Utilize o Youtube para vender ainda mais imóveis

Não é exagero falar que o Youtube virou nossa segunda TV. Um relatório realizado pela Nielsem e divulgado na revista Variety mostra que os norte-americanos já estão assistindo a mais conteúdos de streaming do que em canais abertos ou a cabo. E entre os aplicativos mais acessados está o Youtube.

Que o Youtube é a plataforma de vídeos mais utilizada do mundo você já sabe, mas ele também está bem ranqueado em outro aspecto - afinal, trata-se do segundo maior site de buscas. Sim, ele só fica atrás do Google, ao qual pertence há alguns anos.

Diante desses dados, podemos deduzir que o Youtube se tornou uma ferramenta estratégica dentro do marketing digital das empresas.Veja como explorá-lo ao seu favor. 

Assuntos que você irá encontrar neste artigo:

Por que você precisa utilizar o Youtube para vender imóveis?

Imagem ilustrativa de um profissional criando vídeos para o seu canal imobiliário no Youtube.

Se lembra daquele ditado popular que diz “quem não é visto, não é lembrado”? Pois então, definitivamente ele não tem o mesmo valor de outrora. Os tempos mudaram, o senso crítico da população ficou mais rígido e o consumo por tabela, ou seja, por obrigação, caiu por terra diante da evolução da acessibilidade digital.

Abaixo, listamos bons motivos que farão você, pelo menos, refletir sobre a possibilidade de utilizar o Youtube para vender imóveis.

1. Imóvel é visual

Um dos fatores mais relevantes no momento de decisão de compra de um imóvel é o seu valor estético. Há outras variáveis que também pesam nesta hora, mas sabemos que nós, seres-humanos, somos influenciados pelo alto percentual de informações visuais.

Tirar fotos de uma residência podem ajudar a explorar suas belezas, mas precisamente não alcançam o mesmo efeito técnico, informativo e temporal de um vídeo.

2. Seus leads e clientes estão lá

Um canal planejado e alimentado com conteúdos relevantes faz uma enorme diferença na corrida pelos views. Segundo um relatório realizado pela Oxford Economicscerca de 83% das pequenas e médias empresas com canal oficial elevaram suas bases de clientes, enquanto 78% concordam que ela foi e segue sendo uma ferramenta essencial para o crescimento dos seus negócios.

3. Autoridade no assunto

Como lemos anteriormente, as pessoas não buscam mais apenas se entreter, agora elas também querem consumir conteúdos informativos. Apesar desta mudança de comportamento por parte das pessoas não ser tão recente e algumas empresas já estarem a par deste contexto, sempre há espaço para o novo. Assim como no cinema, você pode contar uma mesma história de diferentes pontos de vista.

4. Caminhos a explorar

Apesar de alguns vídeos de má qualidade ainda flutuarem entre as primeiras páginas do Youtube, cada vez mais o público médio eleva sua exigência - tanto de conteúdo, quanto de técnicas e elementos audiovisuais. Então, não se engane! Tenha a certeza de que sua empresa sairá na frente da concorrência fazendo um trabalho cuidadoso, de uma forma ou outra. 

5. Vídeos influenciam diretamente em uma compra

Uma pesquisa realizada pela Wyzowl afirma que 66% dos consumidores online preferem assistir a um vídeo para aprender sobre um produto ou serviço. Outra pesquisa, realizada pela Animoto, afirma que 93% dos consumidores admitem que recursos audiovisuais ajudam na hora da compra.

Isso se deve pela facilidade que temos em processar som e imagens em movimento, a reprodução técnica que mais se assemelha ao mundo real.

Como colocar seu canal imobiliário em destaque no Youtube?

Imagem ilustrativa de um profissional do mercado imobiliário criando vídeos para vender imóveis.

Criar um canal no Youtube para vender imóveis não é uma tarefa difícil. Mas mantê-lo organizado e rentável sim. Portanto, é importante que você esteja atento a alguns detalhes que, na competição acirrada pela atenção do espectador, fazem toda a diferença para que ele decida assistir ao seu vídeo ou não.

Padronize a identidade visual

É essencial que sua empresa tenha um padrão de identidade visual em todas as redes sociais - principalmente na foto do perfil, banner e thumbnail (miniatura). Esse cuidado faz com que o espectador tenha mais facilidade em reconhecer sua marca, fator que certamente pode contribuir para que ele opte por assistir ao seu conteúdo em vez do concorrente. 

Complete a aba “Sobre”

A aba “sobre” é uma das mais visitadas pelas pessoas. Isso porque o espectador está sempre à procura de mais informações sobre o autor daquele vídeo - no caso aqui, a empresa.

Por isso, descreva aqui de forma objetiva o que sua imobiliária tem a oferecer. Vale lembrar que na mesma aba, é importante que você adicione os links das outras redes sociais, a fim de que toda a gama digital da sua empresa esteja agrupada. 

Mantenha uma boa frequência de postagens

Para início de conversa, um canal “abandonado” soa até pior do que não ter um canal. A explicação está no fato de que se existe, está propenso a ser acessado a qualquer momento, e sendo acessado, o espectador tende a ter uma má interpretação da marca ao ver o canal sem novas atualizações.

Então, entenda que é de suma importância desenvolver um planejamento de postagens, seja ele mensal, trimestral ou semestral. 

