geral. Dentre elas, apresentamos abaixo as mais comuns:

  • Planejamento de rotas: auxilia a encontrar o melhor caminho para a entrega, visando a redução de custos e de tempo;

  • Monitoramento em tempo real: é possível acompanhar a localização de uma entrega em qualquer etapa do processo. Assim pode-se evitar atrasos, ou identificar rotas alternativas no caso de imprevistos;

  • Análise de dados: tratando os dados de endereços e coordenadas pode-se realizar um estudo sobre os trajetos de entregas, as rotas que o motorista percorre para extrair dados que podem ser decisivos na otimização do setor;

  • Visibilidade: dar o que o cliente precisa no momento que ele precisa. Aliar estratégias de marketing à geolocalização é uma ótima forma de atingir o público alvo, aumentando a chance de fechar mais negócios.

Onde a geolocalização pode ser aplicada?

Como já deixamos bem claros, a geolocalização pode ser aplicada em diversas áreas. Para exemplificar melhor, listamos três delas:

Marketing

As campanhas de marketing se beneficiam muito da geolocalização. Esse setor aproveita este recurso para encontrar consumidores e traçar suas preferências conforme a idade, produto e região que ele se encontra.

Não adianta mostrar propagandas de equipamentos de praia para alguém que está passando férias no Alasca, não é mesmo?

Mercado imobiliário

A geolocalização é uma ferramenta indispensável para imobiliárias e corretores que querem garantir o sucesso de suas negociações. Com ela é possível satisfazer os desejos de seus clientes, encontrando imóveis conforme as suas exigências.

O consumidor moderno está acostumado com as facilidades oferecidas pelas tecnologias. Ele quer entrar em um site ou aplicativo e com simples dados encontrar o que precisa e seu negócio deve estar preparado para esse novo mercado.

Você sabia que o valor geral de vendas (VGV) varia conforme localização e a geolocalização? Leia mais sobre o tema no post VGV: Saiba qual sua importância para o mercado imobiliário.

Recursos humanos

No setor de RH, a geolocalização pode ser usada para recrutar novos colaboradores, escolhendo os perfis conforme a região. No caso do ponto eletrônico, este recurso auxilia na localização do funcionário e evita fraudes.

As empresas onde os funcionários trabalham externamente, ainda podem utilizar esta ferramenta para monitorar suas equipes em tempo real. A geolocalização revolucionou as formas das empresas de trabalhar e pode facilitar a rotina. Se você gostou deste conteúdo, mantenha-se atualizando acompanhando nosso blog

Confira também: Saiba como abrir uma imobiliária de sucesso.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.