Topo
posicionamento online para mercado imobiliário

Posicionamento online: 8 motivos para investir na presença digital da sua imobiliária

Você já deve ter cansado de ouvir isso, mas vale a pena repetir: o mercado imobiliário não existe mais sem o mundo digital. A importância de estar na internet para ser encontrado por seus clientes é imensurável. E um posicionamento online é essencial nesse processo.

É fato: os clientes fazem questão de pesquisar online antes de visitar um imóvel. O Google é o primeiro lugar onde eles procuram o que precisam e você tem que estar lá.
Dentro deste cenário, é importante possuir um posicionamento online bem estabelecido e que gere resultados verdadeiramente eficientes. Além disso, você precisa associar a identidade de sua empresa com este posicionamento.

Porquê criar um posicionamento online

Para frisar a importância de investir em um posicionamento online, vamos listar alguns motivos para você começar imediatamente.

Diga o que você tem a dizer

Para gerar um impacto nos seus clientes no ambiente online, você precisa existir, também, no ambiente online.

Criar um site é o primeiro passo nesse processo. Existem, porém, várias outras formas de conseguir uma representação significativa na internet. Você pode investir em blogs, nas redes sociais, nos portais imobiliários e onde mais você acreditar que seu cliente se encontre.

A ideia é que, além de expor seu produto ou serviço (como você vende seu negócio também é um diferencial), você também produza conteúdos que conversem com seu cliente.

Mostrar que você tem conteúdo é uma forma de mostrar que você conhece o mercado em que está inserido e que entende os problemas (e as soluções dos problemas) dos seus clientes.

Ganhar autoridade

Com a sua presença online você tem a possibilidade de aumentar a autoridade da sua empresa dentro do mercado imobiliário.

Use sua presença online para falar sobre tópicos que dizem respeito ao seu trabalho diário e torne-se referência no assunto.Se você trabalha com imóveis de nicho, por exemplo, pode falar sobre as especificidades e vantagens deles. Assim, quando as pessoas pensarem no seu nicho, lembrarão de sua marca.

Novamente, é uma chance de mostrar seu entendimento acerca do mercado imobiliário. Assim, você cria uma relação mais sólida com os clientes, que vão confiar mais em suas habilidades em solucionar problemas.

Um corretor que fala com propriedade sobre como escolher a casa ideal possivelmente saberá ajudar, melhor, quem procura pela casa ideal.

Fortalecer a imagem da empresa

O aumento na lembrança de marca é outro grande motivo para se investir no posicionamento online.

O processo de criação da sua marca se chama branding, e é essencial para sua empresa. Através do branding sua empresa ganha uma identidade própria, que vai desde o aspecto visual até a linguagem que você usa para se comunicar.

O posicionamento online faz parte do seu branding e também vai ajudar a construir a imagem da empresa.

Boas estratégias de posicionamento online são capazes de criar uma imagem marcante e inesquecível da sua marca na mente dos internautas. Assim, se sua marca estiver associada às melhores opções de imóveis nos portais, aparecer no Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social associada à qualidade e/ou satisfação dos clientes, ela certamente será lembrada positivamente.

Aprimorar suas estratégias de marketing imobiliário

O marketing imobiliário se sustenta por diversos fatores, que passam desde o estado do imóvel e como ele é apresentado, até o preço do mesmo. O marketing digital digital é um destes fatores e é de extrema importância.

O posicionamento online está associado à um planejamento de marketing digital muito bem estruturado. No cenário atual, não adianta você criar um planejamento de marketing eficiente onde o online é ignorado. Pensando em como estar nos lugares onde seus cliente estão, você precisa pensar no posicionamento online.

Para solucionar esta questão, táticas de marketing de conteúdo são bem vindas, por exemplo. O marketing de conteúdo é uma prática, dentro do inbound marketing, que se trata de produzir conteúdo para atrair clientes em potencial.
Aí, mais uma vez, a produção de conteúdo aparece como uma das melhores maneiras de se investir na presença online de seu negócio.

Facilite o benchmarking

A pesquisa de concorrência é essencial em qualquer negócio – inclusive no mercado imobiliário. O benchmarking nada mais é que uma série de atitudes e métodos de pesquisa de concorrência.
O online facilita muito esse processo.

Através da internet é possível estudar os concorrentes diretos e indiretos e aprender muito com eles. Portanto você pode aprender sobre como conseguir resultados positivos com um site tomando como exemplo um site bem sucedido; pode aprender a converter clientes através das redes sociais através da página de uma empresa bem sucedida; entre tantos outros exemplos.

Claro que o benchmarking é muito mais complexo do que apenas pesquisa na internet e tomar tudo o que você encontrar como inspiração. É importante avaliar o que realmente pode funcionar no seu negócio, as diferenças e semelhanças, e também entender os métodos de benchmarking, para aplicá-los corretamente.

Aprimore a sua comunicação

Você pode focar na produção de conteúdo de diversas formas diferentes. De qualquer forma, em qualquer meio é preciso pensar na comunicação com o cliente. O posicionamento online é a melhor forma de criar uma comunicação mais íntima com seus clientes.

Posicione sua marcas no Facebook, no Instagram e até mesmo no Whatsapp para conversar com seus clientes.

Durante o processo de branding, que citamos anteriormente, pense em como se dará a comunicação com esses cliente. Como sua empresa fala com ele? Quem vai respondê-lo? Qual processo de conversa, e se possível, negociação, será seguido?

Criando uma comunicação de qualidade com seus clientes, você terá clientes mais fiéis – e dispostos a recomendá-lo para outras pessoas.

Facilitar o acesso aos seus imóveis

Esta é a motivação mais óbvia para se investir em posicionamento online. Com um site, e estando nas principais mídias sociais e portais imobiliários, seus imóveis ficam muito mais acessíveis para clientes e possíveis clientes.

Claro que não basta apenas colocar seus imóveis online.

Estar onde os clientes estão

Não adianta você como corretor, ou imobiliária, possuir uma grande cartela de imóveis e ninguém saber disso. Você precisa divulgá-los. Precisa que eles sejam encontrados e vendidos (ou alugados).

Por consequência, o posicionamento online se faz especialmente necessário. Contudo, de nada adianta você produzir conteúdo e colocar seus imóveis na internet se seu posicionamento online não possuir táticas de SEO.

Se o Google é a principal ferramenta de pesquisa de imóveis, seu negócio precisa aparecer nele. Existem formas de otimização que ajudam a conseguir melhores colocações em mecanismos de pesquisa, chamadas de SEO (Search Engine Optimization).

Com estas práticas você consegue posicionar sua empresa nas primeiras colocações do Google, por exemplo.

Posicione-se no mercado imobiliário

O mercado imobiliário está mais do que nunca relacionado ao digital. Os maiores negócios já possuem uma forte presença online e você não pode deixar que o seu negócio fique para trás.

Com um posicionamento online bem estruturado, seu negócio vai conseguir resultados cada vez mais positivos. Avalie bem sua presença online como corretor, ou da sua imobiliária, e aprimore tudo o que for possível. Com uma presença online marcante você ganha notoriedade, autoridade dentro do mercado imobiliário e é lembrado por mais pessoas na hora de fazer negócio.

Não deixe de utilizar um CRM para imobiliária (sistema para Gestão de Relacionamento com o Cliente) a seu favor.  Com ele você poderá organizar sua presença online de forma eficiente, além de organizar seu negócio de forma geral.

No ano em que estamos, não há como não possuir um bom posicionamento online e ser bem sucedido.

[Total: 4    Média: 5/5]