Capriche nos títulos e nas thumbs (miniaturas)

Entenda que provavelmente existam muitos vídeos anunciando imóveis. Então, sempre parta da lógica de que, de uma forma ou outra, você precisa se destacar dos demais. O título de um vídeo ou a imagem de uma thumb são pontos cruciais para isso. Tanto pela força publicitária que títulos e peças carregam, quanto pelo bom uso das palavras-chave, fator determinante para alavancar seu vídeo.

Aliás, atenção nas palavras-chave

Você já ouviu falar em SEO? Caso não, vale a pena ler sobre. Em suma, é um conjunto de técnicas utilizadas para alcançar um bom posicionamento em sites de busca, como o Google e o Youtube. E um dos seus princípios é o uso das palavras-chave. Por isso, antes de postar seu vídeo, desenvolva um título que leve em conta este pilar. Certamente, dará resultados. 

Organize os vídeos em playlists

Quando vamos a casa de um amigo ou amiga, a gente espera encontrar uma residência limpa ou, no mínimo, organizada. Se nenhuma das duas opções ocorrer, podemos até não externar a má impressão, mas ficaremos com uma pulga atrás da orelha.

A mesma coisa acontece em um canal no Youtube com vídeos postados aleatoriamente, sem uma playlist para chamar de seu. Essa bagunça causa confusão no espectador. 

As 3 etapas para produzir um vídeo para seu negócio imobiliário

Imagem ilustrativa de uma profissional gravando vídeos para vender imóveis em seu canal no Youtube.

Gravar um vídeo é uma tarefa simples. Gravar um bom vídeo, não. Antes de mais nada, é preciso entender que, por mais que os smartphones tenham facilitado o acesso às câmeras e impulsionado o consumo de audiovisual ao redor do mundo, produzir um vídeo de qualidade não é fácil, pois, assim como em outras áreas, requer estudos e práticas.

Dentro do audiovisual, é de praxe que se organize toda a produção em três etapas. São elas: pré-produção, produção e pós-produção. Vamos pincelar cada uma delas abaixo.

1. Pré-produção

É na pré-produção que você planeja todas as frentes de produção. O pontapé inicial sempre parte do briefing, pois é através dele que definimos o teor do vídeo, duração, onde será veiculado e para qual público será destinado.

Por exemplo: precisamos anunciar a venda de um imóvel. Então, é preciso ideias que busquem valorizá-lo, seja esteticamente em 360 grausseja pelas suas particularidades e recursos, e assim por diante. A linguagem do vídeo também é importante. O vídeo precisa de narração ou terá um apresentador? Na falta de ambos, quais letterings complementares podemos adicionar?

Só a partir da definição de linguagem que partimos pro roteiro, onde criamos as cenas. Uma dica preciosa aqui é que você busque, seja no Youtube ou no Vimeo, por referências, pois são elas que nos moldam criativamente.

2. Produção

É hora de gravar. Vamos a algumas orientações que podem ser úteis: 

  • Os smartphones atuais fazem ótimas gravações e são práticos, mas se puder, invista em câmeras profissionais; 
  • Escolha locais com pouco ou nada de barulho;
  • Caso não possua equipamentos de iluminação, procure por lugares bem iluminados;
  • Caso você ou um colega seu apresente, evite contrariar o roteiro - ele é um guia mutável, mas não descartável;
  • Se no roteiro constar cenas mais elaboradas, como uma câmera em movimento, pesquise por tutoriais antes; 
  • A câmera simula um olho humano, mas jamais vira um; 
  • Atenção com o microfone durante a gravação. Apesar de ser tratado como coadjuvante, o som em um vídeo é tão importante quanto a imagem. Aliás, se for possível, invista em microfones externos, como o lapela. O áudio gravado direto da câmera não é bom, pois capta todo o som ao redor; 
  • O simples também informa;
  • Tire o tempo que precisar para gravar, pois a pressa sai impressa na tela;
  • Grave já pensando na montagem - afinal, ela até faz alguns milagres, mas não salva desastres.

3. Pós-produção

Gravação realizada, é hora de montar. É recomendável que se utilize softwares pagos como o Adobe Premiere, que te dão ferramentas completas, mas há alguns bem acessíveis e intuitivos, como o Wondershare Filmora. O importante é que você tenha em mãos um sistema que saiba utilizar. 

Como dito anteriormente, a montagem fica muito mais fácil a partir de uma gravação pensada para ela. O importante é seguir o roteiro lá da pré-produção, a fim de que o teor do vídeo não se perca entre as etapas. Porém, isso nem sempre é possível. Nestes casos, você precisa ser inventivo. E, novamente, vamos para a dica de ouro: garimpe vídeos de concorrentes e monte um documento com referências. Sempre ajuda.

Montado o vídeo, não finalize sem antes tratar da cor e do áudio. Escolha por cores normais, que não fiquem exageradas aos olhos do espectador. O mesmo serve para a trilha sonora, super importante para ditar o tom do vídeo, mas não mais importante do que o conteúdo em si. Ao finalizar, exporte e faça upload no Youtube.

Viu como podemos utilizar o Youtube para vender imóveis? Com certeza, uma boa utilização irá ajudá-lo a anunciar seu negócio de uma forma mais fácil e satisfatória.

Falando no Youtube, aproveite e acesse o canal imobiliário da Jetimob para receber mais dicas interessantes de marketing digital e demais oportunidades do mundo imobiliário.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.